Massacre de cães abandonados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

terça nov 29, 2005 3:57 pm

Pessoal, preciso muito da vossa ajuda, pois preciso urgentemente denunciar a situação que mencionarei de seguida e ñ sei onde me dirigir. Mandei um e-mail ao ICN e enviarei também uma carta registada, mas gostava que me dessem o contacto de mais instituições a que eu pudesse recorrer.

é o seguinte, ontem ouvi a conversa de 2 senhoras, em que uma das quais contava que tinha um terreno junto à cadsa, no qual tinham começado a aparecer cães, ela, resolveu dar-lhes comida e deixá-los andar por lá. Tudo bem, os cães nem fazem barulho, passam por lá pra comer... Eis que o vizinho, resolveu começar a matá-los a tiro de caçadeira e deixá-los mortos no terreno da senhora. Ela tentou falar com ele, que lhe disse que há-de matar muitos mais. A senhora ainda foi à polícia, que lhe disse que se os cães ñ são dela, ñ se pode fazer nada.

Eu ñ gosto de me meter em conversas alheias, mas a esta ninguém ficava indiferente... Conversei com a senhora e disse-lhe que a tentaria ajudar, tenho a morada dela, nome completo e núm de tlm, pois esta está disposta e levar as coisas prá frente. Agora preciso da vossa ajuda, alguém conhece alguma instituição que ponha termo a isto, de preferência com uma intervenção rápida?
É que eu ainda me passo e quem mata o dito homem a tiro sou eu...

Aguardo respostas...
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça nov 29, 2005 4:13 pm

Acho a "estória" muito estranha. A resposta da Polícia não faz o minímo sentido, sendo para mais que implica o uso de uma arma de fogo num local (suponho) que publíco.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça nov 29, 2005 4:31 pm

Também gostava que a resposta da policia não fizesse sentido, mas infelizmente, e muitas situações é mesmo assim ;) não sei se é o caso, mas quando se trata de terras no interior com 2 GNR's por turno....

eu já fui aconselhada a soltar um cão na via rápida...um cão que tinha dono e estava perdido...um cão cujo dono tinha ido ao mesmo posto da GNR, uma semana antes, apresentar queixa por roubo desse mesmo cão...e olhe que foi bem perto de Lisboa...

Mesmo em situações de roubo, agressões ou acidentes, tudo depende muito da sensibilidade, formação e vontade de trabalhar do "agente" em questão... e então quando se trata de animais :? ....

Denise, de que zona estamos a falar?

Realmente o Bullie tem razão em dizer que não faz sentido a resposta da autoridade...porque qualquer pessoa que alimente um cão na via pública é considerada responsável pelo cão, quanto mais se for no seu próprio terreno...

São situações complicadas... mas pode sempre tentar fazer-se alguma coisa....mais não seja partir a cabeça ao vizinho!
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça nov 29, 2005 4:52 pm

Oh Denise, porque contactou o ICN e não a liga protectora dos animais, por exemplo?

Acho que eles são os mais indicados para lidar com este tipo de situação...

Tente... sempre é mais uma instituição que fica a par da situação....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 29, 2005 7:26 pm

O meu conselho é que meta queixa na polícia por caça ilegal.

E que não se pode andar de caçadeira por aí a disparar a torto e a direito.

E muito menos nas terras dos outros e, ainda menos, a menos de 150 m de uma casa habitada.

Por isso a queixa não é de ele matar os cães mas de andar a caçar com perigo para pessoas.
Isto aqui não é faroeste...

Provávelmente o homem nem licença de caça tem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
stinkydellatorre
Membro
Registado: domingo out 16, 2005 8:21 am

terça nov 29, 2005 10:39 pm

A polícia... acho que está a referir-se à PSP.
Este relato é demasiado lacunoso, principalmente na acção da polícia.

