Conhecem?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

segunda ago 01, 2005 9:26 am

Em anos secos são mais do que muiitas.

Imagem
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 01, 2005 9:53 am

Parece que até pediram emprestadas armadilhas para as apanhar... :?
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

segunda ago 01, 2005 7:33 pm

Desculpem a minha ignorancia mas nao consigo perceber a imagem... De que se trata?
kittygirl
Membro Veterano
Mensagens: 445
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm
Localização: 1Cão (Porto) e duas hamsters (Pigmeu/Branquinha)

segunda ago 01, 2005 7:37 pm

ElMariachi Escreveu: Desculpem a minha ignorancia mas nao consigo perceber a imagem... De que se trata?
Tb nao consigo.. :?
Cumps*
Fatima_St
Membro
Mensagens: 113
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

segunda ago 01, 2005 7:43 pm

Não é uma lagarta???as tantas tambem estou na duvida :D
pauline
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça nov 02, 2004 12:02 pm
Localização: 1 cão

segunda ago 01, 2005 7:44 pm

:? Se calhar vou dizer uma parvoice, mas o que é? Uma cobra?
<p><u>Pauline</u></p>
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

segunda ago 01, 2005 9:40 pm

Processionária, ou lagarta dos pinheiros (pesquisa google e vêm melhor)

è o terror dos donos de cães que gostam de meter o nariz onde não são chamados :roll:

Vivem em ninhos de seda em ramos de pinheiros e descem para se alimentar (é? não tenho a certeza) e são extremamente vevenosas. Provocam inxaço na parte que entra em contacto, podendo levar à morte por asfixia e há cães que perdem parte ou a língua toda devido a ela. Muito cuidado nos pinhais e andem de trela e afastem-se imediatamente caso detectem algum ninho ou lagarta. Não sei é quem avisam para as irem eliminar, pois também são perigosas para nós e nunca jamais em tempo algum toquem numa dessas lagartas, nem com paus ou de sapatos, fujam!!! ;)
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

segunda ago 01, 2005 9:52 pm

Lagarta do Pinheiro (Lagartas Processionárias) nos Parques de Lisboa

Os parques de Lisboa e outras áreas florestais, um pouco por todo o país, onde existem espécies de pinheiros e cedros, têm sido este ano muito atacadas pela praga “lagarta do pinheiro”.
A lagarta do pinheiro, vulgarmente apelidada de lagarta Processionária -com o nome científico de Thaumetopoea pityocampa - é um insecto desfolhador dos pinheiros e cedros. Como tal, leva a um enfraquecimento da árvore e, consoante o grau de ataque, poderá causar-lhe a morte.

A processionária do pinheiro, além de provocar estes danos nas árvores, pode também originar graves problemas de saúde pública. Devido à característica urticante dos seus pêlos provoca alergias na pele, no globo ocular e no aparelho respiratório no Homem e pode originar o mesmo em animais domésticos.




Aconselhamos todos – especialmente crianças – sempre que virem lagartas semelhantes às mostradas nestas fotografias, nas árvores ou no solo, a não lhes tocarem.
Este ano, tivemos ocorrências de lagartas do pinheiro nos Parques de Lisboa, nomedamente, no Parque Florestal de Monsanto, junto ao parque de estacionamento do Clube de Ténis no Alvito, e no Parque da Quinta das Conchas, no Lumiar.

Como forma de prevenção e de controlo do desenvolvimento desta praga, a Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão de Matas, está a proceder a tratamentos preventivos e curativos, com a utilização de métodos microbiológicos, biotécnicos e mecânicos. Com estas medidas espera-se uma diminuição dos danos provocados pelas lagartas de Processionária e um controlo da disseminação desta praga.

O grau de desenvolvimento das lagartas está directamente relacionado com as condições climatéricas existentes. Como este ano temos tido um Inverno seco e de céu descoberto, que acelerou o ciclo de desenvolvimento das lagartas, em Dezembro já tinhamos muitas lagartas no solo, quando isso só costuma acontecer no fim do Inverno (meados de Fevereiro).




