Amuo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

segunda out 14, 2002 7:55 pm

Os vossos cães amuam?
A ultima do Guzzi é amuar, estive a brincar com ele mas chegou a uma altura que em achei que já chegava e apesar dele me continuar a desafiar, eu resolvi vir até à net, resultado agarrou no mickey (brinquedo favorito) virou-se de costas para mim, focinho em cima do boneco e ignorou-me completamente, não adiantou chama-lo, nem fazer-lhe festas ficou quieto no mesmo sitio -+ 20 min o que nele é inedito. E eu que pensava que o mau feitio era um "privilegio" meu cá em casa :lol:
Ariana
Membro
Mensagens: 128
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm
Localização: Peixes e Canários Arlequim Português!

segunda out 14, 2002 8:04 pm

O meu cão fica ofendido e isso nota-se na forma cm ele põe as orelhas para trás! Ás vezes quando se diz que não ele fika ofendido e põe as orelhas dakela forma! :D
É um malandro! Mas isso passa-lhe passado um bokadinho! ;)
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

segunda out 14, 2002 8:25 pm

Olá

Dos meus três cães, o único que amua é o Guga. Se eu tivesse apenas qualquer um dos restantes, provavelmente diria: "Que disparate, um cão amuar?
Eu já tive oportunidade de referir isto não sei a propósito de quê. Normalmente o Guga amua por causa do Kiko, que é o mais novo, quando se liga mais importância a este. Uma forma de ele expressar este amuo é fixar o olhar alternadamente para mim e para o Kiko, com um olhar triste que eu já percebo muito bem. Eu juraria que ele me quer transmitir isto: "estás a ligar mais a esse fedelho do que a mim". Por vezes (aconteceu isso há poucas horas) dá meia volta e vai a caminhar lentamente para outro canto da casa com um amuo do tamanho de um comboio. Mas tem mais ainda. Normalmente vou ter com ele e faço-lhe uma festa para o compensar. Então ele dá um suspiro enoooorme...

Penso que isto se deve a dois factores. Um deles tem a ver com o temperamento. Eles são consideravelmente diferentes uns dos outros; o outro ao facto de estarem demasiado mimados e de o Guga ser dos três o mais dependente de mim.

Com bichos assim, como é que uma pessoa pode resistir?

Um abraço
Nel
SandraM
Membro Veterano
Mensagens: 252
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm
Localização: 2 gatos 2cães e varios pássaros

segunda out 14, 2002 8:53 pm

[quote=nel]
Normalmente o Guga amua por causa do Kiko, que é o mais novo, quando se liga mais importância a este. Uma forma de ele expressar este amuo é fixar o olhar alternadamente para mim e para o Kiko, com um olhar triste que eu já percebo muito bem. Eu juraria que ele me quer transmitir isto "estás a ligar mais a esse fedelho do que a mim". Por vezes (aconteceu isso há poucas horas) dá meia volta e vai a caminhar lentamente para outro canto da casa com um amuo do tamanho de um comboio. Mas tem mais ainda. Normalmente vou ter com ele e faço-lhe uma festa para o compensar. Então ele dá um suspiro enoooorme...
[/quote]

Nel, eu costumo comprar a revista Cães e Companhia, e á uns meses para trás, veio um artigo, em que explicava que os cães não amuavam ou tinham ciumes... O que pode ter acontecido no seu caso, é que o Guga, pense que o Kiko é dominante na casa... com base naquilo que li é o que pareçe! Cães quem os comprende?! ;)
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

segunda out 14, 2002 9:13 pm

com os cães nunca notei, embora tenham uns ciúmes medonhos um do outro. mas a gata joana ficava ofendidíssima se alguém lhe ralhava. levantava a cauda toda empertigada e ia para a caixa. era capaz de ficar lá o dia todo, amúada enquanto não lhe fizessem festas.
anjaazul
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça out 15, 2002 7:28 am