Depois se procurar na lei encontrará vários institutos jurídicos que enquadram a actitude do pressuposto agente em causa.
Só para enumerar alguns, pois não vou consultar a lei...
Viola princípios constitucionais, civis, e pode encorrer em responsabilidade penal para além da já mencionada responsabilidade civil.
Além do mais, a sua licença e arma, teriam de ser previamente apreendidos até transição em julgado...
Ou seja, nada do que relatou parece plausível.... Mas caso eu esteja a ser céptico, deve comunicar a uma autoridade competente e não se esqueça de exigir o registo da queixa...
stinkydellatorre
Membro
Registado: domingo out 16, 2005 8:21 am

quarta nov 30, 2005 2:07 am

Estou a falar em termos teóricos....
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta nov 30, 2005 10:29 am

Eu até sou um gajo pacifico mas às vezes fico meio fu***
E nesse caso se fosse comigo juntava 4 ou 5 amigos com qq coisa a esconder a cara e fazia uma espera a esse senhor tão simpático, aposto que nunca mais fazia mal a um cão e se por acaso o fizesse tinha o mesmo remédio no dobro, a policia para casos que envolvem animais estão-se a borrifar (alguns nem todos, não se pode generalizar)
Abraço
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta nov 30, 2005 10:30 am

Eu até sou um gajo pacifico mas às vezes fico meio fu***
E nesse caso se fosse comigo juntava 4 ou 5 amigos com qq coisa a esconder a cara e fazia uma espera a esse senhor tão simpático, aposto que nunca mais fazia mal a um cão e se por acaso o fizesse tinha o mesmo remédio no dobro, a policia para casos que envolvem animais estão-se a borrifar (alguns nem todos, não se pode generalizar)
Pode tb fazer queixa à associação protector dos animais.
Abraço
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta nov 30, 2005 11:20 am

Alguém deu uma sugestão sobre denuncia de caça em terreno não autorizado, julgo ser a melhor via.

PJFS
Vontade não falta, não é? O problema são os dissabores que vêm a seguir!
De contrário pregar um valente susto nesse anormal que anda para aí aos tiros armado em anormal,ai isso eu adorava!!!!!!!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
_Bruno_
Membro Júnior
Registado: terça out 11, 2005 11:14 pm
Localização: Simão (Labrador), Bóris (Serra da Estrela) e Rita (gata europeu comum)

quarta nov 30, 2005 2:17 pm

Olá

Trata-se também de uma questão de saúde pública...
DeniseAytekin Escreveu:...matá-los a tiro de caçadeira e deixá-los mortos no terreno da senhora.

Se a Polícia não faz nada, passe por cima e apresente queixa directamente ao Ministério Público, referindo a inacção da Polícia...

Não deixo de concordar com a opção de fazer uma espera ao assassino.

Bruno
DeniseAytekin
Membro Veterano

quarta nov 30, 2005 5:23 pm

Pelo que a senhora disse parece que o dito assassino é pastor de ovelhas, ou cabras, ñ sei bem... Podem-me dar o endereço das instituições que mencionaram? Também já contactei a ANIMAL...
Infelizmente, a polícia aqui ñ faz nada, são poucos os que se mexem da secretária...
Eu moro numa cidade próxima, a senhora mora numa aldeia, mas uma aldeia desenvolvida...
Eu tenho tentado contactar todas as instituições que conheço, dou o meu contacto e o da senhora que se queixa do vizinho... Ñ sei bem k mais possa fazer...
Tou-me a tentar controlar pa ñ ser eu a assassinar o dito vizinho...
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta dez 02, 2005 9:00 pm

Que resposta é q a ANIMAL lhe deu?...

O caminho da violencia nunca é o melhor...
_Bruno_
Membro Júnior
Registado: terça out 11, 2005 11:14 pm
Localização: Simão (Labrador), Bóris (Serra da Estrela) e Rita (gata europeu comum)

sexta dez 02, 2005 10:41 pm

Olá de novo.

Procure aqui (http://www.oa.pt/directorio/listaartigo ... &sidc=8084) a morada dos serviços do ministério público da sua area de residência.

Vá dando notícias, Bruno.
DeniseAytekin
Membro Veterano

segunda dez 05, 2005 4:10 pm

Ainda ñ tive resposta de nenhum... Eu agora ando sem tempo, pois como me vou mudar, passo os dias em limpezas e pinturas, de seguida é a mudança... Mas tenho k arranjar 1 buraquinho pa ligar à senhora a saber se ela já foi contactada...

Vou ver isso Bruno, obrigado.

Brigado a todos.
Responder

Voltar para “Cães”