Rottweiler feriu o dono....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

segunda fev 20, 2006 7:37 pm

O que eu vou contar, passou-se no quintal de uma clínica veterinária e eu presenciei mesmo….
No sábado de manhã fui ao vet com o meu labrador e quando lá cheguei estavam lá dois rottveillers de 7 anos (um macho e uma fêmea), com trela mas sem açaime.

Os rotts pertencem a um senhor que estava a segurar o macho e o irmão desse senhor, que trata dos cães e lhes dá comida todos os dias, estava a segurar a fêmea. Estavam também o vet e a assistente e a esposa do vet. Estavam todos a conversar e os rotts estavam calmos. Já tinham sido vacinados e estavam de saída.

Por uma questão de segurança, eu fui aconselhada a não tirar o meu labrador do carro e eu também não saí. Fiquei bem próximo deles, com o vidro aberto e participei na conversa. O vet estava a elogiar o pêlo dos cães, que eu confirmo que estava muito bem tratado e o dono estava a dizer que a fêmea parecia mais brava que o macho mas se fosse preciso quem mordia era o macho.
Convém dizer que estes dois rotts vivem num estaleiro de materiais de construção civil, e segundo me pareceu, estão lá para guardar o armazém.

Estava tudo muito calmo, quando o dono e o vet entraram no consultório para ir ver qualquer coisa. Entretanto o dono saiu do consultório e entregou o macho ao irmão, ficando este a segurar os dois cães. Continuava tudo muito calmo até que de repente se houve um grito do senhor que supostamente segurava os cães, a esposa do vet começou a gritar também e os rotts começaram a aproximarem-se dela e da veterinária e vinham soltos, mas calmos. Como eu estava dentro do carro não sabia o que se tinha passado, porque é que os cães estavam soltos e porque é que o senhor gritou.

Logo a seguir vejo o irmão do dono dos cães a chegar junto a nós com a cara toda ensanguentada e com um valente golpe na face, mesmo por baixo de um olho (uma coisa horrível!!!). Foi um pânico generalizado, mas os animais continuavam aparentemente calmos.

O dono e o vet ouviram aquele alarido todo, saíram de dentro de consultório e ficaram estupefactos com o sucedido. O dono dos cães, ficou tão nervoso com o que viu que pegou nos dois cães e começou a dar-lhes pontapés e a gritar: ai o que eles fizeram ao meu irmão. Eu estava super assustada pois tudo se estava a passar-mesmo junto ao meu carro e eu só dizia, não faça isso que os cães podem voltar-se contra si. Mas por mais incrível que pareça os rotts continuaram calmos….. eu garanto que não ouvi um ladrar nem um rosnar….

Os vets foram levar o senhor ao hospital e eu fiquei na clínica com a esposa do vet e com o dois rotts e o dono. Este continuava em tal estado de choque que nem sabia o que devia fazer….só queria saber qual dos cães tinha mordido o irmão. Mas nós não sabíamos.
Entretanto lá o convencemos a ir levar os cães a casa (ele morava relativamente perto e tinha vindo a pé). Ele lá foi com os dois rotts e estes iam calmos como se não se tivesse passado nada. Eu achei muito estranho, mas reconheço que não sei qual é o temperamento e comportamento dos rottveillers.

Entretanto os vets chegaram do hospital e então contaram o que o ferido lhes tinha dito:

Estava tudo bem quando os dois cães rodaram entre si e enredaram-se nas trelas. Como fizeram muita força o senhor desequilibrou-se e caiu. Foi nesse preciso momento que o macho o abocanhou, de uma forma rapidíssima e sem razão aparente.

Depois claro começamos a conjecturar a razão do comportamento dos cães, mas claro que não sabemos pormenores do relacionamento do tratador com os rotts.
Os vets confirmaram que os cães são muito bem tratados relativamente a cuidados de saúde e alimentação, mas quanto a treinos de obediência não se sabe nada.

