Olá!
Os cães, por mais pequenos que sejam, devem ir à rua fazer as necessidades. Eles gostam!

Embora os cães pequenos não tenham a obrigatoriedade de exercício de certas raças maiores, manter um cão confinado a um apartamento não é a melhor ideia.
Com persistência - e se o cão estiver para aí virado - claro que consegue ensiná-lo a usar uma caixinha de areia como os gatos... Mas então, porque não um gato?
Tem, à partida, quatro grandes questões a considerar:
- Um cão, mesmo que pese 4 kgs, é um cão. Vai exigir de si um outro nível de responsabilidade - por exemplo, uns passeios diários.
- Um gato, muito mais independente, vai usar a caixinha, tratar do seu asseio próprio e fazer o especial favor de ser o seu gato!

Claro que aquelas unhas, se não forem cortadas e se não o educar convenientemente, vão fazer dos seus sofás umas obras primas...
- Quer seja cão, quer seja gato, vai necessitar de veterinário periodicamente, brinquedos, alimentação e atenção do dono - todos gostam e precisam de brincar.
- Uns, mais do que outros, largam pêlo. Se gosta de ter a casa imaculada, esqueça animais - a não ser que sejam peixes!
Pondere bem e vá dando notícias.
Se optar pelo cão de raça pequena, informe-se o mais que puder sobre as várias raças. Já deve aqui aparecer alguém mais conhecedor para a/o aconselhar.
Boa sorte!
