Displasia da anca - Esclarecimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yeti1
Membro
Registado: quinta jun 06, 2002 3:55 pm

quinta set 26, 2002 2:17 pm

Olá.
Venho aqui pedir conselhos em virtude de estar muito assustada com o que se passa com o meu caozito de 4 meses e meio.
O Yami desde segunda feira começou a não pôr uma patinha de trás no chão. Achei estranho e fui tentar localizavar a dor.
Tentei mexer nas articulações da anca (com medo da dispasia) e ele não reagiu.De seguida comecei a mexer num dos dedos da patinha magoada e ele reagiu. e via-se que estava com dores (coitadinho!).
No dia seguinte fui ao vet e ele pensa que foi uma pancada e que está dorido (tenho mais 2 cães da idade dele e passam o dia todo em correria...) e receitou um antiflamatório. De facto no dia seguinte melhorou e via-se que já não tinha dores (penso que devido ao inflamatório). De qualquer forma, já passaram 2 dias e penso que quando o inflamatório deixa de fazer efeito ele começa a não pôr a pata novamente no chão.Sei que só passou 2 dias, mas li informação sobre a displasia da anca e a nivel de sintomas não fiquei esclarecida.
A displasia pode atingir um só lado? Normalmente com que idade começam os sintomas?
Como é o andar do cão?
Sei que estou a ser muito pessimista, mas como perdi um cão á muito pouco tempo, agora sou uma Dona 'galinha'.

Se alguém me puder esclarecer ou encaminhar para uma solução agradecia muito.

Obrigado

Susana

O Yami pesa 16 KG e parce uma pstor alemão
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta set 26, 2002 2:46 pm

Olá Yeti1
Displasia coxo-femural é uma deformação na junção do colo do fémur com o receptáculo da bacia o que provoca o deslizamento do colo do fémur quando o cão mexe a pata.É evidente que isso não só limita a capacidade de movimento do cão como lhe provoca dores o que pode levar a o cão demonstrar um comportamento instável . É aceite pelas principais organizações ortopédicas caninas ( veja-se por exemplo a Orthopedic Foundation for Animals ( OFA ) nos EUA) que a displasia é essencialmente hereditária apesar de o meio envolvente (obesidade, condições em que o cão vive,etc ) poder potenciá-la .Convém também notar que a causa da displasia não é de um único géne mas de multiplos genes.
A displasia tem vários graus de gravidade e pode manifestar-se apenas numa das patas ( o que não significa que a outra também não tenha, pode é não ter um grau tão elevado).Normalmente os sintomas manifestam-se mais tarde que os 4,5 meses todavia em graus muito elevados podem surgir mais cedo próximo dos seis meses ou mesmo antes. Os sintomas mais caracteristicos é o cão coxear, ter dificuldade em se levantar após algum tempo deitado , costas curvas e correr á coelho.
O despiste da displasia faz-se através de raios x mas com essa idade ainda é um pouco cedo isto porque os ossos do cachorro estão em formação e as imagens obtidas podem ser enganadoras.
Todavia ,provavelmente o seu cachorro terá sofrido apenas uma pancada e com o anti-inflamatório vai voltar ao sítio.Convém não fazer esforços elevados neste período.Caso continue a coxear não quer dizer que seja displasia , pode ser uma luxação num dedo ou pata , no ombro ou cotovelo mas só com raios x se pode ter a certeza.
Saudações
Yeti1
Membro
Registado: quinta jun 06, 2002 3:55 pm

quinta set 26, 2002 2:59 pm

Agradeço muito o seu esclarecimento e espero que o yami não tenha mesmo nada. A minha dificuldade é fazer com que ele não corra com os outros cães, em virtude de eu não estar em casa o dia todo ,mas vou tentar arranjar uma solução.

Obrigado
susana
Responder

Voltar para “Cães”