Os cães também têm cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 04, 2002 9:05 am

Olá a todos

Isto não é uma afirmação. É uma pergunta, para a qual julgo saber a resposta. Esta questão deriva de uma discussão que tive com uma pessoa sobre este assunto, que me suscitou outras relacionadas com o mesmo tema.

Julgo que o cio só existe na fêmeas. No macho o instinto sexual só é despertado pelo odor que as fêmeas emanam quando estas estão com o cio. É assim, não é?

Outras questões:

1ª - Pondo as coisas no extremo e admitindo a hipótese de um macho nunca vir a ter a oportunidade de sentir o referido odor da fêmea durante toda a sua vida, nunca manifestará então o seu instinto sexual? Por outras palavras, existem outros estímulos?

3º - É tido como certo que a cadela deve procriar, porque isso é importante para a sua saúde. Este princípio também se aplica aos machos, isto é, a “abstinência” de copular prejudica-o? Causa-lhe quaisquer tipos de distúrbios?

Cordiais saudações
Manuel Cabral
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta out 04, 2002 9:39 am

É tido como certo que a cadela deve procriar, porque isso é importante para a sua saúde
Quem foi que lhe disse tal barbaridade?
Paroca
Membro Júnior
Registado: segunda set 30, 2002 4:29 pm

sexta out 04, 2002 9:53 am

3º - É tido como certo que a cadela deve procriar, porque isso é importante para a sua saúde. Este princípio também se aplica aos machos, isto é, a “abstinência” de copular prejudica-o? Causa-lhe quaisquer tipos de distúrbios?

Eu não percebo muito do assunto mas acho que esta afirmação não deve ser verdadeira. Se bem que há homens que usam estas teorias.... aplicada às mulheres....
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 04, 2002 10:03 am

Olá xabita

Não sei exactamente onde ou de quem obtive a "barbaridade" dessa informação...Creio que se consta e que esta afirmação não é assim tão estravagante para merecer assim a sua resposta. Mas poderei estar equivocado e, assim sendo, peço desculpa da minha ignorância.

Um abraço
Manuel Cabral
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta out 04, 2002 10:19 am

Essa sua afirmação pode-se englobar no que eu chamo "Mitos urbanos canídeos" tais como:

- "Os Dobermans têm que ser abatidos quando chegam a uma certa idade,porque o cérebro deles incha e depois ficam malucos."

-" O meu cão precisa de acasalar senão aquilo sobe-lhe á cabeça e depois
....."

-" Os Labradores são os melhores cães do mundo por isso não precisam de educação"

Enfim....
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

sexta out 04, 2002 10:25 am

Caro Nel, não me parece que procriar seja fundamental para a saúde da cadela.
Tenho 3 fêmeas em casa, a mais velha tem 10 anos, nunca teve qualquer ninhada, e nunca teve problemas de saúde.
Penso que essa ideia é um pouco um "mito". Isto não exclui que seja benéfico para a cadela ter uma ninhada, no entanto, se não tiver não é por isso que é mais propensa a problemas de saúde que as demais.
Quanto ao macho, uma vida de celibatário, também não lhe faz mal nenhum.
Tentando responder à sua primeira questão, penso que o macho só é realmente estimulado pelo odor da fêmea. O macho não tem Cio. Por vezes, quando machos "cobrem" outros machos não é por instinto sexual, mas sim por domínio. O mais dominante cobre o menos dominante, por uma questão de marcação de posições hierarquicas.
Tenho observado pelos meus cães que o macho só ronda as cadelas, e só é extremamente "simpático" para com elas na fase em que elas estão em cio, e quando estão receptivas fica verdadeiramente insuportável. Fora destes períodos não que saber delas para nada.
Isto são apenas conhecimentos empíricos, de uma dona observadora e atenta.
Cumprimentos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 04, 2002 10:54 am

Olá,
Vou responder de forma directa a cada uma das questões que colocou:
- Não. Os machos não têm cio. Dizer que um cão tem cio seria o mesmo que dizer que os homens têm mestruação.

- A não ser que você feche o seu cão dentro de uma sala hermética onde não entre qualquer ar vindo do exterior, é impossível que um cão não sinta o odor de uma fêmea durante toda a vida! Com efeito, este "odor" é tão intenso e o faro dos cães é tão sensível, que podem senti-lo a kilometros de distância da fêmea.
Mas na verdade não é apenas o odor da fêmea que deperta o instinto sexual. O instinto sexual, como o proprio designação indica, é um INSTINTO. Como tal, está interiorizado no cão e está sempre presente, podendo ser despertado pelos estimulos mais diversos e variados.

