Natal Infeliz.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alcorucen
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

terça dez 27, 2005 2:12 am

Boa noite aos foristas.

O Natal vai ficar marcado na minha memória como um dia triste... Muito triste. No passado dia 24 de Dezembro, pelas 20h00, notei que a minha companheira de nove anos, a Juca, se encontrava num estado de prostração total; acresce que, numa semana, havia perdido dois terços do peso, tendo-lhe sido diagnosticada Diabetes; mas, nessa vépera de Natal, pareceu-me claramente estar a apagar-se.

Corri com ela para o Hospital Veterinário, onde ficou internada para análises e testes com o objectivo de precisar a origem dos problemas, tendo ficado acordado que eu contactaria aquele Hostpital pelas 12h00 do dia seguinte (dia de Natal).

Quando telefonei, a pior notícia atingiu-me como uma faca - A Juca morreu durante a noite... Diagnóstico: Insufuciência hepática severa e Leishmaniose.

A Juca foi, nos primeiros sete anos da sua vida, como uma filha para mim; dormiu na minha cama, sobre a minha almofada e ombro no Verão e sob os cobertores no Inverno; fez milhares de kms comigo, seguiu-me para todo o lado, como se fosse parte de mim; viu nascer a minha filha (agora com dois anos) e teve que sair da cama...

No meu íntimo existe um conflito inevitável, se não a tivesse levado para o Hospital, ela poderia ter terminado os seus dias sobre o colo dos donos (que eram o seu mundo) em vez de morrer numa jaula, sózinha... Por outro lado, se ela morresse em casa, eu ficaria a pensar que talvez a tivesse salvo se a levasse ao Hospital... Não sei o que pense !

O meus dias nunca mais serão os mesmos; vou chegar a casa e não vou ouvir os latidos da minha amiga, nem ver a sua cauda a agitar-se. Os pulos de felicidade que ela dava ao ver os donos não vão mais repetir-se.

Sinto um enorme complexo de culpa por continuar a comer, a beber e divertir-me quando a minha Juca já não é mais que um corpo frio debaixo de um monte de terra. Por todos os lado há memórias dela - foram nove anos...

Imagem

Estes dias têm sido de uma tristeza indiscritível; quando a minha filhota de dois anos pergunta "A 'Uca ?", só me apetece gritar e correr...

A minha mulher, que comigo vive há mais de onze anos, diz que nunca antes me tinha visto verter uma lágrima, agora choro como um bébé... Não pensei que gostasse tanto da Juca...

Acabaram-se os dias felizes, acabou-se o Natal - A vida é uma m e r d a !

Amem os vossos entes queridos enquanto podem e eles estão por cá; quando eles partem só pensamos no que poderiamos ter feito e não fizemos !!!

Felicidades para todos.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 27, 2005 9:11 am

Calma Alcorucen, todos nós aqui já perdemos os nossos amigos, mais importantes por vezes que alguns seres humanos mesmo... Todos nós sabemos o que isso é, e por muito que nos custe, o sentimento de culpa é algo comum entre os donos de cães e gatos, nós pensamos sempre que "podiamos ter feito algo mais, não fomos suficientemente bons para eles..." etc, etc, mas a vida é mesmo assim... E pela lei natural das coisas, eles "vão" sempre antes de nós...

Quer um conselho de quem já perdeu 3 cães e 2 gatos? Arranje outro cão ou cadela, há centenas deles à espera de um lar ;) E vai ver que a sua filha ía adorar a ideia, eu tenho também uma filha de 2 anos e meio e sei do que falo, elas têm memória curta :) Basta dizer que a Juca foi dar um passeio e agora têm ali a amiguinha da Juca ;)

Força, e pense em dar todo esse amor a outro bebé igual a tantos que sofrem nos canis e associações sem o quentinho de uma casa ;)

Um beijinho grande de força para si e para a sua mulher e filhota!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
becky_adorada
Membro
Mensagens: 93
Registado: terça set 27, 2005 3:03 pm
Localização: cadela "Becky", aves, tartarugas

terça dez 27, 2005 9:15 am

Meus caros amigos, sei bem o que sentem.

Perdi a minha "Becky" a 25 de Setembro, fez no Natal 3 meses, foram os 11 melhores anos da minha vida.

Foi a minha melhor e verdadeira amiga.

Vocês só podem ser uns grandes seres humanos, por favor tenham força e coragem.

A vossa "Yuca" partiu sabendo que era muito amada e esteja onde estiver ela será uma estrelinha a brilhar para vocês.

A minha menina teve de ser eu eutasianada, morreu nos meus braços, estava doente desde Julho.

Estive quase um mes sem dormir em casa, não aguentava a ausencia dela, era a minha companhia.

Pode ser que a "Becky" e a "Yuca" se tenham encontrado as duas e estejam juntas a olhar por nós.

Um grande abraço e não tenha vergonha de chorar.

Muita força para vocês.