Ainda hoje, penso nesse incidente e parece que estou sempre a ver a cara do senhor “desfeita” de um lado…. Sei que esse senhor teve de ser transferido para um hospital central.

O QUE É QUE LEVA UM ROTT A ATACAR O PRÓPRIO DONO (posso dizer dono porque era esse senhor que estava a todo o dia com os cães) SEM RAZÃO APARENTE E SEM MOSTRAR SINAIS DE AGRESSIVIDADE????

Será que a queda do senhor os assustou??? Nesse caso é normal um rott reagir assim??? :shock: :shock:

OS ROTTS NÃO DEVIAM ANDAR AÇAIMADOS?? :o

Eu que já tinha medo de rottveillers, agora ainda fiquei pior…. :roll:

Peço desculpa a quem tem rotts, mas eu prefiro não me cruzar mais com estes cães. Fiquei mesmo super assustada :shock: :o :roll:
Última edição por Lucarina em quarta mar 15, 2006 4:41 pm, editado 3 vezes no total.
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

segunda fev 20, 2006 9:25 pm

Nao conheco os caes nem os donos (ou supostamente o dono )nao basta ser propiatario de um rott tem que se ser o lider (o alfa ).Tem que se ter tempo para ele e é quase obrigatorio que aja um treino de obediençia(q eu penso q supostamente nao houve)é uma raça de caes de trabalho .Nenhum cao ataca gratuitamente o dono...e depois fica ali como se nada acontace-se!Eu particularmente é das raças q mais gosto mas tem que se ter noçao do cão que se tem(um bom guada;um grande companheiro............)O rott é um cão muito interessante egratificante-mas apenas para determinadas pessoas.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda fev 20, 2006 9:27 pm

Lucarina,

Apesar da violência aparente, e digo aparente porque para fazer esse golpe que a Lucarina referiu, basta o cão bater com os dentes nas "maçãs do rosto" do Sr. para fazer esse golpe, eu não creio que o "ataque" tenha sido propositado. Isto é, pelo que contou, e na minha modesta opinião, o cão reagiu ao susto, literalmente. E basta ter aberto a boca e "encostá-la" à cara do Sr. para lhe inflingir esse tipo de ferimentos que referiu.
A calma que relata, dos animais, é prova disso mesmo, ou seja, eles "só" se assustaram, nada mais, daí ficarem impávidos e serenos... Não são assassinos cruéis 8)
O meu marido, quando tinha 5 anos, foi mordido pelo próprio cão, um boxer, nas mesmas condições, aliás, foi "abocanhado" pelas mesmas razões.
Resultado final: Lábio rasgado até à bochecha.
Daí para cá, passou a gostar mais de cães :p

Não fique com má impressão dos rotts eles são cães como outros quaisquer ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

segunda fev 20, 2006 10:22 pm

Aconteceu com Rotts, poderia ter acontecido com outra raça...
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
vitorc
Membro Veterano
Registado: sábado nov 05, 2005 1:35 am

segunda fev 20, 2006 10:23 pm

Concordo...
Devido á atitude do cão depois... pode ter sido um acidente!
Eu no canil fui ferido por uma bebé que estava a pegar se ter virado para trás de repente... e aqueles dentinhos afiados fizeram-me um corte na testa...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda fev 20, 2006 10:32 pm

Lucarina Escreveu: O dono dos cães, ficou tão nervoso com o que viu que pegou nos dois cães e começou a dar-lhes pontapés e a gritar: ai o que eles fizeram ao meu irmão.
Pois não percebo de cães,... mas já ouvi alguém experiente dizer que quando o animal faz mal tem que ser castigado de forma a que a liderança do dono não seja colocada em questão,... no fundo acho que acontece isso, apesar de de outra forma, nos gatos também acontece, e não á nada como mostrar receio,... o animal pressente. Bom mas o que me choca neste texto,... para além claro o que choca a Lucarina,.... é o dono ter batido indiscriminadamente nos dois cães e não só no que fez a coisa errada,... mas a cadela teria alguma culpa,... sinceramente sempre me chocou a falta de racionalidade e alguma falta de discernimento.
:?
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

