Transporte de cães
Moderador: mcerqueira
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No fim de semana passado pude verificar, devido à abertura da época da caça, que muitos caçadores transportam os seus cães em atrelados pequenos e por vezes mal sinalizados. Gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização destes atrelados.
Pessoalmente não gosto. Em caso de embate transeiro não sei o que acontece aos cães mas não deve ser bom.
Para mim o melhor local de transporte é na mala com uma rede ou outra divisória a separar a mala do restante habitáculo.
Como o meu é pequeno meto-o no banco transeiro preso ao cinto, mas vou experimentar pelo menos uma vez mete-lo na mala (sem chapeleira claro).
E provávelmente o melhor é na mala e dentro de uma caixa de transporte.
Para mim o melhor local de transporte é na mala com uma rede ou outra divisória a separar a mala do restante habitáculo.
Como o meu é pequeno meto-o no banco transeiro preso ao cinto, mas vou experimentar pelo menos uma vez mete-lo na mala (sem chapeleira claro).
E provávelmente o melhor é na mala e dentro de uma caixa de transporte.
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Falta exactamente isso, na mala e dentro da caixa de transporte... é como eu transporto os meus e dei-me ao cuidado de instalar um termómetro para saber sempre qual a temperatura na mala, para parar e abrir as portas se o calor for excessivo...
<p>Gonçalo</p>
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Claro que o meu cão é portatil, só pesa 5 kg, mas as viagens são sempre feitas no banco de tras com cinto de segurança, com paragens de hora e meia em hora e meia para esticar a pata e beber agua. Acho uma atrocidade ver por exemplo 4 ou 5 cães dentro de atrelados de caça, sujos, sem agua e pouca ventilação faça sol ou chuva. E já agora mais uma achega há grupos de caçadores malucos que chegam a fazer viagens de 400 km sem parar, depois claro outros tantos de regresso ou seja 800km dentro duma caixa. Comidinha e aguinha só quando chegar a casa.



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Eu concordo no uso de atrelados desde que devidamente bem limpos e com um tamanho suficiente de forma aos cães n irem ali que nem umas salsichas!!
É que quem tem mtos cães ás vezes n tem outra forma de os levar!
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Eu concordo no uso de atrelados desde que devidamente bem limpos e com um tamanho suficiente de forma aos cães n irem ali que nem umas salsichas!!
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Olá,
Eu decididamente não concordo com os atrelados para transportar cães. Os atrelados não oferecem condições mínimas de segurança em caso de embate, seja ele lateral ou por trás. Eu prefiro sujar o meu carro e ficar com cheiro de cão a sujeitar os meus cães a estarem tão vulneráveis no transporte. Ao menos dentro do carro sempre têm a carroçaria que absorve melhor choque em caso de acidente.
Nokio.
Eu decididamente não concordo com os atrelados para transportar cães. Os atrelados não oferecem condições mínimas de segurança em caso de embate, seja ele lateral ou por trás. Eu prefiro sujar o meu carro e ficar com cheiro de cão a sujeitar os meus cães a estarem tão vulneráveis no transporte. Ao menos dentro do carro sempre têm a carroçaria que absorve melhor choque em caso de acidente.
Nokio.
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Concordo inteiramente com o Nokio
Sempre que vejo esses atrelados, fico aterrorizada!
Como é possível os cães irem naqueles compartimento HORROROSOS, sem condições aos baldões pela rua fora!!!
Sim... é possível! EXISTE!!! E quem são os culpados????
Ahhhh pois é!!!!! Eles (os donos) é que deveriam ir lá dentro!!!
E eu a conduzir, ehehehhe
Hum... ia ser uma verdadeira aventura!!!

Sempre que vejo esses atrelados, fico aterrorizada!
Como é possível os cães irem naqueles compartimento HORROROSOS, sem condições aos baldões pela rua fora!!!



Sim... é possível! EXISTE!!! E quem são os culpados????
Ahhhh pois é!!!!! Eles (os donos) é que deveriam ir lá dentro!!!
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Hum... ia ser uma verdadeira aventura!!!
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Mas o problema n se trata de sujar ou n! Trata-se é que existem pessoas que têm mtos cães e eles n kabem todos no carro!!
Mas é óbvio que os atrelados têm de ter o minimo de condições cm eu já refeir na minha anterior mensagem!
Mas é óbvio que os atrelados têm de ter o minimo de condições cm eu já refeir na minha anterior mensagem!