Bem hajam!!!
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça dez 27, 2005 9:36 am

Caro amigo,
Compreendo a sua dor, no entanto não posso deixar de notar algum 'exagero' nas suas palavras! A vida é uma m*#%$, não vale a pena viver, não quer comer, etc.?!?! Tenha lá calma!!! Compreendo que gostásse muito da sua cadela, mas você tem uma filha, Homem!!!
Nenhuma cadela, ou cão, poderá substituir aquela que perdeu, mas poderá concerteza substituir o vazio que ela deixou! Não há cães iguais, cada um tem a sua maneira de ser e a sua forma de marcar as nossas vidas. Não procure encontrar outra Juca, porque isso não existe, mas procure uma Sasha, uma Lady, uma Stuka ou mesmo um Bobi....há muitos, algures, à espera do seu carinho!
Enquanto isso, não pense tanto no que perdeu.....veja antes aquilo que tem. A sua filha ultrapassará rapidamente esta perda, e um novo animal dar-lhe-á outras historias, outras memórias e outras alegrias. A vida dela , que espero seja longa, terá muitas alegrias mas também algumas tristezas, o riso de novas amizades e o choro da perda.....é assim, a vida!
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 27, 2005 9:40 am

Eu acho que a ligação que por vezes temos com os nossos animais é de uma cumplicidade enorme e de um amor sem medidadas. Quando somos apanhados nestas tragédias é muito dificil não nos sentirmos perdidos. Já o senti, sei o que me custou e até tenho medo de pensar que terei de passar novamente por essa provação.
Sei bem o que é pensar que poderia ter feito mais ou terei feito o que é correcto? Faz parte do processo. Temos de passar por ele. No meio disto tudo uma das coisas que custam muito é a maioria das pessoas que nos rodeiam não compreenderem o sofrimento porque estamos a passar. Não têm culpa, mas também não ajudam muito. O periodo do luto é fundamental para nós, há que fazê-lo. Nesse periodo sentimos este mundo e o outro, mas vem o dia em que tudo nos diz que já podemos seguir em frente.
Lamento a sua perca. Ela de certeza esteja onde estiver, olhará por si
;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

terça dez 27, 2005 10:00 am

A dor de perder o nosso amigo é enorme, por mais que pensemos que estamos preparados, não estamos coisa nenhuma!

Quando chega a hora, tudo nos passa pela cabeça e a sensação de que poderiamos ter feito mais alguma coisa, não nos larga. Sentimentos por uma vida que depende totalmente de nós e que nos torna impotentes perante este facto.

Só tempo atenua a dor mas sem esquecer nunca o amigo que partiu!

Força , Alcorucen ela estará sempre presente no seu coração!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

terça dez 27, 2005 11:51 am

Sinto muito pela sua perda, nunca estamos preparados para tal :|

Ajuda muito ter outro amiguinho de 4 patas, falo por mim, não é pensar que está a substituir o animal que morreu, está sim a lembrá-lo através de outro ;)
Coragem para ultrapassar esta dor e este momento negro.
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
SusanaB
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 30, 2003 5:14 pm

terça dez 27, 2005 4:18 pm

Obrigada por ter manifestado a sua compreensão pelo que estou a passar, ainda mais estando a passar pelo mesmo. Tive um Natal de porcaria e continuo a chorar dia e noite.

Quanto a estar na dúvida sobre se devia ou não tê-la levado para o hospital, não esteja. Isso pouco importa. Eu tb penso que devia ter estado acordada e talvez pudesse ter visto algum sinal, penso que se calhar já tinha havido avisos antes e eu não dei por isso, penso que se calhar dei-lhe comida a mais, penso tudo e mais alguma coisa, mas a verdade é que ele já não está cá e pronto. Sei tb que é com boas intenções que as pessoas nos dizem para arranjar outro para colmatar o vazio, mas ainda estou naquela fase infantil em que não quero outro cão, quero "aquele", quero o meu Tião.

Tudo o que faço me lembra dele, até uma simples tarefa como passar a ferro. Penso: "A última vez que passei a ferro, ele estava aqui comigo". Passo pelo jardim de Belém e penso: "Nunca o trouxe aqui". Penso que ele não teve tempo para aprender a fazer chichi de perna alçada, de pôr o chip, de passear aqui e ali. Qd estou na cozinha, imagino-o a entrar para pedir um biscoito, quando estou na casa de banho, imagino-o a entrar para me pedir para beber água do bidé... É tudo muito doloroso e, no momento, parece mesmo que não vai passar. É incompreensível, injusto.

