Ataque de Pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
peloponeso
Registado: quarta fev 25, 2004 2:42 pm

sexta ago 05, 2005 2:31 pm

Boas Tardes a todos

Gostaria de colocar uma questão;O cão de uma colega de trabalho foi mordido na rua pelo Pitbull de um vizinho,estando neste momento o cão da minha colega no Hospital Veterinário em perigo de vida há já cerca de 5 dias.Dado que para além dos prejuizos sentimentais haverá custos elevados a suportar,que procedimento deverão ter os donos do cão atacado no sentido de obrigar o dono do Pitbull a suportar os custos,e onde poderão apresentar queixa?Sei que em caso de ataque a pessoas existe legislação,mas será que existe legislação no que concerne a ataques a outros animais?Agradecia que me esclarecessem.
A todos obrigada
Alice Maria
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta ago 05, 2005 2:44 pm

Depende como aconeceu o ataque... se estavam ambos à solta na rua e independentemente das penalizações que possam ocorrer ao dono do outro cão por desrespeito à legislação vigente... a culpa é de ambos, logo a sua colega responde pelos estragos no próprio cão...

Se o cão da sua colega seguia conduzido à trela e foi atacado pelo cão que estaria à solta, a sua colega tem direito ao resarcimento das despesas pelo dono do outro cão...

Podem apresentar queixa no posto da PSP ou da GNR, conforme quem tiver jurisdição na área de residência.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 05, 2005 2:46 pm

Olá boa tarde,

Os cães estavam presos ou soltos?

A pergunta já chegou tarde. É como lhe disse o Sr. casadiscaes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

sexta ago 05, 2005 2:56 pm

Olá,

Um cão dessa raça (perigosa)segundo dizem e que eu não concordo, segundo a legislação tem que ter um seguro que cobre não só as lesões feitas a pessoas como a animais desde que o caso ocorra fora da propriedade do detentor do dito cão. Não sei como se fará a participação mas penso que se o detentor do cão que atacou não manifestar interesse no pagamento das despesas do cão atacado provavelmente terá que fazer uma participação à GNR da zona.
Deverá ter em atenção o facto de o cão andar na via pública com trela ou sem ela, porque os cães deverão sempre andar de trela na via pública.

Não sei se disse alguma coisa menos correcta mas penso que outros foristas também poderão dizer-lhe mais alguma coisa.

Teresa
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta ago 05, 2005 3:27 pm

Se o cão atacado não for de uma raça potencialmente perigosa poderia estar solto e com ançaime e estaria dentro da lei.
Última edição por Guida__F em sexta ago 05, 2005 3:45 pm, editado 1 vez no total.
Guida__F
Membro Veterano

sexta ago 05, 2005 3:31 pm

repetida
Última edição por Guida__F em sexta ago 05, 2005 3:47 pm, editado 1 vez no total.
Al-Marah
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 11:03 am

sexta ago 05, 2005 3:33 pm

Um "ensaime"... :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 05, 2005 3:38 pm

Que confusão...
De acordo com a lei o pit bull (ou outro cão cuja raça conste da lista), na via pública, tem de estar com trela E açaime.
Outras raças que não constem da lista de potencialmente perigosos tem de andar com trela OU açaime.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Guida__F
Membro Veterano

sexta ago 05, 2005 3:52 pm

aisd Escreveu:
Outras raças que não constem da lista de potencialmente perigosos tem de andar com trela OU açaime.

E já agora se me pudesse informar... e se um cão com ançaime atacar outro sem nada então quem tem culpa é o cão sem nada?
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

sexta ago 05, 2005 3:56 pm

Olá,

Eu penso que um cão com açaime não pode atacar outro visto que não pode morder.

Teresa
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 05, 2005 3:58 pm

Guida__F Escreveu: E já agora se me pudesse informar... e se um cão com ançaime atacar outro sem nada então quem tem culpa é o cão sem nada?
E acha que um cão com açaime consegue morder outro cão? Mesmo que o ataque, os danos infligidos serão minimos. A não ser que seja um São Bernardo que esborrache um caniche e aí a lei funciona da mesma forma.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta ago 05, 2005 4:00 pm

TeresaAmaral Escreveu: Olá,

Teresa
depende do tamanho ;)

Se um S. Bernardo de açaime ataca-se um caniche sem açaime, o caniche não sairia ileso de certeza ;) Os cães não mordem apenas, também costumam dar patadas violentas ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta ago 05, 2005 4:03 pm

O facto do cão estar com açaime não quer dizer nada se o mesmo não estiver sobre o controlo do dono... quer isto dizer que se a guida colocar um açaime no snoopy e o soltar na rua enquanto trata da vidinha... tem tanta responsabilidade pelos danos causados por ele como se ele estivesse à solta sem açaime... no caso de ele se pegar com outro cão, mesmo estando açaimado, a guida tem a mesma culpa...

Os cães não podem estar sozinhos ou à solta na rua... depreende-se que o cão açaimado é controlado pelo dono... ou seguiria à trela...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Guida__F
Membro Veterano

sexta ago 05, 2005 4:08 pm

TeresaAmaral Escreveu: Olá,

Teresa

Pode saltar-lhe para cima das costas, que é o modo de ataque do meu cachorro. Dá um pulo no ar e aterra-lhes em cima que e eu saiba nunca houveram dentadas.
Tem de ser provocado para atacar, mas quando ataca fá-lo de uma maneira estranha, o pior é que resulta, geralmente o outro cão fica tão assustado que põe-se a fugir... nunca houveram ferimentos em nenhum dos lados.
No entanto, na última semana, e como precaução, começou a ir ao jardim de açaime... temos agora muitos turistas por aqui e a população canina triplicou.
Isaias
Membro
Registado: segunda abr 11, 2005 5:33 pm

sexta ago 05, 2005 4:11 pm

O casadiscaes tem razão, o dono é sempre responsável pelos danos que o cão provocar, tenha ou não açaime e trela (isto claro, se não for atacado por outro cão)
Responder

Voltar para “Cães”