Novo membro com dúvida!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Licinia
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 6:03 pm

domingo out 02, 2005 9:12 pm

Olá, boa noite a todos!

Sou uma nova membro deste fórum. Neste momento, não tenho qualquer amigo de estimação, mas sempre tive imensos animais em casa, como galinhas, patos, coelhos, cães, gatos, tartarugas, peixes de água doce e de água salgada, piriquitos e canários. Neste momento, vivo sozinha e sinto alguma falta em ter companhia quando chego a casa. Por isso, tenho vindo a ponderar acolher um amigo de estimação. Infelizmente, neste momento e por causa do meu emprego, passo muito tempo fora de casa (estou fora das 7H às 19H, durante 5 dias por semana), e esse é o meu principal detrimento. Tirando isso, penso ser muito capaz de adoptar um animal.
Tenho vindo a pensar bastante nisto, porque à pouco tempo ganhei carinho por um cão (cãozarrão, gigante dócil e simpático!), que não estando maltratado, é um pouquinho desprezado pelo dono. É um Retriever do Labrador amarelo adulto, que o dono tem preso na oficina de mecânica que é proprietário. O animal está bem alimentado e com um aspecto muito saudável, mas eu digo que está desprezado, pois passa o dia inteiro preso a um corrente que apenas lhe permite caminhar até à água e comida, e claramente ninguém lhe liga nenhuma. Eu reparei nisso, porque, quando lá levei o meu carro pela primeira vez, ele mostrou-se muito curioso ao ver alguém diferente, mas nunca agressivo, nem sequer ladrou, o que até me fez questionar um dos mecânicos se aquele seria o cão de guarda, porque me parecia que não era lá muito bom na sua função :)
A resposta do senhor foi negativa e explicou-me que aquele era apenas um cão que o patrão tinha em casa, mas que tinha crescido para além das expectativas da família e como já não o queriam lá, resolveram levá-lo para a oficina. Nisto, resolvi brincar um bocadinho com ele. Assim que me aproximei e ao princípio, ficou bastante assustado, assumindo logo uma postura muito submissa (deitou-se no chão, expondo o ventre e o peito, e os seus olhos estavam muito aberto e não fixavam os meus), mas assim que ganhou um pouco de confiança na brincadeira que eu lhe estava a oferecer, mudou logo de atitude e retribuíu com saltos, latidos, abanadelas de cauda e dentadinhas nos atacadores das sapatilhas. Em suma, apesar de um pouco brutinho, como um cachorro grande, é um animal extremamente simpático!
Bom, isto tudo para dizer que GOSTAVA imenso de convencer o dono da oficina e do cão a me deixar adoptá-lo! Mas claro que não posso tomar uma decisão destas e que pode provocar uma mudança de 180º na minha vida sem ser devidamente esclarecida e aconselhada por quem mais sabe! É, para já, isto mesmo que procuro aqui: um conselho realista sobre o que devo fazer, para que adoptar este ou qualquer animal seja uma responsabilidade divertida e não um problema sem solução fácil!

Obrigada pela vossa atenção!

Um abraço,

Licínia
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda out 03, 2005 12:49 pm

Olá boa tarde

Bem por um lado se sempre teve animais sabe o que implica por outro 12 horas sem estar em casa para um cachorro no inicio é um pouco mas eles habituam-se, chora nos primeiros dias mas depois abe que chega aquelas horas e vai-se habituando.
Se está mesmo empinhada a ficar com o menino, tente falar com o dono do cão pode ser que ele até nem se importe, afinal não lhe liga mesmo, só tem vantagem para ele, e para voçe tb, fazem companhia um ao outro.
Agora tem que ter em atenção o gasto que ele dá (comida e vet), as férias e os horários da rua.
De resto mto amor, carinhos, brincadeiras e ele vai-lhe ficar agradecido para o resto da vida :lol: :lol: , a não ser que o senhor não lhe dê o menino :( .
Mas se assim for o que não faltam nas associações são meninos à espera de um lar quentinho ( e olhe que está quase aí o inverno).
Beijocas e boa sorte
Scoobs
Membro
Registado: segunda set 12, 2005 12:59 pm

segunda out 03, 2005 12:57 pm

olá boa tarde
Licinia, tb eu passo algum tempo fora de casa (das 07:30 ás 18h) em que deixo o meu Scooby no terraço todos os dias ele se despede de mim, mas qd chego á tarde já ele está ´´a minha espera com o rabinho a dar a dar. É tão bom chegarmos a casa e sentirmos um amigo pronto para nos fazer esquecer aquele dia de trabalho, a sério é revigorante.
Assim, acho que poderás adoptar esse "Scott"ele ao principio poderá estranhar, mas tb se çá não tem carinho nenhum, certamente saberá "esperar" pelos carinhos ao final do dia e claro a voltinha á rua.
Nada como tentar, vai por mim e vais ver que não te vais arrepender...
<p><strong>Um abra&ccedil;o e um passopata do Scooby e do Doo.</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

