Os assaltantes da área de Lisboa estão a recorrer a um novo método para persuadir as vítimas a entregar os valores que transportam. Segundo o JN apurou junto de várias fontes policiais, em vez das tradicionais armas brancas ou de fogo, os criminosos estão a utilizar cães para intimidar as pessoas. A uma simples ordem, o animal "abocanha" um membro de quem se pretende assaltar. O resultado é que os bens mudam de "proprietário" mais depressa do que o canídeo consegue esfregar os dentes na perna ou braço do lesado. A Direcção Nacional da PSP assegura, no entanto, que não há motivos para alarme e que apenas se verificou um assalto nestas circunstâncias.
"Só na área da 2ª Divisão - superesquadra dos Olivais - já se registaram mais de uma centena de assaltos desde o início do ano. Tem sido uma verdadeira loucura. Quando passamos por animais de raças consideradas perigosas ficamos com os sentidos todos em alerta.Sabemos que muitos dos bichos que vemos com as bocas presas durante o dia são utilizados em combates de morte e em assaltos à noite", contou ao JN um responsável do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).
"Se esses dados existem, então a Direcção Nacional da PSP não tem conhecimento. Está-se a empolar uma situação sem razões para isso. Os cães que têm sido apanhados pelas autoridades até são treinados para a defesa da propriedade e não para atacar as pessoas", defendeu, por seu turno, um responsável do organismo máximo da Polícia.
Mandíbulas
De acordo com um agente da PSP em serviço no Instituto Nacional de Emergência Médica, os assaltos com recurso a cães na zona de Lisboa são uma realidade: "Os ladrões utilizam cães da raça pitt-bull ou rottweiller que têm uma força nas mandíbulas superior a cinco toneladas. Esmagam completamente os ossos dos braços daqueles que tentam resistir aos assaltos. Felizmente, apesar das muitas queixas apresentadas ao comando de Lisboa, só dois ou três é que tentaram evitar os roubos e foram transportados por mim com os ossosdos braços completamente esmagados."
Um responsável da Divisão da PSP da Amadora, outra das zonas onde os cães são sinónimo de combates de morte ou de armas de assalto, defende que mais vale prevenir que remediar. Daí o conselho: "Trata-se de uma prática criminosa em fase embrionária. Apesar disso, os nossos conselhos são os mesmos que para os restantes assaltos, ou seja, nunca resistir, dar tudo o que é pedido, tirar o máximo de referências do animal e do dono e alertar o mais rapidamente possível a força policial mais próxima."
Agentes da PSP de Lisboa já conseguiram descobrir que a maioria dos animais utilizados nos assaltos a pessoas são, também, as "estrelas" dos combates de cães agora muito na moda na capital, bem como na região de Braga. Anteontem, cerca das 19 horas, uma operação levada a cabo por investigadores e patrulheiros da 2ª Divisão, sediada na zona dos Olivais, permitiu retirar das ruas dois pitt bull que se iriam confrontar, perto das 23 horas, no largo de uma escola localizada junto ao antigo Bairro Chinês, na Rua do Sol a
Chelas. Em apenas cinco dias, os polícias da superesquadra dos Olivais capturaram cinco animais treinados para combates mortais - outros três foram apanhados logo no início desta semana -, mas há uma espinha atravessada nas suas garantas: "Estamos a tentar apanhar o sujeito que vai buscar os cães a Espanha e os entrega aos treinadores. Porém, ainda não foi possível relacionar esse indivíduo com os bichos. A sorte não nos tem acompanhado", desabafou um agente envolvido nas investigações.
Sinais de riqueza
Mais complicada tem sido a missão dos agentes da Polícia Marítima de Cascais. Sabem que as lutas de cães ocorrem com frequência na praia de Carcavelos e da Torre. Até porque, como dizem, "basta ver o número de pitt bulls que ....
armas de assalto
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
E querem ser levados a sério? só me espanta é quehaja quem acredite nestes disparates...Mandíbulas
De acordo com um agente da PSP em serviço no Instituto Nacional de Emergência Médica, os assaltos com recurso a cães na zona de Lisboa são uma realidade: "Os ladrões utilizam cães da raça pitt-bull ou rottweiller que têm uma força nas mandíbulas superior a cinco toneladas

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
- Contacto:
BOA!MDogster Escreveu: As empresas de demolição também estão a começar a investir em pits e rotts... Sai muito mais barato do que maquinaria ou explosivos!![]()

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
É mais provável levar uma dentada de um caniche do que a de um pitt!! Os caniches são mais agressivos, veja lá, não vá existir uma raça mutante caniche de dois metros capaz de lhe arrancar os chocalhos 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Pelo que ouvi numa reportagem americana, a força mandibular de um pitt adulto equivale a 60 Kg, mas o que é isto?, comparado com uma piranha?LAAJE Escreveu: já agora desfio kem me de a força mandibular de um pit ou outra raça qq![]()

