Cão em apartamento
Moderador: mcerqueira
Olá a todos!
Como disse numa mensagem anterior, dentro de dias vou receber uma cadelinha SRD pequenina em casa. Vai ser o meu primeiro cão dentro de um apartamento.
Sempre tive cães em casa dos meus pais, mas como é uma vivenda, os animais andam sempre soltos.
Agora, a minha Violeta vai ter de se habituar a estar muito tempo numa varanda com cerca de 3m2 e sem ver ninguém, isto porque tanto eu como o meu marido não estamos em casa durante o dia, e a varanda é completamente murada. Para já, não lhe posso oferecer melhor...
É claro que ao final do dia a venho trazer à rua, até porque moro numa zona agrícola e tenho à volta muitos campos, onde a Violeta vai poder dar "asas à imaginação".
O que me preocupa mesmo é o período durante o dia em que ela vai estar sozinha... Também queria habituá-la a não fazer as suas necessidades por todos os cantos da casa...
Como têm sido as vossas experiências com cães em apartamentos? Sugerem-me algumas dicas?
Desde já, obrigada a todos os que responderem.
Como disse numa mensagem anterior, dentro de dias vou receber uma cadelinha SRD pequenina em casa. Vai ser o meu primeiro cão dentro de um apartamento.
Sempre tive cães em casa dos meus pais, mas como é uma vivenda, os animais andam sempre soltos.
Agora, a minha Violeta vai ter de se habituar a estar muito tempo numa varanda com cerca de 3m2 e sem ver ninguém, isto porque tanto eu como o meu marido não estamos em casa durante o dia, e a varanda é completamente murada. Para já, não lhe posso oferecer melhor...
É claro que ao final do dia a venho trazer à rua, até porque moro numa zona agrícola e tenho à volta muitos campos, onde a Violeta vai poder dar "asas à imaginação".
O que me preocupa mesmo é o período durante o dia em que ela vai estar sozinha... Também queria habituá-la a não fazer as suas necessidades por todos os cantos da casa...
Como têm sido as vossas experiências com cães em apartamentos? Sugerem-me algumas dicas?
Desde já, obrigada a todos os que responderem.
Saudações caninas e felinas!
Olá,
Custa-me visualizar um animal dentro de uma varanda o dia inteiro. Parece-me aborrecido, stressante e desmotivante. Uma vida passada maioritáriamente dentro de uma varanda é tudo menos vida. Um cão habitua-se muito fácilmente a fazer as necessidades no jornal e posteriormente na rua, mas para isso é necessária muita paciência e tempo da nossa parte, ao que parece, tempo é uma coisa de que não dispõe. Para ensinar um cão é necessário empenho da nossa parte. Disponibilização de tempo. Dificilmente consegue ensinar um animal se apenas o pode levar à rua ao final do dia. Por outro lado, pode ensiná-lo a fazer no jornal, mas para isso também tem de estar presente. Será que um cão é o indicado?
Custa-me visualizar um animal dentro de uma varanda o dia inteiro. Parece-me aborrecido, stressante e desmotivante. Uma vida passada maioritáriamente dentro de uma varanda é tudo menos vida. Um cão habitua-se muito fácilmente a fazer as necessidades no jornal e posteriormente na rua, mas para isso é necessária muita paciência e tempo da nossa parte, ao que parece, tempo é uma coisa de que não dispõe. Para ensinar um cão é necessário empenho da nossa parte. Disponibilização de tempo. Dificilmente consegue ensinar um animal se apenas o pode levar à rua ao final do dia. Por outro lado, pode ensiná-lo a fazer no jornal, mas para isso também tem de estar presente. Será que um cão é o indicado?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
Olá! Concordo com a LuMaria, vai ser algo complicado manter um cão, ainda que pequeno, numa varanda o dia todo sem ninguém... Preocupa-me mais, não tanto a falta de espaço, mas a solidão do bichinho...Durante o longo periodo de habituação, precisa de ser ensinado e com muita paciencia, onde é o seu sitio, onde é o wc (ou esperar para ir à rua)... Acho que com gatos é mais fácil, ainda assim nunca um gato mas dois para fazerem companhia um ao outro...
Penso que conseguirão uma maneira de resolver o assunto, por exemplo vir alguém à hora do almoço passear um pouco o cachorrinho!...Pelo menos para não sentir tanto a vossa falta... Porque a vai sentir!