segunda out 03, 2005 1:01 pm

Pior do que o cão está...é dificil...ficar tantas horas sozinho em casa tambem não é ideal, mas todos nós trabalhamos e não podemos acompanha-los tanto quanto gostariamos. Ali está 24h sobre 24 sem atenção alguma, consigo tem alguem que gosta dele ...eu acho que é o que eles preferem... ;)
Em princípio habituar-se-á a estar sozinho desde que compense quando chega a casa e aos fins de semana...resta saber se o sr. lho dá...

boa sorte!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 03, 2005 1:06 pm

Não querendo ser mal interpretada considero violento deixar um animal sózinho 12 horas diáriamente. 2 já sería diferente, teríam companhía. Será de ponderar bem, antes de arranjar problemas com os vizinhos e com o próprio animal. Acima de tudo precisam de companhía, de ver gente. Em casa estão sózinhos e 12 horas na vida de um cão é o dobro ou o triplo de horas na nossa vida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 03, 2005 1:37 pm

O essencial é que, quando está com ele, o acarinhe e lhe dê grandes passeios e brincadeiras.
Diáriamente.
É duro para si mas vai fazê-lo feliz e a felicidade dele também é a sua.
(além disso, você vai ficar em forma....)

Se puder pense noutro animal para ele ter companhia - um gato, por exemplo ou outro canito pequeno...

Têm alguma varanda onde ele possa ficar durante essas horas todas de ausência ? (que veja a rua e movimento, é claro)

Já sabe que lhe deve deixar com que se entreter - brinquedos diversos em especial para roer (ossos grandes de vaca - do talho - fervidos 10 mns, por exemplo ou de pele de búfalo - vendem-se nos super).

Leve-o à rua antes de sair e quando chegar (tente dar 1 hr de cada vez - 30 mns de manhã e 1,5 hr ao fim do dia).

Se achar tudo isto demais para si, talvez seja de pensar noutro animal com menos exigências - o gato, por exemplo...
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda out 03, 2005 1:42 pm

Ola,
Pois não querendo tal como a Lu ser mal interpretada, aconselho-a a pensar muito bem, se ao fim de 12 horas de trabalho terá vontade e disponibilidade para dar a atenção que o cachorro precisa.
É certo que pior que aquilo que ele esta deve ser dificil, mas tem que pensar em si, pensar se tem capacidade para passear o cão e não apenas passeios de 10 minutos, eles precisam de exercicio e mais ainda quando os passeios durante o dia não existem.
Pondere se pode passea-lo logo de manha antes de ir para o trabalho e ao fim do dia quando chega.
Pondere bem e não haja no impulso, bem sei que é dificil ver animais na situação em que esse está e que a vontade é pegar neles na hora e traze-los a todos para casa, temos é que pensar no depois, no dia a dia.
Uma coisa é certa o amor e dedicação que eles nos dão são muito maiores que os sacrificios que se fazem.
Falo por mim que apesar de ter uma paixão por cães não tenho nenhum desde que deixei de viver em casa dos meus pais, infelizmente tenho noção que a minha vida profissional neste momento não me permite dar aquilo que um cão necessita, daí vir a adiar a adopção de um cão, por muito que me custe ver alguns que tanto precisam de um lar.
Pondere e se concluir que tem a disponibilidade necessaria então força na adopção.
Cumprimentos
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda out 03, 2005 1:43 pm

Repetida
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda out 03, 2005 5:39 pm

Nisto nao concordo totalmente com a Bita e com a Lu... É assim.. 12 horas pode realmente ser muito tempo para um cao estar sozinho... mas acho que sem duvida é melhor do que estar preso 24 horas numa corrente sem possibilidade de grandes movimentos.. Se a forista sabe os deveres de ter um animal, e sabendo que tera que deixar varios brinquedos para se destrair nas horas mortas.. entao neo vejo mal nenhum de adquirir o caozito, pois de certeza que sera mais feliz do que é agora... Mas tambem nao era mal pensado estudar a adopção de mais um amiguinho... ;) :D
sarti
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 8:37 pm