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Olá,
Os meus vão na bagageira do carro ( normalmente separados por uma grade removível). Em viagens grandes, rebato mesmo os bancos para o espaço ficar maior. A Politica de paragens nas auto-estradas é: Paragem em todas as estações de serviço e nas àreas de descanso.
Quando eu vejo certos 'atrelados' (entenda-se caixas de trasporte de bagagem com uma janelinha ) de certos caçadores a abarrotar de cães eu até me passo! Existem uns que, não sendo maiores que o normal, têm dois 'andares' onde os animais estão apertados sem sequer se poderem colocar em pé para mudarem de posição!!
Mas, sobretudo nas exposições caninas, já vi atrelados que são verdadeiras 'caravanas de luxo' e estão convenientemente preparados para o conforto e para a segurança dos cães. Em atrelados próprios para transporte de cães, com espaço, comodidade e segurança, não tenho nada contra.
Abraços
Paulo C.
Os meus vão na bagageira do carro ( normalmente separados por uma grade removível). Em viagens grandes, rebato mesmo os bancos para o espaço ficar maior. A Politica de paragens nas auto-estradas é: Paragem em todas as estações de serviço e nas àreas de descanso.
Quando eu vejo certos 'atrelados' (entenda-se caixas de trasporte de bagagem com uma janelinha ) de certos caçadores a abarrotar de cães eu até me passo! Existem uns que, não sendo maiores que o normal, têm dois 'andares' onde os animais estão apertados sem sequer se poderem colocar em pé para mudarem de posição!!
Mas, sobretudo nas exposições caninas, já vi atrelados que são verdadeiras 'caravanas de luxo' e estão convenientemente preparados para o conforto e para a segurança dos cães. Em atrelados próprios para transporte de cães, com espaço, comodidade e segurança, não tenho nada contra.
Abraços
Paulo C.
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Deixem só chamar a atenção para uma coisa. Creio que entre andar na mala do carro ou num atrelado é mais seguro para o cão estar no atrelado.
Um cão numa bagageira têm um grande espaço livre à sua volta, em caso de choque esse espaço permite ganhar velocidade seriamente perigosa (quando finalmente choca contra uma "parede" do carro). No atrelado não terá esse problema e a ligação carro-atrelado deve absorver grande parte da energia, por tal o choque no atrelado deve ser bastante menor.
Creio que o sitio mais seguro para um cão é mesmo no banco de trás com o cinto colocado.
Isto é obviamente a minha opinião e posso estar redondamente errado...
Um cão numa bagageira têm um grande espaço livre à sua volta, em caso de choque esse espaço permite ganhar velocidade seriamente perigosa (quando finalmente choca contra uma "parede" do carro). No atrelado não terá esse problema e a ligação carro-atrelado deve absorver grande parte da energia, por tal o choque no atrelado deve ser bastante menor.
Creio que o sitio mais seguro para um cão é mesmo no banco de trás com o cinto colocado.
Isto é obviamente a minha opinião e posso estar redondamente errado...
Oi Pedro.
O teu pensamento é parecido com o meu. Mas...
A mala de um clio é pequenina, não há espaço para ganhar balanço em caso de embate
, mas num caso geral como eu e o Gonçalo referimos, o melhor é na mala e dentro de uma caixa de transporte. Ou no banco transeiro e coma mesma mala fixa com o cinto.
Em relação ao atrelado, não vejo onde oferece segurança. Conforto sim, tal como o Paulo, já vi verdadeiros atrelados de luxo. Mas quanto a segurança, em caso de embate, mesmo que não seja no atrelado, o atrelado pode capotar e soltar-se do carro, levando os animais consigo.
Quanto à hipótese do cinto no banco de trás, é o que eu uso, mas tenho andado a pensar... um cão não fica como nós, totalmente apoiado no banco. Esse cinto terá de ter folga para ele estar de pé ou deitado. Essa folga, em caso de embate, é o suficiente para o cão apanhar balanço a voar, e ao chegar ao limite da folga, a coluna do aninal poderá sofrer um choque grande (falando dos cintos que consistem num peitoral preso ao cinto do carro), pois o peito fica, mas a parte de trás do corpo que não está presa é projectada.
Por isso vou experimentar usar as caixas de transporte. Como o Spot é pequenino, cabe bem no clio quer na mala ou no banco de trás prendendo a caixa ao cinto. Mas já no teu caso, para usares caixa tinhas de comprar uma carrinha ou um todo terreno
.
O Spot de certeza que não vai gostar nada pois já está bem habituado ao conforto do banquinho coberto de mantas, mas é melhor assim.
Mais tarde vou ter mais um ou dois cães, um deles maior, e terei de arranjar um veículo capaz de os transportar em segurança, tal como o Paulo (e outros) fez
! Até os carros têm de ser para os cães... já não bastava as férias... 
O teu pensamento é parecido com o meu. Mas...
A mala de um clio é pequenina, não há espaço para ganhar balanço em caso de embate

