Dar ossos aos cães. Sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dar ossos aos cães. Sim ou não?

Sim, sem restrições
2
8%
Sim, regularmente, uma vez por semana
12
50%
Sim, mas só em dias de festa
5
21%
Sim, mas só em dias de festa
5
21%

Total de votos: 24
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 16, 2002 12:22 pm

Olá

Como estamos em maré de mitos, este poderá ser mais um. Sempre ouvi dizer que os cães devem comer ossos, porque isso lhes dá prazer, alivia-lhes o stress, ginastica-lhes as mandíbulas e ajuda-os a limpar os dentes...
Cosultei o veterinário sobre esta matéria, que não condenou nem aplaudiu, quer dizer, fiquei na mesma.
Qual a vossa opinião?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta out 16, 2002 1:39 pm

eu dou de vez em quando dos prenssados. o brinquedo preferido do max é um osso... de boracha. tudo o santo dia o ataca à dentada.
anjaazul
Raksha
Membro Júnior
Registado: sexta set 20, 2002 2:24 pm
Localização: Boxer (Binks), Gato (Mickey), Cocker Spainel Inglês (Raider) e Srd (Sassa)

quarta out 16, 2002 1:55 pm

Eu por vezes dou ossos aos meus canitos, normalmente dos prensados, mas de vez em quando lá vai um ossito...assim a modos de presente ;)

Tenho o cuidado de não lhe dar ossos de galinha, nem coelho, mas os outros eles às vezes comem.... e não se queixam :D :D

Nunca notei qq alteração por lhes dar os ossitos,a não ser eles ficarem doidos de alegria !!!! :roll: :D :D
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

quarta out 16, 2002 2:26 pm

Os que não se devem dar são os ossos que possam ficar em "lascas" afiadas, e por isso possam causar ferimentos internos, tais como os das pernas, das asas e do peito dos frangos e os ossos de coelho, tal como disse a Raksha.
Em relação áqueles ossos grandes que possam ser roídos e não se desfaçam, como os da perna da vaca, penso que não há problema, inclusivamente há-os à venda nas lojas de animais.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 16, 2002 4:02 pm

Eu costumo pedir no talho rótula de vaca. É bom para roer e não faz mal ao cão. Mas outros ossos grandes e fortes também servem.

De resto, ossos mais pequenos são perigosos.

Já agora, vi à venda uns ossos de presunto! Tem bocados de carne (muito pouco) à volta. A ser osso de presunto, essa carne é fumada certo? Isso não faz bem nenhum ao cão... Aquele bocado apetitoso embrulhado em vacuo é tentador para o cão, mas aquela carnita salgada à volta...
Também já vi umas orelhas de porco secas... não consigo ter muita confiança com esses produtos.
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

quarta out 16, 2002 5:03 pm

eu tb dou aos meus de vez enquanto para se entreterem e amodos de goluseima ossos de vaca como o KRoz disse , e acrecento nunca mas nunca deem aos vossos cãos ossos como costoletas galinha ou coelho,
tive a triste ideia de dar uma costoleta ao meu charlie e jurei para nunca mais que susto que apanhei o cão ficou quase a desfalecer vi os olhos a fechar começei a fazer massagens na barriga e no pescoço e ele então vomitou :cry: ... quando penso nisso que estupida o que me passou pela cabeça?
Nunca sabemos o que vai acontecer amanhã ou se faremos alguma asneira
agora é raro dar ossos de vaca compro daqueles com sabores no supermercadp e eles adoram.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

