ESTERILIZAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta jan 24, 2002 8:08 pm

olá a todos :!:

tenho andado a pensar numa coisa...será q podemos sensibilizar alguem com importancia para a necessidade de esterilizar os animais de rua a preços mais acessiveis? pq eu n tenho dinheiro para esterilizar 1 gata /cadela mesmo c desconto. ou formar uma especie de grupo e organizar colectas para as pessoas ajudarem, de certeza q ajudam se for com pouco. pq por exemplo na costa há imensos abandonados mas toda a gente os alimenta, principal/ os empregados dos restaurantes mas as gatas continuam a ter as suas ninhadas. (cadelas ainda n dei por nenhuma, talvez as levem para o canil para as matarem). as pessoas n vão deixar de os alimentar pq eles sao dependentes dessa comida e eles vao continuar a reproduzir-se e a viver na rua. sei lá um veterinario, uma associação, etc...ou estou a delirar?

digam-me o q acham

beijinhos
sandra p
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jan 24, 2002 8:28 pm

Muitos veterinários operam esses animais através de colectas que as pessoas fazem.

Agora em termos de sensibilização se me permitem, o veterinário por gostar de animais é sempre atacado. Não vejo ninguém por aí a pedir aos senhores drs de medicina humana privados que façam borlas e preços especiais ... Quem gosta ou diz gostar de animais tem que se responsabilizar e a mim faz-me asco as pessoas que apanham cães e gatos na rua e vão depositá-los em casa de quem sabem que ajuda ou em veterinários e desresponsabilizam-se de qualquer despesa. Já fizeram a boa acção (?!)

Assim também eu meninos, apanhava todos os sem abrigo da rua, deixava-os em restaurantes e dizia - Dêm-lhes de comer...O quê? pagar? Não, eu já o trouxe aqui, vocês que o façam que gostam de cozinhar...

O Hospital Veterinário Principal estabeleceu agora com a CATUS à semelhança de outras clinicas, um protocolo em que esterilizam-se os gatos/as COMPROVADAMENTE ABANDONADOS E LEVADOS POR MEMBROS DA CATUS, cedendo os veterinarios o seu trabalho e instalações e entrando a CATUS com o material o que torna mais barato a esterilização. Claro que isso é feito com cuidado pois há muito boa gente que se quer aproveitar da boa vontade dos outros e tanto as clinicas como a CATUS têm que tomar cuidado.

A situação de alimentar os cães e gatos sem dono é a meu ver hipócrita. De que serve isso se as cadelas e gatas engravidam e depois as almas caridosas que as alimentam vão largá-las à porta de associações e clinicas? Se essas pessoas se juntassem em uma colecta faziam muito mais por esses animais e pela sua infeliz descendência...
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 25, 2002 8:24 am

Olá Sandrita ;)

Minha querida eu compreendo perfeitamente a tua ideia mas sinceramente não encontrei solução para esse problema a não ser levar o animal em questão para o vet e ter plena consciência que seri eu a pagar esse tratamento.

Eu compreendo que os veterinários não têm nada que "fazer borlas" como diz o Vasco, aquilo que fazem é realmente um desconto, e acredita que ele é abençoado pois de outra forma eu não faria nem metade. Mas é claro que todos os casos são diferentes pois cada um sabe de si.
Na minha opinião competia às Câmaras Municipais estabelecerem um acordo/protocolo com algum veterinário e dessa forma tentar minimizar o nº de cadelas e gatas a parir na rua, ou então uma instituição (rica de preferência) que se responsabilize pelos custos dessa esterilização.

Até hoje também não fiz colectas, pois nese aspecto sou um pouco orgulhosa e já estou tão escaldada com pessoas que se ofereciam para ajudar e depois de um momento para o outro sofriam um ataque de amnésia, e quem acabava por pagar tudo era eu. Portanto digamos que estabeleci-me por "conta própria" neste campo.

