Criadores com currículo, será suficiente?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta jan 25, 2002 11:28 pm

Viva,

Estou a 100% de acordo com o Vasco Valente, no comentário que efectuou no post intitulado: Oferecem-se cães de raça com LOP

Contudo, no "seguimento", gostava de comentar o seguinte:

O sucesso de um cão quer em termos de beleza, carácter e saúde, sem dúvida começa no criador. Este estuda linhagens e procura bons reprodutores para atingir os melhores resultados.

Participa com frequência em exposições nacionais e internacionais, afim de validar e ver reconhecido o seu trabalho. Procura uma alimentação de qualidade bem como garante todos os cuidados médicos inerentes a cada raça. Possui instalações adequadas para alojamento e criação.

No final, perante este rigor e todo o conjunto de garantias oferecidas, os custos de comercialização são necessariamente mais elevados. O que é normal e compreende-se.

Penso que em linhas gerais e em relação à criação propriamente dita, é este o papel de um criador. Contudo, na minha opinião, há uma outra etapa não menos importante, a selecção e orientação do futuro comprador.

Tenho me apercebido, de pessoas que pensam que ao comprarem um cachorro num criador reputado e pagando um preço elevado pelo mesmo, estão garantidos. Isto é, dizem de peito cheio: "O meu cachorro é filho de campeões...", "Os pais tem todas as garantias, como tal é "impossível" vir a ter problemas...", etc.

O que quero dizer é o seguinte: O futuro dono é o responsável por dar continuidade ao trabalho selectivo do criador. Principalmente, mais tarde, não começar a efectuar cruzamentos com o cão/cadela do vizinho.

Não é o facto de ser um cão de origens "xpto" que o vai impedir de ter problemas se não forem respeitados os critérios adequados ao seu crescimento e manutenção. Aqui parece-me que existem algumas lacunas, principalmente, naqueles criadores com uma veia mais comercial. Mesmo quando estes apresentam currículo e exemplares de qualidade.

Os compradores devem ser de alguma forma avaliados, mas também informados e acompanhados. Principalmente na fase de crescimento do cachorro. Os criadores devem mostrar disponibilidade e ter um papel educativo.

Existem compradores com boas intenções e com vontade de cumprir, contudo necessitam de orientação e acompanhamento.

Como em muitas outras situações hoje em dia, não é só vender, é também o serviço que se presta à posteriori. Este é que vai solidificar ou não o relacionamento futuro.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jan 25, 2002 11:50 pm

Não podia estar mais de acordo.

Para ter um cão é necessário ter capacidade e equilibrio emocional.

A falta destes factores nos donos e de escrúpulos em certos "produtores" é que prejudicaram raças como o Rott e o Pitbull.

Deve-se educar os donos dos cães, aliás o grande problema é de poucas pessoas se informarem sobre o cão que desejam comprar antes de o fazer.

Quantos aqui ( comparação tosca) é que compram um carro sem saber se é ou não adequado?

Um dos grandes problemas que há é compara cães para crianças e deixar as mesmas sozinhas com eles. É um risco grande pois as crianças pequenas podem ser muito cruéis com os animais e estes defendem-se. Se há uma fatalidade a culpa é do cão e não do paizinho que negligenciou o filho.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 26, 2002 7:05 pm

Claudio........ nada tenho a acrescentar......20 Valores! :)
Uli
Membro

sábado jan 26, 2002 10:26 pm

Olá amigos,

Concordo plenamente que um criador de determinada raça, seja ela qual for, tem a obrigação, moral (devia ter também legal, mas penso que não existe) de apresentar um "curriculum " a quem o procura, de modo a que o cliente saiba com o que conta.
Qualquer criador, no meu ponto de vista, que dê cachorros, perde totalmente a credibilidade, pois eu não acredito que se apure uma raça, se mantenha um certo numero de animais, ração, cuidados veterinários, instalações, etc. etc. com um custo tão baixo que permita "ofereçer" o fruto de um trabalho dedicado.

No meu caso, sou uma orgulhosa dona de uma cadelinha Basset Hound, a Inca, que me custou os olhos da cara, até por brincadeira, costumo dizer que ela é mais importante que eu, isto devido à enchurrada de nomes pomposos que têm os seus antepassados. Procurei e contactei vários criadores até me decidir.
Muitos me criticam e me interrogam porque gastei tanto $ com um cão, eu, que gosto tanto de animais e podia ter arranjado um de borla, num canil municipal ou mesmo na rua.

O que aconteceu comigo é que eu para ter um cão, tinha de encontrar um bichinho que fosse compativel com o meu modo de vida e que eu pudesse satisfazer as suas necessidades o melhor possivel. Daí a minha opção em informar-me das variadas raças, das suas caracteristicas e a partir daí procurar criadores.

