Tenho uma dúvida..
Adoro Dobermanns, e neste momento tenho uma cadelinha da raça com quase 4 meses. Já é a segunda que tenho.

Antes era permitido cortar as orelhas e cauda, mas como sabem, agora já é proibido. Então porque continuo a ver cães desta raça com as orelhas cortadas? Será que só os criadores é que têm permissão para os cortes estéticos aos seus bichos? Ou será que todos os cães que tenho visto têm as orelhas cortadas porque os donos os levaram a Espanha?? Porque já me disseram que em Espanha não é ilegal. Mas também já me disseram que há pelo menos um vet no algarve que as corta. E não deve ser o único..
Não estou a dizer que concordo totalmente com os cortes estéticos, mas se a raça foi criada assim, não deveríamos continuar com os mesmos?...
Desculpem o desabafo, mas se um país não aprova determinada lei, e depois podemos dar a volta à questão indo a outro país, então para que servem as leis? Só pra chatear o Zé Povinho??
Não sou uma expert no assunto, nem sei se estou a dizer alguma baboseira, mas é o que sinto como dona de um Dobermann..
O que acham?
Já agora, o chip também é obrigatório?