O que é a Processionária ?

Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um aumento significativo da intensidade dos ataques da processionária.
A lagarta do pinheiro, vulgarmente apelidadas de lagartas Processionárias - com o nome científico Thaumetopoea pityocampa - é um insecto desfolhador dos pinheiros e cedros. Como tal, leva a um enfraquecimento da árvore e consoante o grau de ataque poderá causar-lhe a morte.

A processionária do pinheiro, além de provocar estes danos nas árvores, pode também originar graves problemas de saúde pública. Devido à característica urticante dos seus pêlos provoca alergias na pele, no globo ocular e no aparelho respiratório no Homem e pode originar o mesmo em animais domésticos.

Os ataques variam de intensidade de acordo com os níveis populacionais das lagartas, que são fortemente influenciados pelas condições climáticas.




O Ciclo Biológico da Processionária

O ciclo biológico da processionária completa-se, geralmente, num ano, distinguindo-se duas fases: uma aérea na copa dos pinheiros e outra subterrânea, no solo.




Como todos os insectos, o desenvolvimento da lagarta passa por diferentes estádios. As lagartas de processionária passam por cinco estádios, e é a partir do 3º estádio que se tornam perigosas para a saúde pública.

Lagartas nos 1º e 2º estádios de crescimento
Normalmente ocorre no período do Outono (meados de Setembro/finais de Outubro).

As lagartas jovens vivem em ninhos provisórios, que vão sendo abandonados até à formação de um ninho definitivo (ninho de Inverno), onde aí vivem em colónia e se protegem das baixas temperaturas.
Neste estádio, os tratamentos químicos são bastante eficazes. Normalmente, são usados dois grupos de produtos, sendo estes de baixa toxicidade e inócuos para o ambiente, são estes:

Diflubenzurão- São inibidores do crescimento, sendo o mais usado o Dimilin;
Insecticidas microbiológicos- à base de Bacillus thurigiensis;
Lagartas nos 3º ao 5º estádio
Normalmente ocorre no período de Inverno.

As lagartas neste estádio estão em crescimento activo, constrõem os ninhos de Inverno -tendo um aspecto de novelo de seda - e mantêm os hábitos de alimentação nocturna, permanecendo no ninho durante o dia (este funciona como acumulador térmico).




É nestes estádios que surgem os pêlos urticantes.
O seu tratamento é mais difícil, uma vez que nesta fase a lagarta já revestiu o seu corpo de quitina (endurecimento) e os tratamentos químicos já não vão actuar tão eficazmente, sendo necessário, como meio de combate a destruição mecânica dos ninhos (retirada mecânica do ninho - após a retirada, o ninho deve ser queimado).


Lagartas no 5º Estádio
Ocorre entre meados de Fevereiro a fins de Maio.

Após atingirem o seu grau de desenvolvimento máximo, as lagartas abandonam os ninhos e em procissão descem das árvores para se enterrarem no solo a uma profundidade de 15-20 cm, para passar à fase seguinte – De pupa ou crisálida – e evoluirem para insecto adulto (borboleta) que emerge no Verão, completando assim o seu ciclo anual.


Nesta fase, a destruição mecânica das lagartas é o método não só mais eficaz, como o único que se pode fazer.

Assim:

Pode colocar-se umas cintas de papel ou plástico embebido nas duas faces com cola inodora à base de poli-isolbutadieno, à volta da árvore (de forma a que as lagartas ao descerem do tronco fiquem aí coladas);
No solo, juntá-las com auxílio de um utensílio com cuidado para que não se “levantem” os pêlos urticantes e queimá-las ou esmagá-las de seguida;
Deve-se cavar o solo, se se conseguir identificar os locais de enterramento, de modo a expôr as pupas já formadas (ou até mesmo as lagartas que ainda não se formaram).
Fase de Borboleta
A partir do momento em que a pupa passa a borboleta, o meio de combate mais usual passa pela colocação de armadilhas iscadas com feromonas sexuais, nos pinheiros para a captura dos machos (será uma armadilha por hectare).
Pode-se ainda fazer o tratamento da árvore por microinjecção (a efectuar no mês de Julho) com princípios nutritivos de forma a incrementar a vitalidade e a capacidade de resposta defensiva da árvore tratada.