Desculpem a interferência.
Eu não tenho experiência disso.Só acho estranho o artigo do 'Cães e companhia'.
Os cães (e todos os animais) têm sentimentos! O ciúme e o ressentimento (que dá origem aos amuos) parece-me uma sequência natural.
Eu, pe, tenho um casal de periquitos e ela, que é mais antiga na casa, mostra ciúmes dele em relação a nós (quando, pe, nós prestamos mais atenção a ele, ela vêm e dá-nos bicadas ao mesmo tempo que refila).
Não são ciúmes ?
O Calvin quando eu fazia muitas festas a outro cão (na rua) punha-se a um metro e ladrava (ele que nunca ladrava) como quem diz "então e eu ?".
Não li o artigo mas gostava de saber em que se baseiam para dizer, assim, tão perentóriamente, que os cães não tem ciúmes, nem amuos !
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça out 15, 2002 8:11 am

Olá

Eu quando constato que não tenho razão dou facilmente o braço a torcer. Em relação à observação da SandraM, ainda não me convenci de que seja como é dito na revista, embora não tenha lido o artigo.

Quando nos pomos a contar histórias dos nossos amigos, há sempre uma tendência, consciente ou não, de se exagerar um pouco, salientando este ou aquele atributo, realçando aspectos de inteligência ou de carácter, enfim, aumenta-se um ponto como se costuma dizer. Aliás, é assim que muitas vezes nascem os mitos.
Por princípio tento estar atento a isso e encarar o comportamento dos meus cães com a maior lucidez possível. Mas, mesmo assim, admito falhar nessas interpretações.

Vem isto a propósito dos amuos. Nesta matéria, existe uma semelhança tão grande, tão próxima entre o comportamento dos animais e o dos humanos, que é difícil rebater este facto, seja quais forem as teorias.
Por princípio não ponho em causa o que se escreve em revistas. Normalmente dou o benefício da dúvida, quando não domino razoavelmente o tema. Mas também, sobre assuntos que domino melhor, já tenho lido cada coisa, cada disparate... que valha-nos todos os santos.

Já referi isto antes, entre os três é no Guga que esta característica é perfeitamente evidente. O Kiko já se manifesta de forma diferente. Põe-se como as criancinhas a fazer cabriolices para chamar a atenção. Mas se eu tivesse apenas o Fozzy e não conhecesse os outros, provavelmente acreditaria piamente no que diz a revista.

Um abraço
Nel
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça out 15, 2002 12:47 pm

Tambem não li o artigo na revista que vcs falam mas não me parece que seja mto exacto. Os animais tem sentimentos e caracter senão como explicar os amuos ou ataques de ciumes. O Guzzi até do meu marido tem ciumes, qnd me ve agarrada a ele tenta logo meter-se no meio vai furando, furando até ficar no colo de um de nós.
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

terça out 15, 2002 1:05 pm

Bom dia a todos,

Pois é, esta é uma dúvida que vai permanecer na minha cabeça por muito tempo, dado que ainda não há um consenso em relação a esta matéria.

Se os canitos têm sentimentos, amuos e ciúmes, de facto, não sei. Mas lá que parece, parece. Por exemplo, a minha Laika não tolera que eu e o meu namorado estejamos aos beijinhos, pois começa imediatamente a ladrar e só descansa quando lhe damos atenção. Já o Berg, também é um ciumento de primeira, já que não podemos fazer festas a qualquer outro cão, sem que ele venha logo interferir e meter-se debaixo das nossas pernas. A Sasha, como não gosta de festas, tenta chamar a atenção através de graçolas e palhaçadas.

Quanto aos amuos, a Sasha é a que se revela mais amuada - se quiser brincar connosco e não lhe dermos muita atenção ou por vezes se lhe gritamos porque já está a ser extremamente chata, ela olha para nós com um ar melancólico, vira-nos o rabo e vai-se deitar desprezando tudo e todos.
O Berg não amua - não há ralhar que o demova. Quando ralhamos com ele, adopta a estratégia de: - Vou derreter os meus donos... dá-nos muitas lambidelas e vai buscar a bola para brincar, fazendo as palhaçadas mais incríveis.
A Laika, com os seus doze anos é a mais temperamental lá da casa - tem dias que parece estar ligada à corrente eléctrica, brincando e portando-se como um autêntico cachorro, tem outros que leva tudo a peito e amua por tudo e por nada, mete-se na cama e não está para ninguém.

