Cadela com cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alvm
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm

sexta ago 19, 2005 1:51 pm

Olá.
Tenho uma dúvida e gostaria, se possível, que me esclarecessem.
Tenho uma cadela Labrador com 10 meses que está agora com o primeiro cio. Como nunca tive cadelas não sei como isto funciona.
Quantas vezes por ano estão com o cio?
Durante quanto tempo têm as perdas de sangue?
É normal alterarem o comportamento? Comerem menos que o habitual?

Agradecia uma resposta.
Obrigada
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 19, 2005 2:07 pm

Olá,

Por norma o cio é duas vezes por ano. Pode durar de 12 a 20 ou 30 dias. A disposição muda e o apetite também, perfeitamente normal. Cuidado com eventuais namorados. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

sexta ago 19, 2005 2:11 pm

alvm Escreveu: Olá.
Tenho uma dúvida e gostaria, se possível, que me esclarecessem.
Tenho uma cadela Labrador com 10 meses que está agora com o primeiro cio. Como nunca tive cadelas não sei como isto funciona.
Quantas vezes por ano estão com o cio?
Durante quanto tempo têm as perdas de sangue?
É normal alterarem o comportamento? Comerem menos que o habitual?

Agradecia uma resposta.
Obrigada
A minha cadela mais velha (labrador) também teve o primeiro cio aos 10 meses. No caso dela não houve qualquer alteração de comportamento nem perda de apetite, mas cada caso é um caso! ;)

Normalmente têm 2 cios por ano, como disse a LuMaria, de 6 em 6 meses (aprox.).
alvm
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm

sexta ago 19, 2005 2:16 pm

Obrigada pelas respostas.
Já estou mais esclarecida.
:D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 19, 2005 2:23 pm

Bianah Escreveu:
A minha cadela mais velha (labrador) também teve o primeiro cio aos 10 meses. No caso dela não houve qualquer alteração de comportamento nem perda de apetite, mas cada caso é um caso! ;)
Que sorte Bianah, a minha loira fez o primeiro cio aos 9 meses, quase 10 e virou uma onça. Só queria a cama dela, recolhia todos os brinquedos e chegou a querer morder. Felizmente voltou ao normal. Só pode ser esterelizada a partir dos dois anos que é quando termina os exames de rotina ao coração ( Tem uma atrofia do lado direito ), tenho receio que seja propensa a gravidez psicológica. O que é certo, é que ficou uma fera insuportável de aturar. :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta ago 19, 2005 4:05 pm

Em geral, o cio dura 3 semanas a contar do primeiro dia que deita sangue. A perda de sangue é só na primeira semana, podendo durar apenas 2 ou 3 dias. Durante todo o cio, os machos são atraídos pelo cheiro que as cadelas exalam mas a cadela só costuma aceitar o macho na 2ª semana, ou seja, do 7º ao 14º dia. Mais uma vez, estas são apenas indicações gerais, cada caso é um caso. A periodicidade dos cios depende também da cadela. As cadelas mais pequenas costumam ter períodos entre cios mais curtos enquanto que as de maior porte, mais longos. Normalmente o tempo que demorar do 1º ao 2º cio será o tempo que demorará entre os cios subsequentes. A minha PA tem cios de 7 em 7 meses, sendo que começaram aos 7 meses. A minha Braco só teve o 1º cio com 1 ano e 2 meses.

Espero ter ajudado. :)
Responder

Voltar para “Cães”