Afinal - Serra da Estrela Agressivo, como ficou ?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
- Contacto:
Estive a vêr este tópico com bastante interesse ((Antes: Serra da Estrela Agressivo -> Consanguinidade) Agora: Discussão sobre Genética e cruzamentos) e não há duvida que aprendi muito com o que aqui se escreveu e transmitiu-se.
Agora, a minha questão é: Como ficou a situação entre os donos e o cão Serra da Estrela ?
Não queria contribuir com algo excessivo, mas também os meus pais tiveram um cão que era muito agressivo. Neste caso o cão tinha problemas mentais.
Caso perguntem como sei isto. Via-se nos olhos do cão e no temperamento nervoso e instável.
A veterinária o confirmou !
Também neste caso a agressividade dominava ! Só que a diferença residia que era um animal de porte médio e bastava pegar num pau para a situação resolver-se.
Neste caso, vou ser sincera, por diversas vezes aconselhei a minha mãe a abater o cão. Sempre achei o cão demasiado perigoso e instável para ser seguro te-lo.
A minha mãe optou por fazer um recinto para ele e mante-lo nesse recinto, deixando-o sair várias vezes e voltando sempre para lá.
Obviamente que não é este o meu concelho, pois só um veterinário pode dizer se o cão sofre de algum problema.
Nem sempre são os donos os culpados do temperamento dos cães.
Sempre tivemos cães adoptados e foi o primeiro que deparamos com este tipo de problemas.
Em contrariedade, quando adoptamos este cão, adoptamos também a irmã, que foi o cão mais inteligente que alguma vez tivemos.
Agora, a minha questão é: Como ficou a situação entre os donos e o cão Serra da Estrela ?
Não queria contribuir com algo excessivo, mas também os meus pais tiveram um cão que era muito agressivo. Neste caso o cão tinha problemas mentais.
Caso perguntem como sei isto. Via-se nos olhos do cão e no temperamento nervoso e instável.
A veterinária o confirmou !
Também neste caso a agressividade dominava ! Só que a diferença residia que era um animal de porte médio e bastava pegar num pau para a situação resolver-se.
Neste caso, vou ser sincera, por diversas vezes aconselhei a minha mãe a abater o cão. Sempre achei o cão demasiado perigoso e instável para ser seguro te-lo.
A minha mãe optou por fazer um recinto para ele e mante-lo nesse recinto, deixando-o sair várias vezes e voltando sempre para lá.
Obviamente que não é este o meu concelho, pois só um veterinário pode dizer se o cão sofre de algum problema.
Nem sempre são os donos os culpados do temperamento dos cães.
Sempre tivemos cães adoptados e foi o primeiro que deparamos com este tipo de problemas.
Em contrariedade, quando adoptamos este cão, adoptamos também a irmã, que foi o cão mais inteligente que alguma vez tivemos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Pois, ajudas não foram muitas, já ofensas e desaforos foram mais que muitos por parte de alguns "gurus" cá do sítio...
E a discussão, conforme referi no título do tópico, passou a uma discussão sobre genética e cruzamentos. Como não era este o objectivo do tópico, eu pedi ao webmaster para bloquear. Pedido aceite!
Quanto ao Serra, está obviamente na mesma, acho qeu as pessoas já se mentalizaram que vai ser sempre assim porque é necessário a Dona ter mão nele e ela não tem
. É pena, mas enfim, o que interessa é que eles gostam do cão, mesmo a morder
Obrigado pelo interesse!
Xuga
E a discussão, conforme referi no título do tópico, passou a uma discussão sobre genética e cruzamentos. Como não era este o objectivo do tópico, eu pedi ao webmaster para bloquear. Pedido aceite!
Quanto ao Serra, está obviamente na mesma, acho qeu as pessoas já se mentalizaram que vai ser sempre assim porque é necessário a Dona ter mão nele e ela não tem

Obrigado pelo interesse!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Talvez no meio de tanta genética a minha resposta se tenha "perdido".
Pode não ser de grande ajuda, mas aqui vai ela de novo:
Falando só do cão em questão e se os donos vivem numa terreola a milhas de um treinador e se gostam tanto do cão o que podem fazer é tentar falar com um veterinário que perceba de Comportamento Animal e pedir-lhe uns conselhos.
