Quem deve pagar pelo tratamento dos sem dono ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Devem ser os veterinários a suportar todas as despesas de quem não pode pagar?

Sim, afinal, eles não gostam de animais ?
2
5%
Não, o Estado tem obrigação de fazer um serviço de saude para animais
29
74%
Os veterinarios só pensam em dinheiro,são uns c...
8
21%

Total de votos: 39
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 13, 2002 10:13 am

Muito bem, tenho notado que em relação a cães abandonados e pessoas com pouco dinheiro os veterinários são sempre chamados a intervir

Aliás, a definição de muita gente de bom veterinário é de ser aquele que faz borlas aos animais sem dono sistemáticamente.

Agora a questão é, sendo eles trabalhadores por conta própria privados têm obrigação moral de fazer tal ? ( legal não têm, só para saberem)
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo out 13, 2002 12:00 pm

Vasco

Obviamente que o veterinário não deve de deixar de cobrar a sua consulta. Já me aconteceu quando recolhi a Olívia fui ao veterinário para lhe fazer uma consulta. Pretendia que a gata fosse examinada, pois queria ir às campanhas de adopção para lhe arranjar dono. A veterinária examinou-a, passou-me uma declaração em como a gata tinha sido examinada e não aparentava sinais de doença e, quando me dirigi para pagar, não me cobraram a consulta.
Esta foi a única situação em que me lembro de ter uma "borla" embora nunca andasse atrás disso.
Já esterilizei duas cadelas que apareceram na empresa onde trabalhou anteriormente o meu marido, na altura fiz muita pressão, pois as cadelas eram lá alimentadas, mas depois andavam livremente e consegui reunir um grupo ainda grande de pessoas para dividirmos entre todos as despesas.
Embora os veterinários gostem concerteza de animais, esta também é a sua profissão e como tal deve ser remunerada. Se encontrar uma criança na rua com fome não penso levá-la a comer a um restaurante sem me cobrarem a refeição ou levá-la a um médico porque a acho doente, sem me cobrarem uma consulta...É óbvio não é??
Bem, não sei se no meio disto tudo cheguei a responder à sua questão, mas penso que sim!!
Beijinhos
Elsa Pereira :lol: :lol:

P.S: a propósito, a Olívia nunca chegou a ir às campanhas de adopção. Sei que num dia não pudémos, noutro surgiu outro contratempo, e ao 3º fui eu que disse que já queria a gata. Ainda vou ser acusada de afinal, ter querido a consulta de borla.... ;) ;)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 13, 2002 12:09 pm

Elsa_Pereira Escreveu: Embora os veterinários gostem concerteza de animais, esta também é a sua profissão e como tal deve ser remunerada. Se encontrar uma criança na rua com fome não penso levá-la a comer a um restaurante sem me cobrarem a refeição ou levá-la a um médico porque a acho doente, sem me cobrarem uma consulta...É óbvio não é??
Elsa, pena que para muitos não seja assim tão óbvio.

Parabens pelo seu bom senso
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

domingo out 13, 2002 12:24 pm

Tenho uma questão.

E porque abandonam velhos nas urgências dos hospitais?

Eu acho que cada profissional deve cobrar. Se não os médicos de pessoas que ganham enormidades nos privados e depois fazem ronha e baldam-se nos hospitais do estado deviam nas suas clinicas privadas onde ganham quantias imorais á custa do SNS deviam também tratar de graça os sem abrigo. Alguém já tentou ir com um pobre a uma clinica da moda?? Mandam logo ao hospital do estado.

Quanto a saúde humana, temos um SNS que por pior que digam dele funciona muito bem, senão vão a inglaterra e vão ver como se lixam.

Não existe um SNS para animais e as pessoas ressentem-se. Mas vejam que se trata de um luxo ter um cão, não é uma necessidade...

Por essa ordem de ideias se os animais são de graça a tratar, a roupa deve ser de graça, a comida, etc etc.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo out 13, 2002 12:57 pm

Ora aí está uma pergunta difícil... 29 consultas e apenas 3 respostas...

Claro que as clínicas e hospitais veterinários são privados, e, portanto, não têm obrigação nenhuma de suportar as despesas.

Mas fico também a pensar... O que deve fazer uma pessoa sem posses que encontra um animal ferido na rua? Deve deixá-lo lá a morrer? Lembro-me da enorme frustração que sentia quando era miúda por não ter dinheiro para poder levar os animais a um veterinário, quando era preciso. Muitos morreram por falta de cuidados, infelizmente. O ideal era mesmo haver um SMS para os animais. Mas, no país em que vivemos, não estou a ver muitas hipóteses de isso acontecer. :(

Fiquem bem

Florinda
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo out 13, 2002 1:29 pm

eu, para já, vou fugir à questão, mas há coisas que não entendo. porque é que a esterelização de uma gata custava há pouco tempo 35 contos no privado, 15 na uz e 8/12 nos açores? não é pela diferença de preços que muitos optam pela operação...

eu sei que muitas das aa têem grandes descontos nos animais que recolhem para adopção. no meu caso, já me aconteceu levarem o preço dos tratamentos e não das consultas com animais que encontrei, embora tivesse ficado com eles.