quarta out 16, 2002 5:47 pm

Olá

Eu votei no sim (sem restrições) referindo-me apenas aos de pele prensada, os de osso recheado (daqueles q se vendem nas pet shops) e aos de borracha. Costumam ter sempre esse tipo de ossos à disposição de modo a evitar que afiem o dente noutros sítios...
Aos de borracha não ligam muito, aos de osso apenas um deles gosta, agora com os prensados passam-se ehehe
Não vejo nenhum inconveniente, talvez apenas o facto de ficarem com as patas todas sujas da pele mastigada (tipo pastilha elástica), e com a baba queimarem também o pêlo das patas, mas quanto ao resto nunca tiveram problemas digestivos devido aos ossos de pele de búfalo. Além do que é um óptimo entretenimento :)
Já tentei os ossos de rótula de vaca e não resultou muito bem porque o S.Bernardo conseguia parti-los (a camada superior) e acabava por comer lascas e vomitar.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

quarta out 16, 2002 8:24 pm

Eu tb peço ossos no talho, das rótulas e tb dakeles grandes, é que o meu Niko para além de os komer tb os enterra no jardim! :lol:
Nunca lhe dou ossos de galinha, nem de coelho porque esses estilhaçam-se e podem perfurar os intestinos! :|
Mas o Niko adora ossos! Mal ele ouve o barulho do sako começa logo aos saltos e a dar ao rabo! (reflexos condicionados! :D )
E eu penso que n lhe fazem mal porque ele já come desde cachorro e nunca tive problemas! ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 17, 2002 8:03 am

No tempo do Calvin, o vet disse-me para nunca, mas nunca dar ossos.
Só prensados.Isto porque os ossos triturados pelo cão fazem uma espécie de areia que se consolida nos instestinos bloquendo a saída da fezes.
Nessa altura eu dava diáriamente e, às vezes, mais do que uma vez por dia, ossos naturais.
De facto o Calvin teve uma bruta prisão de ventre que me afligiu e me levou a consultar o vet.
Mas continuei a dar ossos (1 única vez por semana) e, seguindo o conselho do Vasco, cozidos.
Também descobri que o yogurte natural combate a prisão de ventre.
Devo dizer que o Calvin só gostava de ossos naturais.Nunca sequer pegou nos prensados, fossem de que tipo fossem.
A Zorra ainda não provou ossos naturais.Só prensados.
Embora a menina seja particular a este respeito.
Só gosta dos de pele de búfalo, não pega nos de pele de vaca.
Não sei porquê.
Portanto, tenciono dar ossos à Zorra (rótulas e assim), fervidos e prensados de pele de búfalo.
Não vejo porque não, só que não vou dar com muita frequência (1 ou 2 vezes por semana).
Tudo vai depender de ela gostar e de reagir bem físicamente.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 17, 2002 8:32 am

Olá

Ao propor este tópico referi que o veterinário ao ser consultado sobre este assunto não condenou nem aplaudiu. Mas não foi tanto assim. Ele adiantou mais. Os ossos naturais nunca devem ser de aves ou de coelho, porque, devido à sua estrutura, ao partirem-se formam lascas afiadas que podem ficar entaladas e perfurar o tubo digestivo. Isto, aliás, já aqui foi mencionado.
Também referiu que os ossos podem provocar prisão de ventre, tal como descreveu a Aisd. Como os meus cães nunca tiveram esse problema, não tenho dado importância a esse aspecto. Por precaução, dou-lhes ossos cozidos, mais ou menos de quinze em quinze dias. E é uma festa para eles.
Em relação aos ossos prensados, só o Kiko lhes liga (ainda é criançola). Estes "brinquedos" são óptimos para os cães jovens. Aqui é que se aplica aquilo que se costuma dizer: dá-lhes prazer, ginastica-lhes as mandíbulas, alivia-lhes o stress e limpa-lhes os dentes. E mais ainda: poupa os chinelos, os sapatos, as pernas das mesas e por aí fora.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 17, 2002 9:18 am

Humm... pergunto-me o que um Lobo ou uma raposa acharão deste tópico! Será que vão deixar de comer aves e coelhos?

