a minha cadela uva está com o cio.
alguem me pode explicar as diversas fases do cio??
Eu sei que elas passam por uma fase em que os cães andam atrás das cadelas e elas não ligam.
Depois existe uma fase em que ela está "saída" e potencialmente fértil.
...
agora só gostava de saber quando é que cada fase é....
o cio
Moderador: mcerqueira
-
Yola_Kandinsky
- Membro
- Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am
Após uma pesquisa na net...
Sabemos que as cadelas ficam no cio uma ou duas vezes por ano (conforme a raça), mas como exatamente é esse ciclo?
O primeiro cio ocorre entre seis meses e dois anos, sendo que as fêmeas menores são mais precoces que as outras.
O ciclo sexual é dividido em proestro, estro, metaestro e anestro.
O proestro dura de sete a dez dias e durante essa fase aparecem corrimentos sangüíneos. Porém, a fêmea recusa o macho.
O estro dura de cinco a quinze dias e corresponde à época de acasalamento.
O metaestro dura de 110 a 140 dias. É o período de gestação e lactação das cadelas que acasalaram. Nas outras, pode aparecer a pseudogestação (gravidez psicológica).
O anestro é o tempo em que a cadela não acasala.
Em outras palavras, durante os dez primeiros dias do cio, a cadela apresenta corrimentos sangüíneos, os outro cinco dias são próprios para o acasalamento. Porém, como já foi dito, isso pode variar conforme a cadela.
Durante o cio, os cuidados com higiene devem ser dobrados. Existe no mercado uma espécie de "calcinha higiênica" que pode resolver o problema de quem tem uma fêmea em um apartamento. Ela deve ser trocada com freqüência.
Sabemos que as cadelas ficam no cio uma ou duas vezes por ano (conforme a raça), mas como exatamente é esse ciclo?
O primeiro cio ocorre entre seis meses e dois anos, sendo que as fêmeas menores são mais precoces que as outras.
O ciclo sexual é dividido em proestro, estro, metaestro e anestro.
O proestro dura de sete a dez dias e durante essa fase aparecem corrimentos sangüíneos. Porém, a fêmea recusa o macho.
O estro dura de cinco a quinze dias e corresponde à época de acasalamento.
O metaestro dura de 110 a 140 dias. É o período de gestação e lactação das cadelas que acasalaram. Nas outras, pode aparecer a pseudogestação (gravidez psicológica).
O anestro é o tempo em que a cadela não acasala.
Em outras palavras, durante os dez primeiros dias do cio, a cadela apresenta corrimentos sangüíneos, os outro cinco dias são próprios para o acasalamento. Porém, como já foi dito, isso pode variar conforme a cadela.
Durante o cio, os cuidados com higiene devem ser dobrados. Existe no mercado uma espécie de "calcinha higiênica" que pode resolver o problema de quem tem uma fêmea em um apartamento. Ela deve ser trocada com freqüência.
-
Yola_Kandinsky
- Membro
- Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am
Não foi por mal que disse que tinha feito uma pesquisa na net!
Não me leve a mal mesmo.
Qualquer dia tenho a minha cadelinha a passar pelo mesmo. Segundo o que sei, a duração do cio depende também de cadela para cadela.
Sinceramente, não me vejo a partilhar os meus evax tanga com a minha Yara!
Mas lá terá que ser! 
Qualquer dia tenho a minha cadelinha a passar pelo mesmo. Segundo o que sei, a duração do cio depende também de cadela para cadela.
Sinceramente, não me vejo a partilhar os meus evax tanga com a minha Yara!
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Realmente o tempo do cio varia de cadela para cadela, a da minha cunhada chega a durar cerca de 3 semanas a 1 mês, e como está dentro de casa tb usa a cuequinha e o evax diário
...
A minha cadela, como está na rua, não precisa nem de cuecas nem de evax :p Ela trata da higiene
Xuga
A minha cadela, como está na rua, não precisa nem de cuecas nem de evax :p Ela trata da higiene
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>