Questao sobre Educacao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
blackmind
Registado: quinta set 01, 2005 11:28 pm

domingo out 16, 2005 10:24 pm

Ola a todos,

Sou um assiduo leitor destes foruns já há algum tempo embora esta seja a minha primeira mensagem.

Comprei um Golden Retriever já há algumas semanas, chama-se Tobias e tem neste momento 14 semanas.

Antes demais vou apresenta-lo com algumas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estou naquela fase de devorar toda a literatura que tenha a palavra cão. :D

Tenho lido muita coisa sobre a educação do canito, mas tenho ainda uma duvida sobre a qual ainda nao consegui ler a resposta.

Segundo entendo, a educação básica deverá começar por volta dos 6 meses. Nesta fase a educação centra-se essencialmente em explicar os comandos básicos ao cão (sentar, deitar, andar junto, fica) e aqui o método de transmitir aquilo que queremos é fundamental.

A minha dúvida centra-se em perceber qual é o melhor método para depois da educação básica, conseguir que o canito nos obedeça principalmente quando mais precisamos, ou seja, quando estiver excitado e por exemplo for atravessar uma estrada ou ver outro cão e correr descontroladamente na sua direcção.

Qual o melhor método de ensino para uma obediência "incodicional"?

O que tento fazer é que ele goste de me obedecer e vou recorrendo as festinhas e biscoitos, mas em situações de stress ou excitação esse incentivos por vezes não são suficientes.

Vou dar um exemplo pratico para tentar transmitir a minha ideia. Numa situação em que chamo o canito e ele não vem ou faz-se de surdo como repreende-lo ?

BlackMind
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

domingo out 16, 2005 10:31 pm

Olá :D

Antes de mais, benvindo ao fórum!

O Tobias é muito bonito, parabéns!

A questão que coloca relativamente à educação é muito importante, especialmente com estes amiguinhos que como toda a gente sabe têm idéias fixas (ou melhor, são teimosos como mulas :evil: )!

Eu tenho um labrador já com um ano, e ele aprende qualquer coisa muito rapidamente. O problema é que algumas vezes está distraído ou então simplesmente opta por não obedecer!

O que mais me chateia é quando ele se recusa a vir ter comigo, e eu sei que ele percebeu que eu o chamei! Depois não sei se hei-de ir ter com ele dar-lhe uma valente palmada, ou simplesmente meter-lhe a trela e acabar com o passeio!

De facto seria bom conseguir garantir que eles obedecem sempre, não vá o bicho qualquer dia meter-se debaixo de um carro porque não parou quando eu lhe disse!

Cumprimentos e Benvindo!!

Luis
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

domingo out 16, 2005 10:40 pm

blackmind Escreveu: Segundo entendo, a educação básica deverá começar por volta dos 6 meses. Nesta fase a educação centra-se essencialmente em explicar os comandos básicos ao cão (sentar, deitar, andar junto, fica) e aqui o método de transmitir aquilo que queremos é fundamental.
A educação básica começa mal o cachorro entra em casa 8)
Com essa idade já deve facilmente aprender uns "truques".
blackmind Escreveu:quando estiver excitado e por exemplo for atravessar uma estrada ou ver outro cão e correr descontroladamente na sua direcção.
Uma trela resolve isto na perfeição :p ;)
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
arca_user
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 5:15 pm

domingo out 16, 2005 10:42 pm

o seu cachorro é muito lindo!!!:D

lamento,mas nao posso ajudar na sua duvida!!!
blackmind
Registado: quinta set 01, 2005 11:28 pm

domingo out 16, 2005 11:04 pm

I_Pereira Escreveu: A educação básica começa mal o cachorro entra em casa
Com essa idade já deve facilmente aprender uns "truques".
Sim, desde que veio para casa já lhe ensinei a sentar e a deitar.

