Os meus cães vêem televisão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 11, 2002 8:28 pm

Olá

Sempre me disseram que o espectro visível dos animais é diferente do dos humanos. Daí os animais, de uma forma geral, ficarem indiferentes às imagens transmitidas pela televisão. Quer dizer, olham para a televisão como um boi para um palácio.
No entanto, quando há cenas de animais, os meus cães são atraídos por essas imagens e ficam durante algum tempo a observá-las com muita atenção.
Uns amigos meus têm um whippet e um cão SRD. Quando há cenas na televisão como as descritas, o whippet fica com o olhar preso no ecrã e o outro, ao contrário, mantém-se completamente indiferente.

Aqui há uns anos atrás havia um programa na RTP que era o “Isto só vídeo”. Normalmente não tinha graça, porque se baseava sistematicamente no tipo de humor do género escorrega-cai. Mas assisti a um vídeo que vale a pena relembrar aqui por vir a propósito. Constava de um gato a assistir a uma corrida de Fórmula 1. Estava junto ao televisor e com um gesto de cabeça acompanhava o movimento dos carros. Mas não só isso. De vez em quando ia com a patita à parte lateral do televisor, pois, pela sua lógica, se o carro saía do ecrã, tinha que aparecer do lado de fora do aparelho.
Isto, para além da graça em si, poderá demonstrar que os gatos têm uma visão diferente da maioria dos cães.
E os whippets têm muito de gato... como diz a Aby. Como ela também tem gatos, talvez possa dar aqui uma achega.

Suscitará isto alguns comentários?
Será esta uma característica só dos galgos?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

sexta out 11, 2002 8:58 pm

O meu cão é um labrador e só olha para a televisão quando esta está a dar animais!! :lol:
É engraçado mas eu penso que eles devem conseguir ver que akelas "coisas" são iguais ou parecidas c eles! E por isso fikam a olhar!
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta out 11, 2002 9:02 pm

Tenho uma migo que é rádio-amador e que faz emissões experimentais de televisão.

O meu cão gostava particularmente dele, e um dia em que sintonizei aquela estação, lá estava ele na imagem.

O cão ficou maluco, saltou a correr para a televisão e fartou-se de ladrar para ele.

Portanto, não só o viu como o reconheceu, o que é mais extraordinário.

O meu cão era um caniche, não vejo bem a influência da raça nisto.
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

sexta out 11, 2002 9:10 pm

Também acho que a raça n influencia! Os cães são todos cães independentemente da raça! ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 12, 2002 6:38 am

Eu conheci uma cadela dobermann que gostava de ver televisão.
Nunca reparámos no tipo de programas, porque ela era muito engraçada.
Sentava os quartos traseiros no sofá com as patas da frente assentes no chão e ficava muito direitinha a olhar para o écran.
Costumávamos dizer que só lhe faltava o cachimbo para parecer um intelectual !
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

sábado out 12, 2002 9:06 am

os meus cães rafeiros tb gostem de ver televisão independentemente do programa mas tornam-se activos ao avistar outros animais no ecrã, ladram veêm ter conosco como a perguntar "como é que aquele entrou ali?" :o :lol:

é de rir.

Mas acho que os gatos em relação aos cãe são ainda mais activos vou contar uma cena que passado 2 anos ainda me faz rir. o meu irmão tinha uma gata a malhada que gostava muito de sentar no nosso colo a ver televisão , ora um dia estava ela em frente da televisão quando pumba dá um salto e bate com a cabeçã contra a televisão :o :lol: que tarouca :lol:

depois é que reparamos que estava a passar uma imagens em que umas pessoas estavam sentadas a conversar e pela ideia ela queria ir para o colo dessas pessoas :lol:
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sábado out 12, 2002 11:58 am

O meu cão também é rafeiro. Não tenho muito para contar porque está cá em casa à pouco tempo. Mas hoje, numa série que costuma dar de um cão que fala, ele quando viu o cão na TV levantou as orelhas e começou a abanar o rabo :lol: . Estas histórias são giras, quando houver mais destas venho aqui vos contar. ;)

