Rafeiro Alentejano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

genyp
Mensagens: 5
Registado: segunda out 03, 2005 8:43 pm

terça out 18, 2005 7:37 pm

Olá a todos

Querem-me oferecer um cão rafeiro alentejano puro. Mas tenho um certo receio quanto ao custo da alimentação, e quanto ao comportamento deste animal para com as crianças. O cão que me querem dar é ainda pequenino.

De maneira que gostaria de saber a opinião dos caros confrades mais dentro deste assunto do que eu!!
Scoobs
Membro
Mensagens: 84
Registado: segunda set 12, 2005 12:59 pm
Localização: Dogue Alemão (Scooby)

terça out 18, 2005 9:17 pm

Olá Boa noite
Quanto ao cão que está a pensar ter, dizem que é um cão espectacular, mas não sei, nunca tive nenhum. O que posso dizer é que em termos de tamanho tenho um parecido, é um dogue alemão com 15 meses, neste momento estou a dar-lhe ração da marca Eukanuba puppy junior large breed, e que custa á volta de 65€(saco de 15kg), e que dura + ou - 15 dias,logo gasto +ou- 130€ por més em comida para ele, fora os biscoitos que lhe dou de vez emquando
Espero ter ajudado...
<p><strong>Um abra&ccedil;o e um passopata do Scooby e do Doo.</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
genyp
Mensagens: 5
Registado: segunda out 03, 2005 8:43 pm

terça out 18, 2005 9:27 pm

Já fiquei com uma boa idéia. Obrigado.
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

terça out 18, 2005 9:35 pm

Olá

É um cão de caracter forte e de enorme resistência, embora passiva, á assimilação de regras básicas, afinal é uma cão de grande espaços onde as tarefas e as regras estão mais que assimiladas. Lá, no seu solar, é deixá-lo simplesmente.
Quanto à alimentação, come o que lhe dão, depois de adulto até que não gasta muito aos 100, é muito rústico .
É a única raça que recuso trabalhar.
Se for dominante precisa de um dono à altura, como qualquer outro.
Um abra&ccedil;o
vald
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Localização: gatos e cães

terça out 18, 2005 9:46 pm

Se não é indiscrição:
Porque se recusa trabalhar com esta raça e a que tipo de trabalho se refere?
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

terça out 18, 2005 10:00 pm

vald Escreveu: Se não é indiscrição
Porque se recusa trabalhar com esta raça e a que tipo de trabalho se refere?
Obediência, fundamentalmente. já por cá passaram 4 , e a resistência à trela é enorme. "falamos" com eles e eles olham-nos que se nos tivessem a mandar à fava, lá vão fazendo arrastando-se, á ver se desistimos. è um bom cão de guarda para funcionar em cercado grande.
Um abra&ccedil;o
vald
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Localização: gatos e cães

terça out 18, 2005 10:21 pm

Eu coloquei esta questão porque o Sr. disse que esta era a única raça com que se recusava a trabalhar, o que me intrigou, pois deduzo que as característica de “resistência à assimilação de regras básicas” não é exclusiva do Rafeiros Alentejanos… Ou essa característica é mais vincada num Rafeiro Alentejano do que , por exemplo, num Serra da Estrela?
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

terça out 18, 2005 11:58 pm

vald Escreveu: Eu coloquei esta questão porque o Sr. disse que esta era a única raça com que se recusava a trabalhar, o que me intrigou, pois deduzo que as característica de “resistência à assimilação de regras básicas” não é exclusiva do Rafeiros Alentejanos… Ou essa característica é mais vincada num Rafeiro Alentejano do que , por exemplo, num Serra da Estrela?
Olá

Sim, na experiência que tenho, haverá certamente alguém que não concorde: em 1º o Castro Laboreiro, por ser mais activo. 2º o Serra, embora também apresente resistência mas muito menos do que o RA, se a 1ª abordagem for correcta e o cão relativamente jovem, não vejo grandes problemas no treino destes cães, estamsos a falar em treino de obediência, a difilculdade maior que temos encontrado é no trabalho sem trela e à distância, neste aspecto todos apresentam ( cá no burgo) dificuldades (muitas). em 3º O Rafeiro Alentejano, como já disse não pegamos neles. Do Cão de Gado Transmontano não tenho opinião formada, só conheço a raça pela brochuras publicadas. O Cão de Àgua foi talvez o cão que mais me supreendeu pela facilidade de assimilar o que se lhe ensina, embora tenha genica a mais, um corpo de lulu com cabeça de boxer, foi assim que um amigo os descreveu. do fila de S.Miguel também não tenho opinião formada, estou neste momento a trabalhar um, o meu 1º, mas pelo que vejo são favas contadas, assim como o Serra D´Aires .
Um abra&ccedil;o
Suri
Membro
Mensagens: 169
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

quarta out 19, 2005 12:20 am

Olá

O meu tio tem 2 Rafeiros Alentejanos e é um pouco como o Gary disse: não gostam mt de ordens, mas quando no campo (principalmente à noite que é qd são mais activos) ninguém precisa de lhes ensinar o seu serviço: são excelentes cães de guarda!

