O que fazem os criadores aos cães que fogem ao estalão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Akbash
Membro Júnior
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

quarta set 25, 2002 8:37 pm

Saudações a todos... :-)

Já a algum tempo que acompanho este fórum como leitor e saúdo-vos a todos por criarem este espaço de debate mas sobretudo aprendizagem.

Lanço-vos este repto pelo meu interesse e desconhecimento sobre tema:
Quando é que se torna obvio q um animal não será um campeão e o que fazem os criadores com eles?
Se nascem, regra geral, 6 a 7 cachorros por ninhada e nem todos eles chegam a campeões, o que fazer com eles e com a próxima ninhada?

Existe algum mecanismo implantado para acolher estes animais? ou é mais um salve-se quem puder!
As histórias que conheço são um pouco tristes, nem todos podem ser chamados de donos/criadores responsáveis.
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

quarta set 25, 2002 10:14 pm

Olá Akbash, seja bem vindo ao forum! :D
Em relação a sua pergunta, acho que normalmente os filhos de campeõs são vendidos, mesmo que nao se tornem em campões.
A verdade e que isto nem sempre acontece, porque muitas vezes são so pessoas interessadas em dinheiro... A Cindel, pos um texto acerca disso, e que realmente e muito triste! :(
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

quinta set 26, 2002 12:00 am

Bem, uma amiga minha tem um cão cuja raça agora não me recordo mas é tipo salsicha, que lhe foi dado por um criador porque o maxilar tinha um problema qualquer e não podia entrar em campeonatos. E o senhor nem a conhecia de lado nenhum. Por acaso foi a ela que o trata muito bem e gosta muito dele, mas podia ser a um inconsciente qualquer que só quisesse fazer criação num "vão de escada". O cão para nós leigos parece perfeito, mas acho que é muito cruel desfazerem-se assim de um animal só porque não corresponde às espectativas estéticas. Afinal é um animal ou é uma coisa?

Beijinhos a todos.
Lúcia Miguel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta set 26, 2002 7:57 am

Eu também tenho uma vizinha que possue um Border Collie que lhe foi dado por um criador.
Segundo ele contou, se ela não o tivesse adoptado, seria morto.
O problema que ele têm é ser de pelagem maioritáriamente branca, o que o exclui do estalão.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta set 26, 2002 8:44 am

Eu perguntaria mesmo mais...o que fazem os criadores, oe verdadeiros, os que seleccionam e apuram raças, às ninhadas que vão ficando pelo caminho no percurso de apuramento de definição de um estalão, aquelas que são as tentativas para ver o que dá, aquelas que são os becos sem saída nesse objectivo, aquelas que não dão o resultado esperado..... é uma pergunta que tenho há algum tempo...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 26, 2002 9:58 am

Eu perguntaria mesmo mais...o que fazem os criadores, oe verdadeiros, os que seleccionam e apuram raças, às ninhadas que vão ficando pelo caminho no percurso de apuramento de definição de um estalão, aquelas que são as tentativas para ver o que dá, aquelas que são os becos sem saída nesse objectivo, aquelas que não dão o resultado esperado..... é uma pergunta que tenho há algum tempo...
Antes demais temos de partir do principio que estamos a falar de criadores responsaveis, e não produtores de cães.

Um criador, tem como função tentar apurar a raça nos seus mais diversos aspectos, e cada cruzamento que faz deverá ser um ponto de partida e nunca um ponto de chegada. De tal modo que todo o criador faz os possiveis que o cruzamento resulte e que dê os resultados esperados. No entanto, estamos a falar de algo dinâmico, de algo que não controlamos. Por vezes podemos ter sorte, outras vezes sai-nos o contrario. Até porque olhando para um cachorro de 2 meses dá para perceber como vai se desemvolver, mas não é definitivo. O importante, é que quer saia um futuro campeão, quer apenas mais um bom exemplar da raça (mas nada por aí além) o criador responsabiliza-se por ele. Quer dê quer venda, se esse cão tem um defeito desqualitativo do estalão, o criador deverá informar o comprador que se cão não têm futuro em exposição nem deverá se reproduzir.
Os cães que saem da casa do criador, têm primeiro que tudo direito a uma vida com todo o carinho, como qualquer cão, quer sejam brancos, amarelos ou rosas !

E quatas vezes fica o criador com um não-muito-bom exemplar nas mãos ? Eu pessoalmente, acredito, que todo o criador deverá ficar com um exemplar de cada ninhada, de modo a estabelecer a sua linha, demonstrando confiança no seu programa de criação, enquanto os que criam (por muito bom que sejam os cruzamentos que façam) e vendam os cachorros todos deixam-me duvidas ! Mas isto já é um ponto pessoal, e conheço muitos criadores que adoram as raças que criam e que não seguem esta linha de pensamento.

De qualquer das formas, quando um criador adquire um cachorro de 8 semanas, que pode ainda mudar muito, é um risco ( será isto que dá a "pica" da criaçao ? :) ), é um jogo, mas nunca estará em causa a felicidade ou bem estar do cão ! Quer seja um vencedor de BISs consecutivos entrando para os avais do CPC ou que em cada exposiçao navege entre o Suf. e o Bom, será sempre o melhor companheiro !

bom, isto falando pelo meu ponto de vista, que penso que tb é partilhado por outros criadores ( não produtores).

