Crónica de uns donos cansados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

terça jul 19, 2005 8:30 am

Meus amigos,

Já tenho vindo a este fórum com asssuntos específicos relativamente à minha NIKI, uma cachorrita Yorhshire Terrier, agora com 2 meses.

Em termos de saúde está tudo bem com ela, vai hoje levar a 2ª dose das vacinas.

O que me traz agora a este espaço de partilha de experiências, é apenas um desabafo de uns donos cansados. Isso mesmo, cansados... mas felizes.

Por tudo o que tenho lido, a minha NIKI é de facto um magnifico exemplar da raça, sobretudo no seu irrequietismo e apetência para a brincadeira.

O nosso dia-a-dia transformou-se radicalmente com a sua presença. Bom, podemos até dizer que não há uma verdadeira separação do dia e da noite. Assim, começando por uma ponta, leia-se hora

Por volta das 7h começa a ganir à porta da cozinha, onde tem o seu “quarto”. Como já estou levantado para sair de casa, vejo se já fez as necessidades e levo-a para a minha cama :oops: onde fica com a minha esposa, com a ideia de dormir (as duas) até à hora da refeição (8h).
Tem ficado, mas cada vez menos tempo. Entretanto eu já saí de casa.

Raramente aguenta até às 8h para comer. É impressionante como devora a dose da ração que é indicada para a sua idade.

A partir daí, quer brincadeira, mesmo muita, até descansar por volta das 10h. É nesta altura que a minha mulher (está em casa) aproveita para ir fazer as compras, ficando fechada na cozinha.

Outra situação espectacular é que não pode ouvir o tilintar, ainda que ligeiro, das chaves de casa, corre desalmadamente para junto de nós. Como é que tão nova já se apercebeu que vamos saír ?

Quando a minha esposa regressa, diz-me que é a loucura. Já está acordada e à porta da cozinha.

Depois é a rotina do dia. Almoça por volta das 13h, ainda que raramente aguente até essa hora e mais uma vez devora a ração. Intercala periodos de sono com os de brincadeira muito activa, a interferir constantemente (tudo o que se possa imaginar) nas tarefas domésticas , até às 19,30/20h, onde come a 3ª e ultima refeição do dia. A certeza que fica é que comeria 10 vezes mais do que a quantidade que lhe damos.

Entretanto, por volta das 15h, chega a minha filha a casa (a NIKI foi-lhe oferecida a ela) o que se revela uma boa ajuda para o seu acompanhamento, permitindo algum descanso, ainda que (muito) activo à minha esposa.

O maior problema, como receávamos, tem sido as necessidades fisiológicas (já abri um assunto sobre isto). Sobretudo os xixis, que nem sabemos quantos faz por dia (15, 20?). Deve ter a ver com a muita quantidade de água que bebe.
Engraçado que parece-nos que procura fazer no jornal, mas muitas vezes é onde calha, e lá tem de ir o pano (sobretudo com a dona) atrás.

O momento mais animado do dia acontece por volta das 20h e dura até às 22h. Parece que fica possuída :evil:, conforme nós na brincadeira dizemos. É indescritivel a sua energia.

Depois, e de repente, acabam-se as “pilhas” e fica a dormir no sofá connosco. Por volta da meia-noite, pômo-la na sua cama, o que normalmente é feito sem ela sequer acordar :o .

O problema é que por volta das 1,30/2h, já está a ganir. Faz um xixi e um có-có e metendo-a na cama ela tem ficado.

Depois é a hora (madrugadoura) por onde comecei a crónica, sendo que às vezes ainda nos obriga a mais uma “consulta” por volta das 5h . Uff.

Estamos muito cansados mas felizes. :D

Obrigado por aturarem este desabafo. Só por ter escrito esta crónica, já estou mais “aliviado”.

Carlos Santos
Última edição por carlosms em terça jul 19, 2005 9:06 am, editado 5 vezes no total.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 19, 2005 8:33 am

Bem vindo ao mundo canino! A sorte é que ela cresce num instantinho! ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zuca_05
Membro Veterano
Mensagens: 1550
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Localização: cinco gatos
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça jul 19, 2005 8:49 am

ola!
pois parece-me apesar de, actualmente nao ter cães! que isso é o comportamento normal de umam cadelinha da idade dela!
mas permita-me so uma pergunta! ela ainda não pode ir à rua fazer as necessidades? por ainda não ter as vacinas? pelo menos assim habituava-se a aguentar um bocadinho e fazia só lá fora! mas nao se esqueça, levar um saquinho ou uma pá para apanhar o cócóxinho !

:)
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

terça jul 19, 2005 8:54 am

precisamente, não pode ainda ir à rua por não as vacinas completas.
mas mesmo que pudesse, nao devia ser fácil...
cumprimentos,
carlos santos
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça jul 19, 2005 9:23 am

