O conceito da gaiola, tal como eu falei na primeira mensagem, é que os cães ficam inibidos quanto a fazer as suas necessidades no sítio onde dormem. Se a gaiola tiver as dimensões adequadas o animal não irá fazer as suas necessidades (dentro, obviamente, de limites razoáveis da sua fisiologia).
Eu acho que estou a perceber a vossa relutância quanto à gaiola. Eu também tinha colocado completamente de parte esta hipótese até ler uma série de artigos em que deitam por terra a ideia de que o cão se sentirá mal dentro da gaiola. É muitas vezes referido que os animais, e nomeadamente os cães (por herança dos seus ancestrais, os lobos) procuram conforto em sítios pouco espaçosos, como tocas. Até neste preciso momento, enquanto estou no PC, o nosso cão está a dormir profundamente debaixo duma das secretárias. O recomendável é que a gaiola seja grande o suficiente para o cão estar de pé, ou que possibilite ao animal esticar-se completamente (quer no comprimento quer nas patas) enquanto dorme de lado; para além disso deve ter o espaço para manter a taça de água.
O nosso grande problema é que, como vivemos num apartamento, não temos a hipótese de deixar o cão num quintal. Como ambos trabalhamos, o cão teve de ficar sozinho em casa durante o dia, pelo que o começámos a habituar a fazer no jornal. Como colocar o jornal à porta de casa não é uma hipótese (mantivémos sempre o jornal na varanda, com a porta aberta, para ele ir lá fazer as suas necessidades), quer por causa da higiene em casa, quer por causa dos vizinhos, queremos partir para outra fase em que ele pura e simplesmente não faz nada em casa.
Eu já improvisei uma gaiola com uma rede metálica e a experiência tem sido sem dúvida positiva. Normalmente o cão nunca fica mais do que 2 horas dentro da gaiola, excepto durante o sono da noite (segundo o que li, este tempo é mais do que óptimo para a utilização da gaiola). Tenho também usado a gratificação quando faz lá fora (o nosso cão gosta mais de festas do que de biscoitos

) e estou confiante que com alguma preserverança vamos conseguir habituar o animal a fazer lá fora sem necessidade de o colocar na gaiola (por isso é que eu quero aproveitar este tempo de férias - que conjugado com as férias da minha esposa dá um total de quase 2 meses seguidos - para habituar o animal a este ritmo).