cães envenenados em Marco de Canavezes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda nov 07, 2005 10:02 am

Olá pessoal.

No fim-de-semana, vi esta noticia num telejornal:

cerca de vintes cães cairam mortos no espaço de meia hora, em Marco de Canavezes... eram cães de caça e foram envenenados! Provavelmente, isto já na minha opinião, terão deixado comida com veneno no meio das ervas...

Os caçadores chamaram a GNR, que não apareceu no local! Avisaram as televisões e qual não foi o espanto, quando os cães tinham desaparecido do local... havia rastos na lama de uma máquina "escavadora" que terá enterrado os animais... mas esqueceram-se de pelo menos um (foi o que vi), morto no meio das ervas.

Claro que quando a tv filmava, a GNR apareceu com uma autoridade qualquer que não me lembro qual, para "averiguar a situação".... Não sei se terá sido coincidência, mas as câmaras filmaram um frasco de veneno no local...

Segundo um dos caçadores, o envenenamento dos cães é uma prática periódica naquelas bandas, quando abre a época de caça...

Só não percebo o que é que passa pela cabeça das pessoas para terem atitudes destas! Quem é que terá qualquer interesse em matar os cães, quem ganha com isso e o quê?

Não percebo...
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda nov 07, 2005 10:09 am

Ola,
Eu não percebo porque é que sendo isto uma pratica comum para aquelas bandas os caçadores insistem em submeter os animais a isso.
Independentemente das autoridades serem incompetentes, de quem fez aquilo dever ser exemplarmente condenado, fiquei ainda mais indignada com os caçadores que deram entrevistas a dizer que todos os anos la perdiam cães.
Desculpem la mas quem devia ser envenado eram os donos que sabendo do risco a que os caes estão sujeitos, ainda os levam para lá de uma forma consciente.
Cumps
patbarbosa
Membro Veterano
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda nov 07, 2005 10:18 am

Oh Bita,

independentemente de serem caçadores ou não, toda a gente tem direito a andar com os animais na rua... e pelo que vi, não há um espaço fixo onde se dão os envenenamentos...

Claro que deixar de levar os cães para o "mato" era uma boa solução, e até aproveitavam e acabavma de vez com a caça, da qual eu não sou adepta, de maneira nenhuma...

Mas se a solução fosse essa, então começava a ser prática habitual, em todo o lado onde houvesse os fundamentalistas anti-caça, envenenar os cães para esse "desporto" acabar!

Se eu tivesse o hábito de lá ir passar férias, de certeza de os meus cães aproveitavam umas corridinhas no monte. E não escapavam ao veneno.... o que quero dizer é que se é hábito, têm de se tomar medidas e responsabilizar as autoridades. Costava muito pegar no frasco do veneno e tirar impressões digitais?! Mas claro, a ver pelos exemplos, as únicas impressões que iam constar eram as do GNR que apanhava o frasco sem luvas... Não acho que a solução passe por fechar os cães em casa e pronto!!

Pelo menos é a minha opinião...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 07, 2005 12:09 pm

Penso que isto deve estar relacionado com a habitual falta de consideração que os caçadores dos regime geral têm pelas propriedades das pessoas.
Digo isto porque já ouvi - aqui há anos - uma pessoa fazer este tipo de proposta, lá na terra do meu pai...

As pessoas pensam
sendo isto uma pratica comum para aquelas bandas os caçadores insistem em submeter os animais a isso.
exactamente o que a Bita disse, ié, que eles iriam caçar para outro sítio.

Mas enganam-se, que este tipo de caçador liga tanto aos cães como aos botões das calças...exactamente o mesmo que o envenenador.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda nov 07, 2005 10:11 pm

Eu e a caça, a caça e eu ... não nos entendemos.

Como se pode dizer que a caça é um desporto... Não entendo mas pronto.

Em relação a isso, sei de caçadores que tratam muito bem os seus cães, até porque os usam no tal desporto.
Mas como em tudo á os que não tratam bem os cães.

Enfim nem sei o que dizer... numa situação destas. :oops:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda nov 07, 2005 10:49 pm

(repetida)
Última edição por vald em segunda nov 07, 2005 10:51 pm, editado 1 vez no total.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda nov 07, 2005 10:49 pm

Uns são contra a caça, outros não;
Uns são contra o regime de caça ordenado, outros a favor;
Uns são contra o regime de caça livre, outros a favor;
Uns não se importam que cacem nos seus terrenos, outros importam-se.

OK, todos são livres de ter a sua opinião , mas a cabecinha de me**a que teve esta ideia devia engolir todo o veneno que usou até à última gota.

Infelizmente este tipo de prática tem sido bastante recorrente nos últimos tempos, quer em regimes de caça ordenados, quer no livre.

Mas pergunto, porque é que os cobardes atacam sempre os que não se podem defender?
patbarbosa
Membro Veterano

terça nov 08, 2005 9:07 am

vald Escreveu:
Mas pergunto, porque é que os cobardes atacam sempre os que não se podem defender?
Porque é mais fácil...porque não têm coragem de enfrentar os mais fortes...exactamente porque.... SÃO COBARDES!!!!

Independentemente de todas as sensibilidades que possam estar subjacentes ao tema da caça, eu só me pergunto: porque é que ninguém faz nada relativamente aos envenenamentos em si? Quero lá saber se os caçadores levam para lá os cães ou não! O que me importa e revolta é que os cães estão a ser envenenados e isso é CRIME!!!! Mas como não se procuraram nem tão pouco punem os culpados...torna-se prática corrente e pronto?...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça nov 08, 2005 9:41 am

Sou contra a caça e ponto final, matar por prazer para mim não faz qualquer sentido. O tiro aos pratos também é um desporto, e será mais saudável para os que gostam de armas..

Mas adiante, para além de haver caçadores que tratam bem os animais, acredito que haja, a verdade é que muitos, maltratam-nos e muitas vezes terminada a época de caça, abandonam-nos ou simplesmente abatem-nos.

Por isso, envenená-los é uma outra prática, e essa só revela o quanto a vida dos animais, para muitas pessoas não tem qualquer valor.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”