Pequeno / grande problema no cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lemur
Membro
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

segunda dez 12, 2005 6:41 pm

Boa tarde,

Antes de mais gostava de saudar todos, porque apesar de ter 6 gatos e 5 cães ( todos recolhidos na rua, ou vitimas de maus tratos, e, 1 cadelinha que a graças a este site tive a sorte de recolher), tenho aprendido ainda mais acerca dos meus amiguinhos com vocês.

Ora, agora estou com um problema. Tenho um Braco alemão ( recolhido na rua após a época de caça, num estado que não lembra a ninguém ), mas que hoje, e após gastar uma fortuna no vet, está como novo. E tenho uma dogue Alemão, que a fui buscar á antiga dona, tão maltratada que até á bem pouco tempo, quando tentava fazer-lhe festas ela rastejava.

O que sucedeu, foi que estes dois artistas, apesar de estarem em canis diferentes, e, normalmente ter sempre alguém a deitar " o olho ", conseguiram por artes que nem lembram ao diabo, fazer um buraco, por baixo da rede, e, quando os apanhamos, já estavam os dois no canil da Rita. A Rita estava com +/- 8 dias de cio, motivo pelo qual, eram soltos alternadamente.

Já fui ao meu vet " de familia ", e ele disse-me para esperar 10 dias, para se fazer uma análise para ver se a cadela está mesmo prenha. Se tal acontecer terá que tomar 3 injecções para lhe provocar o aborto.

Eu sei que isto é uma questão mesmo de falta de responsabilidade, e, acreditem, ninguém me pode acusar mais do que aquilo que eu me acuso.

Como a cadela ainda estava muito fragilizada, não a quis submeter já á castração, para que ela não perdesse a confiança que tanto me está a custar ganhar.

A minha pergunta é que desvantagens terá este tipo de tratamento? Neste momento, se me disserem que tem mais desvantagens do que vantagens, começo a ponderar ter a crias, visto que até tenho condições.

Agardeço desde já todas as respostas que me possam dar.

Obrigado
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 12, 2005 7:04 pm

Olá boa tarde,

Existe uma injecção para este tipo de acidentes que se dá nos 3 dias seguintes (penso que sejam 3) ao acto sexual. Não é 100% eficaz mas anda lá perto, tendo que se recorrer a um exame posterior para ver se a cadela realmente poderá estar grávida ou não. Não sei porque o veterinário quer confirmar primeiro o possivel estado de gestação.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 12, 2005 7:18 pm

Tem confiança no seu vet ?

Eu acho um bocadinho estranho...
A Zorra já fez um aborto - no final do prazo possível - por causa de um cão que cavou um túnel da rua para dentro do quintal.

Parece impossível o que os cães são capazes de fazer para irem às cadelas...
Escusado será dizer que, agora, a Zorra fica fechada em casa durante o cio e só sai com supervisão...

O meu vet disse-me, na altura, que há uma injecção que tomada nos 5 dias seguintes à monta, mata os óvulos e estes são reabsorvidos pelo corpo da cadela.
Não tem consequências para ela.

O aborto da Zorra foi, de facto, com 3 injecções mas porque já não dava para essa dos 5 dias.

Se fosse comigo, eu consultava outro vet.
Só para tirar as dúvidas...

Se forem as mesmas tais 3 injecções da Zorra, sai-lhe muito mais caro (6x mais aproximadamente).
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda dez 12, 2005 7:23 pm

