Razões da "agressividade neste forum"-Animais em risco

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado out 05, 2002 10:58 am

Antes de mais peço desculpa pelo tom que vou utilizar. Sem ironias, pode ser apreendido como agressivo por algumas pessoas mas garanto que o não é nem sequer se dirige a mensagens recentes nem é dirigido a ninguém.Somente para esclarecer os recem chegados sobre certas atitudes

A chamada agressividade nos foruns tem uma razão.infelizmente, a bem não há quem....

E digo isto com conhecimento de causa. Quem frequentar hospitais veterinarios tem grandes probabilidades de encontrar à noite as chamadas FALSAS URGÊNCIAS.

São os chamados casos que não eram urgentes e muitas vezes fáceis de resolver mas que se tornaram graves por os animais serem deixados vários dias( ou meses) a fio doentes .

Englobam desde um cão com VERMES nas feridas a cães á beira da morte com anemias causadas por serem SUGADOS por carraças e pulgas. Problemas renais que nunca foram tratados embora os animais andassem doentes. Animais inconscientes que andavam a vomitar persistentemente há dias sem tratamentos.

Ex de uma questão telefonica REAL a um veterinario." o meu cão foi atropelado, o que devo fazer?"

Temos ainda os tratamentos caseiros e, cada vez mais, CONSELHOS VIA NET...

Corre-se o risco ao dizer que pode não ser nada, não se preocupe, olhe assim que puder vá ao vet... ( como é que sabem ?) se adie a visita ao veterinário e então muitas vezes o dono desresponsabiliza-se. " A culpa não foi minha do animal morrer mas daqueles nabos da net". ISSO JÁ ACONTECEU AQUI NOS TEMPOS DO FORUM ANTIGO.

Daí que, como A ÚNICA FORMA DE DIAGNÓSTICO é atraves de uma consulta deve-se impelir a pessoa a ir a um veterinario ou telefonar a um sem demora....Com paninhos quentes pode demorar dias e aí...caímos nas urgências falsas que falei em cima.....

Situações como a do forum dos gatos em que há trocas de medicação e se fazem diagnosticos uns aos outros são perigosissimas.

Há agressividade por vezes? Bem, também há problemas de expressão português em termos de mensagem.

Muita gente cai aqui e mete na primeira mensagem:

O meu cão está a vomitar há dois dias. Deve ir ao veterinário ou devo dar-lhe ulcermin ?
E recebe a dose usual de: Burro , idiota, animal,etc etc.

Que seria evitável se escrevesse todos os dados, "O meu cão foi ao veterinario e receitou-lhe isto e isto mas há dois dias que não passa. Devo ir a outro ou lá outra vez?"

Acham que alguém seria agressivo a esta mensagem ? Não. E á primeira ? Até eu....

Quando alguém pede aqui ajuda está a submeter-se ao julgamento público sobre as medidas que tomou. Convém, como em tudo, dar todos os dados para não ser mal interpretado....

Abraço a todos, novos e velhos

Vasco
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado out 05, 2002 11:43 am

Olá a todos

Estou inteiramente de acordo com o VascoV, por tentar com a sua intervenção moralizar e defender determinados princípios de funcionamento do fórum.
Nunca me passou pela cabeça inscrever-me no fórum para, através dele, substituir as consultas ao veterinário. Colocar aqui questões urgentes de saúde, sinceramente, só se de facto a pessoa está mesmo nas últimas de finanças. Mas, mesmo assim...

Cordiais saudações
Manuel Cabral
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado out 05, 2002 12:52 pm

não sei neste caso onde está a gressividade da sua mensagem. se falasse assim às pessoas que vêem pedir ajuda à net para os animais, não me parece que fosse criticado. tudo se pode dizer, até o que há de mais "agressivo". convêm é saber a forma de o fazer.
anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 05, 2002 2:12 pm

anjaazul Escreveu: não sei neste caso onde está a gressividade da sua mensagem. se falasse assim às pessoas que vêem pedir ajuda à net para os animais, não me parece que fosse criticado. tudo se pode dizer, até o que há de mais "agressivo". convêm é saber a forma de o fazer.
anjaazul
Pois.

Quem aqui chega tem que pensar antes de escrever tanto ou mais que quem já cá está....
anjaazul
Membro Veterano

sábado out 05, 2002 4:17 pm

infelizmente nem todos "nasceram com uma estrela na cabeça" e têem capacidade de discernimento e/ou raciocínio. sabe tão bem como eu a situação dramática que um gato está a passar. pois, é por incompetência, negligência do dono. será... mas o que me parece, é que ele nem consegue perceber nem explicar o que se passa e claro quem sofre são os animais. podem-no agredir à vontade. eu para não lhe chamar outra coisa, direi que lhe falta "substracto". este senhor não deveria ter animais. pois não, mas há muitos assim... será à pancada que estas pessoas vão aprender alguma coisa?
anjaazul
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo out 06, 2002 1:34 am

Olá a todos!