Capricho? Talvez, mas eu não estava disposta a trazer para casa um cão que não estivesse dentro das minhas prespectivas, nem do meu conhecimento sobre o assunto, pois foi o primeiro nunca tinha tido nenhum cão.

Imaginem que tinha optado por um Rot, são lindos sem sombra de duvida, mas chegaria a um ponto que possivelmente, ele dormia na minha cama, comia a minha comida enquanto eu dormia no chão e comia um cadito de ração se ele estivesse bem disposto.

Na minha opinião o dono e o cão têm de estar adaptados um ao outro para que se possa viver em harmonia e a unica maneira que isto é, mais ou menos possivel, é ter o conhecimanto do caracter das várias raças, daí a opção ao de recorrer a criadores crediveis.

Um beijo, até mais
Paula
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

domingo jan 27, 2002 3:21 pm

Concordo plenamente com as respostas deste assunto e até acabei de esclarecer 1 coisa de que eu pensava mal e que foi esclarecida por CMNOGUEIRA pelo o que eu entendi que nao é pelas linhagens do cachorro e pelos os pais serem campeoes todos XPTO que ele sera "obrigatoriamente" identicos aos seus pais mas sim pelo o modo que o dono o cria (e eu pensava o contrario :oops: )
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 27, 2002 7:14 pm

Olá. wreckless,
A conclusão a que chegou não está 100% correcta. Por favor leia atentamente a mensagem do Claudio.
O que o Claudio quer dizer é que não é pelo facto de que um cachorro é filho de campeões que o 'trabalho' acabou e temos ali um cão sem problemas ( obediente, saudável, etc.). O Comprador tem de CONTINUAR o trabalho do criador, dando ao cachorro todos os cuidados, atenção e dedicação de que eles necessitam para se tornarem os cães que desejamos.
Muita gente acha que, só porque comprou um 'filho de campeões' já não precisa de fazer mais nada... o cão pode até comer pedras da calçada e ser atado nas traseiras de um quintal que não vai ter problmas nenhuns! ERRADO! Há muito trabalho a fazer na educação, na alimentação, nos cuidados gerais, etc....

De facto a sua conclusão não está 100% correcta, porque faltam lá duas palavrinhas importantes: "não é APENAS pela linhagens do cachorro e pelos os pais serem campeoes todos XPTO que ele sera "obrigatoriamente" identicos aos seus pais, mas TAMBÉM pelo modo como o dono cria.." ;)
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

domingo jan 27, 2002 9:22 pm

Agora é que o meu esclarecimento esta a 100% mesmo :)
Compreendi muito mesmo o seu esclarecimento paulo e obrigado :)
pagavida
Membro

segunda jan 28, 2002 10:18 am

Olá a todos!
Claro que concordo 100% .
A verdade é que hoje em dia está na moda ter-se um cão, e se for de raça quanto melhor, as pessoas estão-se nas tintas para os cuidados a ter com um animal e muito menos se é o animal adequado ou não.
Fica bem, é giro passear com eles no parque, e depois quando eles começam a dar trabalho livram-se deles como quem joga fora uma par de sapatos velho. :evil:
Concordo 100% com o Claudio quando ele diz que os potenciais compradores deveriam ser submetidos a testes!!
Abraços a todos ;)
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

segunda jan 28, 2002 2:00 pm

Concordo plenamente com tudo o q foi dito...

os Futuros Donos é q estragam por vezes, a imagem da raça, pessoas sem a minima "formação em SOCIEDADE".

Trata-se de um assunto muito complicado, e q nunca terá fim, INFELIZMENTE...

Paulo Carvalho
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 2:50 pm

Última edição por SeaLords em terça dez 09, 2008 2:32 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 01, 2003 2:29 am

Selecção nostalgia
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mar 01, 2003 10:16 am

VascoV Escreveu: Selecção nostalgia

Outro tópico reavivado que todos os recém-chegados ao fórum deviam ler.
Bom, recém chegados e não só.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado mar 01, 2003 2:43 pm

Só queria acrescentar uma coisita:

Alguns criadores, também gostam de acompanhar como os seus cães evoluem uma vertente que se chama trabalho ;) e é tão importante como aquela... a morfologia.

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 02, 2003 2:26 pm

FAbarm Escreveu: Só queria acrescentar uma coisita:

Alguns criadores, também gostam de acompanhar como os seus cães evoluem uma vertente que se chama trabalho ;) e é tão importante como aquela... a morfologia.

Cumprimentos

Tiago
O que se torna cada vez mais complexo numa sociedade onde o cão de estimação fica preso em casa todo o dia...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 02, 2003 2:36 pm

O que se torna cada vez mais complexo numa sociedade onde o cão de estimação fica preso em casa todo o dia...
Torna-se mais complicado quando queremos só e apenas ganhar, esquecendo a parte funcional do cão
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”