Como é feita a divisão da ninhada entre os donos dos cães ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Divisão de ninhada

ninhada
5
50%
partilha dos filhotes
5
50%

Total de votos: 10
gus_web
Registado: sexta jul 15, 2005 6:11 pm

sexta jul 15, 2005 6:25 pm

Olá pessoal estou, pela primeira vez, participando do fórum a fim de esclarecer um dúvida.
Estava a procura de um DOG ALEMÃO macho para cruzar coma minha cachorra da mesma raça e encontrei um, inclusive com pedigree. Bem, tudo deu certo, minha cachorra pariu 7 cachorrinhos, um deles veio a falecer (restam hoje 2 machos e 4 fêmeas). Agora conversando com o dono do macho (pai da ninhada) ví que ele está querendo uma divisão igual dos cachorrinhos (meio-a-meio), o que eu não acho nada justo, apesar de não ter combinado nada com ele antes, pois toda a responsabilidade do parto e as despesas dos cuidados com os filhotes até agora estão somente por minha conta. Gostaria de um registro mais certo sobre a prática regular da divisão de ninhada entre os proprietários dos cães para poder argumentar.

Agradeço a atenção.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta jul 15, 2005 6:51 pm

Ola Gus

ha um regulamento internacional da FCI que se chamava "réglement de Monaco", que trata exatamente do seu problema, e é dito que numa ninhada, o propriétario do macho tem direito a uma remuneração que é fixada entre as duas partes (o propiétario do macho e o propriétaio da femea) ou então o propriétario do macho tem direito a escolha de um, e um so cachorro na ninhada (mesmo que haja um so cachorro, é para o propriétario do macho), mas tudo tem que ser feito antes da ninhada.

Mas dividir a ninhada em duas partes não é convencional, e para um criador não é muito interessante esse tipo de negocio,

Até,
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta jul 15, 2005 6:57 pm

Encontra aqui o regulamento de criação oficial da FCI :

http://www.fci.be/uploaded_files/Cria_SP.doc

Até,
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

sexta jul 15, 2005 9:11 pm

De inteiro acordo Pedro_ADR ;)

Seguindo as normas de criação do FCI todas as suas duvidas serão esclarecidas.
Aconselho uma visita ao proprio site em geral do FCI;

www.fci.be

para adquirir todas e quais queres informações sobre o mundo canino.

Normas, legalidades, padrões de raças, entre muitos outros assuntos, é quase de salientar que todos os cachorros deveriam vir com um livro ou um manual ( não de instruções... :lol: :lol: :lol: claro mas...) apenas para manter o novo dono( ou criador) informado do sistema.

Diga-se que, ou é uma falha da parte dos varios organismos de canicultura, ou mesmo da parte de criadores para criadores a falta de apoio ou divulgação nestes assuntos.
Mas é para isso mesmo que cá nos encontramos na arca, para informar dentro do possivel. ;)
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

sábado jul 16, 2005 11:26 am

Boas!

Relativamente ao Post inicial, tudo depende do acordo que é feito entre o proprietário da cadela e o proprietário do cão.
O normal é o dono do cão ter direito a escolher um cachorro macho da ninhada ou ser-lhe retribuido o seu valor monetário.
Agora, a exigência que está a ser feita, não é muito honesta por parte do proprietário do macho. É que o cão só deu "meia duzia de saltos" em cerca de 15 dias. A cadela anda cerca de 60 dias a "carregar" com a ninhada e mais cerca de 8/9 semanas a amamentar, provocando-lhe um desgaste profundo (eu,. pelo menos, nas minhas ninhadas tenho tido necessidade de dar suplementos à mãe e aos cachorros para a cadela não se ir abaixo). É ao proprietário da cadela que cabem todas as despesas com alimentação, suplementos, registos de ninhadas, 1.ª vacina da ninhada, desparasitações até à saída dos cachorros, etc.
Assim, pelos vistos, o que o proprietário do macho está a tentar fazer é uma exploração. Mas, tudo deveria ter ficado definido antes das montas.

De qualquer forma, se ele insistir no meio-a-meio, proponha-lhe um meio-a-meio também nas despesas, que não são tão baratas quanto isso. E, já agora, no trabalho, ou por outra, no trabalhão que está a ter com a ninhada. E ainda no desgaste da cadela. Não se deixe enganar...

Um abraço!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 16, 2005 11:46 am

Ora aí está um exemplo de pôr o carro à fente dos bois...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 16, 2005 4:24 pm

:lol: :lol: :lol:
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
reili
Registado: quarta mai 12, 2004 10:54 am

domingo jul 31, 2005 3:55 pm

[quote=apmao]
Boas!