Comecei este fim de semana a ir com ele à rua e estou a começar a ensinar a andar junto.
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

domingo out 16, 2005 11:41 pm

blackmind Escreveu: ...conseguir que o canito nos obedeça principalmente quando mais precisamos, ou seja, quando estiver excitado e por exemplo for atravessar uma estrada ou ver outro cão e correr descontroladamente na sua direcção.
Olá,

Por mais que o cachorro esteja "treinado", não deve facilitar, pois nunca sabemos o que se passa na cabeça destes nossos amigos. Aliás, quando passear com o cão, procure leva-lo sempre a trela, por uma questão de civismo ;)
blackmind Escreveu: O que tento fazer é que ele goste de me obedecer e vou recorrendo as festinhas e biscoitos, mas em situações de stress ou excitação esse incentivos por vezes não são suficientes.
Pois não, daí que não deve de arriscar ;)
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

segunda out 17, 2005 2:22 am

Se a trela é a única forma, como é que se treinam os labs para guiarem os cegos? :o

Já estou a ver os ceguinhos coitados a serem arrastados pelos seus guias porque estes resolveram atravessar a 2ª circular para ir atrás de uma bola que está do outro lado... :?

É claro que estes cachorros são sujeitos a um treino especial, mas o que é certo é que é possível dominar estes "teimozinhos" sem ter que recorrer à força para os parar... :)

Luis
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda out 17, 2005 8:34 am

laisidoro Escreveu: Se a trela é a única forma, como é que se treinam os labs para guiarem os cegos? :o

Já estou a ver os ceguinhos coitados a serem arrastados pelos seus guias porque estes resolveram atravessar a 2ª circular para ir atrás de uma bola que está do outro lado... :?

É claro que estes cachorros são sujeitos a um treino especial, mas o que é certo é que é possível dominar estes "teimozinhos" sem ter que recorrer à força para os parar... :)

Luis

Qual é a admiração em relação ao uso da trela ?

A trela deveria ser, em meu entender, "equipamento" de série em qualquer cão.

Se o cão pode ser chamado de nosso melhor amigo, a trela é certamente a melhor amiga do cão.

É a trela que protege o cão e nos protege a nós de situações que podem ter um final infeliz.

Como já foi dito, o treino/educação do cão começa após o momento em que ele entra na nossa casa.

Pessoalmente aconselho que se recorra à ajuda de um profissional, uma escola de treinos, e porquê ?

Simples,

A falta de conhecimentos acerca de adestramento canino, leva-nos por vezes a cometer erros e a incutir hábitos no cão que mais tarde são muito dificeis de resolver.

Por vezes compensamos quando deviamos castigar e outras vezes, castigamos quando deviamos compensar, além disto, os castigos e as recompensas têm um timing certo, caso contrário, o efeito poderá ser o inverso.

Existem coisas básicas, como o comportamento em casa, que podem e devem ser ensinadas pelo dono, logo que o cão chega a casa, mas recorrer a uma escola de cães é sem dúvida uma mais valia, não só naquilo que o nosso cão irá aprender, mas sobretudo, naquilo que nós iremos aprender.

Boa Sorte
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda out 17, 2005 8:42 am

Olá Tobias, bem vindo!

Ao princípio vai ser um pouco dificil , mas deve desde já começar as aulas no sentido da obediência, assim como o xixi e o coco, tem que passar muito tempo com ele na rua, e sempre de trela.

Habituá-lo à trela é fundamental.

Embora eu tenha tido e tenha outras raças, quando devidamente ensinado, sendo mais velho obedecem a quase a tudo, salvas raros dias em que se fazem de surdos.

De resto é com amor e autoridade que se conseguem maravilhas.

Boa sorte com o seu menino :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 17, 2005 11:49 am

Se tiver maneira, a melhor é a escola de cães.
Daquelas onde o cão é treinado junto com o dono.
São mais as coisas que o dono aprende do que o cão e, além disso, têm um bom ambiente para sociabilizar o seu canito com outros.

Se não têm essa hipótese permita-me que lhe aconselhe a ver a zona de adestramento do 'site'

http://www.amigodorottweiler.com

que dá algumas dicas e conselhos sobre os procedimentos básicos.
Shakti
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 8:32 am

segunda out 17, 2005 3:27 pm

Olá a todos!

