Treinar os cães!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Devemos ensinar os caes a obedecer a determinados comandos?

sim, ensina-los é muito importante!
25
81%
não, isso nao serve para nada só estamos a perder tempo...
0
Sem votos
só mesmo o essencial, n pular em cima da mesa e n fazer xixi em casa.
3
10%
só mesmo o essencial, n pular em cima da mesa e n fazer xixi em casa.
3
10%
umas brincadeiras ate tem piada, mas + que isso é abusar do cao, ele nao gosta!
0
Sem votos

Total de votos: 31
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

segunda out 14, 2002 10:06 am

Treinar os caes!
Quem é que treina os caes aqui no forum?
Treinar os caes é ou não essencial para melhor conviver com os caes?
Quem vive em apartamentos tem de treinar os seus caes a nao fazerem xixi em casa, mas ficará o treino por ai?
Treinar o cao a sentar, deitar, ficar, acompanhar é comum entre nós? Porquê?
Treinar os caes a apanhar a bola. Uma brincadeira agradável para os 2 (dono e cao) incentiva psicologicamente o cao e desenvolve a sua relaçao com o dono.
Qual a melhor forma de treinar: fazer recompensa ou nao fazer e garrear?? (eu prefiro a recompensa, estimula o cao a continuar a fazer e nao o faz ganhar medo de aprender)
Como é que ensinaram o vosso cao a obedecer aos comandos mais simples (anda cá, senta, deita, acompanha, fica).
A importancia dos metodos de ensino. Quais os metodos que conhecem?
Devemos treinar nós os nossos caes ou leva-los a escolas com professores?
Afinal, é importante ensinar o nosso cão a fazer estas coisas todas ou não? Porquê?
A questão das provas de agilidade: São positivas ou nao para o cao? Porque?

Ora vamos lá entao saber que importancia tem o ensinar aos nossos caes o que devem ou nao fazer e como no nosso dia a dia.

saudaçoes

Rute Sobreira
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

segunda out 14, 2002 10:16 am

Apesar de não gostar muito de sondagems,acho que esta tem pernas para andar.É de facto essencial que se treine os cães pelo menos no básico.
Interpreto como básico,o sentar ,deitar,vir ao chamamento,sociabilizar os cães com outros cães e com pessoas,e eleminar qualquer vicío que tenham em pequenos que se pode tornar problemático quando forem grandes(ex:cachorrinho na cama,sofá etc.).
Defendo sem sombra de duvida o treino na base da recompensa,nunca na violência.
Está provado que é o método no qual se obtêm melhores resultados(recompensa).
rutegabi
Membro Veterano

segunda out 14, 2002 10:25 am

concordo plenamente!
seSe não queremos que os nosso cães ganhem maus habitos é imperativo ensina-los a não fazer determinadas coisas. Desde cedo temos de decidir por exemplo se o nosso cão pode ou não sentar no sofá, por exemplo. Não convem deixa-lo np principio e depois passado um tempo tentar corta-lo esse habito, pq ele nao vai entender porque se sempre sentou ali, porquê que agora já nao pode. E fica mais triste do que se tivesse aprendido que não devia sentar no sofá logo desde inicio.
Treinar o cão tb ajuda este a moldar-se ao dono e vice-versa.

Rute Sobreira
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

segunda out 14, 2002 10:27 am

biba,

Quando mais não seja pelo aprofundamento da ligação cão/dono acho que o treino é essencial, independentemente de quem o ministra o dono deve participar o mais possível.
rutegabi
Membro Veterano

segunda out 14, 2002 10:35 am

tb concordo!
nós a treinarmos o cão estamos a desenvolver um laço mais forte com ele. è preciso que o cão entenda quem é que manda na matilha aprenda a respeitar essa hierarquia sem no entanto se sentir posto de parte pelo dono. Ao treinarmos o nosso cão estamos a conviver , brincar e dar atençao ao nosso cão, o que faz com que este se sinta + proximo de nós e nós dele. Criamos uma amizade mais forte.