Enfim, este é mais um ponto que distingue os criadores dos produtores !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
LordX
Registado: quinta set 26, 2002 9:22 am

quinta set 26, 2002 10:12 am

A verdade é que eu fiquei com uma Retriever do labrador precisamente pq a cadelinha fugia das normas para o estalão e o criador só tinha duas alternativas em mente: dar ou afogar :cry:

Infelizmente como o criador não era uma pessoa séria nem pedigri tenho para a minha cadelinha mas isso pouco me importa pq como me disse a veterinária "ela está saudável, feliz, bem tratada e vai fazê-lo mto feliz..."
:D

Apelo pois a todos os criadores que se tiverem crias que fujam ao estalão não as abandonem pura e simplesmente, e quando as derem tb forneçam o pedigri... ninguém gosta de ser filho(a) de pai(s) desconhecido(s)...
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

quinta set 26, 2002 10:15 am

A CindelP disse tudo. Ando nisto há já alguns anos, e todos aqueles a que chamo criadores têm este procedimento.
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 26, 2002 10:18 am

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 6:33 am, editado 1 vez no total.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 26, 2002 11:13 am

Do ponto de vista do criador, esta pergunta tem duas respostas...

1ª se o defeito prejudica a vida do animal e o seu normal desenvolvimento, a melhor opção é adormecer o mesmo... se o defeito causa algum incómodo mas o desenvolvimento é normal, dar o cão (sem papeis) a alguém que o estime (é o que eu faço, até hoje só o fiz uma vêz com uma cadela enognata, que faz a felicidade do dono e que este cumpriu o acordado e castrou a cadela)...

2ªse o defeito, embora penalizante sob o estalão não engloba a gravidade dos da 1ª, o cachorro é vendido como pet, com pedigree e garantia, excluindo da garantia os defeitos que ele apresenta e com a recomendação expressa de nunca cruzar o animal - infelizmente em Portugal não existe, à semelhança de outros países, o pedigree condicional, que se o cão apresenta algum defeito não pode ser utilizado como reprodutor a não ser que seja comprovado que o defeito desapareceu (ex: pigmentação - tenho dois Amstaffs em que uma só pigmentou completamente aos 3 anos e o outro só aos 5).

Quanto ao facto de entregar o pedigree a cães que acho que não são aquilo que procuro na raça, o novo proprietário tem o direito de saber a ascendência e a origem do seu cão, mas tem também direito a obter a minha avaliação para não se sentir enganado.

No meu caso eu mantenho a garantia mesmo nos cães que dou (e não estou a falar de animais com defeitos).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 26, 2002 11:23 am

Convém ter ainda em conta que aquilo que um criador vende é o potêncial de um cachorro, potencial esse que é avaliado não só pelos progenitores que tem, como pelo conhecimento que o criador tem da raça e pela sua sensibilidade para a mesma.

O criador não controla a forma como o cão vai ser criado em casa dos novos donos, como vai ser a alimentação e os aportes de suplementos, se for caso disso, a própria maneira como vai ser dada a comida ao cão (se posta no chão ou elevada), o tipo de pisos que vai encontrar, o tipo de exercício que o cão vai ter (o excesso pode ser mais pernicioso que a falta), a educação e sociabilização, etc... o criador pode apenas recomendar as melhores opções para o cão com base no seu conhecimento da raça.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta set 26, 2002 7:16 pm

Olá
Partilho em absulo das normas de que o Gonçalo pratica no seu canil.
Mas... se o cão foge do estalão mas se fisicamente é bom e se tem bom caractér poderá ter boas hipóteses , dependendo da raça claro, de poder a vir a ser um grande campião em competições de trabalho .
A criação e apuramento de cães não se esgotam em provas de beleza.
Há N provas .
Um abra&ccedil;o
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta set 27, 2002 1:16 am

GAry

Julgo que encorre de certa forma, num tipo de erro bastante comum que é o de separar a morfologia da função, o que origina as tais linhas de Beleza e de Trabalho.
Um cão só será capaz de desenvolver de forma cabal determinada actividade se houver uma simbiose entre os aspectos referidos.

Tiago
Zita
Membro Veterano

sexta set 27, 2002 2:35 pm

Olá,

o meu 3º e último cão, foi comprado ao criador e prespectivei desde logo
ligeiros desvios ao estalão, desvios esses que se confirmaram. Digo ligeiros porque embora tenha 'muito' a ver com a sua raça, há pequenos aspectos que nunca passariam numa exposição.

no entanto ele é muitaaaa querido e muitaaaa doido! Óptimo companheiro! Traquinas á última casa decimal! Destabilza-me a matilha toda...mas traz muita alegria á mesma.

por outro lado a minha vida não me permite ir a exposições, de forma que acaba por não ser muito irelevante este desvio ao estalão. :lol:
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta set 27, 2002 2:57 pm

"Digo ligeiros porque embora tenha 'muito' a ver com a sua raça, há pequenos aspectos que nunca passariam numa exposição." - Srá mesmo assim?! Porque não esperimenta uma vez.
Pode sair de lá surpreendido...

Um abraço

Tiago
Responder

Voltar para “Cães”