Treino / sociabilização / distanciamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quarta set 18, 2002 6:15 pm

biba,

O meu cachorro (sim ainda é cachorro não obstante os 44kg :lol: :lol: ) de quase nove meses tem crescido sem problemas de maior, e vai obedecendo com trela, sem trela nem sempre.
Andei, em tempos, a visitar algumas escolas/treinadores para obediência e brevemente tenciono frequentar, ou não (mais adiante explico) uma delas.

Numa dessas visitas, e sobre o assunto das férias foi-me dito que um cão tinha todas as vantagens em ficar num hotel: "libertar-se" um bocado do dono, mais convivência com outros animais,...
Como este ano o levei comigo, não foi necessário, mas futuramente quem sabe.

A minha disponibilidade regular têm diminuido, e por tal se for numa escola, temo que não serei regular.

E agora a razão deste post, qual é o mais correcto/proveitoso:

- Deixá-lo num hotel durante aprox. 30 dias em que é treinado regularmente, e comigo só no final? Assim preparava-o para possiveis futuras estadias, e tinha um curso "intensivo" de obediência.

- Ou inscrevê-lo numa escola de fins-de-semana, correndo o risco que o "curso" fosse muito mais longo?

desde já agraddecido,
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 18, 2002 7:42 pm

Eu acredito no treino, cão/dono/treinador.
Somos nós, como donos, que estaremos a maior parte do tempo em contacto com eles, portanto, deveremos ter o maior treino possível com eles. Eu acho, que se precisar, de o deixar em um hotel, basta com alguma antecedencia da estadia o deixar lá, por ex: um fim de semana, para adaptação do canito ao espaço, ás pessoas que tratarão dele e mesmo a outros animais.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 19, 2002 2:44 pm

Olá,
eu sou da opinião de um treino de um cão ser sempre acompanhado pelo dono. Salvo excepções, não sou nada a favor de colocar o cão durante X dias para ser treinado (não estou a por em causa a escola, ou algo assim).

Acho preferível um treino mais longo, mas em que o dono participa, pois isso aumenta a ligação dono-cão.

Sobre o tempo, olha que não ocupa assim tanto, um treino formal ao fim-de-semana e durante a semana vais treinado. Exemplo, eu estou a ensinar o meu cão a transportar algo na boca e sentar-se ao meu lado sem deixar cair. Como achei que isso era um bocado complicado para ele nesta idade, não fiz sessões formais de treino. Na altura da refeição ele pegava no objecto e vinha atrás de mim até eu pousar o prato no sitio dele. Lentamente, todos os dias um bocado mais. Como ele come três vezes por dia, após semana e meia já faz o exercício quase na perfeição. Isto com alguns minutos extra por refeição! :D
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 19, 2002 3:11 pm

Olá Gil,

também consultei algumas escolas, e aquelas que me pareceram melhores são a favor do treino com o dono. Para mim é problemático, po causa da distância + horários das escolas + minha disponibilidade.

A questão das férias é outra história. Os hoteis serviriam nesse caso para
tu poderes ir para fora uns tempos, pois em muitos sítios não é permitido
levar cães.
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

sexta set 20, 2002 10:16 am

biba,

A questão não está no tempo dispendido, mas regularidade diária/semanal. O programa do meu "dia seguinte" é muitas vezes feito na manhã do mesmo dia com alterações constantes.

Naturalmente vindo a optar pelo "treino intensivo" vou-me tentar coordenar com o treinador para sempre que for possivel também estar presente.

E ideia do hotel tb me parece interessante, pois durante o resto do ano ele fica sempre com alguém a quem está habituado, mas como toda a gente tem direito a férias... concerteza irá acontecer no futuro eu não o poder levar...

E não quero vir a ter "despesas" extras na estadia por só a 3 jaula é que o segurou pois entretanto já tinha deitado abaixo as portas das 2 anteriroes primeiras. A sério: prepará-lo para essa eventualidade.

Contudo, Maria, vindo a optar pelo "curso longo" a ideia do fs ou mesmo 2/3 dias durante a semana também deve resultar.

....

Aragão:
A aprendizagem está a correr bem, dentro dos meus conhecimentos. Só que para a envergadura dele em adulto parece-me insuficiente. i.e. quero vir a ter o máximo de controlo possível.
À trela não tenho qualquer espécie de problema. Mas por exemplo: num passeio, local isolado ninguém à vista, solto-o e quero em qualquer circunstancia na chamada que ele me obedeça, coisa que não estou a conseguir.
No que diz à sociabilização: cães, gatos, pessoas, está a correr melhor. Na presença "da matilha dele" não tem qualquer agressividade.

obrigado a todos
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta set 20, 2002 9:47 pm

Gil, a mim parece-me que isso é ainda mais um motivo para ires a aulas com ele.
Uma das minha preocupações é exactamente o vir. Eu pretendo apenas duas ordens nos 100%, o vir e o sentar. Felizmente que no meu caso o treino está a correr bem. o vir está muito perto dos 90%, estando já a treinar a velocidade. :)
Mas, mesmo assim faço intenção de levar o meu cachorro a uma escola, não tanto pela obediência, mas sim personalização. Se tudo correr bem deste f-d-s a 8 lá vamos experimentar!

Esse é também um grande motivo de o levares a uma escola. O nível de socialização é normalmente maior que o recebido em escolas de treino sem o dono presente.

Se me permites um conselho, porque não experimentas ir a uma escola durante um mês e depois decides? Acho que vais descobrir que a evolução é maior do que a que esperas.
Responder

Voltar para “Cães”