Rute
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 14, 2002 11:23 am

Na minha opinião o treino é INDISPENSÁVEL! Com efeito, vivemos em sociedade e temos direitos e obrigações. Essas obrigações implicam responsabilidade, e eu não consigo conceber um dono responsável sem que isso passe por ter o seu cão treinado para lhe obedecer, pelo menos, aos comandos básicos. Isto não +e porque é engraçado ver um cão obedecer, mas sim porque é util e indispensável ter o cão sempre sob o nosso controlo. É por demais irritante e perigoso, ver os donos que tratam os seus cães como se fossem crianças mimadas. Não lhes obedecem minimamente, e então é vê-los a fugir para a estrada, a atirarem-se para cima das pessoas, a implicarem com outros cães ou com as pessoas que passas e a fazerem coisas e a provocarem acidentes bem piores e alguns com consequências graves.

Desde um pequeno caniche a um grande molosso, todos os cães deveriam ser treinados em obediência básica.

Na minha opinião, o melhor é ser o dono a treinar o cão porque é a ele que o cão terá de obedecer e reconhecer como condutor e lider. Se o conseguir fazer sozinho de forma eficas, tudo bem, mas o melhor para quem não estiver seguro é recorrer a uma escola de obediência para treino em grupo.

Quanto aos metodos, é obvio que eu previlegio o estimulo positivo e a recompensa.

Já agora aproveito para colocar aqui um pequeno artigo com uma visão que concordo, da autoria de Bruno Tausz ( pode ser encontrado em www.brunotausz.com.br ):

"1. Para que serve o adestramento?

As opiniões:
- Serve para treinar um cão para guarda pessoal e de residências.
- Para treinar um cão de caça..., de busca e salvamento, de revista de bagagem na alfândega..., para salvamento de afogados... etc.
- Guia para cegos, de auxiliar para deficientes físicos etc.

No lugar de respostas, fiquei com mais perguntas:
Porque, qualquer que seja o tipo de adestramento, é sempre voltado para servir ao homem?
Porque os cães têm que ser úteis?
Porque ninguém se preocupa com os cães?
Porque ninguém se importa em melhorar-lhes a qualidade de vida?
Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. E o homem?

O adestramento, na minha opinião, deve servir tanto ao dono quanto ao cão. Deve funcionar como ponte para melhorar tanto o relacionamento do dono com seu cão, quanto do cão com seu dono.

A obediência, sonho de consumo da grande maioria dos proprietários de cães, na realidade, não existe!

O único animal, com capacidade de memória e inteligência suficiente para obedecer, é o homem... e, assim mesmo, as penitenciárias estão superlotadas.

Obedecer é, por definição, fazer algo que você não quer, porque alguém quer... senão (no futuro) haverá uma represália. Ora quem já tentou explicar a uma criança de dois anos o que é semana-que-vem, ontem ou quinze minutos pode aquilatar a dificuldade que um cão terá em perceber que, "caso" ele não faça agora o que você quer, no futuro haverá uma represália.

Portanto é impossível, para um cão, temer o que possa acontecer no futuro, caso ele não faça já, aquilo que você está mandando.

Para um bom relacionamento entre amigos, temos que encurtar as distâncias, assim o treinamento ou adestramento deve ser bom para os dois, cão e dono. No lugar de ordens de comando, estamos propondo um diálogo. Como assim?

Simples! Como nós somos mais inteligentes (pelo menos é assim que nos consideramos) no lugar de mandar, devemos conseguir, usando a inteligência, que o cão sinta o desejo de fazer aquilo que queremos que ele faça. Se conseguirmos, tanto nós quanto o cão, seremos felizes para o resto da vida.

Os objetivos são diferentes!

Nós queremos que o cão seja comportado e "obediente", o cão quer receber sua atenção, carinho, um naco de carne, um ossinho, um pedaço de lingüiça etc.