- Quanto à sua última questão, ela parte de uma premissa completamente errada. Não é verdade que a cadela deva procriar e que isso lhe faça bem à saúde. Isso é apenas um mito, tal como tantos outros associados aos cães e que se ouvem por vezes dizer ( alguns deles até a pessoas conceituadas no meio cinófilo).
Quer a "abstinência" da fêmea, quer a do macho, não os prejudicam de forma alguma.
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 04, 2002 11:42 am

Olá Manuel,

venho aqui contar-lhe o que se passa na minha matilha:
nel Escreveu:
Julgo que o cio só existe na fêmeas. No macho o instinto sexual só é despertado pelo odor que as fêmeas emanam quando estas estão com o cio. É assim, não é?

1ª - Pondo as coisas no extremo e admitindo a hipótese de um macho nunca vir a ter a oportunidade de sentir o referido odor da fêmea durante toda a sua vida, nunca manifestará então o seu instinto sexual? Por outras palavras, existem outros estímulos?
tenho 2 machos e uma fêmea, esta última esterelizada( sem cio e sem os respectivos odores). O que se segue passa-se dentro de casa, sem outros cães por perto:

aqui há algum tempo atrás, talvez por causa da hierarquia estabelecida, passou-se o seguinte, durante cerca de 2 semanas: o macho mais velho cobria o macho mais novo e, por sua vez o mais novo cobria a cadela.

nel Escreveu:

Dantes isso era tido como certo. Actualmente, com avanço da ciência e da medecina, acredita-se precisamente o contrário: benefia a saúde da fêmea. Para além disso evita-se a produção massissa de ninhadas que depois não são absorvidas pelo consumidor e dão como resultado as tristes histórias de abandono, maus tratos, abatimento, etc, etc, etc, que já deve ter tido oportunidade de ver comentar incessantemente neste forum.

[/quote]

O que urge é mudar a mentalidade das pessoas que ainda se apegam a essa crença antiga. Informe-se com veterinários, e ajude-nos a combater essa ideia! ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 04, 2002 12:26 pm

Olá a todos

Fiquei esclarecido com as vossas respostas, que agradeço.
Sendo um mito, é fácil a uma pessoa pouco conhecedora de cães como eu embarcar nessas loas.
Estes mitos não terão a ver com "desculpas de mau pagador" de pessoas que têm cadelas e utilizam essa falsa questão para encobrir o objectivo de as pôr a reproduzir com fins comerciais? Não estou a colocar a questão ao fórum, porque, como referi, já fiquei esclarecido. Estou só a pensar alto.

Um abraço
Manuel Cabral
freches
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 12:32 pm

sexta out 04, 2002 3:05 pm

não posso deixar passar a oportunidade de mencionar o que se passa com a minha cadela.
e o seguinte: ela tenta "cobrir" todos os cães (machos) daqui do bairro que ela conhece desde tenra idade. Embora seja a mais velha do grupo.
Enfim a única resposta que eu vejo para esta atitude será mesmo de dominância

QUER DOMINAR todos os outros?
Raksha
Membro Júnior
Registado: sexta set 20, 2002 2:24 pm
Localização: Boxer (Binks), Gato (Mickey), Cocker Spainel Inglês (Raider) e Srd (Sassa)

sexta out 04, 2002 3:23 pm

Ó freches, desculpa mas n pude deixar de rir c a tua msg!!! :lol: :lol: :D

Sinceramente n tenho resposta à tua pergunta, mas q estes boxers andam tds loucos à isso n há duvidas!!! :lol: :lol: ;) :p :roll:

Beijinhos e boa sorte com a .....fera dominadora eheheheheh :p :roll: :lol: :D :D
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

sexta out 04, 2002 4:22 pm

Cio, s.m.: Crise de excitação genésica periódica; comportamento típico nas fêmeas dos mamíferos, que coincide com a libertação dos óvulos.
No caso do homem [e do macho] acontece uma só vez durante o ano e tem a duração de 365 dias."

"Filhas de Eva",
Uma peça da autoria de: Sétimo Ensaio (grupo cénico bracarense)
Responder

Voltar para “Cães”