Mas tenho esperança de que daqui a uns meses possamos estar a trocar mensagens a falar da sua Juca e do meu Tião, com alegria no coração por termos tido o privilégio de ter tido cães tão especiais na nossa vida. É essa a minha esperança.
Sloggy
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: terça mar 09, 2004 9:27 am
Localização: Gata europeu-comum (Dóris) e cadela arraçada de Labrador (Big).

terça dez 27, 2005 4:41 pm

Sinto muito, Alcorucen... Doi muito, não doi? Sei do que falo. Quando o meu labrador, o Mouro, foi eutanasiado (sofria de cancro linfáticoe não havia possibilidade de cura), tudo o que consegui fazer foi chorar. Não acreditava...ele parecia tão forte, tão vivo...não era possível, simplesmente ele NÃO podia estar tão doente. Até ao ultimo segundo da sua vida, ele foi um lutador: nunca deixou de abanar a cauda mesmo sabendo que o seu fim estava próximo, e a dor que tinha no olhar transformava-se em alegria em cada passeio, em cada lambidela. Ele nunca vergou sob o peso daquele monstro que o comia por dentro, nunca emitia um único gemido; nunca se foi abaixo. No dia em que o meu pai voltou do veterinário sem o meu pretinho, tudo desabou. Foi um enorme choque, olhar para o cantinho dele e não o ver lá....por uns tempos, não queria ver, nem ouvir falar, de outros cães, especialmente labradores. De cada vez que via alguém passear o seu fiel amigo na rua, sentia que um nó me apertava a garganta, e os olhos se afogavam em lágrimas....e então, quando chegava a casa, chorava até não conseguir mais.
Mas, com o tempo, a ferida foi fechando: o tempo cura tudo. Mas deixou uma cicatriz-; e essa, por mais que goste da minha nova cadelinha, nunca vai desaparecer.

Cerca de um ano depois de ele ter partido, decidi que, por causa de uma m
a experiencia, não podia ir-me abaixo. Comecei a procurar freneticamente um cachorrinho que preenchesse aquele vazio que sentia todos os dias ao chegar da escola. E encontrei. A BIG é uma cadela maravilhosa, e adoro-a. Por isso, deixo um conselho: deixe a feirda cicatrizar; e então, quando estiver bem, abra o seu coração a um novo amigo!


Sloggy
nevess
Membro Veterano
Mensagens: 1114
Registado: quarta ago 31, 2005 3:41 pm
Localização: Anuk, Nikita, Inka e Luna ( boxer e Pastor alemão )

terça dez 27, 2005 4:44 pm

Hoje não é um bom dia para mim, pois não consigo parar de chorar ao ler os vossos textos....
Eu tambem ja perdi 3 cães, um deles tinha 16 anos e tinha sido o meu 1º cão ( tinha eu 11 anos ) morreu a dormir.... os outros 2 tiveram que ser "adormecidos" um deles por ter ficado paralisado e o outro por causa da "maldida" Leishmaniose....
Força e coragem é o que mais lhe desejo...
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça dez 27, 2005 9:25 pm

Que posso dizer ?
Quando um ente querido (humano ou animal) se vai, há sempre um tremendo sentimento de culpa, um vazio enorme.
Só o tempo ajuda...

Pense nos momentos felizes que tiveram antes, pense que ele foi feliz consigo.
Foi amado e amou.
Que mais levamos nós desta vida ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
mimivieira
Membro Veterano
Mensagens: 2230
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
Localização: labrador, golden e 1 casal de diamantes goulds

terça dez 27, 2005 11:16 pm

:cry: é realmente muito triste quando de perde os nossos amigos eu perdi vários muito embora tenham sido diferentes, mas para mim a dor foi igual, e a solução foi sempre substituir adoptando foi a maneira que arranjei de não sentir tanto vazio ao ver as casotas sem canitos e o espaço totalmente vazio.
:cry: mas continuo a dizer os outros não esqueço,nunca :cry:
Lambidelas do chico e do massai
tiagocarneiro
Membro Veterano
Mensagens: 346
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Localização: "Labradeiras" e galináceos
Contacto:

quarta dez 28, 2005 12:07 am

Força aí.
Compreendo a sua perda mas toca a reagir. O Paulo às vezes é um bocado "seco" mas tem razão. Vamos lá a andar pra frente.

Um abração
AU AU
bijuo
Membro
Mensagens: 104
Registado: segunda out 03, 2005 2:51 pm

sexta dez 30, 2005 2:36 pm

:cry: :( :( :cry: :cry: :( :( :cry: :cry: :( :(
natal infeliz :?: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
lamento muito a perda da sua maior amiga vi a foto e a juca e tao linda
entendo muito bem e acho tao lindo a forma como fala dessa menina
tao querida ainda mais por ser um homem quero agradecer lhe tudo o que fez pela juca o mundo precisa de muitos mais homens como voce
bem haja sei ou vejo que e um ser humano com um coracao do tamanho
do mundo a juca levou com ela parte dos seus donos mas um dia irao
encontra se novamente sim como ja alguem disse va buscar outra menina
e adore da mesma forma da juca .
ela vai adorar ver que os seus donos voltaram a ssorrir ,mas nunca esquecendo a sua querida juca que estara sempre nun cantinho muito
especial.
que deus elumine o seu coracao. :cry: :cry: :cry: :( :(
bom ano 2006 para si e touda a sua familia :) :) :) :) :) :) :) :)
Responder

Voltar para “Cães”