será que há assim tantos casos de animais abandonados a irem ao vet que este não possa abrir uma excepção? também já vi umas pessoas com ar muito pobre a levarem uma cadela ao vet por esta estar a ter problemas de parto. não faço ideia como resolveram o problema do dinheiro. mas deveriam deixar a cadela morrer porque não tinham dinheiro? já ouvi alguns dizerem que não têem dinheiro para levar o animal ao vet quando está doente. pois, não deviam ter animais... mas também há quem tenha dinheiro e não o faça (e vice versa).
se as coisas fossem fáceis, não se via muito do que anda para aí.

anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 13, 2002 2:15 pm

E como é que se sabe que é de facto um cão abandonado e não um espertalhão? É que muitos abandonados ainda não estão todos lixados.

E que tipo de ajuda acham correcta? O veterinario não cobrar os honorários e só cobrar medicação ou o veterinário arcar com tudo ?

Vejo que vários responderam sim ao teaser que diz que os vets só pensam em dinheiro mas não responderam aqui. Porquê ? Falta de argumentos ?
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 13, 2002 2:21 pm

espertalhões, é o que não falta. na terceira, a aa pagava ou ajudava a pagar a esterelização das gatas abandonadas ou das pessoas sem posses. de repente, houve muitos que ficaram indigentes!!!! mas se não fose assim, como podiam comprar o telemóvel último geito ao filho?
anjaazul
BeuBeu
Membro Júnior
Registado: quinta set 26, 2002 11:22 pm

domingo out 13, 2002 2:30 pm

Realmente acho que os veterinários só pensam em dinheiro.
Quanto mais não seja porque não passam recibo a não ser pedindo e como não dá para descontar no IRS ninguém pede.
Argumentos? Contra factos não há argumentos e pelo menos até agora aqui a maioria pensa que são uns c....
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 13, 2002 2:34 pm

por acaso estão quase fifty fifty, mas a mim ensinaram-me que uma amostra não é estatisticamente válida se não tiver pelo menos 50 casos. aqui, houve 11 pessoas a responder, logo....

anjaazul
BeuBeu
Membro Júnior

domingo out 13, 2002 2:38 pm

Mesmo assim já são muitos não acha?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 13, 2002 2:47 pm

BeuBeu Escreveu: Realmente acho que os veterinários só pensam em dinheiro.
Quanto mais não seja porque não passam recibo a não ser pedindo e como não dá para descontar no IRS ninguém pede.
Argumentos? Contra factos não há argumentos e pelo menos até agora aqui a maioria pensa que são uns c....
Coloque aqui uns factos já agora. É que o que está em causa é os veterinários trabalharem de graça. Concorda ?

Se sim, não se importa de trabalhar sempre de graça para mim , pois não ?
BeuBeu
Membro Júnior

domingo out 13, 2002 3:03 pm

Se afinal o que está em causa é SÓ isso, porque é que pos como alternativa a resposta à sua sondagem que os veterinários são todos uns c... ?

A opção foi sua!
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo out 13, 2002 3:13 pm

Olá

É verdade que, por norma, os veterinários não passam recibo, a não ser que se peça. Quando se pede, lá vem a resposta do costume: "Então, paga mais o IVA". Obviamente, se ainda por cima não serve para descontar no IRS, as pessoas não pedem.
Por acaso, há pouco tempo recorri ao Hospital Principal, na Charneca da Caparica, e passaram-me recibo sem que eu pedisse. Se querem saber, fiquei a olhar para o papel e a pensar: "OK... e para que me serve isto?"
Mas, se querem saber, mesmo que pudesse descontar no IRS, eu não pediria recibo às minhas vets. Elas até me fazem montes de descontos, por ter muitos gatos, e só costumo pagar os tratamentos. Se calhar, poupo mais assim do que se tivesse de pagar o preço normal e depois descontasse no IRS.
Se há veterinários que só pensam no dinheiro? Não tenho qualquer dúvida! É como os médicos ou como os advogados ou qualquer outra profissão bem remunerada. Dou um exemplo: na campanha de adopção da Catus que se realizou recentemente em Cascais andou uma veterinária, acompanhada dos dois filhos. Os miúdos bem insistiram para a mãe os deixar levar um gato, mas nada a convencia. Conversa puxa conversa, e ficámos a saber que não tinham UM ÚNICO animal em casa. Não acho normal!

Fiquem bem

Florinda
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 13, 2002 3:29 pm

Coloquei a opção porque algums pessoas infelizmente pensam assim... e eu nunca consegui descobrir porquê. Começo a pensar que mesmo quem o diz também não sabe o que pensa...

Eu só perguntei a sua argumentação porque aparentemente 5 pessoas colocaram essa resposta mas não a fundamentaram.É que a sua fundamentação faz-me lembrar que os restaurantes só passam factura se pedirmos, os carpinteiros, os médicos, etc.

Sim,alguns veterinário pensam em dinheiro só,são mercenários, mas porque as pessoas sempre que não lhe sfazem a vontade incluem logo o vet nessa categoria?
Você trabalha de graça?
Responder

Voltar para “Cães”