Olá boa noite

Pois eu tb penso que existe uma injecção para estes acidentes.
Agora a questão é, pode, quer e tem condições para ficar com os meninos ou a quem dar de confiança, é que são ambos de raça mas de raças diferentes e para todos os efeitos são rafeiros.
Acho que não há desvantagem nenhuma nas injecções abortivas e ao menos não fica a braços com mais não sei quantos cachorros, aindo por cima disse que já tinha 5 cães, bem voçê é que sabe.
Boa sorte seja qual for a decisão tomada.
Beijocas
lemur
Membro
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

segunda dez 12, 2005 8:37 pm

Boa tarde,

Obrigado pelo conselho, hoje de tarde já fui a outro vet. Disse-me o mesmo... Espero, faço exame para se confirmar se esta ou nao prenha, e depois decido, disse-me que não era aconselhavel sujeitar a cadela a um tratamento destes se não fosse mesmo necessário.... A minha duvida agora é que este vet disse-me que bastava 1 + 1/2 pelo peso da cadela. Será que hormonalmente não será um choque maior? Já começo a achar que ter fredinhos e ritinhas não é assim tão mau... Não kero ver a minha ritucha sofrer por uma irresponsabilidade minha... :(

Obrigado por tudo
Bjs
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 13, 2005 11:08 am

Quer no caso de uma injecção, quer no caso de 3, a cadela não sofre com isso.

E pense bem - já viu como estão as adopções ?
Está cada vez mais difícil dar cães...

E muitos - infelizmente - que são adoptados no Natal, são abandonados no verão.

A sua cadela não sofrerá...mas não sofrerão os cachorrinhos ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 13, 2005 11:19 am

Olhe que a cadela ter os cachorros pode vir a dar mais problemas do que a injecção que, pelo que sei, não faz assim tão mal quanto isso, afinal não é uma regra, mas sim uma excepção ;) Não se esqueça que um parto pode trazer muitos problemas, em casos extremos mesmo a morte da cadela :?

Dê a injecção, não tenha medo, é uma excepção ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça dez 13, 2005 12:03 pm

Uma das minhas cadelas já levou a "abortiva". Durante a noite fez um buraco na rede e foi "dormir" com o cão do vizinho. Na manhã seguinte quando a vi do outro lado, levei-a logo ao vet. E ele também não pensou duas vezes... deu-lhe a injecção e evitámos mais uma ninhada para depois andar por aí à sorte... ou azar...

Cada um sabe de si, mas as familias que querem animais começam a ser poucas. Estamos a chegar a um ponto de saturação... já pouco conseguimos fazer...será que deixar vir mais uma ninhada é uma boa solução?! Pode ter condições agora, mas não sabe quantos vão nascer e depois? Já imaginou? Neste momento era só uma cadela com o cio e houve um descuido e quando forem muitas cadelas? Já pensou no acréscimo de trabalhos que vai ter?

Por favor, se a injecção não representa perigo para a cadela... veja o fórum das adopções e perceba o desespero de quem já não consegue fazer nada para ajudar. E se evitarmos uma ninhada, podemos estar a dar oportunidades a alguns que já é tarde demais para "evitar"...

pense nisso...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 13, 2005 12:45 pm

Se já adoptou tantos cães, acredito que mais do que ninguém terá sensibilidade para o facto de que existem já demasiados cães ao abandono para se venha mais uma criação não planeada ao mundo. Nesta base, parece-me que o melhor a fezer é evitar a gravidez a todo o custo. Pessoalmente, estou em crer que a esterelização seria a melhor opção (uma vez que a cadela não irá ser usada futuramente para reprodução e isso evitaria posteriores dissabores). Não vejo como isso possa diminuir a confiança da cadela em si! Aliás, se durante a RÁPIDA recuperação da esterelização lhe der bastante atenção e carinho nesse momento de 'fragilidade' isso até deve servir para reforçar os vossos laços.
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça dez 13, 2005 2:16 pm

Se está a pensar fazer a esterelização pq não aproveitar agora e não deixar vir ao mundo mais uns quantos desgraçados? A recuperação dessa intervenção não é nada por aí além, uma cadela que eu levei para ser feita a esterelização no dia seguinte à operação já andava normalmente e fazia a sua vida normal, só não podia era fazer esforços para não arrebentar com os pontos.
Abraço
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça dez 13, 2005 11:37 pm

Concordo absolutamente com o PJFS...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Responder

Voltar para “Cães”