Mas é bom que estas questões sejam levantadas pois duas cabeças a pensar dá sempre mais resultado e pode ser que apareça aqui a solução, oumparte dela para tenmtarmos diminuir os nascimentos de ninhadas na rua.

Beijinhos

nota- gostei de saber que a Maria já fala
:lol:
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

sexta jan 25, 2002 2:21 pm

Não tem propriamente a VER com o tema em questão mas gostava de colocar a seguinte questão:

Uma cadela não deve ter pelo menos 1 vez uma ninhada para evitar problemas de saúde q possam existir...

Paulo Carvalho
SeaLords
Membro Veterano

sexta jan 25, 2002 3:04 pm

Não
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
sandrape
Membro Veterano

sexta jan 25, 2002 3:05 pm

olá outra vez :)

em 1º lugar VASCO eu acho q va TÁ DOIDO e surpreende-me q ao fim de tanto tempo ainda continue agarrado a essas ideias q se arrastam indefinida/ e nada resolvem. ninguem vai parar de alimenta-los. isto é ponto assente. e p.f. n se ofenda.

2º Sandra minha querida eu sabia q me ias compreender...é isso mesmo: pensar numa forma eficiente de MASSACRAR as camaras municipais (pq no fundo sao esses q recolhem os animais n é?) e CHATEAR MUITO MUITO MUITO até nos darem atenção. adormecer um animal tb tem custos não????? e os ordenados dos funcionarios? a manutenção dos animais q lá estão? os canis municipais têm de acabar. já sabemos q as associações estão sempre sobrelotadas. suponho que tambem recebam alguns subsidios (claro q o dinheiro é sempre pouco) mas que tal unirem esforços e pensarem num projecto deste genero? talvez daqui a alguns anos os problemas deles diminuissem drastica/?
um projecto de esterilizacao em grande escala que afirme, por ex. a uniao zoofila e o trabalho q lá é desenvolvido. pôr as pessoas a falar da união zoofila hum?
e a catus? actua em lisboa n é? pena q portugal seja mais do que lisboa e a população de gatos a aumentar e a aumentar. formamos a catus nº 2 ou 3?
eu tb posso comprar 3568952331 pilulas e começar a po-las na comida das gatas de rua mas parece q cada vez as pilulas sao mais desaconselhadas, e n fico tranquila se souber q causei alguma doença as pobres das gatas, mas de qq forma espero um conselho em relacção a essa situação.
bom e agora já escrevi muito até logo e diz-me o q achas beijos

3º pajo essa situação é disparatada e para mim n faz sentido. e uma das causas do enorrrrme problema q agora enfrentamos c tantos caes e gatos abandonados e atropelados e sabe-se lá mais o k.

sandra p
Sandrara
Membro Veterano

sexta jan 25, 2002 3:19 pm

Olá

Apesar de não ser médica veterinária penso que lhe posso responder a essa questão. A maior parte das minhas cadelas nem sequer soube o que era o cio pois foram esterilizadas antes de ele aparecer e tinham mais ou menos 6 a 7 meses quando optei por essa solução.
existem ainda médicos veterinários que defendem essa teoria, mas isso não passa de algum tipo de interesse monetário (na minha opinião) com a vacinação e desparasitação de uma ninhada.
Quando arranjei a minha 1ª cadela ( mais ou menos 7 anos atrás) eu deixei-a ser coberta pelo meu cão porque a veterinária onde eu andava na altura dizia que a cadelinha se não fosse coberta antes de ser esterilizada podia ficar com problemas de incontinência. Na altura e por desconhecimento TOTAL da questão, segui o conselho e deixei-a ter cachorrinhos.
Entretanto mudei de veterinário e arranjei mais umas cadelitas, e com esse veterinário (que é o mesmo até hoje) nunca deixei uma cadela ter o 1º cio, ia tudo à faca antes de acontecer algum incidente. E acredite que nunca nenhuma delas se tornou incontinente por isso.
Sandrara
Membro Veterano

