Carraças num pequinois

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rocky2004
Membro Júnior
Registado: sábado jan 01, 2005 12:44 pm

quinta jun 09, 2005 9:17 am

Tenho um pequinois há pouco mais que 1 ano!
Nunca teve problemas com pulgas apesar de ter muito pêlo. Como o costumo soltar de vez em quando numa zona de mato, ontem à noite apanhei pela primeira vez uma carraça! O certo é que para a tirar cortei-a a meio com uma tesoura, com uma pinça puxei um pouco mais dela mas sei que ficou um bocadinho de carraça agarrada à carne do meu cão. Coloquei ontem à noite advantix à volta do pescoço e desisnfectei a zona da acrraça com alcool.
A minha pergunta é: haverá problemas o ter lá ficado as "garras" da carraça? fiz bem em colocar alcool? Devo fazer mais alguma coisa?
Cumprimentos a todos e todas e muito obrigado!
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jun 09, 2005 9:23 am

Segundo sei, a melhor maneira de retirar carraças é com uma pinça própria ou então colocar-lhe azeite para a adormecer e rodar com cuidado até que ela se solte. Também pode usar óleo Jonhson (sempre cheira melhor do que o azeite) ou betadine.

O perigo é mesmo que a carraça ddeixe os dentes no animal. Pode dar azo a infecções... Pelo menos nos humanos é muito perigoso.

Já experimentou contactar o seu vet? ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 09, 2005 9:41 am

É verdade, os dentes ou garras não devem mesmo ficar. O azeite é excelente porque "afoga" a carraça. Mas não deve puxar logo a carraça, tem que dar o tempo necessário para ela se começar a soltar. E vai ver que se solta, acaba por morrer quando embebida em azeite. O alcool tem sempre a desvantagem de afligir o cão com o cheiro muito activo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quinta jun 09, 2005 9:53 am

Quando o Sansão teve a primeira carraça, no cimo da cebeça, também a arrancámos, resultado: ficou com um altinho, parece mesmo um sinal, no sítio onde a carraça estava agarrada.

Segundo algumas pessoas já me disseram, fica sempre uma marca no animal quando arrancamos as bichezas.

A melhor técnica é mesmo o azeite, mas isso eu só soube depois...

Com medo das infeccções, fui sempre desinfectando com álcool e nunca tive mais problemas.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta jun 09, 2005 9:53 pm

As carraças num pequinois retiram-se como em qualquer outro cão ;); um pouco de azeite e uma pinça, se ela estiver agarrada, se não estiver vai mesmo "à la mano". :lol:

Cuidado com o que ficou agarrado, pode originar infecções. E use um desparasitante externo todos os meses, que assim quando picarem, morrem.
O advantix é bom, ainda há pouco tirei uma morta.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jun 09, 2005 9:58 pm

LuMaria Escreveu: É verdade, os dentes ou garras não devem mesmo ficar. O azeite é excelente porque "afoga" a carraça. Mas não deve puxar logo a carraça, tem que dar o tempo necessário para ela se começar a soltar. E vai ver que se solta, acaba por morrer quando embebida em azeite. O alcool tem sempre a desvantagem de afligir o cão com o cheiro muito activo.
Oh Lu!!!! depois de tanto latim, parece- me que não aprendeu nada,... desculpem é que fiquei entusiasmada,... :p :p
LuMaria
Membro Veterano

sexta jun 10, 2005 9:27 am

Isto é uma verdadeira perseguição, vou já à net e quando arranjar provas ponhoa-as aqui, vai ver. A mim ninguém me cala!!!!! ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

sexta jun 10, 2005 11:16 am

Bem... :?
Quem tem, ou compra um pequinês, certamente não é para o passear no meio do mato :o :o :o .

Um Pequinês é um cão peludo por natureza, não faz muito sentido leva-lo para um local como o mato ou um jardim cheio de ouriços, onde o cachorro vai certamente varrer tudo o que é lixo, apanhar pulgas ou carraças e toda a porcaria e mais alguma...

Quem anda à chuva molha-se. ;)

Experimente um passeio mais citadino... ;)
Agora se quer fazer treinos de caça com um Pequinês... não será melhor adquirir um cão para o mesmo efeito??

Cuide melhor do cachorro que tem, e umas escovagens no minimo de 3 em 3 dias ajuda muito.
Não me leve a mal, mas faz-me alguma confusão imaginar um pequinês no meio do "mato".

Já agora fica feito o convite de visitar o Forum da raça.
Um abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta jun 10, 2005 11:22 am

drummondville Escreveu: Bem... ?
Quem tem, ou compra um pequinês, certamente não é para o passear no meio do mato o o o .

Um Pequinês é um cão peludo por natureza, não faz muito sentido leva-lo para um local como o mato ou um jardim cheio de ouriços, onde o cachorro vai certamente varrer tudo o que é lixo, apanhar pulgas ou carraças e toda a porcaria e mais alguma...

Quem anda à chuva molha-se. ;)

Experimente um passeio mais citadino... ;)
Agora se quer fazer treinos de caça com um Pequinês... não será melhor adquirir um cão para o mesmo efeito??

Cuide melhor do cachorro que tem, e umas escovagens no minimo de 3 em 3 dias ajuda muito.
Não me leve a mal, mas faz-me alguma confusão imaginar um pequinês no meio do "mato".

Já agora fica feito o convite de visitar o Forum da raça.
Um abraço.
Miguel
Já tive um em tempos e andava por todo o lado, mato, relva, horta, claro que era escovado todos os dias e a pelagem passada a pente fino. Era um cão muito feliz e saudável o seu unico problema apareceu já com 8 anos, epilepsia, viveu uns felizes 17 anos. O unico problema que encontrei em vê-lo no mato era que às vezes deixava mesmo de o ver. Ficava escondido na folhagem e divertia-se a brincar às escondidas. ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jun 11, 2005 2:24 pm

Pois, carraças num pekinois tiram-se como em qualquer outro cão.
Há muitos anos que não tiro carraças, talvez porque uso bons desparasitantes, mas quando tirava usava um método infalivel, alcool desnaturado (azul) em cima da carraça e ela caía seca.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado jun 11, 2005 3:29 pm

Gostei desta de haverem cães para o mato e outros para a cidade!
Cão é cão independentemente da raça e se estiverem habituados, sejam eles estilo "rústico" ou estilo "lulu de colinho" querem é curtir a vida, brincarem, esfregarem-se na poeirada, etc, etc.
Cabe aos donos a tarefa de os manterem o melhor possível a seguir a estas brincadeiras. Há que ter mais algum cuidado extra, mais uma escovadela ou até mesmo um banho extra apenas com água.
Quanto às carraças já aqui foram dados bons conselhos, apenas reforço a ideia de que a carraça deve ser retirada inteira e não aos bocadinhos pois podem surgir infecções, alergias, etc.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”