Vamos colocar assim: ele faz o que você quer e você dá o que ele almeja. Ninguém sai no prejuízo, pelo contrário os dois lucram. "

Abraços
Paulo C.
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

segunda out 14, 2002 11:35 am

Olá a todos,

Concordo com tudo o que aqui já foi dito.
Eu, por ex., treino o meu Simão com o treinador da GNR, a próxima etapa vai ser ignorar cães estranhos, é que o Sr. Simão, já me causou algumas chatices por causa da fobia aos cães que não conhece.
Penso que o cão deve obdecer SEMPRE, aos comandos do dono, é importante para ambos e pode, na minha opinião, evitar futuras «dores de cabeça».

Cumprimentos,

Olga
habicao
Registado: domingo out 06, 2002 3:04 pm

segunda out 14, 2002 11:48 am

desde ja saudaçoes a todos os que participam neste forum,

Como treinadora/tratadora de cães sou da opinião da grande maioria dos que aqui participam.
Acho muito necessario hoje em dia os nossos cachorros/cães terem um treino ou se preferirem serem adestrados mas unicamente com obediencia e em certos casos em pistagem.
Todo o treino deveria ser dado tanto ao cão como ao seu dono pois acredito que seja necessario ao cao simplesmente porque se trata de um integração no Mundo dos Humanos que tem tanto de confuso como linear, trata-se entao uma maneira de ajudar-mos os nossos caes a sobreviver no nosso mundo; e ao dono para se aperceber que um cachorro tem mais do que se lhe diga e ensina-los que os caes tem necessidades vontades etc.

Quanto aos treino, sou apologista de que um treino saudavel é aquele em que há recompensas ou seja o meu cachorro faz o senta correctamente recompensou-me o tempo que estive com ele e logo ou imediatamente irei recompensa-lo com as caricias a que tem direito.

Um treino de castigos é penoso tanto para o tratador como para o proprio cao, alem de muitas vezes os caes tornarem-se submissos se encontrarem um treinador sem "escrupulos".
Obediencia é necessario hoje em dia para se poder ter uma relaçao saudavel com nosso cao, desde o atravessar a rua, ao fica (se necessario), á socializaçao (passear num parque infestado com outros caes).
Eu adoro a minha vocaçao de treinadora, vem crescendo comigo desde pequena graças á minha mae e gostaria de ver todos com a mesma disponibilidade para tratarem dos seus animais de estimaçao como eles demonstram a sua alegria em estar connosco.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda out 14, 2002 11:55 am

Olá

Num tópico que lancei muito recentemente "Vamos jogar às bolinhas", cujo título talvez não tenha sido muito feliz, está implícita a resposta a esta sondagem.
Ao descrever o jogo que costumo proporcionar aos meus cães, não expressei textualmente que o principal objectivo é o de conseguir reunir o aspecto pedagógico ao lúdico. De facto, não só consigo discipliná-los como esse exercício é muito aliciante para eles, juntando-se, como se costuma dizer, o útil ao agradável. E o que é curioso é que a recompensa é já o próprio exercício em si.

Provavelmente pelo facto de esta mensagem não estar bem explícita, o tópico morreu por ali com uma única e amável intervenção.
Esperava que houvesse da parte dos forenses respostas no sentido de indicar outros "jogos", outras formas de ensinar, outras experiências.
Mas ainda vai a tempo e fica aqui o apelo. Dêem achegas desse tipo aqui neste tópico.
É que concordar que sim, que o cão deve ser treinado pelo dono é uma coisa. Saber fazê-lo é outra.

Saudações
Nel
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

segunda out 14, 2002 12:09 pm

A propósito de trinamento de cães e uma vez que a escola EDUCACAO presentenmente não está a funcionar na Charneca, gostaria de saber se algu´´em tem o contacto deuma Escola de Treinamento de Cães que existe na zona do Seixal e da qual tive conhecimento através do Jornal do Seixal. Já telefonei para lá, sabem que existe uma escola a funcionar na zona mas não têm o contacto. Necessito de treinar o meu cão mas é-me impossivel ir para Lisboa, daí que era muito bom haver uma escola do tipo por aqui.
rutegabi
Membro Veterano

segunda out 14, 2002 12:18 pm

Penso que o habicao, ainda que muito subtilmente levantou aqui uma questao que eu confesso nem me ter passado pela cabeça quando coloquei a questao inicial, a questao dos caes serem treinados como forma de agressao, o que eu sempre discordei.

