Regras para o transporte de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 02, 2005 1:47 pm

Olá a todos!
Dentro de dias, vou receber em minha casa uma cachorrinha abandonada. Vou levá-la logo ao vet, porque ela não tem vacinas e para ver se ele consegue determinar a idade.
A minha mãe tem 2 rottweilers e costuma transportá-los numa viatura comercial, com a respectiva divisória. O meu carro é um veículo ligeiro de passageiros. Quais as regras que tenho de seguir para o transporte da cadelinha? Também tenho de improvisar uma divisória? Só a posso transportar dentro daquelas caixas/jaula (ideia que não me agrada nada...)? Também vi em qualquer lado (não me recordo onde) um aplique que prende a coleira do animal ao dispositivo do cinto de segurança...
Resumindo: como faço para transportar a cadelinha de forma legal?
Desde já, obrigada a quem responder.
Saudações caninas e felinas!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça ago 02, 2005 1:51 pm

balinho Escreveu:Só a posso transportar dentro daquelas caixas/jaula (ideia que não me agrada nada...)?
Pois faz mal... a caixa de tranporte ainda é o métofo mais seguro de transportar animais...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
balinho
Membro

terça ago 02, 2005 1:58 pm

Pois... Provavelmente, até é o meio mais seguro de transporte (se bem que em caso de acidente, a caixa é projectada à mesma), só disse que não me agrada nada, porque o animal fica muito limitado lá dentro... a ideia é mesmo essa, n'é?
Então, a caixa é obrigatória?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça ago 02, 2005 2:00 pm

balinho Escreveu: Pois... Provavelmente, até é o meio mais seguro de transporte (se bem que em caso de acidente, a caixa é projectada à mesma), só disse que não me agrada nada, porque o animal fica muito limitado lá dentro... a ideia é mesmo essa, n'é?
Não é obrigatória, mas é o mais seguro para o animal...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 02, 2005 2:01 pm

A bem da verdade transporto as minhas cadelas com cinto de segurança atrás. Estou a proceder bem ou não? É obrigatório o cão ir isolado através da rede ou caixa de transporte?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Acacia
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm

terça ago 02, 2005 2:02 pm

Nas lojas de animais encontra à venda um colete, que tem uma passagem própria para o cinto de segurança.
balinho
Membro

terça ago 02, 2005 2:20 pm

Estive a fazer uma pesquisa aqui no fórum e encontrei mais atrás uma mensagem que dá a entender que a DGV considera os animais como qualquer outra carga (???). Ou seja, cada um acondiciona-a da forma que achar mais correcta. Sendo assim, parecem não haver regras obrigatórias para o transporte de cães. Alguém confirma?
Acho que vou optar pelo colete que prende ao cinto de segurança. A pequenita sempre se consegue mexer melhor.
Obrigada a todos pelas sugestões e pela prontidão com que as deram!
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

terça ago 02, 2005 2:26 pm

Oi! Também já tive essa dúvida e pelo que me informei a lei não é especifica... Eu prendo o meu cachorrinho de uma forma muito simples. Uso o próprio arnê dele preso por um mosquete ao cinto de segurança... Mas existem trelas próprias e também redes divisórias aplicáveis em qualquer automóvel (a venda na Decatlon por exemplo...)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça ago 02, 2005 2:46 pm

Balinho, já teve a resposta mas não entendeu bem.

De facto, na ausência de legislação para o transporte de cães, estes são considerados como carga, e como tal, estão sujeitas à legislação referente ao transporte de carga. Ou seja, não é cada um decide por si, mas sim respeitar essa legislação que indica que a carga tem que estar bem acondicionada de forma a nunca incomodar o condutor.

Em relação às caixas de transporte, para além de serem o método mais seguro, estas não são projectadas porque ou são grandes demais para isso acontecer, ou no caso de serem pequenas, devem ir presas ou aos cintos ou a alguma parte do veículo.
Última edição por KROZ em terça ago 02, 2005 8:47 pm, editado 3 vezes no total.
balinho
Membro

terça ago 02, 2005 2:52 pm

Claro, sem incomodar o condutor... got it! Obrigada!
Acacia
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm

quarta ago 03, 2005 8:58 am

Com o colete que prende ao cinto de segurança os cães não são projectados. O cinto prende-os como a nós.
balinho
Membro

quarta ago 03, 2005 9:34 am

Obrigada! Também fiquei com essa ideia. Foi por isso que ontem à noite já comprei a trela adaptadora para o cinto de segurança.
MissCool
Membro Júnior
Registado: segunda jul 04, 2005 2:39 pm

quarta ago 03, 2005 9:56 am

[quote=Taito]
... redes divisórias aplicáveis em qualquer automóvel (a venda na Decatlon por exemplo...)
[/quote]

Boas!

Alguém me pode dar mais informações sobre estas redes?

É que eu tenho 3 amigos caninos (um mastim espanhol, um rafeiro de tamanho médio e um rafeiro pequeno) pelo que comprar caixas ou coletes para toda esta gente será dificil e ainda mais dificil será mete-los dentro dos ditos coletes e apertar cintos (não estão nada habituados a andar de carro e ficam muito excitados...). Cada vez que a famili vai ao vet é um circo...

A Decatlon é uma loja de desporto, não é... será que na Sport Zone tb existem essas redes? E preços, alguém tem pistas?...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta ago 03, 2005 10:08 am

balinho Escreveu: Pois... Provavelmente, até é o meio mais seguro de transporte (se bem que em caso de acidente, a caixa é projectada à mesma), só disse que não me agrada nada, porque o animal fica muito limitado lá dentro... a ideia é mesmo essa, n'é?
Desculpe, mas para quem vai manter um cachorro dentro duma varanda com 3m durante grande parte do dia, realmente mete-lo dentro duma caixa transportadora, para o transportar durante alguns minutos deve ser mesmo limitado para o cachorro a caixa transportadora.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
balinho
Membro

quarta ago 03, 2005 10:52 am

Da mesma maneira que não gosto de ver animais em caixas transportadoras (a minha mãe tem uma para a gata), também não gosto de ver cães em varandas de 3m2. Não pense que ia fazer isso de ânimo leve.
É provável que não tenha lido, mas seguindo algumas sugestões e críticas construtivas de outros foristas, além da varanda, a Violeta vai ter acesso à cozinha, à lavandaria e ao hall, ou seja a boa parte do apartamento. Para já, é o que lhe posso oferecer.
Falar / escrever sem conhecimento de causa tem destas coisas...
Responder

Voltar para “Cães”