Cão ou Cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sasi
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 11:19 am

sexta dez 09, 2005 3:05 pm

Boa Tarde,

em 1º lugar quero dizer, que já há muito tempo que sou leitora assídua deste forum, embora nunca cá tenha deixado nenhuma mensagem ( estou a inaugurar-me :D ), e gosto muito do que aqui leio, acho bastante interessante e de grande ajuda.
E por isso mesmo, venho aqui pedir ajuda para uma questão. Tenho um Yorkeshire com 6 aninhos, que é a delícia lá de casa, cimuento, possessivo e muito, muito brincalhão. Sempre gostei muito de animais, e pensei em arranhar mais um (agora vem a minha dúvida!), será que o melhor é arranjar uma cadela ou um cão? E, será que o meu Yorke, se vai adaptar a mais um membro na família? Tenho receio da reacção dele.... é lógico que ele não vai ser posto de parte (isso nunca irá acontecer), mas deixa de ter as atenções todas para ele....

Podem-me dar alguns conselhos, sff.

Obrigada.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta dez 09, 2005 3:22 pm

Bem, assim com nenhuma informação referente ao que pretende como nova aquisição, pois existe cães mais territorias que outros torna-se dificil de fazer uma avaliação inaflivel, mas no meu ponto de vista temos de ver os seguintes pontos: Se optar por um macho ja sabe que tera de futuro algumas "guerras" (normalmente saudaveis) por questoes de liderança da "matilha", pois os machos teem tendenciaa serem mais territorias do que as femeas, e animais do mesmo sexo teem tendencia a terem mais conflitos.

Por outro lado o seu cao ja tem 6 anitos, e visto que o seu futuro cao ainda teria meses (salvo exepção se for adoptar um adulto), as guerras territorias iriam atenuar um pouco, pois das 2 uma.. ou o seu cao por ja ter uma razoavel idade nao iria por grande oposição ao cachorro jovem cheio de energia e vivacidade, ou entao o jovem iria tomar o seu cao como seu "mentor" seguindo os seus passos e suas atitudes.

Quanto a adquirir uma femea o problema de guerras acabava, pois raras sao as vezes em que o macho ataca a femea ou vice-versa. Por outro lado terá o problema indesejado de futuras ninhadas, salvo se voçe se disponibilizar a estereliza-la...

Mas como ja disse, sem uma previa descrição do cão que deseja adquirir não posso ajudar muito que isto.. ;)
sasi
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 11:19 am

sexta dez 09, 2005 3:43 pm

Para já, quero agradecer a resposta :D, obrigada.

Em relação ao possivel futuro cão/cadela, estavamos a pensar ou num Yorkeshire, ou num White Terrier, isto porque num apartamento, não dá para ter cães muito grandes, não é bom para os animais, nem para os donos (pelo menos é a minha opinião!).

Quando se fala em esterelizar, fico sempre "arrepiada", acho sempre que é uma crueldade, embora já tenha lido alguns artigos sobre esse assunto, e que me levaram a pensar o contrário... mas ainda não consigo ter uma opinião formada sobre esse assunto..... não sei se seria capaz de o fazer....

De qualquer das formas, se o melhor para o meu Yorke, for ter uma cadelinha como companhia, não tenho qualquer tipo de problema, mas pensar já em esterelizações, isso já é mais complicado....

Obrigada.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta dez 09, 2005 3:54 pm

Se lhe faz confusão a esterelização da cadela (o que nao lhe devia fazer ;) ) entao opte por um macho. Possivemente pelo que me disse ate podera ser da mesma raça ou entao de uma com o temperamento parecido, o que me parece ser uma mais valia. Se pensar um pouco, um criador de caes tambem tem os machos juntos, e eles coexistem sem problema maior. Vendo as coisas do seu lado, optaria pelo macho. Mas tem de estar ciente e preparada para resolver certos atritos futuros, e possibilitar uma educação firme e equilibrada, tal como a devida igualdade de atenção e direitos aos 2 caes ;) O resto faz os instintos naturais deles :D
questina
Membro
Registado: domingo out 17, 2004 11:57 am

sexta dez 09, 2005 7:56 pm

penso que para evitar guerras territoriais seria melhor uma cadelita.
quanto à questão da esterilazação, sempre se pode esterilizar o cão...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 09, 2005 7:59 pm

A mim também me faz confusão a esterilização.

Penso sempre que é uma operação de barriga aberta e, como tal, perigosa...

Mas acho que o mais importante é ser feita por um bom vet com prática de esterilizações.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

domingo dez 11, 2005 10:51 pm

Até percebo o porquê da esterilização fazer impressão a algumas pessoas mas se confiarmos no veterinário os prós são muito mais que os contras. Principalmente nas fêmeas. Tenho a minha Laycka esterilizada e claro que ficamos preocupados com a cirurgia. Foi operada há 1 mês e passados dois dias a minha mãe dizia que o bolso dela era o único sitio onde parecia haver sintomas da cirurgia. Isto pq a Laycka 2 dias depois estava na maior. Até tivemos q a fechar se não daria cabo dos pontos. É q estamos a falar duma rafeirinha cruzada de S.Bernardo.
Concordo com o dito até agora: uma fêmea será mais facilmente aceite pelo seu macho mas s não esterilizar um deles então mais vale optar por mais um macho.
Responder

Voltar para “Cães”