Epilepcia ou acordar sobresaltado???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clarapimenta
Registado: quarta jan 09, 2002 11:01 am

segunda set 30, 2002 12:30 pm

Olá amigos,

Mais uma vez venho aqui colocar uma dúvida sobre o comportamento do Matias (labrador preto com 5 anos).

Há dois anos atrás, apanhei um susto valente, estava ele deitado no chão a dormir, quando de repente acordou tentou levantar-se e não conseguia, parecia que estava bebado, n se conseguia por em pé, tinha os musculos bastante tesos. A 1ª coisa que fiz foi ir ao Veterinário, que colocou 3 hipoteses ou era lombrigas ( o que ficou fora de questão porque ele estava desparasitado) ou era ataque cardiaco ou epilepcia. Após os examess que não foram conclusivos, partiu-se do principio que seria epilepcia. passmoa a vigiar o matias para ver se aquilo se repetia. nada... sempre optimo, anda sempre a correr, feliz, sem qualquer tipo de problema.
O veterinário disse que não lhe ia dar medicação para a epilepcia, pois o tratamento é forte e como ele não teve mais nada não valia a pena sugeitar o cão a esse tratamento de choque, a não ser que os "ataques" fossem mais frequentes.
Ontem voltou a acontecer uma coisa parecida, ele estava a dormir e o telefone tocou e fui atender e ele acordou, quando tentou andar n conseguia, olhos muito abertos o corpo muito duro, não se levantava. Fiquei aflita, tentei ligar ao veterinário, e passado um ou dois minutos ele já estava impecavel!! parecia que nada tinha acontecido.
Fui brincar com ele para o jardim, correu, saltou.....

Não sei afinal o que se passa! :( se é ele que acorda sobresaltado e fica assim, mas para ser um ataque epiletico... é estranho...

Se alguém tiver ou conhecer um caso parecido com este, agradeço desde já o seu testemunho.

Obrigada a todos

Clara Pimenta
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 30, 2002 1:02 pm

Olá Clara

Eu tenho uma cadela que teve ataques id~enticos ao do seu cão. A minha Reka estava muito bem e de repente ficava tesa que nem um carapau, olhos esbugalhados e a tremer, ficava neste estado um 5 min e depois começava a acalmar e de repente estava boa. Quando teve o 1º ataque eu não dei muita atenção até porque não o tinha visto, ele tinha-me sido relatado pela minha mãe e todos nós sabemos como é que são as mães ;)

Quando ocorreu o 2º ataque eu estava em casa e presenciei. Não pensei logo em epilepsia porque ela não se babava e nem espumava da boca, não se urinava, etc.
Mas a jogar pelo seguro levei-a ao vet. Foram feitos exames e encontraram (não sei o nome especifico) uma mancha no cérebro e provavelmente a minha Reka era epiléptica. Começei o tratamento e até hoje (já passou 1 ano) ela não voltou a ter ataques. Mas continua a ser medicada durante pelo menos mais um ano.
O que notei é que ela ficou mais histérica, não sei se isto é possivel ou não, mas por vezes penso que a minha cadela não joga com o baralho todo. Pois ladra estupidamente por tudo e por nada, do tipo se corre ladra, se come ladra, se sobe umas escadas ladra, enfim, este tipo de comportamento que eu não entendo.
De resto ela continua a ser uma cadela enérgica e brincalhona.
Ah!! a minha Reka tem 3 anos.
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

segunda set 30, 2002 1:42 pm

Eu volto a por este topic acima porque nesta noite uma coisa muito estranha aconteceu:
Estavamos muito bem os 2 (eu e o meu cao) e dormir ate que, eu acordo com ele a respirar muito velozmente a abanar as patas!
muito estranho!
podem-me dizer o que aconteceu?
Obrigado
angel
Membro Veterano

segunda set 30, 2002 1:58 pm

Tomás
Seu cão estava a sonhar ;)
Eles sonhando fazem os gestos mais malucos, e, ruidos!!!!!
É normal! :D :D :D
clarapimenta
Registado: quarta jan 09, 2002 11:01 am

segunda set 30, 2002 2:20 pm

Olá novamente,

Respondendo ao Tomás, o meu cão por vezes também faz isso, mas penso que seja apenas um sonho mais agitado. Quando o matias fez isso pela 1ª vez eu assustei-me e posteriormente perguntei ao veterinário e ele disse que era o cão a sonhar, para eu n me preocupar.
Mas o melhor é quando for ao Vet. comente isso com ele.

Respondendo à Sandra, o Matias tirando aqueles poucos minutos anda perfeitamente normal. O meu medo é que ele não está a ser medicado, pois o veterinário achou que era melhor não o sobrecarregar com medicamentos, visto que os supostos ataques eram bastante espaçados no tempo!
Sandra só uma pergunta: a sua cadela abana a cabeça sem razão nenhuma aparente? tipo como se tivesse alguma coisa dentro das orelhas?
O matias faz isso muitas vezes mas n tem nada, nem otites!

Não sei o que fazer, mas acho vou levar o Matias ao veterinário outra vez.

Obrigada a todos

Clara
Sandrara
Membro Veterano

segunda set 30, 2002 2:44 pm

Olá Clara

A minha cadela não abana a cabeça, mas que está histérica, isso está :o

Penso que será melhor voltar a visitar o vet, se ele insistir em não fazer tratamento, tente descobrir outro veterinário mais competente.

Se lhe puder ser utili, p.f não hesite
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

segunda set 30, 2002 2:46 pm

Infelizmente, conheço muito bem a epilepsia nos cães.
É o segundo que me calha, felizmente está controlado há mais de um ano.
Depois de o animal ser visto pelo veterinário, se não forem encontradas causas para a epilepsia, peça ao seu veterinário para fazer ao cão uma análise de sangue para medir o nível de barbitúricos.
Responder

Voltar para “Cães”