Por favor ajudem-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nana40
Registado: terça dez 27, 2005 9:29 pm

domingo jan 08, 2006 9:57 am

Bom dia por acaso podem-me ajudar??
E que eu teho uma cadela bicon maltes com cio gostava de saber quanto tempo dura o cio e que o pai (macho) anda atraz dela :(
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

domingo jan 08, 2006 10:18 am

Tal como já disse num tópico atrás...

Após uma pesquisa na net...

Sabemos que as cadelas ficam no cio uma ou duas vezes por ano (conforme a raça), mas como exatamente é esse ciclo?
O primeiro cio ocorre entre seis meses e dois anos, sendo que as fêmeas menores são mais precoces que as outras.
O ciclo sexual é dividido em proestro, estro, metaestro e anestro.
O proestro dura de sete a dez dias e durante essa fase aparecem corrimentos sangüíneos. Porém, a fêmea recusa o macho.
O estro dura de cinco a quinze dias e corresponde à época de acasalamento.
O metaestro dura de 110 a 140 dias. É o período de gestação e lactação das cadelas que acasalaram. Nas outras, pode aparecer a pseudogestação (gravidez psicológica).
O anestro é o tempo em que a cadela não acasala.
Em outras palavras, durante os dez primeiros dias do cio, a cadela apresenta corrimentos sangüíneos, os outro cinco dias são próprios para o acasalamento. Porém, como já foi dito, isso pode variar conforme a cadela.
Durante o cio, os cuidados com higiene devem ser dobrados. Existe no mercado uma espécie de "calcinha higiênica" que pode resolver o problema de quem tem uma fêmea em um apartamento. Ela deve ser trocada com freqüência.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 08, 2006 7:54 pm

Isole a cadela do cão!
Separe-os, rapidamente, se não quer "problemas, mais tarde?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda jan 09, 2006 1:19 pm

leonildecarvalho Escreveu:Isole a cadela do cão!
Separe-os, rapidamente, se não quer "problemas, mais tarde
Exacto! Ou, melhor ainda, considere seriamente esterilizar a sua cadela! Pode consultar aqui as vantagens:
http://www.esteriliza-me.org/vantagens
lvxndlr
Membro
Registado: terça dez 13, 2005 9:00 pm

sábado jan 14, 2006 3:25 pm

axo k deve tar conscinete dos problemas k o cruzamento entre pai e filha pode causar certo?
os filhos podem nascer deficientes.... mortos ou a gravidez pode causar problemas à propria cadela! separe os imediatamente!
Responder

Voltar para “Cães”