Qual a raça mais indicada para as três seguintes tarefas (ver tópico)?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dan_Grr
Membro
Registado: quarta jun 29, 2005 11:21 pm

quinta jun 30, 2005 12:03 pm

Olá a todos, este é o meu primeiro post na Arca de Noé.

Preciso de um cão que consiga preencher os seguintes requisitos:

Guardar o recinto - Nós (eu e os meus pais) tivemos alguns problemas com uma matilha de cães que já cá vieram à nossa propriedade e mataram cerca de 30% da nossa criação, maioritariamente galinhas, porque os patos souberam-se defender mais ou menos bem. Aconteceu por umas 3 ou 4 vezes e até agora não fizeram mais das suas, mas quem sabe isso não acontecerá de novo. Aqui a vizinhança também anda um pouco preocupada porque andam sempre bastantes ciganos por aqui, e algum dia, "casa roubada, trancas à porta".

Gardar o gado - Só temos 2 ovelhas e 2 carneiros, para consumo próprio, e é preciso guardá-los o dia todo, porque a nossa horta está em contacto com a horta de outros vizinhos, e não queremos ir para aquilo que não é nosso. Convinha um cão que soubesse igualmente dar conta deste recado.

De companhia - Os meus pais têm mais de 60 anos e embora não o admitam, eu sei que eles gostavam de ter um animal para lhes fazer companhia ao longo do dia.

Tenho pouca experiência no que toca a conhecimentos de raças, mas pelo que pesquisei na Internet, os pastores alemãos e os Fila de S. Miguel são adequados para a tarefa. Se me souberem aconselhar outras raças que preencham os requisitos, eu agradecia imenso, também para ter mais alguma margem de manobra. Somos do Ribatejo.

Obrigado
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quinta jun 30, 2005 12:43 pm

...que tal um rottweiler :?: :?:
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta jun 30, 2005 12:49 pm

Dentro das raças portuguesas, ninguém melhor para desempenhar essa tarefa do que os Serras da Estrela, Castros Laboreiros e Cão de Gado Transmontano.
O Pastor Alemão e o Fila de São Miguel são raças magníficas mas não para desempenhar essa tarefa em pleno.
No entanto se a matilha for muito grande terá de ver se um só cão dá conta do recado.
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 12:53 pm

É uma matilha de 4 ou 5 cães. 1 é pequeno, 1 é grande e os outros são rafeiros de pequeno/médio porte.
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 1:05 pm

Dan_Grr Escreveu: É uma matilha de 4 ou 5 cães. 1 é pequeno, 1 é grande e os outros são rafeiros de pequeno/médio porte.
Não quero ser chato, mas o que me diz a um rottweiler?
Isaias
Membro
Registado: segunda abr 11, 2005 5:33 pm

quinta jun 30, 2005 1:05 pm

vald Escreveu: Dentro das raças portuguesas, ninguém melhor para desempenhar essa tarefa do que os Serras da Estrela, Castros Laboreiros e.
Concordo!..... ha ainda o Serra De Aires.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 30, 2005 1:19 pm

O Serra d'aires, o pastor alemão e rott por muito bons cães que sejam, não são os melhores para guardar gado.

São cães boieiros e pastor, que pastoreiam as ovelhas.

O melhor será investir num LGD tipicamente portugues como o Serra ou o Castro.

São excelentes cães de guarda de propriedades e de rebanhos. Bem como excelentes cães de companhia, muito consciente do seu tamanho/força. Para além de não serem melgas.

Tem é que ter a quinta bem vedada ...

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 1:27 pm

[quote=CindelP]
Tem é que ter a quinta bem vedada ...
[/quote]

Porquê? São muito agressivos? Vedar a quinta não é uma possibilidade porque a casa está separada 20 metros da horta, que se estende por mais 200 metros de comprimento, pegada às hortas dos vizinhos.
Última edição por Dan_Grr em quinta jun 30, 2005 1:31 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 1:31 pm

Dan_Grr Escreveu:
CindelP Escreveu:Tem é que ter a quinta bem vedada ...
Porquê? São muito agressivos? Vedar a quinta não é uma possibilidade porque a casa está separada 20 metros da horta, que se estende por mais 200 metros de comprimento, pegada às hortas dos vizinhos.
Boas,

A questão não é serem agressivos ou não.

A questão é têm tendencia para vaguear, patrulhando os limites.

Caso tenha vizinhos perto, estradas perto .. ou seja, caso não esteja isolado o melhor será mesmo vedar.

Caso não seja possivel vedar, tenha o cuidado de nos primeiros tempos ter os cães sempre sob controlo, até esses perceberem quais os limites da sua quinta.

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 1:36 pm

[quote=joaobogalhas]
[quote=Dan_Grr]
É uma matilha de 4 ou 5 cães. 1 é pequeno, 1 é grande e os outros são rafeiros de pequeno/médio porte.
[/quote]

Não quero ser chato, mas o que me diz a um rottweiler?
[/quote]

Acho que estão demasiado na moda. Ou estiveram. Suspeito quanto às qualidades de guardador de gado, que julgo não possuirem, mas como já disse, o meu conhecimento das raças é pouco e posso muito bem estar enganado.
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 1:44 pm

CindeIP Escreveu:O Serra d'aires, o pastor alemão e rott por muito bons cães que sejam, não são os melhores para guardar gado.
Eu de teoria não sei nada, e de prática, é pouca.
Mas já ouvi dizer que antigamente esta raça (rott), eram muito utilizada na condução do gado e na sua proteção contra os lobos e os eventuais ladrões... ;)
HelderMachado
Membro
Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am

quinta jun 30, 2005 1:55 pm

Compre um pastor alemão ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jun 30, 2005 1:59 pm

Na minha opinião, Serra da Estrela, Castro Laboreiro, Cão de Gado Transmontano ou Rafeiro Alentejano.

Qualquer um deles tem que ser condicionado a não ultrapassar os limites da propriedade (que não está vedada) e talvez fosse boa ideia optar por duas fêmeas ou um casal, uma vez que a matilha invasora é razoável.

Desculpem de vou dizer uma heresia, mas o Gado Transmontano parece-me uma excelente ideia pois a maioria dos exemplares encontra-se precisamente a trabalhar. Basta encontrar um criador com exemplares em trabalho e pedir ajuda e informação na melhor maneira de os ensinar.

Contacte o Clube Português de Canicultura e peça a Lista de Criadores.
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 2:14 pm

A minha mãe está agora a dizer-me que há coisa de 40 anos na aldeia dela, os lobos ainda eram uma ameaça à vida das pessoas. E havia um cão, muito grande e com malhas amarelas/laranjas, chamado Leão, que acompanhava os aldeões sempre que precisavam de fazer caminhadas, mesmo curtas, entre as aldeias. Não sei que raça era, mas talvez fosse um serra da estrela, pelo tamanho (?). Mais tarde, o dono meteu-lhe uma coleira de picos, para os lobos não conseguirem matar o Leão pela garganta.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 2:20 pm

Penso que o melhor é primeiro vedar a quinta e então depois comprar o cão, concordo com a Cindel, um SE é uma excelente opção.

Quanto ao Rottweiler, este é realmente um papel que eles podem desempenhar, mas a única linhagem que conheço que faz este tipo de trabalho encontra-se nos EUA.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”