Vamos jogar às bolinhas
Quando digo isto aos meus cães eles ficam eufóricos. É o maior presente que lhes posso dar.
Jogar às bolinhas é levá-los à praia e brincar com eles, mas dentro de certas regras e disciplina. O jogo é muito simples e até será porventura pouco imaginativo, mas funciona e eles percebem perfeitamente as suas regras.
Levam-se duas bolas. Dá-se-lhes a ordem para se sentarem (o que às vezes é difícil e moroso, porque o mais pequenito estraga tudo). Depois conta-se muito pausadamente 1, 2, 3., (dando sempre tempos diferentes nesta contagem para lhes despertar mais a atenção). Atira-se então uma das bolas para longe e é vê-los correr a ver quem a apanha. Os dois que não apanharam a bola vêm a correr para apanhar a outra que entretanto se atirou em sentido contrário. E assim sucessivamente.
O que tem este simplório exercício de interessante? È o evidente EMPENHO deles em COLABORAR no jogo. Propõe-se-lhes um desafio e eles aceitam-no com todo o entusiasmo.
E com toda a paciência. Às vezes exagero e demoro muito a contar até três para testar até onde chega a atenção e paciência deles. Outras vezes simulo que atiro a bola, tentando variar o mais possível o jogo.
No tópico que propus sobre corridas de galgos, nalguns comentários acentuou-se que o bem estar do cão tem muito a ver com a sua vocação para determinados tipos de trabalho. E para jogos como este?
Há exercícios mais sofisticados ou mais elaborados?
Vamos jogar às bolinhas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm
Parece-me uma brincadeira bem gira!! Parabéns!! E tb parece que estimula a inteligencia e capacidade dos caes.
Como os teus caes parecem ja perceber bem as brincadeiras que fazes com eles. Deves estar orgulhoso...
Posso também sugerir uma que acho que eles vao gostar, e assim ensinas eles a saltarem tb: experimenta atirar um disco para eles o apanharem no ar. (mas parece mais dificil desafiar os 3 ao mesmo tempo neste sentido... -bem foi só uma ideia...) :p
Boa sorte e mta brincadeira!
Beijinhos
Rutegabi
Como os teus caes parecem ja perceber bem as brincadeiras que fazes com eles. Deves estar orgulhoso...

Posso também sugerir uma que acho que eles vao gostar, e assim ensinas eles a saltarem tb: experimenta atirar um disco para eles o apanharem no ar. (mas parece mais dificil desafiar os 3 ao mesmo tempo neste sentido... -bem foi só uma ideia...) :p

Boa sorte e mta brincadeira!
Beijinhos
Rutegabi