Penso que conseguirão uma maneira de resolver o assunto, por exemplo vir alguém à hora do almoço passear um pouco o cachorrinho!...Pelo menos para não sentir tanto a vossa falta... Porque a vai sentir!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
O meu sempre esteve dentro de casa, limitava-lhe o espaço entre cozinha, hall de entrada, casa de banho e varanda até aprender a fazer as necessidades na rua, até lá tem que se ter paciência e andar a limpar.
O que vejo agora à frente do meu prédio, são dois cães que são deixados na varanda e é lastimável, passam a vida a chorar, arranham as janelas, levam com o sol durante a manhã, e ficam com tanta gritaria de lingua de fora.
Não é agradavel de ver e deixam-me angustiada até á hora dos donos chegarem.Isto é o que tenho a dizer.
O que vejo agora à frente do meu prédio, são dois cães que são deixados na varanda e é lastimável, passam a vida a chorar, arranham as janelas, levam com o sol durante a manhã, e ficam com tanta gritaria de lingua de fora.
Não é agradavel de ver e deixam-me angustiada até á hora dos donos chegarem.Isto é o que tenho a dizer.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
Quem diz passear à noite, diz estar connosco sempre, menos das 9:00 às 18:30, 4 dias por semana. Sei que, mesmo assim, são muitas horas sem companhia, mas também acredito que lhe podemos dar tempo em qualidade, já que não lhe podemos dar em muita quantidade.
Em casa da minha mãe, os 3 cães e a gata também não têm a dona o dia todo. As grandes diferenças é que têm a companhia uns dos outros e vêem para a rua...
É claro que me angustia saber que a Violeta vai estar tantas horas sozinha e fechada, mas vou esforçar-me por compensá-la dessas horas aborrecidas.
Tenho muita experiência com cães, conheço todas as implicações que acarretam e, sinceramente, estou com saudades de todas as qualidades e defeitos! Tanto eu como o meu marido adoramos cães e estes 2 anos sem um cão por perto parecem que têm sido "vazios".
A médio prazo também vamos mudar-nos para uma casa com jardim (já em projecto).
Além de tudo isto, as alternativas de futuro que se apresentam a esta cadelinha não são muito famosas: foi abandonada e recolhida temporariamente por uma senhora que gosta muito de animais, mas que não pode ficar com ela, porque já tem 4 cães. E nós não temos muito espaço nem disponibilidade a 100%, mas temos muito carinho para dar. Será assim tão incompatível ter um cão nestas circunstâncias?
Agradecendo as sugestões, vou tentar passar por casa ao almoço e deixá-la circular pela varanda, cozinha, e lavandaria. Apesar das saudades, já não será tão aborrecido... o que acham?
Desculpem o "testamento"...
Em casa da minha mãe, os 3 cães e a gata também não têm a dona o dia todo. As grandes diferenças é que têm a companhia uns dos outros e vêem para a rua...
É claro que me angustia saber que a Violeta vai estar tantas horas sozinha e fechada, mas vou esforçar-me por compensá-la dessas horas aborrecidas.
Tenho muita experiência com cães, conheço todas as implicações que acarretam e, sinceramente, estou com saudades de todas as qualidades e defeitos! Tanto eu como o meu marido adoramos cães e estes 2 anos sem um cão por perto parecem que têm sido "vazios".
Além de tudo isto, as alternativas de futuro que se apresentam a esta cadelinha não são muito famosas: foi abandonada e recolhida temporariamente por uma senhora que gosta muito de animais, mas que não pode ficar com ela, porque já tem 4 cães. E nós não temos muito espaço nem disponibilidade a 100%, mas temos muito carinho para dar. Será assim tão incompatível ter um cão nestas circunstâncias?
Agradecendo as sugestões, vou tentar passar por casa ao almoço e deixá-la circular pela varanda, cozinha, e lavandaria. Apesar das saudades, já não será tão aborrecido... o que acham?
Então não vai ter dificuldade em ensiná-la. Com certeza já conhece os truques todos!balinho Escreveu: Tenho muita experiência com cães, conheço todas as implicações que acarretam e, sinceramente, estou com saudades de todas as qualidades e defeitos!

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Não me parece que seja boa idéia adquirir um cão nessas condições, fechado numa varanda muito tempo ele vai ganir e ladrar durante horas para chamar a atenção, quando parar de fazer barulho significa que percebeu a vida triste que vai ter e já não vale a pena fazer barulho porque ninguém vai ter com ele, aprender a fazer as necessidades no local certo parece-me que vai ser dificil devido á falta de tempo.
respondi antes de ver esta mensagem, se vai ter casa com jardim então penso que conseguirá compensar o cachorrinho até lá, pois mesmo ficando sózinho das 9.00 ás 18.30 num jardim ele certamente vai encontrar alguma traquinices para fazer.balinho Escreveu: Quem diz passear à noite, diz estar connosco sempre, menos das 9:00 às 18:30, 4 dias por semana. Sei que, mesmo assim, são muitas horas sem companhia, mas também acredito que lhe podemos dar tempo em qualidade, já que não lhe podemos dar em muita quantidade.
Última edição por iog em terça ago 02, 2005 4:51 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
Eu tenho 3 cães em apartamento , mas estão dentro de casa , tem a varanda aberta para fazerem as necessidades quando quiserem , também não imagino um bichinho bébé fechado num terraço durante o dia , e não se deve esquecer da importância da fase de crescimento para a sua sociabilização e equilibrio .
Lógico que quando saio de casa fecho a porta da sala para não fazerem disparates ,há certos cuidados que os donos de cães traquinas devem ter para não haver surpresas mas eles são uns fofos e merecem
!
Boa sorte com a sua menina !
Lógico que quando saio de casa fecho a porta da sala para não fazerem disparates ,há certos cuidados que os donos de cães traquinas devem ter para não haver surpresas mas eles são uns fofos e merecem