segunda fev 20, 2006 10:45 pm

uaimori Escreveu:Bom mas o que me choca neste texto,... para além claro o que choca a Lucarina,.... é o dono ter batido indiscriminadamente nos dos cães e não só no que fez a coisa errada,... mas a cadela teria alguma culpa,... sinceramente sempre me chocou a falta de racionalidade e alguma falta de raciocíno.
Por maior que seja o amor que tenhamos por um cachorro, não nos podemos esquecer que aqui se trata de um ataque, ou acidente, chamem-lhe o que quiserem, onde a principal vítima aqui parece-me que é o "irmão"! ora bem, eu tenho um irmão, e sinceramente, não estou a ver um cão meu a atacá-lo, mas se acontecesse possivelmente agiria de igual forma ou pior, isto porque numa altura dessas não deve haver espaço para grande racionalismo, penso eu... acima de tudo, isto é lamentável, seja com um rott, seja com um lab ou outra raça qualquer.
tiagocarneiro
Membro Veterano
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Contacto:

segunda fev 20, 2006 11:06 pm

Olá

Antes de comentar critico apenas o seguinte:

O título! Devia dizer: Cão ataca dono e não Rot

Podia ser qualquer raça.

.

Em relação ao sucedido

Não sendo eu um expert em Rots (tenho Labs) sei que são cães de raça dominante.

Quem tem um cão deve saber 1º algo sobre a raça.
Qualquer cão de raça dominante necessita de ser trabalhado o seu comportamento de forma a que não seja o ALFA da matinha lá de casa.

O que se vê muitas vezes nesses estaleiros de materiais de construção é os cães serem abandonados pura e simplesmente para guardarem o local.

Suponho que se o cão lhe mordeu quando ele caiu é porque achou que ele invadiu o espaço dele. Se assim foi então é um cão que não sabe (porque não lhe ensinaram) qual é a hierarquia que deve seguir.

Os meus cães (apesar de não serem de raças dominantes) aprendem desde cedo que são SEMPRE e em que circunstância seja os últimos da matilha.

Eles (cães), assim como nós (humanos), não nascem ensinados!

Abraço
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
uaimori
Membro Veterano

segunda fev 20, 2006 11:58 pm

VitorN Escreveu:
uaimori Escreveu:Bom mas o que me choca neste texto,... para além claro o que choca a Lucarina,.... é o dono ter batido indiscriminadamente nos dos cães e não só no que fez a coisa errada,... mas a cadela teria alguma culpa,... sinceramente sempre me chocou a falta de racionalidade e alguma falta de raciocíno.
Por maior que seja o amor que tenhamos por um cachorro, não nos podemos esquecer que aqui se trata de um ataque, ou acidente, chamem-lhe o que quiserem, onde a principal vítima aqui parece-me que é o "irmão"! ora bem, eu tenho um irmão, e sinceramente, não estou a ver um cão meu a atacá-lo, mas se acontecesse possivelmente agiria de igual forma ou pior, isto porque numa altura dessas não deve haver espaço para grande racionalismo, penso eu... acima de tudo, isto é lamentável, seja com um rott, seja com um lab ou outra raça qualquer.
Vitor,... leu bem aquilo que a Lucarina escreveu e depois o que eu escrevi???

Quem "atacou" foi o cão,... só. A cadela não fez nada e levou porrada, pontapés,... porquê??? È o animal que fez que tem que ser castigado,... não o animal que não fez nada.
:? :?

Olhe eu sou ao contrário,... quando há uma situação de demasiado stress,... fico com calma excessiva até demasiado, e normalmente consigo agir com mais racionalidade do que quando só me irrito, talvez isso se deve ao facto de ter feito bastante desporto, muito dele de risco,...