Revi-me no seu post, passei exactamente por isso há 6 anos.
Quanto á vitalidade... isso dura até hoje. O Guzzi continua o mesmo "rapazola" de sempre, as pilhas não acabam.
ludovina
Membro Veterano
Mensagens: 1122
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

terça jul 19, 2005 9:37 am

Olá bom dia, Sr. Carlos

Todos nós que temos cães já passámos, por tudo isso, eu neste momento tenho cerca de 20 (sou criadora), mas o amor que a sua cadelinha lhe vai dar no dia a dia, faz esquecer esta fase. Eu tenho labradores e golden e uma dobermann, são um pouco maiores, mas já não conseguia viver sem os meus cães.
Nasce uma relação de amor , ternura, carinho, e sei lá mais o quê, que a minha vida sem eles era uma tristeza. Nunca mais me senti triste ou só, pois eles percebem o nosso estado de espirito, e vem devagar, colocam a pata, dão uma lambidela, e tudo o resto deixa de fazer sentido, temos na nossa frente um ser vivo, que nos ama e proteje, e diz eu estou aqui ao teu lado.
Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

terça jul 19, 2005 9:51 am

se vamos para os desabafos :roll: posso dizer que o meu boxer foi para casa com 3 meses e o xixi e coco até que correu bem, aprendeu depressa iamos muitas vezes à rua enfim correu bem, agora o resto foi de mais, posso dizer que lhe deixávamos a casa toda para ele (ingénuos re :lol: ) e ele ia destruindo tudo o que via: sapatos, roia as cadeiras, o os bonecos dele, enfim até um azulejo da cozinha ele arrancou, depois cansava-o na rua brincava até cair, enfim quando tudo acabou tive que mandar afagar o meu chão e enverniza-lo de novo.

:lol: :lol: :lol: e sabem que mais? Adoro o meu cão :D
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 19, 2005 10:06 am

Lá está, eles não têm culpa que nós donos os ponhamos a viver dentro de um apartamento, brincam com tudo o que lhes aparece à frente. Natureza infantil. Resta-nos ter paciência e aos poucos ensinar os piquenos a ter maneiras. Tive sorte com a minha cachorra que nunca foi de fazer barulho nem roer móveis, por outro lado, ainda hoje com quase 10 meses ainda não perdeu o hábito de ir roubar croquetes ao caixote dos gatos. Espalha-os pela casa fora e vai comendo conforme a vontade. Às vezes dão-me três coisas más... :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MariaSofia
Membro
Mensagens: 87
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am
Localização: Kiko e Nina (Yorks) Tintin e Zeus (Gatos)

terça jul 19, 2005 10:25 am

Ola bom dia a todos

Gostei muito deste post parece que foi escrito sobre o meu Kiko, é um york e tem 6 mesinhos e é tal e qual o que o carlosms escreveu sobre a sua Niki.
As vezes não consigo entender de onde é que vem tanta energia e quando lhe dá aqueles "vaipes" malucos corre pela casa toda a uma velocidade enorme. Só uma coisa que ele é diferente da Niki, não gane durante a noite só por volta das 7 da manha ao fim de semana, porque esta habituado a vir para ao pé de mim a essa hora durante a semana.
Estou muito feliz por ter meu Kiko e Adoro-o muito
Alex
Membro
Mensagens: 106
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jul 19, 2005 2:00 pm

Os habitos de um cão somos nós que os 'moldamos' :lol:
O meu nunca foi muito de madrugar mas dormia e dorme no quarto comigo. Portanto tem os meus horários, se eu ficar a dormir até ao meio dia ele também fica! Quando era pequenino pedia para ir á rua por volta das 8h da manhã, mas agora é um dorminhoco ;)
Quanto à energia tem sempre muita, mas o meu ficou mais calmo quando fez 1 ano. Quanto as necessidades... ainda é cedo, vai ter de limpar com a esfergona mais um pouco.

boa sorte Alex
angeline
Membro
Mensagens: 62
Registado: quinta out 28, 2004 8:38 pm

terça jul 19, 2005 6:52 pm

Pois é, também gostei muito de ler este post. Há cerca de 7 meses atrás também passava pelo mesmo. O Isaac é um cocker e dava-lhe uma coisinha má e corria a 200 à hora pela casa. Na altura parecia que nunca mais ia aprender a fazer xixi e cócó no sitio certo mas agora que ele já sabe e até me obedece bem, já não é bébé e pequenino como era :( e parece que a "infância" dele passou tão depressa...

Mas eu tb adoro o meu Isaaquito...
angeline
Membro
Mensagens: 62
Registado: quinta out 28, 2004 8:38 pm

terça jul 19, 2005 6:52 pm

Pois é, também gostei muito de ler este post. Há cerca de 7 meses atrás também passava pelo mesmo. O Isaac é um cocker e dava-lhe uma coisinha má e corria a 200 à hora pela casa. Na altura parecia que nunca mais ia aprender a fazer xixi e cócó no sitio certo mas agora que ele já sabe e até me obedece bem, já não é bébé e pequenino como era :( e parece que a "infância" dele passou tão depressa...

Mas eu tb adoro o meu Isaaquito...
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 20, 2005 3:07 pm

o max, quando era cachorro, tinha a mania de começar a ganir logo de madrugada. a vet disse que eu não devia permitir isso, de modo que comecei a dar-lhe uma sapatadas com o jornal. ao fim de poucos dias, passou-lhe. quanto a destruir, nunca foi dos piores. só papéis, mania que ainda hoje mantêm. conclusão- não deixo papéis à mão. ou antes, ao pé dele :p
anjjazul
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta jul 20, 2005 3:11 pm

A sua cadela devia era ainda estar com a mãe... ou então ter abandonado o "berço" só agora...


Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

quinta jul 21, 2005 8:59 am

[quote=FAbarm]
A sua cadela devia era ainda estar com a mãe... ou então ter abandonado o "berço" só agora...
Tiago
[/quote]

Obrigado pelo "conselho", mas porque considero que esse aspecto não é de todo relevante no sentido da crónica, como aliás todos os restantes foristas que já se manifestaram, implicitamente reconheceram, apenas lhe digo que houve razões bem justificadas para sair da mãe com pouco mais de um mês.
Mas porque o importante é participar, agradeço na mesma a sua intervenção.
carlos santos
Responder

Voltar para “Cães”