Seriedade dos criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

segunda jan 28, 2002 2:10 pm

Fala-se muito em criadores, e no q diz respeito a seriedade?

Qual a vossa opinião??

Paulo Carvalho
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda jan 28, 2002 2:21 pm

Dedica-te a ler alguns dos tópicos do fórum que acredita que ficas esclarecido!!! :lol:

Um abraço

Magui ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 28, 2002 2:25 pm

Olá,
Um criador é, por inerência do próprio conceito, uma pessoa séria. O que acontece é que há muita gente que se diz criadora, mas não o é na realidade. Qualquer pessoa que poe uma cadela a parir já acha que é criador, mas ser criador não é apenas isso!
Há pois que distinguir os criadores ( pessoas sérias) dos negociantes, dos curiosos, dos fabricantes de cachorros, dos traficantes de animais e demais parasitas.
Pajo
Membro

segunda jan 28, 2002 2:44 pm

Só para dizer, q não compreenderam o fundamento da minha questão.

Existem dois tipos Os Criadores, e os Produtores:

Os q estão interessados em defender a Raça, e os q querem lucrar e lucrar e danificando a raça...

Agora a questão...a seriedade dos q se dominam criadores...

ok....para vcs mesmo um grande criador, se entrar no jogo de enganar será denominado produtor....

Mas uma Casa Conceituada, não poderá enganar, trcas de registos de femeas de machos?

Paulo Carvalho
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda jan 28, 2002 3:14 pm

Sim, tens razão...sei de um caso desses...um conceituado criador, que ganha praticamente todas as exposições de beleza em que entra, possui excelentes exemplares, sem dúvida....mas houve vezes em que comprou ninhadas inteiras a outros criadores e "espetou-lhes" o afixo dele, ,,,por que o fez não sei...talvez na altura os cachorros que tinha não chegassem para as encomendas!!!! :roll:

Enfim, nem com os bons estamos seguros a 100%!!! :o

Um abraço

Magui ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2002 3:20 pm

Mais uma vez estamos na àrea do 'ser criador'. Um criador não é o que 'parece ser', é-o se for bom criador de facto.
Não me parece que o Pajo defina os 'criadores' como "Os q estão interessados em defender a Raça" e depois venha pôr em causa a seriedade dos mesmos! Se estão interessados em defender a raça nunca fariam isso. Os que fazem essas coisas não são por isso criadores.
Mas eu acho que compreendo o fundo da sua questão: Não será possivel que por trás de algumas casas conceituadas no mundo da cinofilia, estejam de facto pessoas sem escrupulos e que cometem algumas desonestidades?
Respondendo directamente, de facto, e infelizmente, penso que é possível. :(

Mas, uma 'casa conceituada' sê-lo-à de facto enquanto não for descoberto que não se trata de uma 'casa conceituada'. Como alguém disse: Pode-se enganar algumas pessoas durante todo o tempo, e pode-se enganar todas as pessoas durante algum tempo, mas não se pode enganar todas as pessoas durante todo o tempo!
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 3:29 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 5:20 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 3:43 pm

Enquanto eu estava a escrever a mensagem anterior houve trocas de mensagens referentes a "Criadores conceituados", que eu presumo serem aqueles que ganham frequentemente nas exposições. Bom, quanto a isto, tenho a acrescentar (e sem querer entrar em coisas ainda mais polémicas como sejam resultados decididos na véspera ou criadores que vão buscar os juizes aos aeroportos e os convidam para jantar):

- um criador não faz 10 ou 20 ninhadas por ano
- um criador não cria com 10 cadelas de linhas diferentes
- um criador "faz" a sua própria linha, o que se consegue guardando as melhores cadelas durante GERAÇÕES
- um criador tem orgulho nos cães que produz e nunca na vida vai pôr o seu nome em cães que não são criados em casa.