Boa sorte com a sua menina !
OBRIGADA A TODOS! Fico mais descansada por saber que é possível fazer um cão feliz dentro de 4 portas!
Em casa dos meus pais, os cães sempre viveram fora da casa.
Ter um cão não é novidade, mas ter um cão num apartamento é totalmente novo para mim! Daí que continuo a precisar e a agradecer todas as dicas! Habituá-los a fazer as necessidades num lugar certo, não estragarem os móveis, tapetes e afins... esse tipo de coisas... se é que é possível!
P.S.: Penso que a minha Violeta já não é assim tão bebé... deve ter uns 4-5 meses.
Em casa dos meus pais, os cães sempre viveram fora da casa.
Ter um cão não é novidade, mas ter um cão num apartamento é totalmente novo para mim! Daí que continuo a precisar e a agradecer todas as dicas! Habituá-los a fazer as necessidades num lugar certo, não estragarem os móveis, tapetes e afins... esse tipo de coisas... se é que é possível!
P.S.: Penso que a minha Violeta já não é assim tão bebé... deve ter uns 4-5 meses.
Dificilmente um animal que vive sózinho é feliz. Principalmente um cão que é um animal de matilha e precisa de viver com os seus congéneres para ser equilibrado. E da solidão resultam as traquinices, quanto mais aborrecido mais disparates ou mais melancolia.iog Escreveu: mesmo ficando sózinho das 9.00 ás 18.30 num jardim ele certamente vai encontrar alguma traquinices para fazer.
Bem, ela não vai "viver" sozinha... não vai é estar acompanhada uma grande parte do dia. Infelizmente, acredito que não será caso raro. Também gostava de estar todo o dia perto dela, mas não posso...
Claro que não são as condições ideais, mas há que procurar um equilíbrio.
Não estaremos a radicalizar um pouco as coisas? Nessa perspectiva, a minha pequenina por não estar acompanhada 32 horas por semana vai ser infeliz...
Não estaremos a radicalizar um pouco as coisas? Nessa perspectiva, a minha pequenina por não estar acompanhada 32 horas por semana vai ser infeliz...
Claro que não. Desde que não esteja fechada numa varanda. Tenha o exercicio adequado, a companhia suficiente e o convivio com outros animais da sua própria espécie. Se me disser que fica na varanda fechada. Passeia 1 hora por dia e perde o contacto com a sua própria espécie, então aí, duvido muito que seja um animal feliz. Mas penso que não seja isso que vai acontecer. Seja como for, um passeio diário é muito pouco, pelo menos 2.balinho Escreveu: Bem, ela não vai "viver" sozinha... não vai é estar acompanhada uma grande parte do dia. Infelizmente, acredito que não será caso raro. Também gostava de estar todo o dia perto dela, mas não posso...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
Olá! Se vai mudar para uma casa com jardim em breve penso que não será tão grave assim...
Quem sabe nessa altura não arranja um amiguinho para as traquinices e as horas passam assim mais depressa!
Passar à hora do almoço será bom para a deixar correr um pouco pela casa pelo menos e quando chegar a casa e a levar a passear tente que socialize com outros cães e pessoas... isso é muito importante... Outra dica é ter objectos para ela roer... Muitos.... O meu Golias quase nunca tá sozinho e mesmo assim tem um montão de brinquedos... chinelos velhos, ossos, bolas, bonecos... Ensinei-o a roer esses para se esquecer do pé da mesa(que era tão lindo LOL), das mantas do sofá, dos cabos electricos....
... e deixar muuuuuuuuuiiiiita agua fresca à disposição e sombra!
Quem sabe nessa altura não arranja um amiguinho para as traquinices e as horas passam assim mais depressa!

Passar à hora do almoço será bom para a deixar correr um pouco pela casa pelo menos e quando chegar a casa e a levar a passear tente que socialize com outros cães e pessoas... isso é muito importante... Outra dica é ter objectos para ela roer... Muitos.... O meu Golias quase nunca tá sozinho e mesmo assim tem um montão de brinquedos... chinelos velhos, ossos, bolas, bonecos... Ensinei-o a roer esses para se esquecer do pé da mesa(que era tão lindo LOL), das mantas do sofá, dos cabos electricos....

OBRIGADA por mais estas dicas!
Bonecada e contacto diário com outras pessoas e cães, gatos, patos, galinhas, vacas e um pónei (os meus sogros têm uma verdadeira quinta aqui ao pé) não vão faltar! Vai ser um ai-Jesus!
Obrigada!
Bonecada e contacto diário com outras pessoas e cães, gatos, patos, galinhas, vacas e um pónei (os meus sogros têm uma verdadeira quinta aqui ao pé) não vão faltar! Vai ser um ai-Jesus!
Obrigada!