RAÇAS PERIGOSAS

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Drakocanario
Membro Júnior
Registado: sábado set 03, 2005 6:16 pm

sábado set 03, 2005 8:03 pm

Muito se tem falado sobre determinadas raças de cães,umas vezes de forma empolgada e outras com algum fundo verdade e outras sem fundamento nenhum.

Muitas raças foram concebidas com um unico fim, a luta de cães, e esta pratica remonta ao tempo dos Romanos , lutas essas que envolviam outros animais,como por exemplo leões e ursos.
Outras raças foram concebidas para a guarda ou a caça de animais de grande porte,leões,pumas,javalis e etc.
Portanto acho natural que certas raças ainda mantenham no sangue a génese dos seu antepassados. Com o passar do tempo as raças ditas perigosas foram sendo submetidas a uma rigorosa seleção para se obter, não só um cão que permitisse a guarda mas tambem que funcionasse como cão de companhia,muito se fez e muito se faz para obtermos cães equilibrados,seja qual for a raça,mas mais ainda é preciso fazer.
Quanto á questão de por vezes os proprios donos serem os grandes culpados da existencia de cães perigosos, é um facto incontornavél, ou por ignorancia,ou falta de pulso e muitas vezes com o iutuito de terem realmente cães ferozes. Penso que deve partir dos proprios criadores ao venderem um cachorro saber e conhecer a pessoa a quem estão a vender um cachorro que no futuro poderá se tornar numa arma letal em mãos erradas.
Tenho um labrador e um Dogo\Presa Canario, que por acaso não se encontra na lista dos cães ditos "perigosos", ainda é um cachorro mas para que de futuro seja um cão tranquilo e sociavél vai partir da minha iniciativa nunca incentivar o mordente, sociabiliza-lo com maior nº possivel de cães e pessoas,nunca poderei atiça-lo, mas sei que não preciso de submete-lo a praticas negligentes para ter um cão equilibrado ,amigo da familia e sempre com o sentido de guarda e defesa uma vez que estes cães ja lhes ta no sangue estas caracteristicas sem precisar de provoca-los.
E preciso mais informação para não existir apenas ignorancia na mente das pessoas que não conhecem certas raças ou que por algum empolgamento dos média fica logo com má impressão de certas raças de cães.
Esta é apenas a minha opinião pessoal.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda set 05, 2005 12:07 am

Só uma nota: o facto de um cão (ou uma raça) ser utilizado para luta ou cães de presa em caça grossa (que no fundo também é uma luta) nada tem a ver com com a agressividade para humanos. Este tipo de associação de ideias tem sido utilizada hipocritamente, por vezes por pessoas que sabem de cães, para atacar certas raças, por exemplo os Pitts.
Sou um apaixonado por Dogos e os Dogos mais equilibados que conheci eram cães que caçavam, e pela minha experiencia, e pelo que tenho conversado com entendidos no assunto, geralmente isso acontece, os cães que trabalham (neste caso caçam) tornam-se mais maduros e mais equilibrados!
Drakocanario
Membro Júnior
Registado: sábado set 03, 2005 6:16 pm

quarta set 07, 2005 1:49 pm

Concordo plenamente com tudo o que disse,as raças de trabalho oferecem em geral cães equilibrados,auto-confiantes e de extrema fidelidade para com os Donos.
alex23
Registado: quarta set 07, 2005 5:05 pm

quarta set 07, 2005 9:22 pm

Os cães são como as pessoas- há de tudo independentemente das raças.
Claro que há cães que precisam de menos estimulo que outros para serem agressivos mas se os génes são importantes a "vivência" é-o muito mais.Já tive cães de várias raças e independentemente dos seus instintos todos eles eram meigos .Tenho histórias lindas de protecção e fidelidade com os meus cães e isso è um dos motivos porque estou aqui, outros é gostar muito de cães em geral e aprender aluma coisa convosco :p

Maria
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta set 08, 2005 12:52 am

Bem vindo Alex23
Responder

Voltar para “Cães”