Sabe considero que nada justifica descarregar a nossa fúria sobre algo, ou alguém que não fez nada,... nem o amor por alguém muito próximo,... :|
uaimori
Membro Veterano

segunda fev 20, 2006 11:58 pm

repetida
Última edição por uaimori em terça fev 21, 2006 12:04 am, editado 4 vezes no total.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça fev 21, 2006 12:38 am

uaimori Escreveu:Vitor,... leu bem aquilo que a Lucarina escreveu e depois o que eu escrevi???

Quem "atacou" foi o cão ,... . A cadela não fez nada e levou porrada, pontapés,... porquê??? È o animal que fez que tem que ser castigado,... não o animal que não fez nada.
Exacto, mas na altura, ele não sabia, certo? só soube posteriormente, depois do regresso dos vets que descreveram ali a versão da vítima, e como disse, nestas situações, nem sempre agimos da melhor maneira... não é fácil raciocinarmos numa situação dessas... envolve aqui um irmão e, no meu caso, por mais que eu goste dos meu cães digo: o meu irmão está, sem dúvida nenhuma, acima de qualquer cachorro! agora, claro que não foi justo a cadela levar por tabela, mas uma coisa é certa, é difícil agirmos de ânimo leve numa situação destas, pelo menos é esse o meu ponto de vista, é fácil julgarmos de fora ;) . Ao fim e ao resto eu vejo este "espancamento" (leia-se, desabafo) como uma espécie de... desabafo e nada mais... pelo sucedido e não com o intuito da maldade. Bem, e dito isto, sabem o que eu vos digo? Deus nos livre de tal situação ;)

Fiquem todos bem!
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

terça fev 21, 2006 10:22 am

Desculpem isto que vou dizer, mas parece uma noticia do 24Horas, por isso sem comentários
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça fev 21, 2006 10:45 am

Amiguinhos Escreveu: Desculpem isto que vou dizer, mas parece uma noticia do 24Horas, por isso sem comentários
A pessoa que relata esta situação é de todo uma pessoa credível, e tenho que admitir que se um cão meu fizesse uma coisa destas à minha irmã, não sei o que faria!

Resta saber que relação terá o irmão do dono dos animais com os cães, não se sabe e para eles terem ficado tão calmos julgo ter-se tratado mesmo de acidente talvez por se terem assustado quando o senhor caiu. Quem sabe?
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 21, 2006 10:55 am

Isto é inventar, mas já vi situações semelhantes. O Senhor ao cair pode pura e simplesmente ter caido em cima do cão e magoado o animal, que reagiu virando os dentes que por azar podem ter rasgado o rosto ao homem. Talvez dai, a aparente calma dos animais, para eles tudo normal.
O facto de os dois terem levado também é compreensivel, desespero momentâneo. Não está correcto mas é compreensivel. Eu queria ver quem daqui visse o seu irmão em sangue e não desse logo umas berlaitadas nos presentes.
O facto de ser um Rott, qual o problema? Tem que se sussurrar... Foi um Rott? Os eternos comentários podería ter sido outro qualquer servem especificamente para quê?

Cá para mim o homem aleijou o animal que reagiu. Penso eu, sei lá!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 21, 2006 2:24 pm

Poderiamos especular aqui milhentas razões para o animal ter mordido o 'dono'. Quaisquer razões que quisermos encontrar, sendo verdadeiras ou não, não passam de mera especulação. Uma coisa no entanto que poderemos dizer COM TODA A CERTEZA, é que os cães não atacaram "por serem Rottweilers". Muitos factores e 'culpas' podem ter estado aqui envolvidos, que vão desde a educação dos cães às circusntâncias, mas decerto que não passam NUNCA pela raça dos cães.
Quanto à reacção do dono, embora indesejável e injusta, é perfeitamente compreensível no momento. E quem nunca reagiu 'no calor do momento' que atire a primeira pedra!
Responder

Voltar para “Cães”