Cortes estéticos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
doberwoman
Membro Júnior
Registado: sexta jul 23, 2004 6:23 pm

quinta ago 04, 2005 12:49 pm

Olá,
Tenho uma dúvida..
Adoro Dobermanns, e neste momento tenho uma cadelinha da raça com quase 4 meses. Já é a segunda que tenho. :)
Antes era permitido cortar as orelhas e cauda, mas como sabem, agora já é proibido. Então porque continuo a ver cães desta raça com as orelhas cortadas? Será que só os criadores é que têm permissão para os cortes estéticos aos seus bichos? Ou será que todos os cães que tenho visto têm as orelhas cortadas porque os donos os levaram a Espanha?? Porque já me disseram que em Espanha não é ilegal. Mas também já me disseram que há pelo menos um vet no algarve que as corta. E não deve ser o único..
Não estou a dizer que concordo totalmente com os cortes estéticos, mas se a raça foi criada assim, não deveríamos continuar com os mesmos?...
Desculpem o desabafo, mas se um país não aprova determinada lei, e depois podemos dar a volta à questão indo a outro país, então para que servem as leis? Só pra chatear o Zé Povinho??
Não sou uma expert no assunto, nem sei se estou a dizer alguma baboseira, mas é o que sinto como dona de um Dobermann..
O que acham?
Já agora, o chip também é obrigatório?
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 04, 2005 2:10 pm

Pergunta:
Mas quer cortar as orelhas à sua cadelinha é?Que interessam se há leis ou não, o que interessa eh se você acha que se devem cortar as orelhas ou não!

Por mim dispenso tal coisa.Orelhas, rabos, enfim o que as pessoas acham que é mais atraente....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 04, 2005 2:30 pm

doberwoman Escreveu: Desculpem o desabafo, mas se um país não aprova determinada lei, e depois podemos dar a volta à questão indo a outro país, então para que servem as leis? Só pra chatear o Zé Povinho??
A lei diz que não pode cortar, mas não diz que não pode ter um cão com orelhas cortadas. É bem diferente! Se se dá ao trabalho de ir a Espanha deixar lá metade das orelhas do cão, ninguém tem nada a ver com isso, desde que seja lá e não cá. E na minha opinião as leis fizeram-se para se cumprirem.

Quanto ao chip, ainda não é obrigatório, mas é uma excelente forma de proteger o nosso cão ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta ago 04, 2005 3:16 pm

Não me diga que quer cortar as orelhas ao seu cão :?

Se existe um veterinário que o faz no Algarve, então ele deveria ser denunciado por fazer mutilação ilegal.

E diga-se para além disso que os dobermans com orelhas caídas são muito mais giros ;)

PS: Se o seu veterinário for o dito que corta as orelhas, aconselho-o a mudar. Recomendo-lhe uma clínica em Espiche, e para si, que está em Lagos, garanto-lhe que vale a pena andar mais uns kilometros.
doberwoman
Membro Júnior

quinta ago 04, 2005 3:32 pm

Não, não é o meu veterinário. O meu tb não corta. :)
Quanto ao outro vet, nem sei quem é..
Pessoalmente prefiro o dobermanns com as orelhas cortadas, mas é uma questão de gosto...
Claro que agora já não corto, gosto da minha cadela assim também. :)
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta ago 04, 2005 3:34 pm

Olá,

gostos não se discutem mas de facto, para mim, um dober é muito mais imponente com as orelhas e cauda cortadas.

Corrijam-me se estou errada mas o Chip não é obrigatório para todos os cães nascidos a partir de agosto de 2004?
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta ago 04, 2005 3:58 pm

doberwoman Escreveu: Não, não é o meu veterinário. O meu tb não corta. )
Quanto ao outro vet, nem sei quem é..
Pessoalmente prefiro o dobermanns com as orelhas cortadas, mas é uma questão de gosto...
Claro que agora já não corto, gosto da minha cadela assim também. )

O vet a que me referia é o vet onde o meu cachorro vai (a clínica veterinária do Ferrel), mas compreendo que prefira um vet na cidade de Lagos, isto apesar de eu só poder dizer bem dos veterinários do meu Snoopy.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta ago 04, 2005 4:03 pm

Guida__F Escreveu: Não me diga que quer cortar as orelhas ao seu cão :?
Sempre é melhor que arrancar as patas a caranguejos...