«Acho muito necessario hoje em dia os nossos cachorros/cães terem um treino ou se preferirem serem adestrados mas unicamente com obediencia e em certos casos em pistagem» citando o habiçao.

Neste sentido coloco aqui mais uma questão, a do treino dos caes com finalidades de violencia.
Lembro que relativamente há pouco tempo vi na TV o caso de um sr que ensinou o seu cao com a finalidade deste assassinar uma pessoa e o dono ficar assim ilibado das culpas do dito homicidio... triste... há pessoas sem qualquer escrupulos... no entanto se bemme recordo acho que ainda assim foi condenado.

Quanto ao jogo de bincadeiras do Nel recordo-o perfeitamente, até me lembro de ter sugerido o jogo do disco!
Realmente tens razão, por fezes a recompensa é o proprio exercicio em si, uma vez que os caes recebem muita brincadeira e adoram. É uma boa tecnica e assim reparamos também que os caes nao se cançam tanto de aprender. Por exemplo num exercicio para ensinar o cão a sentar não devemos levar o cão até a exaustão pois este pode acabar por se aborrecer, 20 a 15 minutos penso ja ser mais do que suficiente.

Aguardo novas respostas.
Beijinhos

Rute
rutegabi
Membro Veterano

segunda out 14, 2002 12:19 pm

isab se fores ao site do CPC eles tem lá contactos de varias escolas do pais é o caso de procurares melhor.
Boa sorte

Rute
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 14, 2002 1:10 pm

Concordo plenamente com o treino de cães/dono/treinador.
E tambem concordo com o que aqui foi dito. Treinar o cão para se tornar sociável, obediente á nossa ordem, etc.
O treino na base da recompensa é um óptimo estímulo para eles.
Os animais teem que gostar do que fazem, por isso se agem correcto, porque não recompensá-los?
Mas, não esquecer que nós donos, temos muito que aprender com os treinos.
Começando por nos ajudar a conhecer muito melhor os nossos canitos.
E, tem que haver uma interligação unica entre os dois, como costumo dizer!!!!
Por isso é fundamental treino, cão/dono/treinador.
Aconselho a todos que possam, treinem os vossos canitos!
Não se esqueçam que da mesma maneira que eles aprendem, nós aprendemos muito com eles, e, é uma experiência para sempre e muito, mesmo muito gratificante!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda out 14, 2002 1:39 pm

Não tenho nada para adiantar ao tema, apenas queria referir que também concordo que com o treino de (donos e) cães através de recompensas. Este treino pode salvar a vida do animal em situações adversas assim como evitar conflitos.
Pelo menos um treino básico, dado pelos donos em casa ou na rua, é essencial. Visitem www.amigodorottweiler.com e www.rottpt.net para terem noções desse treino básico.
Mas para os que tiverem disponibilidade, aconselho o treino numa escola de modo a este ser mais eficiente e assim não se cometem erros que podem deixar o cão mal educado em vez de bem educado.

Para além do treino, não se esqueçam das actividades desportivas, que são um óptimo exercicio para o cão, mesmo que não queiram entrar em competição.

Já agora, soube recentemente de uma escola que treina cães "pesados" através da agressões por parte do treinador. Soube apenas que fica para os lados de Mafra. Alguém sabe que escola poderá ser?
Yeti1
Membro
Registado: quinta jun 06, 2002 3:55 pm

segunda out 14, 2002 2:03 pm

Para Isab

Estou a treinar os meus cães no Seixal na escola GooDog e o contacto é Miguel Godinho - 938484741. Estou a treinar os meus 3 cães, pois neste momento após a morte do meu husky (está no meu album)por envenenamento já não arrisco....e para além do mais penso que os cães são mais felizes assim..
Estou a gostar muito....

Susana
Responder

Voltar para “Cães”