Enfim, vida de cão...

Saudações,

Filipa. 8)
SandraM
Membro Veterano
Mensagens: 252
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm
Localização: 2 gatos 2cães e varios pássaros

terça out 15, 2002 6:33 pm

[quote=SandraM]
Nel, eu costumo comprar a revista Cães e Companhia, e á uns meses para trás, veio um artigo, em que explicava que os cães não amuavam ou tinham ciumes... O que pode ter acontecido no seu caso, é que o Guga, pense que o Kiko é dominante na casa... com base naquilo que li é o que pareçe! Cães quem os comprende?! ;)
[/quote]

Perdão, houve um engano no nome da revista, que embora seja parecido é de directores diferentes... A revista chama-se "Cães e Mascotes" e não "cães e companhia". Para os que costumam comprar foi na revista n. 33, em que traz na capa um cocker spaniel de cor castanha, página 26/27/28, sendo o nome do artigo "viver com vários cães".
De inicio começa a explicar o que se deve fazer quando existem mais do que um cão em casa, e depois sim na segunda pagina fala dos ciumes donde vou retirar alguns excertos que me parecem mais importantes...
"...Não existem ciúmes nem sentimentos magoados entre os cães..." Logo segundo esta autora nunca um cão sentirá ciumes doutro...
"Outra situação que se deve ter em conta é o mito do ciúme ou inveja entre cães. O ciúme é um sentimento muito complicado com muitas emoçoes, tipicamente humano, nao tendo os cães a capacidade para o exprimentar. O que se diz que é ciúme ou é competição ou a necessidade de estabelecimento da ordem de matilha ou melhor hierarquia. Competição é o que sucede quando se está a fazer festas a um dos cães da casa e o outro se aproxima."

Foi nestes excertos que acabei de expor, que serviu de bases para dar a resposta acima trascrita, o que não significa que seja da opinião desta autora pelo contrário, sou contra, pois que explicação se pode dar, que quando estou a brincar com o meu cão, a gata tente sempre vir para o meu colo e começe a miar?!?
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça out 15, 2002 8:48 pm

Se os cães (animais) não tem capacidade de sentir, ciume talvez até a revista tenha razão e seja uma questão de dominancia mas inveja tem de certeza, o Guzzi é extremamente cioso dos seus brinquedos. Como já disse num topico ele é perito em espalhar a bonecada toda pela casa eu arrumo e ele zás! desarruma,excepto quando o meu irmão vem cá a casa com o cão dele, aí mal vê o Zero é ver o Guzzi a apanhar os brinquedos todos pela casa e leva-los para a cama dele, depois de tudo arrumado aparece com ar de cãozinho infeliz sem um unico brinquedinho.Tadinho!
Um espertalhão é o que é sem o minimo sentimento de partilha :lol: :lol:
Tobias
Membro
Mensagens: 152
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quarta out 16, 2002 11:07 am

Lá por casa de vez em qdo existem amuos por parte da minha Presa (tem 7 meses), qdo ralho com ela e tb há ciúmes qdo estou a fazer festas a uma e não estou a fazer festas á outra...é que eu só tenho duas mãos e elas devem pensar que tenho 8 ou 9...
Principalmente de manhã, qdo vou pela 1ª vez ter com elas, mal abro a porta de casa vêm logo a correr ainda aos tropeções com o sono, o que querem é logo as mãos para as festitas. Como por norma só depois de se sentarem é que as recebem, qdo se estão a sentar tentam fazê-lo o mais perto das minhas mãos possível ... o que dá granel...

Acho que os animais têm sentimentos e ficam sentidos como nós...esquecem é mto depressa pois sabem que logo a seguir vem o amor e o carinho dos donos...