segunda out 03, 2005 6:16 pm

É complicado ponderar o que este cão está vivendo agora,pois é provável que o pessoal da oficina o libere de suas correntes no final do expediente,e daí ele se acostumar à elas quando a oficina está a trabalho.Na minha opinião,um labrador precisa de muita atenção e exercícios,coisas tais que vc deve ponderar muito se é capaz de lhe oferecer depois de um dia exaustivo :? .Não se esqueça que é um cão grande e adulto e pode ser muito complicado a princípio o treino higiênico,por exemplo.Cães grandes fazem cacas grandes. :oops: Se está disposta a tudo isso,incluindo gastos no vet.e possíveis latidos de solidão quando não está em casa,vá em frente,com certeza será um excelente companheiro.Porém,se achar demais,vale a pena pensar em adotar dois de porte pequeno,para que se façam companhia enquanto te esperam...;ou um cão que viva bem sozinho;ou ainda um ou dois gatos,um passarinho,uma tartaruga............;são tantas as opções!! :lol: ;)
Licinia
Membro

quarta out 05, 2005 3:25 pm

Olá a todos!

Antes de mais, obrigada pela vossa atenção e pelo tempo que dispensaram a responder à minha mensagem.

Depois, obrigada pelos vossos conselhos! Estão a ser muito úteis na minha tomada de decisão. Nem fazem ideia de quantas vezes já os reli!

Infelizmente, e se quiser utilizar do Princípio da Precaução (não fazer algo até se ter a certeza de que não há problema ou consequências bastante graves), não irei adoptar o Jobim (é assim que o bicharoco se chama). Apesar de considerar que o animal não se encontra nas melhores condições psicológicas, tenho medo de não ter muito melhor para lhe oferecer do que ele já tem (relembro que falta de comida e abrigo não são o seu problema, mas sim falta de atenção).

Por outro lado, sinto que era capaz de lhe dar mais carinho que aquele que ele recebe. Ora aí está o problema: eu sinto que sou capaz, mas não tenho a certeza... Contudo, também sei que se não tentar, nunca saberei, não é? Mas é tão mais fácil tomar decisões quando não existem outras vidas envolvidas, certo?

Bom, este assunto ficará pendente até nova ponderação.

Mais uma vez, muitíssimo obrigada!

Um abraço,
Licínia
hope3
Membro Júnior
Registado: sexta ago 26, 2005 9:45 pm

quarta out 05, 2005 10:05 pm

Olá, Licina!

A minha opinião (de quem já passou por algo do género) è a seguinte: se não tem a certeza, [b]não avance[/b]! :roll:

Para se ter um cão é preciso querer muito e ter [b]muita certeza [/b]de como é que tudo vai ser, estar prevenida para as complicações que sempre surgem... E ter alguma disponibilidade para carinhos e passeio, mesmo naqueles dias de inverno chuvoso... ;)
Assim como para ir ao vet... E se ele ladrar quando se vir só?

Pondere tudo muito bem, a certeza, de uma coisa ou outra, há-de chegar! ;)
Boa sorte!
Isabel
Licinia
Membro

quinta out 06, 2005 9:47 am

Bom dia a todos!

Agradeço-vos a vossa paciência e as mensagens de preocupação.
Eu já me apercebi que, apesar da minha incomensurável vontade em recolher o este cão para cuidar dele, é muito provável que eu esteja impossibilitada de o fazer. Já disse isto antes a outra forista consciente, numa mensagem privada, acho que com tudo o que me têm dito até agora, insistir em adoptá-lo apenas revelará um egoísmo irresponsável da minha parte, apenas para satisfazer um capricho. Portanto, não o irei fazer.

Um abraço,
Licínia
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta out 06, 2005 11:44 am

Licinia,

Já agora, porque não pergunta ao dono desse labrador se ele não quer dar o cão para adopção :? . Eu acho um "crime" ter um cão preso.... e então quando se trata de um labrador..... ai meu Deus eu nem quero imaginar.....
Os labs precisam de espaço para correrem e brincarem, de carinho e companhia.... os labs são sempre uns cachorrinhos em ponto grande :roll: :roll:

Quem sabe se esse lab não iria ser mais feliz noutra familia :(

Perguntar não ofende!
MikiBrown
Membro Júnior
Registado: domingo out 23, 2005 9:17 pm

segunda out 24, 2005 8:48 pm

Licinia,

Eu acho, que deverias adoptar esse pobre animal, porque como o dizes, ele deverá sentir-se sozinho.
Com a tua presença, o cão iria ter uma vida muito mais divertida!
Ganha, um pouco de coragem e pergunta ao senhor se poderias o adoptar!

Desejo-te muita sorte!
beijinhos
Responder

Voltar para “Cães”