Ainda muito novo, o seu dono decidiu que ele deveria viver num canil localizado num baldio perto de sua casa. O Mogli estava assim exposto a todo o tipo de assédios por parte das crianças que brincavam perto de si. O seu canil estava constantemente a ser bombardeado por pedras e paus. Certo dia, conseguiu soltar-se e acabou por morder numa criança que andava de bicicleta. Essa criança, para azar do Mogli, era actor de uma estação de TV, o que empolou este caso para a ribalta. O Mogli foi então levado para o canil municipal.
Jornalistas e comentadores apressaram-se a traçar os perfis dos donos e a descrever as características da raça American Pitbull Terrier. Já davam como certo o abate do Mogli. Foi um carrossel de barbaridades as opiniões proferidas pelos jornalistas:
“Estamos a falar de cães que com uma única dentada podem destruir um membro em menos de nada. A mandíbula funciona como uma prensa. Dizem os entendidos que a "pressão" pode provocar o efeito de uma tonelada - esmagamento imediato garantido .”-António Esteves in Sic Online
“Os Pit Bull's e Rotweiller's, só para referir as raças mais comuns, têm uma força descomunal, ninguém - nem mesmo os donos - conseguirá segurá-los em caso de fúria súbita. Os cães não hesitarão em morder tudo o que encontrarem pela frente de forma impiedosa e destruidora.” - António Esteves in Sic Online
“Cães de ataque” -Miguel Sousa Tavares in Jornal Nacinal, TVI
Durante duas semanas, os noticiários da TVI apresentavam diariamente notícias de novos ataques de cães a pessoas. Felizmente, parece que estas notícias encorajaram os donos a ser mais responsáveis visto que, nunca mais apresentaram notícias de ataques.
Ao contrário do que foi avançado, o Mogli não foi abatido porque o relatório do Hospital D. Estefânia considerou que os DANOS infligidos à criança, NÃO FORAM GRAVES .
Depois de alguns dias de contactos e “papelada”, recebemos a luz verde para a adopção do Mogli. Foi levado para a quinta e nunca demonstrou agressividade aleatória mas, pelo contrário, demonstrou muito receio pelo contacto com pessoas . Ele está presentemente em sociabilização, a melhorar de dia para dia, e a deixar todos os membros da associação muito contentes com o seu progresso.
O site: http://pitbulloeste.no.sapo.pt/ divulga uma associação que sobrevive graças aos sócios, e é um centro de reabilitação para cães ditos perigosos. Ouvi falar muito bem, de quem a visitou