Tanto quanto eu me apercebo, vocês estão a falar de:
- quem, na ânsia de ganhar, importa cães todos os anos (obviamente provenientes de criadores como deve ser) e só ganha com esses cães
- quem, com falta de vocação para criador, não vai além da 1ª geração de cães como o seu afixo
- quem, na ânsia de vender, cria 10 ou 20 ninhadas e vai buscar cães a outros para satisfazer as encomendas

Mas mais uma vez, trata-se de fazer o trabalho bem feito e informar-se muito bem antes de se decidir. E já agora, a simples leitura dos catálogos das exposições e da ascendência desses tais cães "papa concursos" permite tirar muitas conclusões ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2002 3:55 pm

Hitler também tinha muitas qualidades! Não é à toa que se dirige um país como a Alemanha e que se tira um povo da miséria económica em que os Alemães se encontravam na altura ;)

Mas não é por isso que não podemos insurjir-nos contra ele (Hitler) e pensarmos. " À CUSTA DE QUÊ?" :roll:

De igual forma, de facto, quem lucra com a venda de cães lá terá as suas qualidades, mas lucra à custa de quê?

Insurjam-se contra eles sim! Nem que seja à posteriori! Mesmo quem não fez o 'trabalho de casa' poderá aprender com o seu erro e ensinar a outros! Eu comprei o meu Bulldog francês há onze anos atrás numa loja de animais e isso saiu-me bastante caro! Fui impulsivo, nada sabia e mesmo assim quis ter aquele cachorro lindinho que olhava para mim na montra com olhos doces :( Mas o resultado é que isso nunca mais se repetiu comigo, e faço por divulgar o que aprendi sempre que tenho oportunidade.
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 4:46 pm

Lá está, são as pessoas BEM INFORMADAS que acabarão com os produtores de cães. Os produtores de cães acabarão quando as pessoas NÃO LHES COMPRAREM cães. Infelizmente, há muita gente que não quer ouvir o que as outras pessoas têm para lhes dizer e continuam a procurar a pechincha mais próxima.

Inté
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Pajo
Membro

segunda jan 28, 2002 4:54 pm

Caro SEALORDS

Essa do Palerma.......

Outra coisa eu sempre gostei de cães, sempre foi uma grande paixão...

Quando casei a minha esposa ofereceu-me uma cadela ROTTWEILER, muito bonita, e o criador disse q enviava o pedigree pelo correio, passado i dia essa cadela tinha um pólipo, e teve q sofrer uma pequena intervenção, todos me aconselharam a ser o criador a fazê-la, e eu apesar de a ter a um dia chorei e devolvia, o criador arranjou-me outra, esta passado uns dias começou a ficar apática, telefonei ao criador, claro disse q era normal, passado seis dias começou a vomitar, e a ficar com diarreia, fui ao veterinário, e ele disse q era parvovirose...entretanto passaram umas histórias pelo meio...isto aconteceu a um fim de semana, no veterinário não ha internamentos ao fim de semana, eu e a minha esposa, fizemos duas directas, a dar injecções de 4 em 4 horas, injecções de 20cm, ninguem imagina o q passamos, a nossa casa era so medicamentos por todo o lado, ate q no domingo de madrugada, ela morreu-me nos braços, eu estava a vê-la morrer, e não pude fazer nada... andei mal uma semana, não conseguia comer nem dormir...

Tive problemas com o criador...q não queria admitir...e andamos em "guerra"-e aqui vi o q era um produtor de cães, um vendedor sem escrupulos...

desinfectei, a casa para aí 40 vezes...e decidimos dar um tempo.

Fomos de férias, quando chegamos, fui de propósito ter com o Filho da P... do criador (para receber o $ q pagamos por ela), e decidimos nesse dia comprar outra cadela q ia ter o mesmo nome da outra, vimos no Jornal, e por acaso foi o anúncio mais vistoso isolado ponto grande, telefonamos e fomos, o anuncio dizia o nome da quinta, certificados, descendencia de campeões e fomos la...

Vimos o pedigree do pai... em q o avô tinha sido campeão de espanha
vimos o pdigree da mãe...em q a avó era do casal da vinha...

estava livre de displasia da anca, o caracter via-se eu brincavacom o pai com a mãe, e com as crias...o pai q não tendo o FAMOSO pelo longo, tinha um pouco mais comprido, a mãe tinha o pelo normal...

a casa do sr era patrocinada por uma ração para cães, vinha na revista de animais...

