Teste da esgana!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

segunda out 24, 2005 2:53 am

Olá, tenho aqui em minha casa uma cachorrinha acolhida, resgatada dum canil municipal e que tinha todos os sintomas de tosse do canil, evoluindo para pneumonia. No entanto, apresentou também vários outros sintomas cuja suspeita recaiu sobre o diagnóstico da esgana.

Tem estado desde então medicada como se tivesse a doença, mas na altura não foi feito o teste.

Há coisa de 3 semanas pedi ao meu vet para proceder à recolha para a análise da esgana. Ele deu-me a optar por um teste mais rápido e outro que demorava um bocadinho mais de tempo, mas aconselhou-me este último por ser mais fiável.

Mas já lá vão 3 semanas!!! :o :?

E eu preciso de dar esta cadela para adopção.

O que eu gostaria de vos perguntar era o seguinte:

1º) No caso de quem já está familiarizado com este teste, os vossos resultados quanto tempo demoram, regra geral?

2º) O teste rápido é mesmo pouco fiável? :roll:

Quem tiver experiência neste assunto, por favor esclareça-me, porque me surgiu esta dúvida e preciso de decidir daqui para a frente se me mantenho no actual vet ou tento arranjar outro sítio para ela fazer o exame.

Obrigada!;)
libre
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 1:46 pm

segunda out 24, 2005 10:30 am

Bom dia!

Por experiência própria aconselhava-o a fazer o teste mais completo que na maioria das clinicas utilizam que apesar de demorar, porque é analisado fora, mas é o único que lhe dá todas as certezas da doença.

Se houver suspeita deve fazer-se de imediato (e pode muito bem o ser já o animal veio de um canil) porque esta doença mata muito rápido, o animal sofre imenso mas em certos casos se fôr diagnosticada a tempo existe alguma possibilidade de o animal sobreviver.

Mas se realmente a cachorrinha até já está a ser medicada para a esgana, mesmo que não seja este o caso, é porque o Vet aponta mesmo para que seja esta a doença e apenas quer o teste para se certificar mas achou por bem começar a dar-lhe a medicação.

Esteja muito atento a todos os sintomas, comportamento, apetite e fezes da cachorrinha e diga tudo ao seu Vet. e principalmente à alimentação pois existe a tendência, que não sei se é o caso, de perda de apetite mas deve tentar alimentar ao máximo a cachorra para que tenha defesas para sustentar alguma doença e se manter forte.

Boa sorte!
L.A.
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

segunda out 24, 2005 5:55 pm

Obrigada libre!;)

Ela falta de apetite já não tem! Ainda não tem muito peso mas já está a engordar também é muito mexida. :D

Creio que já está safa e vai ter defesas suficientes para enfrentar o seu futuro.;)

O meu problema é mesmo o tempo que demoram a vir os resultados. :?

Já me disseram que duram pelo menos 15 dias, mas há alguns que duram 1 mês. Outros ainda que se extraviam... :?

Não gostaria que isto acontecesse até porque já paguei o exame... :roll:
diogob
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

segunda out 24, 2005 8:50 pm

oi!
A minha cadela , que era de rua, passou pelas mesmas suspeitas, tosse canil até ESGANA! Só para dizer que apesar de não ter sido fácil, depois de um ano e meio ela está aqui ao meu lado. Ficou com um tique e epilepsia, mas esta a ser medicada e tem uma qualidade de vida bastante boa!
na altura nao foi feito nenhum teste, partiu-se logo p o tratamento.
Boa sorte,
Diogo
Responder

Voltar para “Cães”