dicas sobre Serra d'Aires

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Amelie
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 7:22 pm

terça fev 14, 2006 8:53 pm

Acabei de receber um bebé enorme, um cachorro Serra D'aires. Está ali a dormir espalmado no chão, foi um presente surpresa e apesar de só aqui estar há umas 3 horas, já o adoro. Antes de adormecer lambuzou-me a cara toda, deve querer dizer que gosta de mim.
A verdade é que nunca tive um cão e pouco ou nada sei sobre esta raça. Alguém me pode contar alguma coisa sobre eles? personalidade, particularidades, alguma coisa que eu deva saber?

muito obrigada!
maria
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça fev 14, 2006 11:34 pm

Muitos parabéns pelo seu "bebé"!
Apesar de eu não concordar com "cães prenda", parece que esse ficou bem entregue ;)

Quanto à raça, nada lhe posso esclarecer, nunca tive nenhum, quem já teve um que por acaso morreu à muito pouco tempo, foi a JoanaElectra, ela poderá ajudá-la ;)

Saúde: Quanto a cães no geral, deverá ir a um veterinário quanto antes para fazer um check-up geral e rever o plano de vacinação e as desparasitações ;) Quando for ao vet, deve aproveitar para colocar TODAS as suas dúvidas, pode inclusivamente escrever num papel as dúvidas quando elas forem surgindo para que não fique nada por esclarecer ;) E não tenha vergonha, um bom vet vai ter o maior prazer em esclarecê-la :D
Alimentação: não sei o que lhe está a dar neste momento, mas o ideal é ração seca de BOA qualidade, não são aconselhaveis as de supermercado, mas o vet também a poderá aconselhar :)
Educação:Se nada sabe sobre cães, pode sempre comprar uns manuais à venda nas livrarias, de como educar o seu cão... Isto não que nós por aqui não a possamos ajudar, mas se nada percebe de cães, isso pode dar-lhe umas boas bases e dicas ;)
Mas, o básico e imediato, é:
Dormir num sítio certo, deve ficar bem definido;
Fazer as necessidades num sítio só, ou na rua, aí vai ter de ter hábitos diários, e um deles é ir à rua logo após as refeições, e quando fizer xixi ou cócó na rua, premiá-lo com muitas festinhas e/ou um biscoito :D
Não deixar que ele faça coisas que, em adulto, não vai querer que ele faça, como por exemplo subir para os sofás :? O serra d'aires é um cão que em adulto tem um porte médio/grande, em bebé ocupa pouco espaço, mas já em adulto... 8)

Bem, não me vou estender muito mais, exponha aqui as suas dúvidas, não tenha receio de perguntar, estamos aqui para ajudar ;)

Bjs

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça fev 14, 2006 11:48 pm

Olá Amelie!
Até me vieram as lagrimas aos olhos! Tive um Serra D´Aires que morreu com quase 13 anos, dia 18 de Janeiro (se quiser, pode ver uma foto dele, no meu álbum). Foi o meu companheiro na adolescência...
Posso dizer que esta raça tem um carácter forte e que é bastante independente. Precisam de uma mão firme, porque às vezes podem ter tendência para querem levar a melhor. Aconselho que comece a educá-lo desde já, não seja muito flexível só porque ele é bebé! Os pastores são dos tipos de cães com personalidade mais vincada. De resto, vai ter um grande amigo, super fofo e sempre brincalhão, mesmo na velhice. Há poucos cães assim... O meu Serra tinha muitas pancas: ladrar a portas, esfregar-se nos tapetes etc... era muito engraçado! Enfim...
Boa sorte e vá dando notícias! Se puder, ponha fotos dele aqui, gostava muito de o ver!
Joana Andersen
P.S.Tudo o que eu disse acerca da educação é muito importante, mas a genética também é. Não sei onde terá comprado o seu cão, mas se foi a um bom criador não deverá ter problemas...isto se associado a uma boa educação, claro. Ah sim, eles adoram dormir espalmados, é outra característica da raça! :)
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Responder

Voltar para “Cães”