Olá a todos
Eu andava com esta na manga já algum tempo e não lancei este tópico antes, porque tentei fundamentá-lo convenientemente através de consultas na net. Como sou fraco navegador da net (às vezes é cada naufrágio...) não consegui documentar-me suficientemente. O juízo que tenho formado sobre esta matéria baseia-se apenas em relatos esporádicos dados por algumas pessoas que viram determinadas reportagens. Por estranho que possa parecer, sendo possuidor de três galgos, estou muito pouco documentado sobre isto.
Nestas circunstâncias, formulo a questão pondo em consideração o seguinte: assim como os cães de caça gostam efectivamente de caçar, também os galgos gostam de correr (por acaso, também gostam de
caçar, mas não vamos complicar).
Eu gosto (e eles adoram) pô-los a correr livremente. Eles próprio tomam a iniciativa. Sinto que têm necessidade disso. Será que se os submetesse a uma competição eles teriam mais prazer ainda?
De modo algum é minha intençao fazer isso, até porque em Portugal creio nem sequer existirem corridas com whippets, mas apenas com Greyhounds.
Esta é, portanto, uma questão académica, que poderá suscitar comentários diversos e abrangentes sobre o tema.
Nas revisões que fiz à matéria dada, penso que este tópico nunca foi lançado.
Por outro lado queria dar uma satisfação à Cindel P, que recentemente formulou uma questão semelhante a esta mas referente ao hipismo no tópico "Ainda a caça".
Não lhe roubei a ideia, porque como disse já tinha em mente lançar este tópico, mas, isso sim, precipitei a sua apresentação.
Corridas de galgos
Moderador: mcerqueira
Boas,
Se não me engano, havia umas duas pistas de corridas de galgos para o Sul, e também se realizavam corridas de galgos à lebre (não sei se este seráo o termo certo).
Não sei é se estas pistas ainda estão em funcionamento ....
Se eles irao ter prazer ou nao ...... bom, basta ver. Se não gostarem, nao correm .... Não me parece ser possivel obriga-los a correr
Aqui, de novo, digo, se eles gostarem de correr, se gostarem desse desporto, porque não cada vez exigir mais do cão ? (como é logico com bom senso e tacto) Assim, o cão, faz o que gosta e mantem-se ocupado !
De certeza que há quem ache uma crueldade, como acham que cães a puxar trenos, caes a caçar no meio do mato é uma crueldade, mas enfim .... Para quem tem duvidas da felicidade destes cães a correr, a "quase" cairem para o lado do cansaço, assistam a uma demostração, e verao a alegria dos cães a trabalhar
Se não me engano, havia umas duas pistas de corridas de galgos para o Sul, e também se realizavam corridas de galgos à lebre (não sei se este seráo o termo certo).
Não sei é se estas pistas ainda estão em funcionamento ....
Pelo muito pouco q percebo de galgos, parece-me que estes têm sim senhor necessidade de correr, de gastar aquela energia toda. Além de ser uma necessidade, parecem adorar correr ! Como eram usados na caça (pela visao) adoram perseguir caça + correr, de tal modo que essas corridas parecem ser excelente para os cães !Sinto que têm necessidade disso. Será que se os submetesse a uma competição eles teriam mais prazer ainda?
Se eles irao ter prazer ou nao ...... bom, basta ver. Se não gostarem, nao correm .... Não me parece ser possivel obriga-los a correr
Aqui, de novo, digo, se eles gostarem de correr, se gostarem desse desporto, porque não cada vez exigir mais do cão ? (como é logico com bom senso e tacto) Assim, o cão, faz o que gosta e mantem-se ocupado !
De certeza que há quem ache uma crueldade, como acham que cães a puxar trenos, caes a caçar no meio do mato é uma crueldade, mas enfim .... Para quem tem duvidas da felicidade destes cães a correr, a "quase" cairem para o lado do cansaço, assistam a uma demostração, e verao a alegria dos cães a trabalhar
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
De todas as raças de cães, sempre achei que o par morfologia/função dos galgos era a mais bem conseguida. Ver um galgo a correr em câmara lenta é realmente daqueles espectáculos de "encher o olho".
Para quem tem galgos, acho que a história das corridas é muito aliciante. Não só pelas corridas em si mas pelo treino todo que está por detrás. Treinar um galgo é como treinar um atleta de alta competição e deve ser muito, muito giro.
Para quem tem galgos, acho que a história das corridas é muito aliciante. Não só pelas corridas em si mas pelo treino todo que está por detrás. Treinar um galgo é como treinar um atleta de alta competição e deve ser muito, muito giro.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
Quanto às corridas de galgos, acho que é uma boa maneira de entreter estes cães, visto terem grande necessidade de fazer exercício.
Desde que seja com lebre mecânica, não vejo nenhum problema.
Mas é claro que como todas as coisas tem um lado positivo e um lado negativo.
Neste caso o negativo tem haver com aqueles donos sem escrúpulos que só pensam no $$ e querem os cães a correr à força toda.
São bastante frequentes casos de maus-tratos a galgos em espanha.
Os 'treinadores' não os alimentam durante uns dias antes das corridas para lhe dar mais força (?) e se um cão não se sair bem é abandonado ou morto(muitas vezes são encontrados cadáveres no lixo ou mesmo à beira da estrada).
Algumas associações dedicam-se exclusivamente a galgos abandonados.
Cumprimentos
Desde que seja com lebre mecânica, não vejo nenhum problema.
Mas é claro que como todas as coisas tem um lado positivo e um lado negativo.
Neste caso o negativo tem haver com aqueles donos sem escrúpulos que só pensam no $$ e querem os cães a correr à força toda.
São bastante frequentes casos de maus-tratos a galgos em espanha.
Os 'treinadores' não os alimentam durante uns dias antes das corridas para lhe dar mais força (?) e se um cão não se sair bem é abandonado ou morto(muitas vezes são encontrados cadáveres no lixo ou mesmo à beira da estrada).
Algumas associações dedicam-se exclusivamente a galgos abandonados.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ó Fabarm, você é bera !
"... feliz a trabalhar desde que não faça mal a outros animais".
Repare que se falou de corridas de galgos com lebres mecânicas, não verdadeiras.
Trata-se de substituir o objecto primevo por um objecto lúdico.
O tiro ao alvo (com pistola,pe) faz o mesmo.
Sendo inicialmente uma prova de capacidade de combate, não se usam seres humanos como alvos, não é verdade ?
Acha que os desportistas se sentem frustados ?
"... feliz a trabalhar desde que não faça mal a outros animais".
Repare que se falou de corridas de galgos com lebres mecânicas, não verdadeiras.
Trata-se de substituir o objecto primevo por um objecto lúdico.
O tiro ao alvo (com pistola,pe) faz o mesmo.
Sendo inicialmente uma prova de capacidade de combate, não se usam seres humanos como alvos, não é verdade ?
Acha que os desportistas se sentem frustados ?
O real problema é que a maior parte dos proprietários preocupa-se mais com os banhos a dar ao cão do que propriamente coloca-lo a "trabalhar".
Esta é a realidade...
Tiago
Esta é a realidade...
Tiago
A forma é a imagem plástica da função