Vamos jogar às bolinhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 11, 2002 9:27 pm

Vamos jogar às bolinhas

Quando digo isto aos meus cães eles ficam eufóricos. É o maior presente que lhes posso dar.
Jogar às bolinhas é levá-los à praia e brincar com eles, mas dentro de certas regras e disciplina. O jogo é muito simples e até será porventura pouco imaginativo, mas funciona e eles percebem perfeitamente as suas regras.

Levam-se duas bolas. Dá-se-lhes a ordem para se sentarem (o que às vezes é difícil e moroso, porque o mais pequenito estraga tudo). Depois conta-se muito pausadamente 1, 2, 3., (dando sempre tempos diferentes nesta contagem para lhes despertar mais a atenção). Atira-se então uma das bolas para longe e é vê-los correr a ver quem a apanha. Os dois que não apanharam a bola vêm a correr para apanhar a outra que entretanto se atirou em sentido contrário. E assim sucessivamente.

O que tem este simplório exercício de interessante? È o evidente EMPENHO deles em COLABORAR no jogo. Propõe-se-lhes um desafio e eles aceitam-no com todo o entusiasmo.
E com toda a paciência. Às vezes exagero e demoro muito a contar até três para testar até onde chega a atenção e paciência deles. Outras vezes simulo que atiro a bola, tentando variar o mais possível o jogo.

No tópico que propus sobre corridas de galgos, nalguns comentários acentuou-se que o bem estar do cão tem muito a ver com a sua vocação para determinados tipos de trabalho. E para jogos como este?
Há exercícios mais sofisticados ou mais elaborados?
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

sexta out 11, 2002 10:33 pm

Parece-me uma brincadeira bem gira!! Parabéns!! E tb parece que estimula a inteligencia e capacidade dos caes.
Como os teus caes parecem ja perceber bem as brincadeiras que fazes com eles. Deves estar orgulhoso... :oops: :oops:
Posso também sugerir uma que acho que eles vao gostar, e assim ensinas eles a saltarem tb: experimenta atirar um disco para eles o apanharem no ar. (mas parece mais dificil desafiar os 3 ao mesmo tempo neste sentido... -bem foi só uma ideia...) :p ;)
Boa sorte e mta brincadeira!

Beijinhos

Rutegabi
Responder

Voltar para “Cães”