Se quer cortar as orelhas à sua cadela... leve-a a Espanha... é mais barato, são bem cortadas e absolutamente legal... não se esqueça é de trazer o papel justificativo de que o corte foi no interesse do animal... para evitar vir a ter problemas com as autoridades portuguesas...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Amina
Membro Veterano
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm

quinta ago 04, 2005 5:30 pm

eu não sou contra o corte de orelhas e cauda, desde que seja feito por um ótimo profissinal, e acho que os dobermans ficam muito mais belos com orelhas cortadas.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 04, 2005 5:58 pm

O chip só é obrigatório para cães potencialmente perigosos. Para todos, só em 2008.

Quanto às orelhas, muitos veterinários ainda efectuam o corte. Até criadores com "nome na praça" o fazem... O criador do seu cão saberá indicar-lhe um local de confiança. Não o faça em locais cujo trabalho não seja conhecido. Pode ficar com as orelhas numa lástima.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta ago 04, 2005 6:43 pm

Oi.
Sou a feliz proprietária de um Dobermann (2 meses) com orelhas cortadas. Sou completamente a favor do corte, para mim não tem "sentido" um Dobermann sem as orelhas e cauda cortadas. Não vou dizer quem fez o corte nem onde, como é lógico, mas posso afirmar que ainda há vários veterinários que o fazem. Resta encontrar um competente...um bom criador certamente terá conhecimento de algum...
Joana
P.S. O corte só pode ser efectuado até aos 3 meses, sensivelmente.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
doberwoman
Membro Júnior

quinta ago 04, 2005 8:27 pm

Obrigada.
Também acho que um dobermann com as orelhas cortadas é muito mais belo e imponente. Mas na altura o veterinário da minha Ira disse que não era permitido, e o assunto ficou por aí. (Ele também cortou as orelhas da minha outra dobermann e ficaram lindas!) Claro que tenho imensa pena, mas ela já está com 3 meses e meio.. Mesmo que achasse um vet que cortasse as orelhas, já seria tarde.. Embora para mim, o pior seja a cauda comprida.. :?
Gostos.. ;)
Mas o mais importante é que já a tenho e é saudavel.
O resto é secundário.. :)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta ago 04, 2005 8:55 pm

Claro, o importante é ele ser saudável!
Há muitos veterinários que deixaram de efectuar o corte, sem dúvida, mas alguns ainda o fazem.
Concordo consigo, o pior é mesmo a cauda! Antes ter as orelhas compridas que a cauda...
Dentro de uns meses tenciono colocar aqui algumas fotos do meu Dobermann. :D
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta ago 04, 2005 11:25 pm

KROZ Escreveu: O chip só é obrigatório para cães potencialmente perigosos. Para todos, só em 2008.
Não só mas tambem... os cães de caça tb têm obrigatoriamente que estar chipados.

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Al-Marah
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 11:03 am

sexta ago 05, 2005 8:23 am

"1º Segundo o Decreto-Lei 276/2001, podem as caudas ser amputadas, desde que seja feito por um médico veterinário.

2º O estalão do Dobermann prevê a amputação da cauda e das orelhas, salvaguardando que, nos países em que tal não é permitido, devem ser deixados naturais.

3º Por fim, todos os cães que estejam dentro do standard e possuam o respectivo registo, têm hipóteses de competir em exposições."

4º É engraçado que normalmente (mas nem sempre, pois há quem perceba e tenha uma opinião formada), quem é contra o corte da cauda e orelhas é mais um dos defensores-dos -animais que acabam por não perceber nem quererem, mas são contra na mesma!

:?
Responder

Voltar para “Cães”