É uma questão de consciência de cada um! nunca pensei vir aqui perguntar o que fazer se um cão meu tivesse sangue no cocó (e já aconteceu) mas sim a Vet! O que não significa que o Vet tenha todas as respostas e tome as decisões adequadas (o que também foi o caso)! :o

Mas acontece que há pessoas que o fazem! :!: E aí a questão é: Como agir nesta situação? :?: Será que devo mandá-la plantar batatas e dizer que acéfala que é que até mete impressão? OU, talvez dizer o que o Vasco disse: Leve o seu animal ao Vet o mais rápido possível e em casos semelhantes telef. sempre ao seu Vet de confiança? :idea:

É tão simples como isto e não custa nada... É menos doloroso do que uma injecção intramuscular no nosso cachorrinho!

Beijinhos!
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 1:48 am

de facto há atrasados mentais em tudo, mas cada um é que sabe. imaginem que perguntava, por acaso o que fazer para os animais não terem pulgas. alguém sugeria - baygon em pó. ou então, perguntava sobre um remédio para a cárie e um outro dizia - escova de dentes oralb e pasta colgate. e eu comprava!!!! aí, pagava para se rirem de mim!!!
anjaazul
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo out 06, 2002 2:00 am

Esta é gira:

E se alguém perguntasse:

O meu gato não bate à porta antes de entrar na liteira! :o :p :D

Como é que lhe ensino boas maneiras?

He, He, He! :D

Qual a resposta? ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 06, 2002 6:58 am

Acho que não é assim tão simples.
Eu, pe, estou com dúvidas em relação ao meu veternário.

Da última vez que lá fui tinha interesse em que ele visse a Zorra e me esclarecesse sobre os cios (não percebo nada de cadelas).
Ora ele deu-me uma explicação genérica e nenhuma pista sobre anti concepcionais e sobre medidas a tomar para evitar que a Zorra e eu (por acréscimo) sermos perseguidas por um bando de cães "in love".

Aqui há muitos que andam livres na rua (não são abandonados).

As vizinhas ajudaram-me mais.(tem cadelas)

Por outro lado não me soube dizer se a Zorra tem o peso indicado para a idade (5 meses feitos ontem) e aconselhou-me a dar-lhe já a vacina anti-rábica (quando o criador me disse que a devia dar aos 6 meses).
Entre os vet (como em todas as profissões) há gente capaz e incapaz, há comerciantes e devotados.

Digo já, para esclarecer, que não pretendo resposta, aqui, a estas questões.Vou consultar outro vet para ver poder comparar as respostas.
Mas acho que não é nada demais que um forista ponha algumas questões quanto à actuação do seu vet.

Além do que nem toda a gente vive em Lisboa ou nos arredores de uma grande cidade e, portanto, nem toda a gente tem acesso à escolha.
Não significa isto, receber diagnósticos e medicamentação.

Mas,pe, no caso "malandrices" eu também,à primeira vista, pensaria não ser nada de sério (embora ao ver que passava tanto tempo sem ele recolher telefonava ao vet).Contudo, a ignorância não é crime !
É mesmo o nosso (dos donos de animais) grande inimigo.

Se eu, em certos casos, duvido dos médicos, e antes de fazer alguma coisa séria (operação, pe) consulto mais que um, porque é que não tenho direito de duvidar dos vet ?

A confiança ganha-se com o tempo e as provas dadas.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo out 06, 2002 9:00 am

Olá Aisd

Provavelmente não me competia dar a resposta à sua mensagem. Mas lá vai.

Em linhas gerais estou de acordo com a sua intervenção. Mas o que o Vasco chamou a atenção foi sobre muitos forenses que sistematicamente deixam para o fórum a resolução de problemas que já deviam ter sido solucionados pelo veterinário em devido tempo.
Pôr em causa este ou aquele veterinário? Pois claro, por que não expressar isso aqui no fórum? É que, realmente, não é isso que está em questão.
Creio, por isso, que a Aisd não terá compreendido o fundamental da mensagem do Vasco.

A propósito disto, aproveito a oportunidade para dizer o seguinte:
Como sou caloiro nestas andanças, ainda tenho uma visão "inocente" e com aquela lucidez própria de quando se encaram as coisas vistas de fora. Já entrei no fórum há mais de uma semana, mas é como se ainda não tivesse entrado.
O que quero dizer com isto é que as reacções impetuosas, por vezes até pouco correctas, evidentes nas respostas de alguns forenses, podem criar um efeito inibidor na participação de outros. Eu, por exemplo, ainda não coloquei alguns tópicos, com "medo" de levar uma daquelas respostas de andar à roda...
Mas o reverso da medalha de tudo isto, quanto a mim, é positivo, porque tem um efeito regulador: se não fossem essas reacções, provavelmente o fórum estaria hoje transformado numa discussão balôfa sem interesse nenhum.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Florbela
Membro Júnior
Registado: terça set 10, 2002 8:52 pm

domingo out 06, 2002 10:08 am

Já agora legitimando a agressividade, que tal abrir tópicos com: "razões para bater na mulher", ou "razões para bater no filho" ou "razões para bater no cão". Que estranha legitimação!