Em relação ao atrelado, não vejo onde oferece segurança. Conforto sim, tal como o Paulo, já vi verdadeiros atrelados de luxo. Mas quanto a segurança, em caso de embate, mesmo que não seja no atrelado, o atrelado pode capotar e soltar-se do carro, levando os animais consigo.
Quanto à hipótese do cinto no banco de trás, é o que eu uso, mas tenho andado a pensar... um cão não fica como nós, totalmente apoiado no banco. Esse cinto terá de ter folga para ele estar de pé ou deitado. Essa folga, em caso de embate, é o suficiente para o cão apanhar balanço a voar, e ao chegar ao limite da folga, a coluna do aninal poderá sofrer um choque grande (falando dos cintos que consistem num peitoral preso ao cinto do carro), pois o peito fica, mas a parte de trás do corpo que não está presa é projectada.
Por isso vou experimentar usar as caixas de transporte. Como o Spot é pequenino, cabe bem no clio quer na mala ou no banco de trás prendendo a caixa ao cinto. Mas já no teu caso, para usares caixa tinhas de comprar uma carrinha ou um todo terreno

O Spot de certeza que não vai gostar nada pois já está bem habituado ao conforto do banquinho coberto de mantas, mas é melhor assim.
Mais tarde vou ter mais um ou dois cães, um deles maior, e terei de arranjar um veículo capaz de os transportar em segurança, tal como o Paulo (e outros) fez