-
- Membro Veterano
- Contacto:
a força mandibular média de um cão ronda os 57 kg e de um homem ronda os 75... mesmo que um Pit seja mais forte que a média, há o chamado limite fisiológico, ou seja para aquele tamanho e peso a discrepância não é muito grande para a média... pelo que um aumento de 3 kg me parece correcto... tanto porque o "cão médio" utilizado, o labrador, é maior e mais pesado que o Pit...MFR Escreveu:Pelo que ouvi numa reportagem americana, a força mandibular de um pitt adulto equivale a 60 Kg, mas o que é isto?, comparado com uma piranha?LAAJE Escreveu: já agora desfio kem me de a força mandibular de um pit ou outra raça qq![]()
![]()
![]()
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Recordo-me que há cerca de ano e meio relatei um assalto a um casal de
meia idade na zona de Almada pelo mesmo processo só que o cão utilizado era um SRD de grande porte.
Este tipo de assalto não é assim tão recente como se possa inferir. Provavelmente está é a tornar-se mais frequente e mais conhecido.
Fernando
meia idade na zona de Almada pelo mesmo processo só que o cão utilizado era um SRD de grande porte.
Este tipo de assalto não é assim tão recente como se possa inferir. Provavelmente está é a tornar-se mais frequente e mais conhecido.
Fernando
Recordo-me que há cerca de ano e meio relatei um assalto a um casal de
Fernando
Fernando
-
- Membro
- Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm
pois ate pode ter razao quanto aos kilos mas nao podemos esqueçer que os pontos de aplicaçao da força sao as pontas dos dentes, ou seja, o estrago é enorme, ne?! Depois quanto ao limite fisiologico... a diferença é que o pit consegue levar esse limite ao extremo (pois dá tudo o que tem, e o que nao tem) enquanto que um labrador, normalmente nao o faz, mesmo que numa situaçao de agressao.a força mandibular média de um cão ronda os 57 kg e de um homem ronda os 75... mesmo que um Pit seja mais forte que a média, há o chamado limite fisiológico, ou seja para aquele tamanho e peso a discrepância não é muito grande para a média... pelo que um aumento de 3 kg me parece correcto... tanto porque o "cão médio" utilizado, o labrador, é maior e mais pesado que o Pit...
Tudo bem que a reportagem é um pouco sensacionalista, mas temos de ser realistas, pois se eu defendo o verdadeiro pit como um bom cao para companhia e despovido de qq agressividade, tambem sei, que em maos erradas estes caes (que normalmente nem pits sao!mas sim cruzas maradas) sao mais perigosos que a maioria.

cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pelo contrário... sofre mais lacerações se for mordido por um perdigueiro ou um cão pastor do que por um Pit... a dentição do Pit foi desenvolvida para agarrar, não para cortar... e a ser verdade nenhum treinador trabalhava com estes cães na manga e eles fazem-no numa base quase diária... e conheço muitos que me afirmaram que não são, nem de perto os cães com melhor mordida... um dos treinadores disse-me mesmo que só havia duas raças com as quais tinha um pouco de receio de fazer manga pela força de mordida... e pasme-se... nenhuma delas era o Pit...tipastel Escreveu:pois ate pode ter razao quanto aos kilos mas nao podemos esqueçer que os pontos de aplicaçao da força sao as pontas dos dentes, ou seja, o estrago é enorme, ne?! Depois quanto ao limite fisiologico... a diferença é que o pit consegue levar esse limite ao extremo (pois dá tudo o que tem, e o que nao tem) enquanto que um labrador, normalmente nao o faz, mesmo que numa situaçao de agressao.
Tudo bem que a reportagem é um pouco sensacionalista, mas temos de ser realistas, pois se eu defendo o verdadeiro pit como um bom cao para companhia e despovido de qq agressividade, tambem sei, que em maos erradas estes caes (que normalmente nem pits sao!mas sim cruzas maradas) sao mais perigosos que a maioria.![]()
Creio que compreende o motivo porque não nomeio essas duas raças....
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Quando se fala em força da mandibula de 60 kg (ou 57) falamos de quê exactamente? Kg/cm2? A força necessária para obrigar o cão a abrir a mandíbula? É que sinceramente nunca consegui perceber muito bem como se mede a pressão em kg... 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
- Contacto:
...e já somos dois!Nocturnus Escreveu: Quando se fala em força da mandibula de 60 kg (ou 57) falamos de quê exactamente? Kg/cm2? A força necessária para obrigar o cão a abrir a mandíbula? É que sinceramente nunca consegui perceber muito bem como se mede a pressão em kg...![]()