Relativamente ao Post inicial, tudo depende do acordo que é feito entre o proprietário da cadela e o proprietário do cão.
O normal é o dono do cão ter direito a escolher um cachorro macho da ninhada ou ser-lhe retribuido o seu valor monetário.
Agora, a exigência que está a ser feita, não é muito honesta por parte do proprietário do macho. É que o cão só deu "meia duzia de saltos" em cerca de 15 dias. A cadela anda cerca de 60 dias a "carregar" com a ninhada e mais cerca de 8/9 semanas a amamentar, provocando-lhe um desgaste profundo (eu,. pelo menos, nas minhas ninhadas tenho tido necessidade de dar suplementos à mãe e aos cachorros para a cadela não se ir abaixo). É ao proprietário da cadela que cabem todas as despesas com alimentação, suplementos, registos de ninhadas, 1.ª vacina da ninhada, desparasitações até à saída dos cachorros, etc.
Assim, pelos vistos, o que o proprietário do macho está a tentar fazer é uma exploração. Mas, tudo deveria ter ficado definido antes das montas.

De qualquer forma, se ele insistir no meio-a-meio, proponha-lhe um meio-a-meio também nas despesas, que não são tão baratas quanto isso. E, já agora, no trabalho, ou por outra, no trabalhão que está a ter com a ninhada. E ainda no desgaste da cadela. Não se deixe enganar...

Um abraço!
[/quote]devo acrescentar que o proprietario do macho tera direito a um somente animal nao é espedifico que seja cao ou cadela tera um ser a sua escolha e isso que diz o regulamento,e alem disso se a ninhada for superior a 6 cachorros tera direito a 3 escolha ,e assim a lei.
kkikkass
Registado: quarta fev 04, 2009 12:17 am

quarta fev 04, 2009 12:55 am

Olá boas noites !
Gostava de saber se alguem me poderia ajudar neste caso de partilhas ?
Já que não houve um acordo escrito e só verbal , em que se fosse uma ninhada de 5 ou 6 eu como dona do macho teria direito a 1 ou 2 .
A ninhada foi de 6 , mas 3 nasceram mortos .
Continuo a ter direito a 1 , mesmo que o dono da fêmea tenha tido despesa com a cadela na cesariana desta ?
Se me puderem ajudar agradecia
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 04, 2009 1:55 am

Olá Kikas

O mais que lhe posso eventualmente informar é de que acordos verbais são são validos se existirem testemunhas neutras e que não sejam influentes nem a favor nem contra.
Em relação às regras de criação posso lhe dar um link que a pode orientar no melhor sentido das regras, não estão lá todas ainda, mas penso que pode ajudar imenso em relação às suas questões.

http://drummondville.tripod.com/id8.html

Leia calmamente passo a passo e vai compreender o motivo destas regras, que já foram realizadas no sentido de evitar qualquer tipo de discordia existente entre proprietarios.

Espero que corra tudo pelo melhor.
Boa Sorte

Miguel
simoneleo
Registado: domingo out 12, 2008 5:09 pm

sexta fev 06, 2009 2:21 am

boa noite sou amiga de um criador e nao vou citar nomes mas ele nas ninhadas que teve fez sempre assim: o dono do macho paga a alimentaçao do macho e 25% da limentaçao dos pupys que nascerem por sua vez o dono do macho tem direito a 25% da nihada ou seja se forem 5 dois sao do macho se forem sete 3 sao do macho se forem 4 ou 2 apenas um é do macho. no caso das despesas em caso de problemas no parto ou durante a gestaçao o macho paga 25% das mesmas.

acho este tipo de acordo bastante justo para ambas as partes ja que a cadela é a que mais sofre e carrega os filhotes e se ocupa deles durante mais dois meses apos nascerem.
este criador so deixa os bebes sair da mae com dois meses e tem muitas boas condiçoes tanto para o parto como para os filhotes e o vet vai duas vexes por semana la a casa ver a cadela durante a gestaçao e uma ves por semana ate 1 mes de idade dos cachorros sinceramente eu tenho-o como alguem muito responsavel e nao cria á maluco apenas tem 5 nunhadas com cada cadela e bastante espaçadas umas das outras. bem acho que é um bom acordo e nao sei se segue alguma lei mas sinceramente concordo.
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 06, 2009 3:34 am

Olá Simoneleo,

Excelente exemplo por si apresentado. :)

Em relação à metodologia utilizada pelo seu amigo e criador, continua a ser um metodo praticavel e aceitavel, desde que "na minha opinião" existia um acompanhamento dos mesmos intervenientes nos mais variados processos e que estejam sempre de mutuo acordo.

Em relação a qualquer tipo de acordo existente entre 2 proprietarios distintos, qualquer acordo é possivel, desde que préviamente acordado e escrito entre os 2 intervenientes.
As condições vão variando de opinião para opinião, conforme os criadores e as condições de ambos os propretarios como é óbvio, tal como da aceitação de parte a parte.
No entanto a FCI estipula determinadas regras apenas como meio de orientação, aconselhando sempre a utilização de acordos escritos entre os proprietarios a fim de evitar qualquer tipo de confictos.

Cumprimentos e boas participações aos demais.
Miguel
Responder

Voltar para “Cães”