SRD Vs Cães de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado set 21, 2002 7:57 pm

Abri este tópico para saber a vossa opinião sobre as pessoas comprarem cães de raça. É que dá-me a impressão que neste forum há pessoas que são contra comprar um cão de raça devido a haver muitos cães para adoção.
Vou começar com a minha opinião :
Eu adoro todos os cães ,mas como é evidente há uma raça que para mim reúne todas as características que eu gosto,tanto morfológicamente como a nível de temperamento,e com as outras pessoas penso que ocorre o mesmo,então se eu vou ter um cão porque não há de ser aquela raça,comprado num bom criador e com todas as garantias.Eu sei que há muitos SRD à espera de donos ,mas porque que é que eu não ei de ter o cão dos meus sonhos com características bem defenidas e importantes para mim por causa dos erros dos outros,acho que todas as pessoas têm direito a escolher e não se deve marginalizar nimguém,para mim desde que a pessoa trate e se responsabilize pelo seu cão sem nunca lhe deixar faltar nada e sem nunca o abandonar já está a cumprir as suas obrigações,se toda a gente fizesse isso se calhar não haveria SRD para adoptar nos canis.
Eu adoro Pit bulls e ei de ter sempre cães desta raça ,mas por opção também ei de ter "refugiados caninos"porque para mim os cães só são verdadeiramente felizes se tiverem pelo menos um companheiro da mesma espécie(é que o dono não etá disponível 24h por dia).
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sábado set 21, 2002 8:24 pm

oi amigo. eu não sou das tais pessoas que referiste. o que me pode acontecer é ter mais pena de srd do que cães de raça... todos sabemos porquê :(
acho que é por essa tal razão que muitas pessoas parecem começar a odiar os cães de raça como se estes tivessem culpa (o que não é justo). não nos podemos esquecer de como são mal tratados os cães de raça, principalmente pit bull, rotts... vocÊs sabem, cães que alguns parvos insistem em levar para as lutas... eu gosto de todos os animais, se vejo um cão na rua tenho de lhe ir dar carinhos (só não dou nos gatos porque eles fogem :p )
eu tenho um rafeiro e um rottweiler, AMO os dois. mas tenho de admitir que a minha raça predileta (espero ter escrito bem) é o dog alemão. talves por ser um cão enorme, adoro cães grandes. espero um dia vir a ter um, acho que mereço, visto toda a minha vida ter sempre tratado bem todo o tipo de animais.
espero ter valido a pena a minha "pequena" :p resposta
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 21, 2002 9:15 pm

eu por mim, estou-me nas tintas se um animal é srd ou de raça. em qualquer dos casos, é um animal e precisa de cuidados e atenção. o que me irrita, é ver muito gente a perguntar - qual é a raça? quando se diz que é rafeiro, olha desdenhosamente como se o animal não tivesse direito à vida. também já disse na arca, que uma pessoa me condenou por dar ração aos meus cães porque são rafeiros. devia dar carne para cão.
tenho as minhas preferências e se pudesse, tinha escolhido "outro" cão ou não tinha escolhido nenhum. no entanto, apareceram-me estes dois, que eram casos flagrantes e que não "podia" deixar em branco. se estou arrependida? não! se os acho inferiores aos cães de raça? não! menos inteligentes? não! menos bonitos? não! menos simpáticos? não, etc,, etc...
anjaazul
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sábado set 21, 2002 10:02 pm

Eu acho que quem tem uma grande parte da culpa são as pessoas que se metem a fazer cruzamentos á toa. Não é que os cães SRD não sejam importantes, queridos e especiais como outro cão qualquer, só que uma pessoa que tenha uma cadela (de qualquer raça) deve ter cuidado com ela, para não engravidar, sem saber o que fazer aos bebés. Se eu agora podesse ter um cão, qualquer que fosse, escolhia o que eu encontrei na rua com as orelhas cortadas, (o Bull), e não é de raça, só que eu adorei-o. Acho que o que conta é a relação que surge entre o dono e o cão. Os cães são todos especiais pela maneira que tentam agradar ao dono, e acho que isso não tem a ver com a raça. Por outro lado, ha sempre uma raça que nos fascina, eu adoro Dogues alemães e Argentinos. Acho que, se realmente gostar de uma raça em especial, porque não ter?
Beijinhos a todos
*Catarina*
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 21, 2002 10:13 pm