(Existe a Dra. Ilda da FMV e eu tenho alguns amigos que já obtiveram bons resultados com ela.)
Por vezes para corrigir problemas num animal é necessario medicá-lo temporariamente e isso só um veterinario pode fazer.
Tentarem levar o cão a um vet (por mt longe que seja e nem que tenham de lhe dar um tranquilizante para ele entrar no carro) também seria uma boa ideia para ver se o cão está ok fisicamente.
Penso que a violência fisisica só deve ser utilizada quando tudo o resto falha (e mesmo assim com moderação) e julgo que com o cão em questão ainda deve haver muito a tentar pelos donos.
Cumprimentos
Suri
Falando só do cão em questão e se os donos vivem numa terreola a milhas de um treinador e se gostam tanto do cão o que podem fazer é tentar falar com um veterinário que perceba de Comportamento Animal e pedir-lhe uns conselhos.
(Existe a Dra. Ilda da FMV e eu tenho alguns amigos que já obtiveram bons resultados com ela.)
Por vezes para corrigir problemas num animal é necessario medicá-lo temporariamente e isso só um veterinario pode fazer.
Tentarem levar o cão a um vet (por mt longe que seja e nem que tenham de lhe dar um tranquilizante para ele entrar no carro) também seria uma boa ideia para ver se o cão está ok fisicamente.
Penso que a violência fisisica só deve ser utilizada quando tudo o resto falha (e mesmo assim com moderação) e julgo que com o cão em questão ainda deve haver muito a tentar pelos donos.
Cumprimentos
Suri
Talvez seja interessante algumas pessoas lerem este topicoSuri Escreveu: Talvez no meio de tanta genética a minha resposta se tenha "perdido".
Cumprimentos
Suri
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=8395
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Quando recolhi a Kika da rua, ela ferrou-me algumas vezes, mostrou, utilizando as palavras da cindel, a placa milhares de vezes e a sua atitude com crianças e jovens era de intolerância total, chegando a tentar atacar. Com a ajuda preciosa de pessoas conhecedoras e o meu lema: Desistir é proibido, nunca mais me mordeu ou mostrou a placa e para grande alegria minha, hoje tem um convivio com crianças espectacular. Ainda ontem, suportou heroicamente 4 miudos na faixa dos 8/10 anos, a martirizá-la com festas, puxões, AI QUE LINDA FOFA, beijo aqui, beijo ali. O que me encheu de orgulho. Ainda não se conseguiu dominar o seu comportamento barulhento com cães desconhecidos, mas pelos resultados conseguidos ao longo do tempo, tenho muita esperança de ainda um dia resolver essa parte. Nunca foi medicada, a última vez que me mordeu, ferrei-lhe tal dentada nos costados que ainda hoje se deve lembrar e nunca, nunca me passou pela cabeça que a cadela era maluca e o melhor era despachá-la. Procurei ajuda, segui às riscas o indicado e hoje tenho um doce de cadela, que a única coisa que tinha eram muitos maus tratos em cima do lombo e um carácter dominador muito vincado. Continúo a achar a minha cadela um desafio muito interessante.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Mas foi pena, provavelmente o assunto ainda teria hipótese de ser desenvolvido.texuga Escreveu: (...)
(...)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Exactamente.vald Escreveu:Mas foi pena, provavelmente o assunto ainda teria hipótese de ser desenvolvido.texuga Escreveu: (...)
(...)
Aliás, os moderadores da arca não deixam de me surpreender. Se for preciso está aqui aberto indefenidamente um tópico com linguagem imprópria, ofensas e ataques interpessoais, mas um tópico com uma discussão interessante e bastante educativa é fechado porque? a pedido de quem o abriu?!!! Mas desde quando é que os tópicos são propriedade de quem os abre? E desde quando é que um tópico se esgota no assunto inicial?!
É "engraçado" como tantos tópicos 'descambam' em asneirada e ninguém os fecha, e um que "descamba" numa discussão com bastante nível é fechado de imediato!! Isto faz-me pensar que os moderadores do forum estão mais interessados no descambanço da asneirada do que na verdadeira discussão sobre o tema do forum, que são os cães!!! mas eles lá sabem o que querem que a arca seja!!
