Eu perguntaria mesmo mais...o que fazem os criadores, oe verdadeiros, os que seleccionam e apuram raças, às ninhadas que vão ficando pelo caminho no percurso de apuramento de definição de um estalão, aquelas que são as tentativas para ver o que dá, aquelas que são os becos sem saída nesse objectivo, aquelas que não dão o resultado esperado..... é uma pergunta que tenho há algum tempo...
Antes demais temos de partir do principio que estamos a falar de criadores responsaveis, e não produtores de cães.
Um criador, tem como função tentar apurar a raça nos seus mais diversos aspectos, e cada cruzamento que faz deverá ser um ponto de partida e nunca um ponto de chegada. De tal modo que todo o criador faz os possiveis que o cruzamento resulte e que dê os resultados esperados. No entanto, estamos a falar de algo dinâmico, de algo que não controlamos. Por vezes podemos ter sorte, outras vezes sai-nos o contrario. Até porque olhando para um cachorro de 2 meses dá para perceber como vai se desemvolver, mas não é definitivo. O importante, é que quer saia um futuro campeão, quer apenas mais um bom exemplar da raça (mas nada por aí além) o criador responsabiliza-se por ele. Quer dê quer venda, se esse cão tem um defeito desqualitativo do estalão, o criador deverá informar o comprador que se cão não têm futuro em exposição nem deverá se reproduzir.
Os cães que saem da casa do criador, têm primeiro que tudo direito a uma vida com todo o carinho, como qualquer cão, quer sejam brancos, amarelos ou rosas !
E quatas vezes fica o criador com um não-muito-bom exemplar nas mãos ? Eu pessoalmente, acredito, que todo o criador deverá ficar com um exemplar de cada ninhada, de modo a estabelecer a sua linha, demonstrando confiança no seu programa de criação, enquanto os que criam (por muito bom que sejam os cruzamentos que façam) e vendam os cachorros todos deixam-me duvidas ! Mas isto já é um ponto pessoal, e conheço muitos criadores que adoram as raças que criam e que não seguem esta linha de pensamento.
De qualquer das formas, quando um criador adquire um cachorro de 8 semanas, que pode ainda mudar muito, é um risco ( será isto que dá a "pica" da criaçao ?

), é um jogo, mas nunca estará em causa a felicidade ou bem estar do cão ! Quer seja um vencedor de BISs consecutivos entrando para os avais do CPC ou que em cada exposiçao navege entre o Suf. e o Bom, será sempre o melhor companheiro !
bom, isto falando pelo meu ponto de vista, que penso que tb é partilhado por outros criadores ( não produtores).
Enfim, este é mais um ponto que distingue os criadores dos produtores !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!