Quando o meu tio vai para o campo com o gado eles também vão, no seu passo calmo calminho mas sempre atentos.

Eu gosto muito dos cães do meu tio, mas o que noto é que eles gostam mesmo é do meu tio que é quem passa muito tempo com eles e, no que respeita a ordens relativas à função para a qual eles foram aperfeiçoados ao longo dos tempos aí é só dar-lhes umas noções que o resto já lhes "está no sangue".
Agora ordens mais ""inovadoras"" eles realmente não gostam mt de aprender.
Mais eu não lhe posso adiantar pois os cães do meu tio só guardam o gado e estão com os meus tios no campo.
Quando visito os meus tios, os cães lá me vêm cheirar (porque já me conhecem) mas embora mt gentis a dedicação deles é para o meu tio e para o trabalho deles.

Gary uma dúvida:
Eu percebi mal ou disse-me que o Castro Laboreiro é dificil de trabalhar?
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta out 19, 2005 10:03 am

Pessoalmente acho que o Rafeiro do Alentejo é cão para grandes propriedades.
A sua função é de guarda, em especial noturna.
O resto é como diz a Suri - e é tipíco das nossas raças
respeita a ordens relativas à função para a qual eles foram aperfeiçoados ao longo dos tempos aí é só dar-lhes umas noções que o resto já lhes "está no sangue".
Pessoalmente é uma raça que gosto muito.
Todas as relações que tive com eles foram óptimas.
Pena é eu não ter uma propriedade extensa, senão era a minha raça.
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quarta out 19, 2005 8:24 pm

gary Escreveu: mas pelo que vejo são favas contadas, assim como o Serra D´Aires .
Não ponhas as mãos no fogo... :lol: :lol: o serra d'aires pode ser sociabilizado, tudo bem, mas olha que como "pet" é um desafio diário. É muito inteligente, manhoso e sonso... um gozo danado para um dono que o perceba, caso contrário... :lol: :lol:

Quanto aos rafeiros alentejanos e aos serra da estrela, são cães rústicos para um trabalho específico no campo, embora o serra possa funcionar bem como guarda numa vivenda com um terreno amplo. Aliás, tê-los como "pets" num apartamento é um atentado à própria saúde destes animais, pelo que é normal morrerem cedo.
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

quarta out 19, 2005 11:02 pm

Suri Escreveu: Gary uma dúvida
Eu percebi mal ou disse-me que o Castro Laboreiro é dificil de trabalhar?
olá
Não, pelo contrário, dos 3 prefiro o Castro por ser mais activo.
Última edição por gary em quinta out 20, 2005 8:44 am, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

quarta out 19, 2005 11:08 pm

O Serra D´Aires, favas contadas?? Discordo completamente! Isto dito por uma pessoa que tem um com quase 12 anos. Posso dizer que não são "pêra doce", têm um carácter muito forte e são muito donos do seu nariz. Acredite que ele dá muitas dores de cabeça...
Joana Andersen
Última edição por JoanaElectra em quarta out 19, 2005 11:58 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

quarta out 19, 2005 11:13 pm

Musky Escreveu:
gary Escreveu: mas pelo que vejo são favas contadas, assim como o Serra D´Aires .
Não ponhas as mãos no fogo... :lol: :lol: o serra d'aires pode ser sociabilizado, tudo bem, mas olha que como "pet" é um desafio diário. É muito inteligente, manhoso e sonso... um gozo danado para um dono que o perceba, caso contrário... :lol: :lol:
Olá

Como sabes e conheces, estamos estamos a trabalhar com um Serra D´Aires. Cão complicado com donos complicados, embora grandes amigos, e o facto, tendo em conta o tempo de treino, está a fazer o que qualquer cão faria. O mais dificil foi mesmo trabalhar os donos.
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

quarta out 19, 2005 11:24 pm

JoanaElectra Escreveu: O Serra D´Aires, favas contadas?? Discordo completamente! Isto dito de uma pessoa que tem um com quase 12 anos. Posso dizer que não são "pêra doce", têm um carácter muito forte e são muito donos do seu nariz. Acredite que ele dá muitas dores de cabeça...
Joana Andersen
Olá

Cada cão é um cão.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”