Eu questionei, o facto do pelo, ele tinha um livro q falava sobre rott. iclusive, depois da conversa q tive aqui no forum, liguei-lhe e ele disse q nunca foi a nenhum concurso, inclusive um sr ligado a um clube rott, disse q o cão dele era um excelente exemplar, (ja tinha visto piores exemplares a serem campeões, muitos deles até decididos antes de entrarem em concurso) inclusive um casal alemão q ficou doido com o cão dele, q era o veraddeiro rott(por não ter o pelo muito curto)...

Gostei da cadela, Comprei...

SE FUI PALERMA? Não sei...Estou a espera da resposta do clube portugues do rott...se estou arrependido? Claro q não a minha menina é tudo para mim....se eu penso q fui enganado? Acho q não...

Mas uma coisa vos digo, tenho aprendido muito, mas mesmo muito com este forum...

Apesar do sr, SEALORDS ter sido um bocado desagradável

Paulo Carvalho
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 6:03 pm

Cada um enfia a carapuça que lhe serve. Por outro lado, tenho que confessar que não estou para ser agradável para com compradores irresponsáveis. Sabe, a maioria das pessoas tem a contar histórias sobre os produtores de cães, eu tenho a contar as histórias das pessoas que anda à procura de cães, do (pouco) cuidado que têm e das perguntas que (não) fazem. Já aqui disse uma vez mas torno a dizê-lo: pessoas que me tenham perguntado sobre displasia (isto em 7 anos que levo a criar cães) houve UMA e só porque era veterinário e já tinha "apanhado" com uma cadela da raça com o problema. Pessoas que tenham querido ver o pedigree dos cães foi ZERO. Pessoas que tenham tido a pachorra de esperar 6 meses por um cachorro (isto porque eu não sou dos tais produtores e só faço uma ninhada de vez em quando e para ficar com um) foi ZERO. Pessoas que se tenham interessado em saber que resultados tinha em exposição foi ZERO (quase que me atreveria a dizer -30, já que para a maioria das pessoas cão de exposição é quase cão com lepra). Pessoas que me tenham pedido contactos de outros donos foi ZERO. E muitos outros ZEROS relativamente a coisas que eu acho importante antes de se comprar um cão.

Quanto à sua história, acho extraordinário que, quem tenha tido essa péssima primeira experiência, tenha escolhido o próximo criador por um anúncio de jornal - o mais gordo, a mostrar que ali anda dinheiro. Já agora as rações não patrocinam ninguém, apenas pagam anúncios (determinado formato em determinadas revistas) a partir de determinadas quantidades de ração (mais uma vez, indicador de que é pessoa que tem cães ao pontapé). Tanto quanto eu sei, apenas a Pedigree patrocina realmente criadores, mas é preciso ter resultados em exposição (é um bocadinho diferente, né?). Depois, acho também muito curioso que, não indo a exposição, esse tal "criador" vá "puxar" pelos galões dos avós (???!!!). Então, é ou não contra as exposições? Está ou não tudo combinado? Se calhar esses avós também foram campeões por combinação...

Não duvido que as pessoas comprem os cães com as melhores das intenções e que esses cães sejam "os mais lindos do mundo e arredores". É assim que deve ser, todos os nossos cães são campeões e nenhum de nós os trocaria por nada deste mundo. Mas cheio de boas intenções está o inferno cheio, não é? Enfim, parece que finalmente começa a aprender qualquer coisa. Esperemos que outros que vejam estas mensagens também

Cumprimentos
Pajo
Membro

segunda jan 28, 2002 6:40 pm

eu não disse q o criador era contra exposições, nem disse q ele achava que todas eram combinadas na realidade...se o sr. ou sra anda em exposições sabe muito bem o q lá se passa, sabe muito bem a competitividade desleal q existe, e outros.....

Pelo q estou a ver O SR/SRA é o melhor criador do mundo, a pessoa mais leal e desinteresseira...ja agora dedica-se somente à criação? os seus cães entram em concurso?