Se calhar é por isso que eu agora ache que temos três tipos de foruns:
- Os dos Kiduxos fofuxos, piripiti;
- Os do 'vai-pró-raio-que-te-parta;
- Aqueles onde se têm discussões saudáveis sobre animais;
Posso dizer-vos que, para mim, a Arca já não está nos terceiros.....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am
Pois é PauloC tem toda a razão!
Aliás como não sei muito deste mundo dos cães, estou a interessar-me cada vez mais e acho que se perdeu um bom tópico.
Bem mas como sugeriu a Texuga... podemos continuar
:p
Aliás como não sei muito deste mundo dos cães, estou a interessar-me cada vez mais e acho que se perdeu um bom tópico.
Bem mas como sugeriu a Texuga... podemos continuar

vald Escreveu:Mas foi pena, provavelmente o assunto ainda teria hipótese de ser desenvolvido.texuga Escreveu: (...)
(...)
Exactamente ...PauloC Escreveu:Exactamente.
Aliás, os moderadores da arca não deixam de me surpreender. Se for preciso está aqui aberto indefenidamente um tópico com linguagem imprópria, ofensas e ataques interpessoais, mas um tópico com uma discussão interessante e bastante educativa é fechado porque? a pedido de quem o abriu?!!! Mas desde quando é que os tópicos são propriedade de quem os abre? E desde quando é que um tópico se esgota no assunto inicial?!
É "engraçado" como tantos tópicos 'descambam' em asneirada e ninguém os fecha, e um que "descamba" numa discussão com bastante nível é fechado de imediato!! Isto faz-me pensar que os moderadores do forum estão mais interessados no descambanço da asneirada do que na verdadeira discussão sobre o tema do forum, que são os cães!!! mas eles lá sabem o que querem que a arca seja!!
Se calhar é por isso que eu agora ache que temos três tipos de foruns:
- Os dos Kiduxos fofuxos, piripiti;
- Os do 'vai-pró-raio-que-te-parta;
- Aqueles onde se têm discussões saudáveis sobre animais;
Posso dizer-vos que, para mim, a Arca já não está nos terceiros.....
Mania de se meterem onde não são chamados ...
E já agora Texuga, é melhor dizer que simplesmente não gosta de ser contrariada ... é algo muito normal no ser humano.
nanci
Última edição por CindelP em quinta out 20, 2005 12:34 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
- Contacto:
Bem, estou a vêr que não devia ter tocado no assunto !
O meu interesse era mesmo em relação aos donos do Serra da Estrela, devido a ter passado por uma situação identica, mas devendo-se à saúde do animal.
Compreendo perfeitamente que agora exista receio das pessoas perante o cão, pois trata-se de um cão grande que mostra-se agressivo, sendo portanto, assustador quando agressivo.
Mas também percebo que alguma atitude tenha de se tomar, pois a agressão pode fugir do controlo dos donos, gerando por isso uma hipótesse de danos fisicos, bastante graves, a alguém.
A unica solução que também encontro para casos destes é 1º contactar um veterinário e verificar o estado de saúde do cão, pois pode ser realmente ser algo bastante grave a nível de saúde. E se esse não fôr o caso, então contactar alguém que saiba educar o animal.
Não sei como os donos toleram este tipo de compurtamento no seu próprio lar ... Eu não conseguia, ainda por cima com crianças na próximidade. Tinha de resolver o assunto, para minha segurança, para a segurança daqueles que me são próximos e para a segurança de qualquer pessoa ou animal que se possa aproximar do Serra da Estrela.
Por muito amor que se tenha a um animal, não se pode pôr em risco ninguém, animal ou pessoa, por causa disso. Se acontece algo, como fica a consciência dos donos ? Já imaginaram uma situação dessa ?
Penso que sobre este assunto, essa é a chamada de atenção que se deve fazer aos donos do cão, pois mesmo vivendo numa zona isolada, isso não impede de alguém se aproximar por qualquer razão. Quem sabe alguém com uma criança ou cão. E aí a situação pode ser particularmente perigosa !