Beijinhos a todos! ;)
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sábado out 12, 2002 3:44 pm

Os meus tb gostam de ver televisão.
O Xangô quando vê programas com leões fica maluco,até vai ver ao lado da tv se eles estão lá quando correm a perseguir presas.
O mais giro é quando dá desfiles de moda,fica muito sossegadinho,sentado em frente á tv a ver as modelos.Gosta de gajas,que se há-de fazer é da idade.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado out 12, 2002 7:28 pm

humm, é suposto os cães não verem a duas dimensões!
dicas
Membro Veterano
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado out 12, 2002 7:41 pm

Kroz, não percebi a sua dúvida...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado out 12, 2002 11:38 pm

Estava apenas a afirmar.
dicas Escreveu: Kroz, não percebi a sua dúvida...
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo out 13, 2002 8:01 am

Olá

Os meus gatos também gostam de ver televisão. Mas parece que gostam é de desenhos animados. Já os apanhei duas vezes com a televisão ligada no canal Panda. Não sei como o fizeram, porque o canal Panda é o número trinta e tal, e implicava carregar em pelo menos dois botões diferentes. Coincidênica? :lol: :lol:
O meu gato mais novo, com 5 meses, senta-se de vez em quando a olhar para a televisão, e não é muito esquisito com os programas. Vê o que calhar.
Já agora, lembro-me de uma vez em que tinha o meu papagaio num poleiro perto da televisão, estava a começar uma telenovela, O Pantanal (alguém se lembra?). No genérico inicial aparecia um jaguar em cima de uma árvore. Até ali, o papagaio parecia não estar a dar atenção à televisão, mas o que é certo é que, quando o jaguar apareceu no ecrã, o papagaio assustou-se e foi para o extremo oposto do poleiro, enquanto olhava aterrorizado para a televisão.

Fiquem bem

Florinda

P.S. - Desculpem lá ter falado de gatos e de papagaios, mas eu não tenho cães. :oops:
Mermaid
Registado: domingo out 13, 2002 7:51 am

domingo out 13, 2002 8:09 am

Olá a todos. Sou nova nestas andanças do arca de noé. Tenho um Whippet com 9 meses. Ele tem por hábito também ver televisão quando eu estou sentada a ver. Fica fixado no ecrã. Acho que todos os cães sentem-se fascinados pelas imagens em movimento e pelo som que sai da televisão.

Saudações a todos
dicas
Membro Veterano

domingo out 13, 2002 9:42 am

Kroz:

Não tinha percebido mesmo a sua dúvida, porque me parece evidente que um cão vê e resolve (reconhece) um desenho numa parede.

Suponho que o que quiz dizer, e aí já não há dúvida, é que um cão, e muitos outros animais, primatas incluidos, não conseguem resolver a perspectiva numa imagem a 2 dimensões, será isso?

Alguém tem dados sobre isto?

Cumprimentos

JoseLuis
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo out 13, 2002 11:29 am

Olá

Eu quando lancei este tópico estava plenamente convencido que os galgos tinham uma visão mais apurada do que as outras raças. Esta ideia foi reforçada pelo facto de estes cães serem usados na caça à vista. Penso que é assim que se diz.
Pelos vistos, ao contrário do que eu pensava, muitos outros cães de outras raças "vêem igualmente televisão". Portanto, isto não passa de mais um mito
Mas quando lancei o tópico foi mais na expectativa de ver discutidos os aspectos biológicos que diferenciam os animais dos humanos no que respeita, neste caso, à visão.
Quem se aproximou mais desta questão, tentando explorar este aspecto, foi o Dicas e o Kroz, mas também se ficaram pelas dúvidas.
Não tenho conhecimentos científicos sobre a matéria, Creio, contudo, que os animais não têm a noção de profundidade dada pela perspectiva expressa num suporte bidimensional como o ecrã de televisão, assim como julgo terem uma interpretação das cores diferente da nossa.
De qualquer modo, da minha parte dou este assunto por encerrado e agradeço todas as intervenções.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”