Quando visitei o canil so tinha um casal de Rott, aliás o logotipo é criação e selecção de rott e outra raça....

eu não escolhi por ser o mais vistoso, o mais certo porventura seria a procura....e comprava a quem??? esse comceituado criador tb não me poderia enganar....

Eu fui seriamente penalizado por uma pessoa denominada criador...o qual tive uma má experiência....

Já agora o q deveria ter feito? por onde deveria ter escolhido?
tudo o q mencionou eu questionei...so não fui a mais produtores...
deveria ter ido aos q fazem grande publicidade da sua casa, q em portugal são poucos...se todos fizerem isso os cães saem a 2000cts...

nunca chorei sobre leite derramado, só coloquei uma duvida.....e isto é forum para dúvidas e afins.

o sr. faz publicidade à sua casa?

Como posso conhecer o seu canil, se não vai a concursos, se não faz publicidade, enfim...

Paulo Carvalho
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 7:17 pm

Meu caro senhor,

Vamos lá a ver se não passo nenhuma das suas perguntas sobre o meu canil (em Portugal chama-se "canil", pese embora a conotação negativa do termo, e não "casa" ... Já vi que o seu "criador" é "casa" de qualquer coisa):
- sei muito bem o que se passa em exposição, já que ando lá pelo meio. O senhor é que se calhar não sabe já que nunca pôs os pés numa.
- se me dedicasse somente à criação já tinha morrido (e os cães) à fominha há muito tempo. É que o meu lucro por ninhada, em média, é de -100 contos (se não percebe valores negativos, quer dizer que em vez de lucro tenho prejuizo), e isto só contando com o dinheiro gasto directamente na ninhada, já que se fosse a contar com a comida dos cães, a amortização das instalações, água, electricidade, lixívia, biscoitos de cão, guloseimas para cão, pentes para cão, coleiras para cão, e muitas outras coisas "para cão" se calhar já tinha era pedido um internamento no manicómio.
- aliás, não sei se já percebeu o que eu penso sobre criação, "criador" que tire lucros da criação não anda a fazer as coisas como deve ser.
- os meus cães entram em concurso q.b. e, apesar das manigâncias todas, tenho 2 Campeões (em 19 cachorros criados - está a ver, sou dos melhores criadores do país ...)
- "criador" que crie mais que uma raça, não é criador, é vendedor de cão. Já agora, a outra raça também é das tais que se vende bem?
- "criador" que faça "selecção" cruzando sistematicamente o cão da casa com a cadela da casa faz muito pouca selecção
- "eu não escolhi por ser o mais vistoso, o mais certo porventura seria a procura....e comprava a quem??? esse comceituado criador tb não me poderia enganar.... " esta confesso que não percebi
- "deveria ter ido aos q fazem grande publicidade da sua casa" - pode crer que os realmente bons criadores fazem muito pouca publicidade, os seus cães e os resultados dos seus cães são a melhor publicidade - assim as pessoas percam um bocado de tempo a irem a exposições e a falar com proprietários de cães dos diferentes criadores
- um bom cão não "sai" a 2000 contos mas "sai" seguramente a 200 c, pelo que os que só estão dispostos a gastar 40 ou 50 contos têm bem o que merecem
- não faço publicidade "à minha casa", apenas coloco anúncios quando tenho cachorros disponíveis. Fora isso, as pessoas que se mexem um bocado obtêm o meu contacto através do CPC e do Clube da Raça. Quanto a idoneidade e etc, acho que as pessoas que têm os meus cães são as melhores testemunhas. Quantos números de telefone quer ? (é, mais outra diferença, os criadores guardam os contactos das pessoas que têm os seus cães, os outros apenas querem ver as pessoas pelas costas)

Pode colocar as suas dúvidas e afins, você e muitos outros. É que sou apologista de que aprendemos muito com os erros (nossos e dos outros). Assim se queira aprender.

Cumprimentos
[/quote]
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

segunda jan 28, 2002 7:53 pm

Consultorio resposta1334#122#54%%6
Última edição por hospvet em terça jul 02, 2002 7:44 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”