Clomicalm. Alguém sabe o q é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alvm
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm
Localização: 1 cadela Labrador, 1 gata, peixes.

sábado out 08, 2005 6:50 pm

Ouvi falar de um medicamento Clomicalm, que é usado para tratar casos de ansiedade de separação em cães.
Se alguém já ouviu falar, será que me sabem dizer se é seguro a sua utilização?
E já agora também vi a venda numa loja de animais em França um produto natural à base de Valeriana (uma erva natural) que tb é usado para tratar os casos de ansiedade nos cães. Acham que é seguro utilizar isso?
CentrodoBem
Membro Veterano
Mensagens: 434
Registado: quinta out 06, 2005 5:23 pm
Contacto:

sábado out 08, 2005 7:25 pm

O CLomicalm é um calmante excelente, mas normalmente um não chega para casos de ansiedade...

A Valeriana é uma planta com inumeras propriedades medicinais, e também calmante... o problema é que, e isto é empírico, há pessoas que reage como calmante, mas a outras funciona como um excitante! Cuidado... mal, não faz! nem a pessoas nem animais! Mas nunca tomes um chá forte, senão ficas a dormir, que parece que levaste com uma pedra "na tola"! 8)

Espero que tenhas ficado esclarecido,
Centro do Bem

http://centrodobem.com.sapo.pt
e-mail: [email protected]
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

segunda out 10, 2005 9:08 am

Bom dia

O clomicalm é para os cães o que é o Prozac para os humanos, ou seja uma droga antidepressiva, para controlar a ansiedade e agressividade nos animais.

Quanto à valeriana é um calmante natural, e existe em chás e comprimidos com o nome de valdispert.

Agora, o melhor mesmo é conversar com o seu vet, e saber qual a opinião dele, antes de começar a dar seja o que for.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda out 10, 2005 6:16 pm

imarcelo Escreveu: Agora, o melhor mesmo é conversar com o seu vet, e saber qual a opinião dele, antes de começar a dar seja o que for.
Ora qui está uma resposta com pés e cabeça.

Cuidado com calmantes nos animais e até em nós. Nunca devem ser tomados sem uma avaliação prévia do veterinário ou médico ;)

E sim, em alguns casos dá o efeito inverso... ;). Mesmo que não dê..., o meu Matateu (gato) teve uma paragem cardíaca por causa do calmante.
Uma pincher que os meus vizinhos tinham, teve ataques de excitação tal que também teve um ataque cardíaco por causa do calmante. Nela, funcionou no inverso... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ippyara
Mensagens: 4
Registado: quarta out 12, 2005 11:53 pm
Localização: Cães

quinta out 13, 2005 12:35 am

Olá, oesse medicamento é equiuparável ao antidepressivo triciclico nos humanos, que aliás, por vezes o substitui nos caninos.
Costuma ser utilizado sobretudo em casos de "angústia de separação", que tem uma sintomatologia bem definida, e por vezes em casos de ansidedade sem especificação.
A maioria das vezes, este medicamento deve apenas ser utilizado sob receita veterinária, e sobretudo se houver um diagnóstico claro de "angústia de separação". Deve ter-se em conta a idade do cão/cadela, já que até aos seis, oito meses, a ansiedade é frequente, sem associação a psicopatologia do cão. Se persistirem os sintomas e a angústia de separação, aconselha-se sempre a mudança de comportamentos e regras, pelo próprio dono(s), e, por vezes com a ajuda de aulas de obediência, por exemplo. O mais importante é a adopção de comportamentos específicos com os cães, e a implementação de algumas regras, bem como o espaço de tempo e paciência necessários, por parte do dono. O medicamento pode ajudar, mas por si só, não resolve...por muito que custe aos donos, é sobretudo importante o "não" e o estabelecimento da hierarquia - "o dono(a) é o chefe da matilha" e não o cão - por vezes não é nada fácil, mas tem de ser...
A angústia de separação resulta de uma dependência excessiva dos donos e do medo do abandono por parte destes...mas não esquecer que dar carinho e amor aos animais é também impor limites que os ajudam no desenvolvimento saudável. Aconselhe-se no entanto com um veterinário da sua confiança antes de tomar uma decisão. Claro está que qualquer medicamento tem contra-indicações e efeitos secundários/adversos. Em relação à valeriana, por vezes resolve pequenas ansiedades, mas não resolve a "angústia de separação". Por vezes não surte grande efeito nos cães, outras vezes ajuda...provoca quase sempre sede e consequentemente efeito diurético...
Com um abraço
Ippyara
ippyara
Mensagens: 4
Registado: quarta out 12, 2005 11:53 pm
Localização: Cães

quinta out 13, 2005 12:41 am

Esqueci-me ainda de referir, que esse medicamento nunca deve ser utilizado em situações pontuais, mas entre dois a três meses, diariamente, no minimo. A dose deve ser de acordo com o peso do cão, como é costume, o veterinário é a única pessoa que deve prescrever o medicamento e orientar sobre a sua posologia e continuidade da toma.
Um abraço
Ippyara
Responder

Voltar para “Cães”