A resposta é rápida. Cada qual faz o que quiser com o seu dinheiro
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sábado set 21, 2002 10:21 pm

Um dia destes tive uma conversa com uma pessoa que não tinha muita confiança. Não me lembro especificamente das suas palavras, mas as suas ideias eram: Nunca ia ter um cão rafeiro porque não queria um cão normal, que os cães de raça são muito mais "fixes" que os que não têm raça. Mas a maneira como ele falou... Eu fiquei gága de tanta raiva! Eu nem sabia o que lhe havia de dizer! Depois perguntei-lhe se ele queria ter um cão de raça para o ter como amigo ou de troféu para se armar para as outras pessoas. Ele respondeu que não, mas que era muito melhor ter um cão de raça do que um rafeiro... Eu apenas consegui balbucionar: "Só espero que nenhum cão tenha a sorte de cair nas tuas mãos..."

Para mim todos os cães são iguais. É uma estúpidez discriminar tanto uns como outros.
Mas ao longo do tempo irrita-me ouvir as pessoas a falar de cães de raça, talvez porque não dêm o mesmo valor aos rafeiros.
Os cães são todos iguais. Nós, as pessoas, é que lhes damos nomes ás suas caracteristicas particulares. Posso dizer que é impossível eu não ter raiva de alguém que despreze os rafeiros só porque eles não tiveram a sorte de nascer noutra pele... Mas não tenho nada contra ás pessoas que gostam muito de uma raça em particular e que gostávam de a ter, a não ser que seja para alimentar o seu próprio ego.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sábado set 21, 2002 10:41 pm

Olá

Este é um tema delicado, q.b.!

Já foi falado vezes sem conta e, não se chegou a nenhuma conclusão porque, para mim, esta não existe.

Todos nós temos o direito de escolher o cão que queremos. O que nós não temos direito é de, criticar aqueles que, ou por gosto, ou vaidade, preferem certa ou determinada raça!

Os cães não são todos iguais tal como os humanos não são todos iguais!

Fico c/ a leve sensação que, só os que amam e tem animais SRD é que são ou se intitulam "os amigos dos animais"! Perfeito engano! Amigos dos animais são aqueles que os respeitam, seja qual for a sua raça!!!

No fundo, somos nós que, por descuido e inconscientemente, criamos os SRD!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado set 21, 2002 10:48 pm

Eu adoro todos os cães sem exepção! :lol: Eu á um ano atrás andava á procura de um cão. Fui ao canil S. Francisco de Assis, mas a minha mãe só keria um cachorro. A cadela da minha visinha fugiu e voltou grávida e eu fikei com um X de Serra (completamente maluco) e além disso eu nunca tive cães de raça pura, só mestiços pk mos davam (um X de boxer, um X de uma raça pekena e agora o X de serra). :D

Jocas e lambidelas: KEIKO :D
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 21, 2002 10:56 pm

Todos nós temos o direito de escolher o cão que queremos. O que nós não temos direito é de, criticar aqueles que, ou por gosto, ou vaidade, preferem certa ou determinada raça!

Fico c/ a leve sensação que, só os que amam e tem animais SRD é que são ou se intitulam "os amigos dos animais"! Perfeito engano! Amigos dos animais são aqueles que os respeitam, seja qual for a sua raça!!!

Está tudo dito, e bem dito... nada tenho a acrescentar!

Abraços
Paulo C.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado set 21, 2002 11:01 pm

Nem mais.

PauloC Escreveu:

Abraços
Paulo C.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo set 22, 2002 12:28 am

E vão 3. ;)

KROZ Escreveu: Nem mais.