Aragao Escreveu: Deixem só chamar a atenção para uma coisa. Creio que entre andar na mala do carro ou num atrelado é mais seguro para o cão estar no atrelado.
Um cão numa bagageira têm um grande espaço livre à sua volta, em caso de choque esse espaço permite ganhar velocidade seriamente perigosa (quando finalmente choca contra uma "parede" do carro). No atrelado não terá esse problema e a ligação carro-atrelado deve absorver grande parte da energia, por tal o choque no atrelado deve ser bastante menor.
Creio que o sitio mais seguro para um cão é mesmo no banco de trás com o cinto colocado.
Isto é obviamente a minha opinião e posso estar redondamente errado...
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Eu nunca vi atrelados mesmo próprios para transporte de cães, tal como já foram descritos atrás. Mesmo esses, creio que não oferecem o suficiente conforto aos cães, especialmente em maus pisos, porque a suspenção deve ser dura (?...). Atenção, estou a dar um palpite sem conhecimento de causa.
Esta será, contudo, uma solução aceitável para quem possuir vários cães de médio a grande porte.
Eu, embora tenha três cães (mas bastante portáteis, diga-se de passagem), transporto-os no banco de trás do carro e coloco uma almofada entre os dois bancos para eles não serem projectados para a frente no caso de uma travagem forçada.
A bagageira será provavelmente a melhor solução. Mas muitos carros, os de três volumes como o meu, não dão essa possibilidade.
De qualquer modo, há um factor que não foi referido (provavelmente por estar implícito) que tem a ver com a velocidade de condução. Dentro da cidade, independentemente de a velocodade máxima permitida ser de 50Km/hora, quando os transporto só muito raramente excedo esse valor.
Em estrada ou autoestrada, se se cumprir também a velocidade recomendada, meus amigos, só com muito, mas muito azar é que teremos problemas.
Isto no que respeita à segurança. Quanto ao resto, prefiro levá-los junto de mim. Ao fim e ao cabo, a gente sempre vai conversando, não é?
Esta será, contudo, uma solução aceitável para quem possuir vários cães de médio a grande porte.
Eu, embora tenha três cães (mas bastante portáteis, diga-se de passagem), transporto-os no banco de trás do carro e coloco uma almofada entre os dois bancos para eles não serem projectados para a frente no caso de uma travagem forçada.
A bagageira será provavelmente a melhor solução. Mas muitos carros, os de três volumes como o meu, não dão essa possibilidade.
De qualquer modo, há um factor que não foi referido (provavelmente por estar implícito) que tem a ver com a velocidade de condução. Dentro da cidade, independentemente de a velocodade máxima permitida ser de 50Km/hora, quando os transporto só muito raramente excedo esse valor.
Em estrada ou autoestrada, se se cumprir também a velocidade recomendada, meus amigos, só com muito, mas muito azar é que teremos problemas.
Isto no que respeita à segurança. Quanto ao resto, prefiro levá-los junto de mim. Ao fim e ao cabo, a gente sempre vai conversando, não é?
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O factor velocidade de nada tem a ver com este assunto. Você pode estar parado e levar com um embate de um carro a 200 km, e garanto-lhe que só com muita sorte um cão solto escapa com vida. Se o próprio condutor com cinto escapar, já não á nada mau.
A almofada que usa no meio dos bancos, de nada serve. Em caso de embate frontal, eles voam por cima das cabeças dos ocupantes da frente. Em caso de embate lateral, eles saem pelos vidros que não irão oferecer qualquer resistencia. Isto acontece com pessoas adultas e também acontece com cães. E acresce ainda o perigo de o seu próprio cão o poder matar se estiver solto. Devido ao embate, o cão pode embater na cabeça do dono. Novamente comparando com pessoas, é vulgar os passageiros de trás sem cinto embaterem cabeça com cabeça nos ocupantes da frente, e logo após são projectador pelo para-brisas.
E não é preciso ter azar para acontecer algo, é preciso apenas andar de carro. Já tive mais do que um acidente, nunca provocado por mim e já sei como são as coisas.
Você até pode andar no limite, mas é raro quem o faça. Em Lisboa por exemplo há muito espaço para atingir os 200km, e há quem o faça. Agora imagine-se parada num semáforo de uma avenida grande, para quem conhece Lisboa, a Av. Lusiada por exemplo, e um condutor bebado a 200 embate no seu carro por detrás. Isto é possível e acontece.
Também preferia ter o meu cão junto a mim todo contente na chapeleira a rosnar para os outros carros, mas por segurança dele isso não pode acontecer.
Um cão solto num carro, é como jogar ao totoloto.
Basta ver o grand danois no anúncio da ford ranger (se não me engano)!
Ele devia ir preso para sua segurança!
A almofada que usa no meio dos bancos, de nada serve. Em caso de embate frontal, eles voam por cima das cabeças dos ocupantes da frente. Em caso de embate lateral, eles saem pelos vidros que não irão oferecer qualquer resistencia. Isto acontece com pessoas adultas e também acontece com cães. E acresce ainda o perigo de o seu próprio cão o poder matar se estiver solto. Devido ao embate, o cão pode embater na cabeça do dono. Novamente comparando com pessoas, é vulgar os passageiros de trás sem cinto embaterem cabeça com cabeça nos ocupantes da frente, e logo após são projectador pelo para-brisas.
E não é preciso ter azar para acontecer algo, é preciso apenas andar de carro. Já tive mais do que um acidente, nunca provocado por mim e já sei como são as coisas.
Você até pode andar no limite, mas é raro quem o faça. Em Lisboa por exemplo há muito espaço para atingir os 200km, e há quem o faça. Agora imagine-se parada num semáforo de uma avenida grande, para quem conhece Lisboa, a Av. Lusiada por exemplo, e um condutor bebado a 200 embate no seu carro por detrás. Isto é possível e acontece.
Também preferia ter o meu cão junto a mim todo contente na chapeleira a rosnar para os outros carros, mas por segurança dele isso não pode acontecer.
Um cão solto num carro, é como jogar ao totoloto.
Basta ver o grand danois no anúncio da ford ranger (se não me engano)!

nel Escreveu: Eu, embora tenha três cães (mas bastante portáteis, diga-se de passagem), transporto-os no banco de trás do carro e coloco uma almofada entre os dois bancos para eles não serem projectados para a frente no caso de uma travagem forçada.
A bagageira será provavelmente a melhor solução. Mas muitos carros, os de três volumes como o meu, não dão essa possibilidade.
De qualquer modo, há um factor que não foi referido (provavelmente por estar implícito) que tem a ver com a velocidade de condução. Dentro da cidade, independentemente de a velocodade máxima permitida ser de 50Km/hora, quando os transporto só muito raramente excedo esse valor.
Em estrada ou autoestrada, se se cumprir também a velocidade recomendada, meus amigos, só com muito, mas muito azar é que teremos problemas.
Isto no que respeita à segurança. Quanto ao resto, prefiro levá-los junto de mim. Ao fim e ao cabo, a gente sempre vai conversando, não é?