Foi referido neste tópico a questão do timing para ralhar com um cão... Na realidade eu também tenho muitas dúvidas em relação a isso.
:roll:

Quando o cão faz qualquer coisa que nós não queremos devemos e ter com ele e ralhar-lhe logo?
Se lhe ralharmos quando ele regressa até nós, ele não associará isso ao facto de ter vindo ter com o dono?

Alguém tem alguma dica?

Beijinhos

Shakti
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda out 17, 2005 3:39 pm

o timing certo é:

asneira= reprendidela

Se for mais tarde, ele não poderá perceber o porquê da repreensão.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 17, 2005 5:02 pm

E uma parte muito importante, nunca ralhar com o cão quando ele se resolve a vir para o pé do dono, ele vai associar isso, não há demora, mas ao acto de ir ter com o dono. De facto, quando fazem orelhas moucas o melhor mesmo é colocar a trela e continuar o passeio, como se nada fosse. Uma coisa que noto na minha cachorra que foi para minha casa com 2 semanas é a capacidade de obediência, basta dizer uma vez e ela já está a fazer, chega a ser "demasiado obediente". Realmente, quanto mais cedo começam os exercícios, mais fácil tudo e torna ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
yevon_Diaz
Registado: quinta out 20, 2005 9:47 pm

quinta out 27, 2005 1:31 pm

boas para toda a gente. sobre este caso tenho a dizer ke é muito simples eu tenho um golden retrivier com 5 meses ele com 2 ja sentava e deitava a educaçao devese dar mal ele entra em casa. kuando o cao finge nao obedecer faxam o mesmo nao lhe liguem ou entao no meu caso ke o vou por a fazer as necessidades num descanpado kuando nao vem kuuando o chamo pego no carro e arranco e ando um bocado pa ele seentir ke kem manda sou eu e nao ele. em casos de excitaxao devemos notar tambem ke o cao é novo é perfeitamente normal mas deve sempre falar com ele tipo tem calma ou kieto. em caso de fazer necessidades em casa digalhe nao ou 2 palmadas e meta-o num sitio fechado durante um bocado este sitio nao deve ter coisas de entretimento por exemplo eu meto-o na casa de banho. deixe-o latir a vontade é sinal de arrependimento depois vera ke ele prefere ir la fora. biscoitos é optimo para eles aprenderem. espero ke tenha ajudado alguem .
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta out 27, 2005 2:00 pm

Bem, eu tenho um Golden com 5 meses e comecei a ensinar-lhe o básico logo que chegou a casa (à 2 meses atrás).

Dá mesmo gosto ensiná-lo, porque aprende muito facilmente !

A minha cadela, uma rafeira, que já tem 6 anos comigo, é de uma teimosia fora de série e apesar de ter-lhe conseguido ensinar as regras básicas, não confio nela para andar sem trela.

Agora, para ensinar regras básicas, como o sitio do xixi e cócó, foi, no principio, de cada vez que o apanhava dizia-lhe NAO e punha-o no sitio onde queria que ele fizesse. Depois de 15 dias nisto, comecei a dar-lhe uma palmada quando o apanhava no acto, dizia-lhe NAO e punha-o de castigo fechado, durante 5 min. Mais uma semana e aprendeu !

Resolvida esta questão ! Quando ele atingiu os 3,5 meses comecei a andar com ele com a trela e só soltava-o, quando estava em locais desertos. Comecei a de vez em quando chama-lo, quando vinha dava-lhe muitos mimos e festas, quando não respondia, prendia-lhe com a trela e sem mimos.
Quando me desobedece, o mesmo, NAO e sem mimos.

Hoje, 90% das vezes obedece-me e em situações similares que anteriormente foram repreendidas, obedece. Tento sempre nessas ocasiões dar-lhe muitas festas e mimos !

Como ele é um sedento de mimos é bastante fácil, pois adora agradar e detesta quando o repreendo. Até quando repreendo o meu filho, ele faz uma cara triste, portanto ...

Mas não há nada como ouvir um profissional !
Responder

Voltar para “Cães”