Olá
Não concordo com a forma como está formulada a questão. Não entrando aqui na dicotomia cão / gato (... até porque há pessoas que têm os dois

), a escolha de um animal prende-se com uma série de factores. Condições físicas de alojamento do animal, disponibilidade para o seu tratamento, identificação com as características do animal, etc.
Pelas minhas características (...sou uma pessoa bastante independente, com uma vontade constante de mudar, sou dedicada às pessoas mas isso não prende os meus "voos"), acabo por me identificar mais com os gatos. Foi essa, sobretudo a razão da eleição deste animal de estimação. Conheço outras pessoas minhas amigas que se identificam mais com as características caninas, logo optaram por ter cães. Contudo, não querendo entrar aqui em polémicas, penso que há aqui generalizada uma falta de conhecimento sobre as necessidades dos gatos. Desde ter lido que os gatos não têm grandes necessidades por não terem de ser levados à rua a passear ou por não haverem lutas entre gatos (....sei lá, há loucos para inventarem tudo), os gatos dão muito menos trabalho. É verdade, não tenho de levar os meus gatos a passear, mas tenho de limpar as duas liteiras e aí iiiiiiiiihhhhh
Quanto a serem totalmente independentes e a não ligarem aos donos, devo estar mal habituada, mas ainda hoje fui acordada pela a Olívia a lamber-me os olhos e a testa....
Beijinhos e ponderem bem a vossa decisão na escolha do vosso animal(is) de estimação
Elsa Pereira