Conclusões

É importante voltar a salientar que o grau de desenvolvimento das lagartas está directamente relacionado com as condições climatéricas existentes e que se pode verificar um acelaramento/retardamento dos estádios se as condições forem favoráveis ou desfavoráveis.

As lagartas iniciam as procissões após atingirem o nº de graus-dia necessário.

Este ano, temos o exemplo do Inverno seco e de céu descoberto, que acelerou o ciclo de desenvolvimento das lagartas, e, em Dezembro, já tinhamos muitas lagartas no solo, prontas a enterrarem-se, quando, na realidade, tal só deveria acontecer no fim do Inverno (meados de Fevereiro).
PJFS
Membro Veterano
Mensagens: 793
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Localização: 1ª Golden Retrivier chamada Teca

terça ago 02, 2005 7:50 am

Isso quer dizer que as lagartas descem dos pinheiros só no inverno certo? Por isso nesta altura não há perigo certo?

P.s.- ainda este fim de semana estive para ir acampar, mas lembrei-me desse bichinho irritante e não fui, queria ter a certeza de que esta altura não é a altura em que elas descem das àrvores.
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça ago 02, 2005 9:25 am

PJFS,

Errado!!!
Esta foto foi tirada no jardim dos meus sogros no domingo passado, ou seja 31 de Julho em pleno verão.
Não sei até que ponto é verdade mas a sabedoria popular diz que em anos secos elas aparecem am maior quantidade, além de toxicas tem a particularidade de fazerem secar os pinheiros ao longo dos anos, ficam ocos.
zuca_05
Membro Veterano
Mensagens: 1550
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Localização: cinco gatos
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça ago 02, 2005 10:11 am

entao e as pessoas q têm jardins e quintais o que podem fazer p wvitaras pragas desse bicho irritante?
e já agora se as virmos e tivermos mesmo de as matar como é que fazemos?
e aos gatos tb podem fazer o mesmo q aos cães?
:?
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 02, 2005 10:15 am

A lagarta é perigosa para cães, gatos, coelhos... Qualquer ser vivo que entre em contacto com elas. Inclusivé as próprias arvores.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça ago 02, 2005 10:20 am

Atenção que ouvi dizer que não se deve queimar estes animais ou ninhos de qualquer maneira. De facto, não sei até que ponto isto é veradde, mas ouvi dizer que o fumo libertado pela queima também pode ser tóxico se inalado ou irritante para os olhos. Assim, se o fizerem, o melhor é usar equipamento próprio para pulverização!!
zuca_05
Membro Veterano
Mensagens: 1550
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Localização: cinco gatos
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça ago 02, 2005 10:27 am

e uma esmagadela com um sapato ou com uma tábua ou pedra!? :oops:
bem isto n é muito bonito de discutir, mas depois de os matar temos de nos desfazer da arma do crime? tb fica contaminado com o veneno?
Fatima_St
Membro
Mensagens: 113
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

terça ago 02, 2005 11:42 am

Bom eu ja lidei de perto com esses seres vivos muito perigosos...
Houve uma altura que elas chegavam a andar em carreirinho....diria umas 20....por cada vez que me deparava com elas...
É preciso muito cuidado...pois so o "pó" que deitam quando se mexe nelas é perigoso...
Um dia fui ao veterenário e estava la uma senhora que ao tentar matar uma que estava na parede com a vassoura,so por ter tido contacto com esse tal "pó"(desculpem mas de momento nao consigo mesmo arranjar definição melhor...sei que existe um termo proprio) ficou com os braços numa verdadeira miséria...
Responder

Voltar para “Cães”