Olás,
tenho desde sempre cães aqui em casa, neste momento 7 - 3 cadelas e 4 machos, com idades desde os 9 meses e os 12 anos ! E nunca tive problemas de maior com os cios, apenas o cuidado de separar a cadela do cães e os machos dos machos (senão poderá haver lutas de hierquia entre os machos). Nunca esterilizei, primeiro porque nunca vi a razão ( como nunca tive problemas) e depois pq acho que com a esterilização/castração parte do temperamento do cão perder-se. Há quem diga que não mas vamos por partes : certos compostamentos dos cães estão directamente ligados com as hormonas seuxais, certo ? A esterilização/castração consistirá em retirar partes dos orgãos (ou que influeciaram) onde essas hormoas são reguladas, o que fará com que essas hormonas desapareceram, o k fará com que o cão perca alguns dos comportamentos regulados por esses hormonas !!
Vera_santo :
Agora dizem que os criadores não têm lucros com a criação???? Só se pode estar a brincar....
bem sei que esta afirmação nao era dirigida para mim, mas tenho k dizer :
Antes demais há que distinguir os criadores (responsáveis) dos produtores de cães. Os produtores ( que gostam de ser chamar criadores) apenas se preocupam com o $$$ que a ninhada lhe poderá render, e nada fará para "apurar" a raça a que se dedica.
Um criador responsável nao passará fome mas acredite nao fará grandes lucros, e inclusive ficará contente se conseguir recuperar grande parte das despesas com a ninhada. Que despesas são estas ?? (faça as contas):
com os cães (nao directamente relacionado com a ninhada) :
* instalações
*comida
*deslocações a exposições de forma a avaliar os defeitos e virtudes do seus cães
*testes de saude
*teste de caracter
*tempo dispendido na avaliação de possiveis cruzamentos/linhagens de sangue ( é verdade que é por prazer, e o tempo nao se paga mas sejamos realistas e nao tanto romanticos)
*idas ao veterinário e possiveis problemas de saude
Custos directos com uma ninhada:
* custo da cobrição do macho
* deslocação para cobrir a cadela
* alimentação especial
* idas ao veterinário para controlar o evoluir da gravidez
*apos o nascimento acordar a meio da noite para ver como está tudo
*os sofas e os sapatos roidos pela casa
* muitas vezes os cachorros nao sao vendidos até ás 10semanas e nesta altura já é preciso muito mais
e mais coisas que nao me lembro agora
E depois é qd se pede um preço justo ouvem td e mais alguma coisa !!
Talvez é melhor é aqueles individuos que vendem os cães a 20cts á 5 semanas .... afinal sempre é mais barato
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!