Eu não vou dizer que acho que 'se deve dar' ou deixar de dar. Eu dou ossos aos meus cães. Aliás, durante quase 2 anos eles comeram a dieta BARF ( Bones and Raw Food) e isso implica, como o próprio nome indica, que se dêm ossos. Acho que cada um deve ter o bom senso de escolher que tipos de ossos dar, mas também há que ter em conta o 'tipo de cão' que temos. Eu posso dizer que não dou ossos de galinha ou de coelho aos meus cães ( porque são duros e afiados) mas, por exemplo, dou-lhes frangos inteiros crús. Os ossos de frango crús ( não os cozinhados) são menos duros e são mais fácilmente digeríveis pelo cão. Devo dizer que esta minha atitude não é lá muito bem vista por alguns veterinários, mas é normalissima para aqueles veterinários que defendem a dieta BARF.
Ahh, o Chase ( aquele Rottweiler que aparece no tópico " um Rottweiler digno do nome") é alimentado estritamente com BARF. Recordo que BARF é uma dieta composta estritamente de alimentos crús ( Vegetais, frutas, carne, ossos, queijo, etc..).

Quanto ao Lobo que falo no inicio do tópico, e apesar das mudanças que as nossas brincadeiras aos deuses causaram em muitas raças, o aparelho digestivo dele não é diferente do dos cães. Podemos até ter encolhido os nossos cães, moldado narizes, patas, cabeças, etc., ,mas no interior eles não deixam de ser ainda os nossos 'Lobos domésticos'.

Abraços
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 17, 2002 1:21 pm

PauloC Escreveu: Humm... pergunto-me o que um Lobo ou uma raposa acharão deste tópico! Será que vão deixar de comer aves e coelhos?
Pois é! Quantas e quantas vezes não coloquei a mim próprio esta questão? Eu às vezes saía da consulta e resmungava: "Estes veterinários..."

E esta? Com que então, frangos crus??? Eu tenho aprendido cada uma neste fórum...
Ainda aqui há dois minutitos, assim armado em veterano, estive a dar uns "conselhos" ao Lambao sobre a alimentação dos cães. Que não se deve variar a comida, que se deve dar só ração, que, que...
Mas afinal, não é bem assim. Como é então?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta out 17, 2002 11:39 pm

Olá a todos!

Frangos crús não digo, mas os cães adultos que eu adoptei estão habituados a comer de tudo! Eles sabem quais os ossos que podem ou não comer... São cães muito resistentes!

E não sou nada de acordo com a ideia de que os cães só devem comer ração! E nunca variar? Acho que isso é mais um argumento dos produtores para venderem mais! Os meus cachorros comeram Proplan frango 1º e depois para variar comprei de borrego e fui avisada que podiam ficar com diarreia! Qual quê? Mudar de sabor faz diarreia? Vario bastante a ração e dou-lhes de vez em quando comidinha caseira (ainda não ossos pq são pequenos!) que lambem-se tanto que até se esquecem da outra!

Mas é apenas a minha opinião com base em factos reais!

Beijinhos!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 18, 2002 11:34 am

Dar ração aos cães, que é o que faço actualmente, é uma opção meramente prática. Isto porque, supostamente, uma BOA RAÇÂO contém todos os ingredientes balanceados que os cães necessitam.
BARF é uma boa opção, mas exige muito trabalho e algum estudo em relação a como dar ao cão a alimentação adequada às suas necessidades. Saber o que dar até acaba por ser simples, o problema é a preparação diária das refeições.

Eu acho que, quem não tem disponibilidade ou a paciência para tratar de alimentação natural, deve dar ração aos cães.

Abraços
Paulo C.

P.S. - Os meus cães actualmente comem ração, mas de vez em quando lá vai um franguinho, um bom naco de carne ou um osso grande ( de prefer~encia com alguma carne agarrada) para eles roerem.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta out 18, 2002 11:37 am

Paulo, tens conhecimento dos ossos de presunto à venda nas lojas?

Queria dar isso ao Spot para ele roer, mas se a carne que vem agarrada for mesmo de presunto, é altamente prejudicial! Sal não lhe deve faltar.
Mas posso sempre retirar a carne e ferver o osso...
Responder

Voltar para “Cães”