Carla
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta out 16, 2002 11:41 am

Realmente aquele artigo tem muito que se lhe diga.
Afirma que o ciúme humano é muito complexo envolvendo muitas emoções.
Eu gostaria de ver isto explicado.
Não vejo que o ciúme (humano) seja muito complexo.
Tanto quanto me é dado ver (e também de conversas com outras pessoas, nomeadamente psicólogos) o ciúme tem por base o medo de se perder alguém, o que se traduz em necessidade de posse e controlo dessa pessoa (esta necessidade, sim, pode tomar várias formas complexas) .
O que eu quero dizer é que nos humanos o ciúme pode tomar formas complexas não querendo isso dizer que em si mesmo seja necessáriamente complexo.
O ciúme de que falamos aqui é o medo de se ser suplantado na afeição e atenções do dono.
O artigo chama a isso competitividade, embora eu não veja que tenha a ver com a hirárquização da matilha.
Quem manda na matilha não é forçosamente o animal que tem mais atenções e meiguices do dono.
Estou enganada ?
Romy
Membro
Mensagens: 154
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Localização: Cães - Rottweiler (Zeus e Lara), Tartaruga (Meggy)

quarta out 16, 2002 11:46 am

Olá
Em relação ao tal artigo da revista Cães e Companhia, não concordo de forma alguma. Eu tenho 1 casal de rotweillers (Lara e Zeus) e a forma como a Lara se afasta e se deita num canto da casa ou do jardim sempre que a repreendo só demosntra o seu estado amuado, não adianta chamá-la ou tentar brincar com ela porque ela não nos liga nenhuma, quanto ao Zeus já não é assim, pode ficar triste mas não se afasta, olha-nos com o ar mais infeliz do mundo quase parece que se fala-se pedia desculpa. Todos os animais são diferentes mas acredito que tenham sentimentos e sintam as coisas boas e más tal como os humanos e por vezes melhor ainda.

Cumprimentos a todos
Romy
lambao
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça ago 20, 2002 9:54 am

quinta out 17, 2002 4:11 pm

NÃO TENHO O MEU LAMBAO HÁ MUITO TEMPO MAS, JA O VOU CONHECENDO UM BOCADINHO, QUANDO RALHO COM ELE FICA AMUADO E ALGUNS MINUTOS DEPOIS LHE VOU FAZER FESTAS, VIRA-ME NITIDAMENTE O FOCINHO COMO QUEM DIZ "AGORA NÃO QUERO CONVERSA CONTIGO..."

SE ESTIVER A FALAR COM O MEU PAI, FAZ DE TUDO PARA QUE LHE ATENÇAO, LADRA-ME, MORDISCA-ME, VAI POR TRAZ DE MIM E POE-ME AS PATAS NOS OMBROS, VAI BUSCAR OS BRIQUEDOS E DEIXA-OS CAIR PARA QUE FAÇAM BARULHO E EU OLHE PARA ELE, ENFIM E SUPER CIUMENTO.

SE ESTIVER A VER TELEVISAO E ELE VE QUE NÃO BRINCO COM ELE, LADRA-ME INSISTENTEMENTE, ENFIM. NÃO ME VENHAM DIZER QUE OS ANIMAIS NAO TEM SENTIMENTOS.

HÁ POUCOS DIAS O MEU PAI ESTEVE DOENTE E O MEU CAO NAO SAI DE O PÉ DELE, NEM PARA COMER.
NÃO SUPORTA VER-ME CHORAR, VEM-ME LOGO POR AS PATAS EM CIMA DO COLO E LAMBE-ME AS MAOS.

MEUS AMIGOS O QUE É ISTO SE NÃO SENTIMENTOS?

PODERÃO ACHAR QUE ISTO É UM EXAGERO DE UMA DONA QUE GOSTA MUITO DO SEU CAO COMO TODOS VOCES GOSTAM DOS VOSSOS, MAS O QUE PENSO É QUE HA MAIS HUMANOS SEM SENTIMENTOS QUE ANIMAIS.
lAMIDELAS.
Responder

Voltar para “Cães”