Isto é um bocado alarmista, mas infelizmente é uma hipótesse que pode acontecer, e mesmo remota tem de se pensar nela.
O meu interesse era mesmo em relação aos donos do Serra da Estrela, devido a ter passado por uma situação identica, mas devendo-se à saúde do animal.
Compreendo perfeitamente que agora exista receio das pessoas perante o cão, pois trata-se de um cão grande que mostra-se agressivo, sendo portanto, assustador quando agressivo.
Mas também percebo que alguma atitude tenha de se tomar, pois a agressão pode fugir do controlo dos donos, gerando por isso uma hipótesse de danos fisicos, bastante graves, a alguém.
A unica solução que também encontro para casos destes é 1º contactar um veterinário e verificar o estado de saúde do cão, pois pode ser realmente ser algo bastante grave a nível de saúde. E se esse não fôr o caso, então contactar alguém que saiba educar o animal.
Não sei como os donos toleram este tipo de compurtamento no seu próprio lar ... Eu não conseguia, ainda por cima com crianças na próximidade. Tinha de resolver o assunto, para minha segurança, para a segurança daqueles que me são próximos e para a segurança de qualquer pessoa ou animal que se possa aproximar do Serra da Estrela.
Por muito amor que se tenha a um animal, não se pode pôr em risco ninguém, animal ou pessoa, por causa disso. Se acontece algo, como fica a consciência dos donos ? Já imaginaram uma situação dessa ?
Penso que sobre este assunto, essa é a chamada de atenção que se deve fazer aos donos do cão, pois mesmo vivendo numa zona isolada, isso não impede de alguém se aproximar por qualquer razão. Quem sabe alguém com uma criança ou cão. E aí a situação pode ser particularmente perigosa !
Isto é um bocado alarmista, mas infelizmente é uma hipótesse que pode acontecer, e mesmo remota tem de se pensar nela.
pois mas ou muito me engano ou a cindel disse-lhe exactamente o que tinha que fazer agora se você gosta de yes mans se calhar teve azar nas pessoas que lhe responderam !texuga Escreveu: Pois, ajudas não foram muitas, já ofensas e desaforos foram mais que muitos por parte de alguns "gurus" cá do sítio...
eu pessoalmente ñ tinha um serra agressivo em casa muito tempo ou indireitava ou metia-o a dormir em três tempos .
Nelson
-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
nelsonk Escreveu:pois mas ou muito me engano ou a cindel disse-lhe exactamente o que tinha que fazer agora se você gosta de yes mans se calhar teve azar nas pessoas que lhe responderam !texuga Escreveu: Pois, ajudas não foram muitas, já ofensas e desaforos foram mais que muitos por parte de alguns "gurus" cá do sítio...
eu pessoalmente ñ tinha um serra agressivo em casa muito tempo ou indireitava ou metia-o a dormir em três tempos .
Nelson
Caro Nelson:
1º - O cão NÃO é meu;
2º - Ele não é tresloucado, não morde tudo o que mexe;
3º - Depois de ler algumas opiniões que deram aqui e por pm, e também conclusões minhas, o problema ali consiste em hierarquia, e aí é A donA que vai ter de agir;
4º - Bater com um ferro num cão e deixá-lo a passar fome durante 3 dias é absurdo, já vi muitos cães tratados à base da pancada e o resultado não foi bom...
5º - E não é "Yes man", quanto muito "Yes woman"...
Para a CindelP:
Eu não me importo de ser contrariada, mas daí a ser obrigada a concordar com o método do ferro

Para a Suri, a LuMaria, a mariabogas, a Nebulosa e os que me responderam por pm, obrigado pelas sugestões, ajudaram-me a raciocinar com mais lógica e a separar as coisas.
E quanto à discussão sobre genética e cruzamentos, podem continuar por aqui ou no tópico que abri com muito "mimo"

Hoje não estou nos meus dias, tem de haver alguém a apanhar por tabela

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
nelsonk Escreveu:ñ tinha percebido que você só queria respostas de mulherestexuga Escreveu:
5º - E não é "Yes man", quanto muito "Yes woman"...
Xuga![]()
Nelson

Se falam para mim, fazem-no no feminino...