sexta jan 25, 2002 3:19 pm

Olá

Apesar de não ser médica veterinária penso que lhe posso responder a essa questão. A maior parte das minhas cadelas nem sequer soube o que era o cio pois foram esterilizadas antes de ele aparecer e tinham mais ou menos 6 a 7 meses quando optei por essa solução.
existem ainda médicos veterinários que defendem essa teoria, mas isso não passa de algum tipo de interesse monetário (na minha opinião) com a vacinação e desparasitação de uma ninhada.
Quando arranjei a minha 1ª cadela ( mais ou menos 7 anos atrás) eu deixei-a ser coberta pelo meu cão porque a veterinária onde eu andava na altura dizia que a cadelinha se não fosse coberta antes de ser esterilizada podia ficar com problemas de incontinência. Na altura e por desconhecimento TOTAL da questão, segui o conselho e deixei-a ter cachorrinhos.
Entretanto mudei de veterinário e arranjei mais umas cadelitas, e com esse veterinário (que é o mesmo até hoje) nunca deixei uma cadela ter o 1º cio, ia tudo à faca antes de acontecer algum incidente. E acredite que nunca nenhuma delas se tornou incontinente por isso.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jan 25, 2002 7:43 pm

Olá

Não estou doido, conheço é a natureza humana e a mentalidade do português médio em relação aos animais muito bem. Sempre que puder empurrar para outro a responsabilidade, vamos a isso... :o

Ainda hoje de manhã uns queridos desses que dão de comer aos animais por serem boas pessoas e que não têm condições em casa para ter um pois faz muito barulhinho deixaram uma ninhada de cães à nossa porta.

Sabe um velho provérbio chinês. "Se vires um pobre com fome em vez de lhe dares um peixe, ensina-o a pescar". Juntem-se e esterilizem os animais em vez de andar a alimentar cada vez mais que nascem sem razão para sofrer neste mundo.

A CATUS não actua só em Lisboa mas veja que todas as pessoas das associações de animais são voluntárias e têm familia. Não têm que estar de plantão a um telefone para que alguém ( que NUNCA tem condições para ajudar o animal uma só noite) lhe ligue ao sábado a dizer que há um gatinho na rua, venham buscar...
Já fazem muito mais do que essas pessoas que lhes telefonam.

A saúde pública é da responsabilidade do Estado efectivamente mas não é pressionando as Câmaras que se resolve a situação mas com legislação eficaz e identificação OBRIGATÓRIA dos animais.

O responsável por um animal abandonado não é a Câmara mas o animal de duas patas que o abandona.

Há aqui muita gente que se choca sempre que eu digo que quem não tem meios para sustentar um cão não o deve ter mas digam-me lá se não é lógico...
sandrape
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 6:50 pm

olá vasco :)

nem me pronuncio em relacção a quem os apanha para os largar noutro sítio qq. mas compreendo o q diz pois suponho q deve presenciar situaçoes hilariantes...

voltando ao assunto das latas de comida, a minha ideia era actuar de forma a sensibilizar as pessoas, tb n concordo c deixa-los morrer de fome pq assim n se reproduzem, percebo a finalidade mas acho cruel e estes de que falo sao todos machos, o q me preocupa mais sao as gatas q vivem na praia, e nunca esperei q alguem as vá buscar como tb nunca tive esperança q alguem adoptasse os bebés, sei como são as pessoas, só gostam de animais de raça oferecidos, bebés, desparasitados e c vacinas etc etc eheheheh.

e agora em relação à questão chave : sensibilização e identificação não haverá mesmo nada a fazer? pôr certas coisas à frente dos olhos das pessoas em geral, c a ajuda de uma associação, sabe-me informar se existem programas deste genero, que promovam informação a este nível?

sandra p
Responder

Voltar para “Cães”