Quanto à abertura deste tópico Sr. VascoV, faço minhas as suas palavras:
pelo andar da carruagem se continua a bater nessa tecla ainda começam a julgar que você vem aqui para desestabilizar
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 06, 2002 11:03 am

Aisd

Como já foi referido eu refiro-me especificamente a quem vem aqui pedir soluções médicas.

Sou alías dos primeiros a dizer que quando se está com dúvidas deve-se ir a outro veterinário para ter uma segunda opinião. Claro que se se tem dúviads sobre a actuação de um veterinário somente outro nos pode elucidar.

Florbela

Já reparou que as mensagens que coloca são só para polémicas? Esta sua ultima voltou a dar-me razão. Não fale de assuntos que não conhece sem se informar.Aqui aprendemos todos uns com os outros, DESDE que se esteja para isso. Você só tem escrito para se queixar do forum mas além das queixas não vejo nenhum contributo para o mesmo.
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

domingo out 06, 2002 11:05 am

VascoV
Realmente você de vez em quando dá cada resposta que o Forense que a recebe até vai de lado. Na maior parte das vezes acho que está coberto de razão, outras penso que não era caso para tanta dureza (não diria agressividade), mas é a sua maneira de intervir que eu respeito e daí nunca ter entrado nas mensagens polémicas, mas agora não podia deixar de lhe dar o meu "Amén"!
Meninos e Meninas,
Usar a Net como veterinário pode ser muito bom para as vossas carteiras (pelo menos a curto prazo) mas é terrivel para o bem estar dos vossos amigos.
Ponham questões a que se possa responder sem por em risco a saúde dos animais e cá estaremos para responder, melhor ou pior, conforme os nossos conhecimentos e assim a aprendermos uns com os outros.

Não dêem consulta pela NET. Já quando vou á padaria lá estão aquelas Senhoras a passar receitas umas ás outras. Mau hábito Português, que urge perder.
Um abraço
Aby
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 06, 2002 12:01 pm

Aby.

Muitas vezes as pessoas não gostam de ouvir a verdade e prefeririam que lhes dissessem tudo de uma forma almofadada.

Mas eu prefiro que um animal se salve e que o dono sinta a cru que foi incorrecto para ver se não repete, do que o animal morra e o dono fique acolchoado por simpatia por uma atitude má. Eu usei 10 anos o método soft para responsabilizar as pessoas. Então há 3 anos tive um click tipo esquentador vulcano POIS NINGUÉM OUVIA.

Existem "alvos a abater" no forum dos cães- Revendedore de cães em massa, alveitares ( que vêm aqui para dar consultas online) e os pedinchões de cães de raça

Acusam este forum de muita coisa. Já se deram conta do tamanho deste forum dos cães e do número de pessoas que cá vêm ? São 40.000 a 50.000 hits por mês....
Trata-se da maior comunidade cibernautica sobre animais de lingua portuguesa. Nem o brasil tem algo tão forte pois este site é baseado em um motor de busca

A agressividade tem dois sentidos. Quem chega aqui e pede animais de raça, tratamentos, etc,etc não se dá conta de que já centenas de situações similares apareceram por cá-- e que o facto de colocarem certas questões pode ser ofensivo para outros ?

Em termos de grupos deste tipo , quando alguém deseja juntar-se a um grupo tem de se adaptar às normas desse grupo. Nunca é o grupo que se adapta aos novos membros.

Um novato que venha cá e diga que os criadores são aldrabões está a ofender os criadores. Um que diga que só gosta de gatos, ofende muitos dos donos de cães. Quem diga que os veterinarios são aldrabões ofende os vets, etc,etc. Dizem depois que somos agressivos. Mas será que não o foram tambem eles? Se andassemos na rua algum de nós iria chegar a um grupo de pessoas com crachás de cães e dizer olá, algum de vocês de dá um caniche? Assim, sem mais nem menos ?É o que se passa aqui

Ou seja é a lei da reciprocidade. Cada um leva de volta aquilo que semeia....

Esta foi longa ;)

Um abraço

Vasco
Aby Escreveu: VascoV
Realmente você de vez em quando dá cada resposta que o Forense que a recebe até vai de lado. Na maior parte das vezes acho que está coberto de razão, outras penso que não era caso para tanta dureza (não diria agressividade), mas é a sua maneira de intervir que eu respeito e daí nunca ter entrado nas mensagens polémicas, mas agora não podia deixar de lhe dar o meu "Amén"!
Meninos e Meninas,
Usar a Net como veterinário pode ser muito bom para as vossas carteiras (pelo menos a curto prazo) mas é terrivel para o bem estar dos vossos amigos.
Ponham questões a que se possa responder sem por em risco a saúde dos animais e cá estaremos para responder, melhor ou pior, conforme os nossos conhecimentos e assim a aprendermos uns com os outros.

Não dêem consulta pela NET. Já quando vou á padaria lá estão aquelas Senhoras a passar receitas umas ás outras. Mau hábito Português, que urge perder.
Um abraço
Aby
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 12:53 pm

mais uma vez, temos 8 ou 80 e continuamos a misturar tudo no mesmo saco!!!!
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”