PauloC Escreveu:

Abraços
Paulo C.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

domingo set 22, 2002 12:51 am

Pois eu tinha um dilema cá em casa. Há 6 anos que só tenho gatos, penso que nunca estive tanto tempo sem cão.
Quer eu quer o meu marido desejávamos voltar a arranjar um cão mas não estávamos a chegar a um acordo: eu queria ir a um canil buscar um rafeiro já adulto ele queria comprar um Boxer porque já teve 4 e adora o seu carácter, adora ir todos os dias com o cão "trabalhar" para a mata, ele desenvolve uma relação com os cães incrível.
Então uma amiga do felinus deu a ideia: Procurem um Boxer, já adulto que não seja desejado.
É isso que estamos a tentar arranjar.
Agora não me venham dizer que por eu preferir um rafeiro gosto mais de cães do que o meu marido que prefere um Boxer.
Eu tenho 3 gatos de raça e duas domésticas, todos têm o mesmo veterinário, todos comem a mesma ração, todos têm a sua almofada e todos levam festinhas, não há diferença.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo set 22, 2002 1:17 am

estas discussões já parecem as do tipo - quem lava melhor? o tide ou o super pop?; quem é melhor - o sporting ou o benfica? etc, etc.
anjaazul
Elsa
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 10:01 am

Isto nem tem discussão possivel: Cão é cão!

Se uns preferem cães de raça porque acham que um cão com determinada tipologia e temperamento CONHECIDO é o mais adequado á sua personalidade e estilo de vida, se têm dinheiro para o comprar, se tem amor para lhe dar... qual é o problema? São egoistas? São presunçosos? são snobs? Só porque podem escolher o cão ideal para eles?

Nem todos os rafeiros são cães previsiveis, nem todos tem bom carácter, nem todos se adaptam a certos estilos de vida e treino e nem todos são cães super saudáveis. Por ex: Se eu quiser um cão de guarda a sério ( não apenas um alarme ) teria que passar a vida a adoptar rafeiros e esperar pela sorte de me calhar um com temperamento e fisico de dobermann ou rottweiler.. então porque é que não fui logo comprar um?
Se eu quiser um simples cão de companhia, com uma tipologia e temperamento ÚNICO então posso optar por adoptar um rafeiro. Mas terei consciente que é uma lotaria, tanto me pode calhar um cão com um temperamento excepcional como pode calhar um que me vai desiludir.
O que interessa é que faça a escolha em consciência e não adopte um cão de raça só porque é bonito e dá status ou um rafeiro para todos me acharem a madre teresa de calcutá...

Existem gostos para tudo, á pessoas que só gostam de uma raça e de mais nenhuma, outros gostam de todas, outros só gostam de cães grandes, outros de cães pequenos, uns preferem os rafeiros puros, outros só adoptam rafeiros de forem cruzados com alguma raça, outras pessoas só acham graça a cadelas, outros só a machos..... enfim.. viva a diversidade!!!

Não vale a pena idolatrar uns e desprezar outros, seja num sentido ou noutro.

Eu tive um rafeiro durante 17 anos e fui buscá-lo a uma vacaria e escolhi-o da ninhada. Desejei-o e tratei-o sem destinção dos outros cães de raça que posteriormente adquiri.
Também já adquiri cães de raça em criadores e também já adoptei um cão dágua que sofreu de maus tratos e negligência e que o dono se quiz livrar dele...

Portanto nem todos os rafeiros são abandonados e maltratados e nem todos os cães de raça vivem no luxo e rodeados de mariquisses. Aliás por vezes ser de determinada raça até pode levar a maus tratos que nenhum rafeiro sofreu.. é o caso dos pitbull e das lutas de cães, é o caso dos galgos e as corridas, é o caso das puppy mills, é o caso das raças de guarda que são levadas a extremos para serem autênticos feras incontroláveis.....etc.
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

domingo set 22, 2002 11:13 am

Para mim e penso que para a maioria dos forenses cá da arca, seja SRD ou seja de raça é um animal, é um ser vivo, é um cão! E é por isso que gostamos dele! Não é pelo facto de um cão ser de raça que vamos gostar mais deles ou vamos dra mais atenção! É claro que temos sempre uma raça com a qual nos identificamos melhor e pela qual temos um carinho especial mas isso não implica pôr os SRD de parte!

Penso que cada um age com quer! E por isso não vamos discutir as acções e reacções dos outros!

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”